domingo, 9 de dezembro de 2012

OS CAPRICHOS DA GENÉTICA


SOBRE O POST "AINDA NÃO!"

  "'Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador permanente, na prática e na reflexão sobre a prática'. (Paulo Freire, 1986).
  Se o camarada - depois de uma militância educacional de mais de 16 anos - pensa que ainda não é um educador, saiba que o todos que estão em sua volta pensam de modo diverso!"

 (Eliton Meneses)
 

 DO BLOGUE: Pode ser. Mas, por enquanto, ainda prefiro fincar-me na fila dos aprendizes, com um saco de sodas numa mão é um copo grande de quissuco na outra...

DISSIMULADOS

  Engraçada a posição de determinados jornalistas, quando apedrejam Lula e demonstram uma esquisita simpatia pela sra. Dilma Rousseff, como se quisessem dizer: com ela isso não ocorre não! Querem dissociar a "ex-guerrilheira" (cuspida e enxotada até um dia desses) do personagem criador? A cor da presidente responde às inquietações desse pobre candidato a historiador!?

"FOGO PAGOU", COM O VELHO LUA

"TAMBORETE DE FORRÓ"

NOMES DO RÁDIO - IV: HUGO BIANCHI

Foto
Fotos da lavra do Prof. Djacir de Souza

NOMES DO RÁDIO - III: AÍLA MARIA,... E IRAPUAN LIMA

três grandes nomes do rádio cearense. quem diz o nome.?

NOMES DO RÁDIO - II

Foto

NOMES DO RÁDIO. AUGUSTO BORGES - I

Foto

E A UECE!?

  A notícia é boa, mas... uma pergunta fica nos ares do bairro Itapery!

  http://www.vicosaceara.com/ratificando/ceara-firma-convenio-com-universidade-para-capacitar-24-mil/

HOLOFOTES LÁ VOU EU!

  E teve panfletagem nas ruas sobre o Castelão? Hum! Quem ganhou a corrida aos holofotes? Aquele doutor ou aquele outro? Como a imprensa se fez presente, meninos, foi uma correria! O dinheiro público por aqui está sendo usado, aos borbotões, para substituir a velha e abandonada melancia. Tempos bicudos e modernosos esses em que vivemos...

DANDO UMA DE COITADO!

  É bonitinho a gente ver quem nasceu em berço de ouro falando das agruras da vida. Emocionante! Parece aquela história de quem fala de algo que nunca viu ou provou. Não soa bem, não tem autenticidade, é blefe, potoca! A toque-de-caixa muita gente que ser pobre... Sem o velho (e bom!) baião-de-dois repetitivo é o ovo nosso de cada dia (nos dai hoje), claro! Ah, meus cacos de inteligência...

EVENTO LITERÁRIO

   Amanhã é o dia do nosso evento de leitura, do Projeto Confraria de Leitura. Haverá ensaio o "rap" Eu gosto de ler e o programa Rádio-natureza, da Rádio Treme-treme. Ainda trataremos do Natal e da função social do jornal. Depois disso leitura, muita leitura ligada à fruição, claro!

AINDA NÃO!

  O moderador do Blogue Diário de um Navegante, defensou público e membro da Academia Palmense de Letras, Eliton Meneses, referiu-se ao meu nome como "Educador". Ainda não o sou, penso. Ainda tenho muito o que aprender. Principalmente com o grande Professor de todos nós, o aluno. A sala de aula ainda é o grande palco do Professor! Outra coisa que espero manter é minha irresignação, minha ira justa (freireana) contra os malfeitos do poder público. Não quero nunca ser amansado pelas horrendas camisas-de-força oficiais, que já escravizaram meio mundo de gente. Infelizmente! Na minha modesta opinião, Professor de laço na cabeça não diz o que pensa, mas o que pensam para que ele diga! Mas isso, claro, não é uma verdade absoluta... Continuo na fila dos aprendizes!

ADORAÇÃO, NUNCA!

  "(...) Se a futura prefeita (de Coreaú) enfrentar satisfatoriamente os principais desafios, não estará plantando revolução, não estará instalando comunismo, nem estará se convertendo em objeto de adoração, mas estará somente cumprindo seus deveres de prefeita e se credenciando para uma tranquila reeleição. (...)."

