quinta-feira, 19 de abril de 2012

OS NOVOS CRISTÃOS

  As faculdades particulares estão empregando vários apresentadores de TV do Ceará, nos cursos de Comunicação Social. Os novos Professores estão nas telas. Desta forma, aproveitam e fazem o marketing indireto!

SÓ RINDO!



OS PIONEIROS



O SER ÍNDIO...

  "O índio, ao lidar com a terra, trata-a como mãe, que lhe concede a existência, que lhe constitui, ampara e dá carinho; uma mãe que também pune quando necessário, quando um filho seu a renega e oprime seus irmãos, adoecendo-a.

  O índio se reconhece, humildemente, não sendo melhor, mas inserido na grande cadeia de vida... Somente um elo, o pensante, em meio aos inumeráveis elos, equilibrados; e, que numa corrente sabiamente articulada, têm cada um sua energia singular e importância. Se um único elo falha, mesmo que temporariamente, rebenta-se todo o sagrado cordão, para ter de se refazer ao todo, renascer com o custo da morte.

  O elo representativo do ser humano rapidamente vem se rompendo e de maneira avassaladora! O propulsor desta destruição é o atual modelo de sociedade, injusto e insustentável, o mesmo que diz serem as culturas indígenas sinônimo de retrocesso e ignorância! Do que adianta todo nosso conhecimento científico e técnico, se perdermos um sentido de ética global, de respeito para com a Mãe-Terra e seus filhos?!

  Melhor começar a ser índio novamente, talvez seja a única alternativa..."

(Benedito Gomes Rodrigues)
Graduando em Psicologia (UFC)

VISÃO VESGA!

  As aldeias indígenas estão sendo invadidas por evangélicos. Como ocorre em todo o Brasil! Isso não mostra "a venalidade indígena". Pelo contrário, mostra a corrupção do homem nativo, chancelada pelo homem branco e o distanciamento do aborígene de seus deuses originais. Infelizmente!

O PODER QUE VEIO DO ALÉM-MAR...



Astronomia Indígena: Índios Brasileiros Observavam Astros e Conheciam Ciclos Celestes

  "Acredite se quiser: os índios dispunham de 'instrumentos' para suas observações astronômicas. A janela na rocha permite que a luz solar entre na caverna e ilumine com precisão o sol pintado no teto, em 21 de junho, dia do solstício de inverno. A gruta fica no município de Macaúbas, na Bahia. (...)."

   Veja a sequência de fotos do Uol Educação:

  http://educacao.uol.com.br/album/2012/04/13/astronomia-indigena--indios-brasileiros-observavam-astros-e-conheciam-ciclos-celestes.htm?abrefoto=3#fotoNav=3

NÓS, BOBOS!

  Nos admiramos com a corrupção desenfreada no capitalismo. Achamos as guerras um absurdo inominável! Mas as duas coisas fazem parte do processo! Ajudam a alimentá-lo! São o dínamo... a quem interessa o fim das duas GRANDES forças?

BOA NOTÍCIA, A GENTE APLAUDE!

  "A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou hoje, por unanimidade, a proposta de emenda constitucional (PEC) que estende os efeitos da Lei da Ficha Limpa para a nomeação de cargos públicos comissionados nos três poderes do Estado.

  De autoria do deputado Heitor Férrer (PDT), o projeto foi apresentado há quase um ano e meio, e teve seu parecer revisto ontem, quando a Procuradoria da Casa decidiu pela sua constitucionalidade.

  Além disso, a procuradoria ampliou os efeitos da proposta, incluindo também a proibição da nomeação dos considerados 'ficha suja' para integrar o Poder Judiciário, o Ministério Público, para compor o Tribunal de Contas do Estado e o dos Municípios e para listas tríplices submetidas a aprovação do Executivo. A mudança foi concretizada através de uma emenda substitutiva do líder do governo, deputado Antônio Carlos (PT). (...)."

  (O POVO)

MÚSICA DE QUALIDADE

  Hoje em Caucaia tem Arthur Moreira Lima (pianista) na Praça da Matriz.

"QUEM SABE, FAZ A HORA..."

  "Neste ano teremos mais uma grande oportunidade de reverter a triste situação política brasileira. Existe uma grande mobilização para que neste pleito eleitoral seja obedecida a Lei da Ficha Limpa. Será um grande passo, se aprovada! Existem vários tipos de eleitor: o da consciência suja, que prefere ter o dinheiro na mão e nos quatro anos seguintes as suas necessidades básicas no chão; aquele que dá a vida por uma sociedade mais justa, onde o seu bem estar só é completo quando os dos outros também o é e o eleitor 'cético', aquele que não acredita nem em si e nem no trabalho dos outros.  'Na vida não basta somente tocar o instrumento musical, tem que ter a coragem de fazer com que o som da sua insatisfação chegue aos ouvidos de todos'.
   Caminhar e cantar é preciso, mas temos que ter um olhar introspectivo da nossa consciência, olhar para a nossa imagem refletida no espelho e responder para si mesmo: o que eu, residente, estou fazendo por meu município?
   Quando chegar a uma conclusão, aí sim, poderemos cantar o velho refrão: 'Bem vamos embora que esperar não é saber; quem sabe a hora não espera acontecer...'"
  (Carlos Teles)

DICIONÁRIO INDÍGENA

 Parentes - todos os outros índios;

 Troncos-velhos - os idosos da aldeia;

 Brancos - todos os outros homens não-índios. Brancos ou não;

 Deus Tupã - uma das divindades. No Ceará a mais citada;
 Levantamento - início da luta por reconhecimento da aldeia ou da etnia.

A VOZ DELE

  "Qual é a principal contribuição dos índios para a cultura brasileira?
  (...) muito simples: precisa manter-se vivo. Se os indígenas conseguirem resistir a tudo isso, já estarão contribuindo muitíssimo com o Brasil. Ao manterem-se vivos, esses povos vão trazer uma riqueza cultural, espiritual, moral que só bem faz ao Brasil. Infelizmente, o País ainda não despertou para isso. Não percebeu que a grande contribuição dos indígenas para o Brasil é a existência dos indígenas. (...)." 

 (Daniel Munduruku, no Almanaque Brasil)

BELA ENTREVISTA COM O ÍNDIO ESCRITOR DANIEL MUNDURUKU

  http://almanaquebrasil.com.br/cultura/10634-daniel-munduruku.html

PAU DE GALINHEIRO II

  "Todas as paredes dos mais remotos cantos do Estado sabem que o secretário (Arialdo Pinho) só não caiu porque o Ciro não permite, porque o Ciro não deixa!"

  (Roberto Mesquita, deputado estadual do PV)

VERDADE SANGRENTA!

  Quer saber se o prefeito é o que diz ser? Pergunta as meninas da recepção do IJF! A bondade se desmontará!

PAU DE GALINHEIRO!

  Na Assembleia Legislativa o deputado Roberto Mesquita chama Ciro de "desocupado" e diz que o ex-governador já foi bancado por Arialdo Pinho. Ops! Vem chumbo grosso por aí!

CONSTATAÇÃO II

  Contra liberdade de expressão? Mais liberdade de expressão! Quem critica, engana, mente, ludibria e calunia, cegamente, descrendencia a si mesmo!

CONSTATAÇÃO

  Se a incompetência entrou por uma porta, o assédio moral JÁ está no sofá!

A FARRA NEM SEMPRE VISTA...

   O prefeito vai a uma comunidade, leva apaniguados e toda sua logística e faz o lançamento da pedra fundamental de uma obra. Um ano depois, volta para assinar a ordem de serviço. Até aqui já houve duas festas... Festas que ninguém viu!

TRECHO DE UMA MÚSICA INDÍGENA CEARENSE

"É Deus no céu
O homem na terra
É Deus no céu
O homem na Terra
Quero ver quem pode mais
É Deus no céu..."

A DANÇA, O TORÉ, O RITUAL,...



EM PROCESSO DE EXTINÇÃO



 Os índios brasileiros, ou o que sobrou deles estão aí, lutando para não serem varridos do mapa. Tidos como relapsos, preguiçosos e insaciáveis (quando pedem ajuda oficial), seguem sua luta pela terra-mãe. Na TV, são ridicularizados, na sociedade tidos como um trambolho histórico. Os donos de tudo o que tinha por aqui, estão vendo sua terra ser tomada e explorada pelos grandes latifundiários. Mas sua situação nem sempre é discutida. Tiram pra ele apenas um dia do ano. Mesmo assim, apesar de todo esse trator que passa por cima de suas justas pretensões, o índio continua lutando, remando em lago quase seco! Muitos dizem reconhecer seus direitos e seu valor histórico... Mas fica só nisso! Sua rica cultura é deixada de lado. Nem na escola é estudada, como deveria. Algumas unidades de ensino pintam as crianças e mandam-as pra casa. Muitas sem saber nem porque estão passando por tal processo... Até quando!?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...