segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

ANACRONISMO

"As paredes com painéis grafitados são arte popular. Esta higienização de Doria (em SP) é profundamente reaça e elitista!"
Carlos Minc, ambientalista

DESEMPREGO PRA QUEM DÁ EMPREGO?!

O pessoal do Sine/IDT (órgão estadual) pedindo socorro. Ameaça de demissão por lá!

SERÁ?

O papel do eleitor/contribuinte/cidadão é oferecer almoço a prefeito? É essa sua função? Bajular é preciso?!

POR QUÊ?

Quando vejo nos blocos de pré-carnaval os brincantes paramentados de chapéu de tecido, fico me perguntando: - Por que não de palha? O que falta: produção, incentivo, divulgação, pontos de apoio pra exposição e venda...? Alô, Coreaú!

O VERDE DA... ESPERANÇA

MAS O QUE É A LEITURA?

A leitura é o abrir-se de cortinas, é a luz em todo o palco da vida. Sem leitura o menino ou homem feito pouco ou nada saberá. Sem ela a menina ou mulher não conhecerá tantos outros mundos reluzentes. A leitura vem sempre acompanhada de magia, encanto, paisagens e muitas viagens.

Daí não se conceber que uma cidade - Fortaleza ou outra qualquer - viva sem bibliotecas ou outros lugares para leituras sedutoras e benfazejas. Os livros são grandes amigos. Daqueles que trazem pra nossa vida muito o que se chama por aí de felicidade. Quando se tem uma comunidade sem livros e leitura, tem-se a certeza de que os estudos continuarão mambembes e irresolutos.

O grande educador pernambucano Paulo Freire fala (em sua obra) de "leitura de mundo". Essa compreensão ampla do entorno da vida ninguém tem sem muita leitura.

Espero que Fortaleza - que deveria puxar o carro das mudanças nesses temas - possa mudar o curso da História e ampliar seu espaço diminuto de leitura. As crianças precisam, os professores pedem, a vida exige. Que o senhor prefeito abra olhos e ouvidos pra realidade, que saia da mesmice e transforme nossa cidade em um lugar de leitura prazerosa e bonachã!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...