 (Eliton Meneses, defensor público)

DESRESPEITO!

  Oscar Niemeyer foi sepultado diante da indiferença de parte do imprensão e do desconhecimento de sua vasta obra. O velho arquiteto foi visto apenas por seu viés ideolgógico! Essa gente também não aplaude o mérito. Udenismo letrado! Vergonhoso!

ELE GRITA. QUEM ESCUTA?

  Foi noticiado que Roberto Cláudio já está dando pitacos nas questões orçamentárias, na Câmara Municipal de Fortaleza. "De quem muito se abaixa os fundos..."

REUNIÃO DA APL (15.12)

  Agenda aí! Local: EMEIF Maria Bezerra Quevedo, sede do Confraria de Leitura, que fará uma singela saudação aos apeeleanos!

Um projeto de fortalecimento da cultura de nossa Palma

SOCIALISMO DE NEGÓCIOS!

 O deputado estadual Júlio César (PSD?), que é filho do ex-prefeito de Maracanaú e vive (o pai) enroscado com a lei, deixou a barba crescer e vive de microfone nas mãos, bajulando os coroados do momento. Julinho já chegou a presidir as sessões por várias vezes, naquele rodízio ridículo que se faz por lá e que contribui para que o presidente da Casa trabalhe bem menos. Consistência no mandato que é bom... Até a Serra de Aratanha deve se envergonhar do pupilo. Turma do sem jeito!

ACORDA, COREAÚ!

  Coreaú precisa se inserir na vida do Estado com um calendário de eventos consistente de realizações, como feira de livros, encontros sobre educação, festival de música (Camocim, Meruoca e Viçosa do Ceará são bons exemplos!) e de formação de pessoal, etc! O município precisa descobrir sua vocação. Chega de marasmo, num município que vive a reboque de territórios vizinhos (são porque lembrei logo de Sobral. Ih!), quando deveria quebrar essa sina. Mas como fazer isso, se nem sua capacidade agrícola é robustecida? Falta determinação, denodo, planejamento, competência,... Faltam lideranças fortes, que tenham condições, por exemplo, de arrastar pra lá as indústrias que já ocupam muitos espaços no interior do Estado! E não é rodeado de embustes, em forma de liderança, que se vai chegar a isso! Aqueles que ocupam a boca do povo por "se venderem" em épocas eleitorais estão por perto? Chamem o Ronda!

PRO BEM-QUERER (IV)


Foi tu, menina,
Quem me fez um reboliço danado.
Foi tu, menina,
Que mudou minha vida um bocado.

Bem tu sabes:
O amor sem conflito,
O amor estático,
Inerte, restrito...
É falso.

Foi no embaraço,
Que aprendi contigo...
Aprendi de verdade,
Um viver-diferente.

Sem mero deslumbramento,
Aprendi a gostar do que tu és,
E não do que quero que sejas,
E aprendi a querer um mais...
Mais contigo de qualquer maneira.

Pois o avesso que contigo fiquei,
Propiciou-me uma retomada,
Perspectiva ampliada,
Dum bem-querer meu.
 
Pra minha Gleicivane Teles, especialmente, e para todos que apreciam uma humilde poesia.
(Benedito Gomes Rodrigues)
 (Pintura de Armando Sendin)

DO BLOGUE: O rapaz aí está com a corda toda! E eu só com os cordéis, coitado!

PERGUNTINHA INDIGESTA

 Secretário de cultura é o que contrata as bandas com as músicas mais cretinas e as letras mais 24 de Maio!? Com todo o respeito as meninas do pedaço...

VELHOS CABIDES!

  O DN de hoje traz um alerta do TCM sobre os altos gastos com pessoal, por parte das prefeituras. Velho problema de encher a prefeitura de parentes, aderentes e apaniguados! Sem emprego e sem perspaectivas a população procura o prefeito e os vereadores, que passam a usar o emprego e até o subemprego como moeda de troca eleitoral. Isso precisa mudar! Nem que seja devagar...

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas