sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CONTAM POR AÍ...



  O filho pegou o pai no fim de semana e o pôs num canto da parede: - O senhor nunca tem tempo pra mim! O pai pigarreou... O menino foi implacável: - O senhor não gosta de mim! O homem sentiu uma paulada na moleira. O garoto continuou: - Vive no bar, com uns homens estranhos! O homem pensou um pouco, recuou, acalmou-se e propôs: - A partir de amanhã vou cuidar mais de você! Como trabalhava feito bicho e seu cargo lhe consumia, passou a visitar a cama no filho de manhãzinha. Dava um nó no lençol e beijava o rebento desencantado. No primeiro dia, o filho nem notou. No segundo, percebeu algo estranho, e sorrindo, disse pra si mesmo: - Papai! E assim os dias se seguiram! No fim de semana seguinte, o pai desatou os nós... do lençol e da garganta... Criança, começa com "C", de carinho...

UMA BELA CANÇÃO, BELAS IMAGENS...

TRANCA LEGISLATIVA

  Você sabia que na Assembleia Legislativa um deputado não pode apresentar a seus pares e à população uma gravação em áudio ou em vídeo? Normas internas! Se um deputado tiver uma gravação de um colega ou de um prefeito recebendo propina, como essas que a gente vê na TV, não pode soltar a bomba. A quem isso favorece?

OUVIR, UM BELO GESTO!


   Imagine que você tenha ido a duas reuniões, dessas que gente sabida fala pelos cotovelos e explica os segredos do mundo. Na primeira você interagiu, conversou, proseou, trocou ideias, e-mails e telefones. Já na segunda, você procurou um canto do auditório e ouviu, ouviu tudo, calado. Em qual das duas você aprendeu mais!

 "Ouvir é ouro!"

FESTAS PIRULITO!

 A Prefeitura de Fortaleza fará, dia 09 deste mês, a Festa do Professor. Promete que o início se dará às 17:00h. O término está marcado para as 22:00h. No dia seguinte tem trabalho normal. Promete um netbook (pirulito) para cada mestre. Se a festa é dia 09, porque o dia 10 não é liberado, para que o professor possa ficar até mais tarde e, se quiser, esticar noite adentro? E quem mora em Maracanaú, Aquiraz, Eusébio, Caucaia,...? Deselegância! Como não vou... lamento por quem vai.

A Longevidade dos Profissionais do Magistério!





  O SEGREDO...

  Um médico saiu a caminhar e viu essa velhinha da foto sentada no banco de uma praça fumando um cigarrinho. Aproximou-se e perguntou:

  - Nota-se que está bem, qual é seu segredo?

  Ela então respondeu:

  - Sou professora. Durmo às 2 da manhã lendo provas e trabalhos, me levanto às 6.
 Durante a semana não pratico esportes, não me divirto. Trabalho com 12 turmas, cada uma com 50 alunos. Planejo aulas, elaboro provas, corrijo deveres, me estresso com alunos e professores invejosos.
  Ainda tenho que dar satisfação a diretores e supervisores que só funcionam quando tem de cobrar resultados pra justificar aos seus superiores suas gratificações. Isso sem falar nas cadernetas, no barulho infernal e no calor insuportável que tenho que aguentar diariamente!

  Aos sábados não escapo das 'reuniões de docentes, de pais, etc'. Só me resta o domingo - quando faço faxina em casa.

  O doutor então exclamou:- Mas isso é extraordinário! A senhora, apesar da lida é longeva... A senhora tem quantos anos?

  - 35, respondeu-lhe a professora...

  O Ministério da Saúde Adverte: 'Ser professor é extremamente prejudicial à saúde!!!!!'"

O VELHO E BOM TEATRO

  Festival vai invadir terminais


   "Começa hoje o II Festival Popular de Teatro de Fortaleza, com uma caminhada de máscaras saindo da praça do Ferreira até a José de Alencar. O certame, realizado pela Companhia Prisma de Teatro, será realizado também em vários terminais da cidade.

   O festival reune 18 grupos de Fortaleza e conta com a participação de duas companhias de fora, uma de SP e outra da Argentina." (Gente de Mídia)

UMA VOZ DA BASE

  "Proposta do Governo (do Estado) aos Professores foi pessimamente recebida pela categoria! Grandes chances da greve voltar nas próximas semanas."
  (Airton de Farias)

PISO E POLITICALHA



   Continuam tratando o Piso Nacional dos Professores como se um embuste fosse. O Piso é o Piso e ponto final! E não se fala em reajuste, ao gosto dos governos! O Piso, como o próprio o nome já diz, deve ser dado a quem está iniciando a carreira na área do magistério. A Lei prega ainda a concessão de 1/3 do tempo de trabalho dentro da escola, mas fora da sala de aula. Isso quer dizer: mais tempo para ler, pesquisar e planejar aulas e mais qualidade de vida! Negociar algo diferente é governizar a luta! É aceitar a chupeta dos governos, que todos sabem, não têm a menor boa vontade com a Educação! Chega de farsa!

O PENSAMENTO FREIREANO

  "A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.”

 (Paulo Reglus Neves Freire, Educador pernambucano)

ESCLARECIMENTOS AOS NOSSOS LEITORES

   1. Sobre Nota publicada aqui, de autoria do bancário e colaborador deste Blogue e do RM no Foco, Manuel de Jesus, o moderador deste último esclarece que não recebeu a colaboração citada pelo colega. Em post de seu Blogue, ele deixa claro: "(...) se nada nos foi repassado, não temos o direito de adivinhar (...)."

 2. Aos nobres colaboradores: ao enviar qualquer matéria, favor indicar o título da mesma. O nosso, nem sempre é adequado ao que é dito na colaboração e, às vezes, à intenção do colaborador. Agradecemos!

PEIXE FORASTEIRO

  "Depois de importar lixo hospitalar dos EEUU, de lençóis usados por veteranos de guerra no EUA virarem roupa de cama em hotel de PE... Outra barbaridade para com o povo brasileiro!!! Os nossos supermecados estão importando da Ásia, graças à globalização, o peixe PANGA, para nós comermos. É caso de polícia. Leiam e tirem as suas conclusões!!!      
  'ESTÁ À VENDA NA REDE BOM PREÇO, G.BARBOSA, HIPER E EXTRA... Caros amigos. Em algumas oportunidades tive o desprazer de observar o malfadado peixe branco, sempre servido em self-services e/ou 'à la carte'. (Entre os restaurantes onde pode ser encontrado o 'gourmet', o cliente faminto terá mais opção do se pensa em self-services). Em um self-service, tive a curiosidade de ver melhor o peixe no meu prato. Ao abrir a posta do peixe notei que a massa estava impregnada de filamentos. Encostei o prato, retirei com o guardanapo parte do peixe e levei para análise. Os filamentos, na verdade, eram vermes de até dois cm. 

  PANGA ou PEIXE-GATO

  Procurei me informar, lá mesmo no caixa, da origem do peixe e fui informado que se tratava de peixe asiático. Após análise da porção mostrada, tirei minhas conclusões que são coincidentes com as informações prestadas: - peixe asiático de água doce, proveniente de rios extremamente poluídos de excrementos, dejetos e toda sorte de poluição biológica, física e química, devido, entre fatores diversos, à maciça ocupação de barcos que servem de vias e moradias que constituem aglomerados populacionais de pessoas carentes de serviços sanitários e salutares. Esse ambientcondiciona por si só o desenvolvimento e procriação de víveres, adaptados a esse habitat degenerativo. O nível de poluição dessas águas é tamanha magnitude que as próprias pessoas que por lá convivem têm nojo e repugnância dos víveres dessa água. Essas condições associadas viabilizam a proliferação exacerbada de peixes, que salta aos olhos dos especuladores inescrupulosos, que conseguem com tremenda facilidade realizar farta e rentável 'pescaria' para a venda dos seus produtos no terceiro mundo afora - de quebra no Brasil.
   ASAE - SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS
   Peixe Panga - PERIGO para a SAÚDE PÚBLICA Há pouco tempo descobri um novo peixe, aparentemente perfeito: filetes muito branquinhos, frescos ou congelados, sem espinhas e a bom preço no supermercado... claro que decidi experimentar... A minha primeira impressão do sabor do peixe não foi a melhor, (embora fosse a única a encontrar algo estranho, pois é um sabor muito tênue...). Hoje voltei a comer, e tal como da primeira vez que provei este peixe não melhorou a impressão do sabor... Acabei de almoçar, pesquisei e encontrei o texto que envio abaixo. NOTA - achei por bem enviar, porque muitos de vocês já terão provado e gostado... LO Peixe Panga: a nova aberração da globalização. O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietnam, mais exatamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço. Eis o que deve saber sobre o Panga: Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias (arsénio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente setor industrial, metais pesados, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)). O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta. (Na guerra do Vietnã o último recurso americano foi jogar o 'agente laranja' (desfolhante e cancerígeno). Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com restos de peixes mortos, ossos e de solo seco, transformados numa farinha, com mandioca e resíduos de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural. Ela não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas está completamente desregulada. O panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ... Além disso, os pangas são injetados com PEE (alguns cientistas descobriram que se injetassem as fêmeas pangas com hormonios femininos derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormonios injetáveis (produzidos por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom. Ao comprar pangas estamos colaborando com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Este comércio está sendo aceito por países que os vendem ao público em geral, sabendo que estão vendendo produtos contaminadas. Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar em outros alimentos: surimi ( alimentos com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!) Diz-se que comer peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de tudo!!!!'"
  FONTE: http://dalianet.blogspot.com/2011/11/peixe-panga-cuidado.html

  (Manuel de Jesus)

Bumerangue

  "Em virtude do comentário feito por este aspirante a escriba-mor desta demosucupirana tribuna, sobre a matéria 'COREAÚ: MAIS UMA NOTÍCIA PLANTADA?'...
  - Deixe de lado os entretantos e vá logo pros finalmente, como dizia Odorico... Dirá o mais inquieto leitor destas mal traçadas linhas. Vá direto ao assunto, língua ferina...
  - Calma, amado, estimado, idolatrado e tantos outros ados leitor destas mal traçadas linhas. Devagar com o andor, que a procissão só tem anciãos e o santo é de barro!
  - Pare de enrolar, seu filho duma ég...
  - Olhe o respeito com minha santa mãezinha, que não tem culpa de eu ter nascido assim, ademais a mesma sofre de febre reumática...

  - Pois bem. Recebi hoje cedinho telefonema do sr. Rogério Cristino.

  - Ah tá!  Tá se achando importante, não é mesmo fariseu profano? Só porque falou com os doutores!
  - Pois bem 2: Na realidade não é que esteja eu ficando importante não... Era mais, digamos, assim...

   - Bem feito, abestado... Deve ter levado um puxão de orelhas.... Quem mandou cutucar onça com vara curta...

   - Pois bem 3: Não... Não foi um puxão de orelhas não...

   - Então foi uma cachuletada?

   - Pois bem 4: Também não...

   - E o que então o Sr. Rogério queria, ligando 'procê' tão cedo?

   - Agora sou eu que digo que o amado, estimado, idolatrado e tantos outros ... ados leitor destas mal traçadas linha está morrendo de inveja, por ter sido eu e não você que  recebeu telefonema do doutor...


   - Mas diga... O que queria lhe dizer o doutor?


   - Pois bem 5: Apenas dizer que o cidadão em close, ou seja, o dr. Vicente Belchior não é candidato a coisa nenhuma aqui em Coreaú, que sempre teve seu domicílio eleitoral aqui nesta terra, não tem pretenções políticas, apenas se preocupa com os rumos que anda tomando a terrinha. Disse ainda, que está, juntamente com outro grupo de amigos, defendendo o apoio a um candidato de oposição e que eu não vou dizer o nome aqui, pois não sou besta. Vai que a Justiça Eleitoral me enquadra por propaganda antecipada... No mais, pareceu amigável e aberto a diálogo com este xiita sucupirano.


  - Pois bem 6: O  que não muda o meu pensamento, pois se o mesmo não é candidato, o grupo que ele diz apoiar, não resulta no meu modesto entender em novidades e avanços para os rumos desta nação sucupirana. Seria apenas a manutenção soberana de um reinado quase que secular, quebrado apenas algumas vezes por alguns  aventureiros que não aproveitaram a oportunidade para fazer diferente e deixar uma marca de administração inigualável, incomparável e que tirasse esta colônia do atraso secular em que se encontra. Basta dar uma olhada para os feudos que nos circunvizinham, para vermos a distância que nos distancia do presente..


    - Pois bem 7: Disse que quando vir por estas bandas podemos discutir frente à frente...

   - Bem feito, aí cê vai ver o que é bom pra tosse!
   - Calma amado, estimado, idolatrado e tantos outros ... ados leitor desta mal traçadas linhas...
   - Cê acha mesmo que o doutor vai perder a compostura?
   - Era bem feito... Só assim você aprendia a não dar com a língua nos dentes...

   - Pois bem 8: Gostaria muito que o Professor Romildo tivesse publicado minha opinião pois sua edição é perfeita... Mas acho que ele não quis desagradar aos doutores... Não faça isso, caro mestre, afinal de contas eu assino por minhas opiniões, que se nem sempre agradam, porém, não desonram, apenas retratam a realidade, sob meu ponto de vista... Ainda há tempo... Publique tudo em uma só sequência...


   - Pois bem 9:....


   - Pois bem 10:....


   - Pois bem 11:....


   - Pois bem 12:....


   - Pois bem 13: Aqui, a grande maioria destes são uma grande decepção dêem-lhes o poder que se lambusarão, tal qual aqueles a quem tanto criticaram... Não me enganam...


   "

   "
   "

   Pois bem 50: Só a zebra é a salvação...

 
   Tenho dito... E sempre!!!" (Manuel de Jesus)


  DO BLOGUE: Este Blogue está à disposição dos senhores citados nas matérias, caso queiram expor  seus contrapontos ou concordâncias. Só peço que indiquem as Notas com o "Para o Blogue".

UMA OFICINA PRÁTICA É FÁCIL!



  Tema: Imagem e ação (trocadilho com imaginação)

  Passo a passo:

  1. Entregue aos alunos revistas e livros velhos. Peça que cada um escolha uma imagem significativa.

  2. Das imagens, retire, com os alunos, quatro palavras geradoras e uma que fuja do contexto.

  3. Com quadradinhos de cartolina, monte com os alunos as palavras geradoras e a que foge ao tema.

  4. Das imagens, escolha uma para elaboração de uma frase relevante (não fuja do contexto!).

  4. Embaralhe todas as palavras e frases e aplique a oficina para outras turmas ou para alunos que não tenham participado do momento de elaboração e montagem dela.

  Objetivos: Provocar a leitura e a escrita, montando, desmontando e remontando palavras.  

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...