domingo, 1 de julho de 2018

O MUNDO DE RACHEL (DO GUABIRAS)

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

ATRASO

De Parangaba a Maracanaú e daqui (de onde moro) pro Antônio Bezerra existem vários shoppings. Três ou quatro grandes. Nenhuma livraria. Uma cidade dessa não tem como estar no rumo certo!

PRA PENSAR

"Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as."Clarice Lispector

E NEM VEADO É?

Via Twitter

A BELA SABE O QUE DIZ!

A atriz Cláudia Abreu foi ao Altas Horas, de Serginho Groisman, e mandou ver:
"Acho que hoje em dia,... o Brasil do jeito que está e o mundo,... com a extrema direita ganhando corpo… E essa eleição tão perigosa que está se aproximando aqui no Brasil. A gente tem que prestar bastante atenção, porque a gente já teve coisas muito sérias no Brasil, como falta de liberdade e abuso de poder. Não é brincadeira. Se a gente brincar, a gente vai regredir. Vai voltar para uma época sem liberdade!"
Resultado de imagem para cláudia abreu

DOS TEMPOS BONS DO RÁDIO...

CULTURA POPULAR
Meus primeiros contatos com a cultura (tocada e cantada) se deram via rádio. Na Educadora do Nordeste (de Sobral) ouvia os repentes, as pelejas e os martelos dos violeiros. Os versos feitos na quentura do tempo pelos magistrais menestréis de Jaibaras, Santa Quitéria... e região. Gente que fazia das canções um momento de saudade e (às vezes) dor. Foi nesses tempo que ouvi pela primeira vez a clássica "Lagrimas do Passado" de Moacir Laurentino e Sebastião da Silva."
_____
"Encostei-me em uma baraúna
Sombreada que tinha ao terreiro
Soluçando baixinho dizia
Baraúna do meu desespero
Foste tu por mamãe tão zelada
E hoje dela não temos roteiro!
(...)."

À MODA MANOEL DE BARROS...

...acho um charme a palavra garça. Aliás, a ave também é muito interessante. Na palavra se a gente der um empurrãozinho em duas letras dela... lá vem graça (que lembra riso, gargalhada, gaitada...). Quanto ao pássaro, prefiro não empurrar. Ele é meu amigo. Natural!

PROFA. E SANFONEIRA

DUAS BELAS VIOLEIRAS

Uma quixadaense e uma maranhense. Fabiane é de Açailândia e mora em Codó - Maranhão. 
Imagem do Facebook
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Fabiane Ribeiro, pessoas sorrindo, óculos e texto

DA CANTORA ANA CAÑAS PARA LULA (NO INSTAGRAM)

"Querido amigo. Há 84 dias te encarceraram. Quase 03 meses. Sem provas. Apenas o eterno pavor que eles têm de que você seja eleito. Novamente. Recentemente, soube de uma  proposta que lhe fizeram: se você não concorresse à presidência, (...) te libertariam. 
Você, como sempre, provando a estatura de seu caráter, não só se recusou a aceitar a indecente proposta, como os desafiou a provarem sua culpa em todo esse processo escabroso. Um golpe orquestrado pelas elites judiciária, financeira, midiática e partidária. Uma prisão claramente política. Recentemente, soubemos de mensagens de um outro ex-presidente escritas diretamente ao dono da Odebrecht, pedindo 'o de sempre'. Também soubemos que Gilmar Mendes acaba de arquivar o inquérito contra Aécio Neves no caso Furnas. Tudo isso para ratificar esse grande circo armado, uma epopeia trevosa, que busca ceifar com veemência a sua inabalável força política, assim demonstrada em todas as pesquisas. 33% das intenções de voto. Recentemente, lhe enviei uma carta escrita de próprio punho, desejosa de que meu apoio e afeto chegassem até você mas, principalmente, o meu respeito e admiração. Seguimos fortes, convictos de que tudo seguirá na cósmica maior de quem tem amor e luz vibrando no peito, destemidamente. Como nunca vi. Face à tamanhas provas escancaradas de corrupção dos líderes da oposição, todos soltos, livres, sigo aguardando uma justiça, quiçá, além dos homens. Um grande abraço de quem se solidariza no alijamento não só da figura política, mas, essencialmente, do ser humano que tanto nos representa.
Com amor e força, 
Ana. ❤️ #lulalivre!"

MAIS DOIDEIRA!

"'Não vejo o DEM como direita', diz auxiliar de Ciro Gomes. Mangabeira Unger (foto) afirma que candidatura de Ciro Gomes (PDT) vai além da centro-esquerda e faz acenos ao DEM. (...)."
Imagem relacionada
https://www.terra.com.br/noticias/eleicoes/nao-vejo-o-dem-como-partido-de-direita-diz-auxiliar-de-ciro-gomes,3bad8184d43720b0e7de8294647ddd5es1zsy2uu.html

DO BLOGUE: Claro que não. A Arena foi um partido progressista. Tinha até intelectuais que pensavam o Brasil, seu povo e suas mazelas. O professor Mangabeira tem toda razão. Direita era Brizola, Darcy, Florestan...

AULA (SHOW) DE BRASIL

QUE FOTO!

De Eugênio Sávio/BBC News Brasil
Lance capturado por fotógrafo mineiro mostra Paulinho num movimento bailarino de um ângulo que poucos tiveram oportunidade de ver

...E A RESPOSTA!

"Ontem o Plano B estava definido, hoje está em disputa? A grande mídia não se entende e não entende o PT. Matéria da FSP cheia de fofoca, especulações, toda em off, pra desinformar. Desistam. Nós temos candidato definido e, pra desespero de vocês, ganha a eleição em qualquer situação!"
Gleisi Hoffmann

A FOLHA...

DE SP

DOIDEIRA

QUEM DIZ que não existe racismo no Brasil nunca leu, por não entender muito bem o que significa abrir um livro pra refletir sobre o País. Ou seja, é um analfabeto crônico, cuja crença deve ser: "eu alimento ódio e imbecilidades em cabeças ocas. Como a minha!"

CERTÍSSIMO

VIA FACEBOOK

DUAS NOTAS

1. LEMBRE-SE: Lampiões só surgem em cenários de seca, fome, miséria e desencanto. Com o nazismo ocorre algo parecido. Só que no vácuo da ausência de democracia e participação política da população. Todo cuidado é pouco. Os bolsonazis (ou coisa que os valha) estão pondo a cabeça de fora!
2.O QUE HOUVE no Brasil foi um golpe descarado, de republiqueta, "cantado" por membros do governo ("Com Supremo e tudo!"). Defender o contrário com textão em caixa alta (que significa gritaria), é tratar as pessoas como idiotas. Não aceite isso. O golpe foi tramado por Temer (e partidos derrotados por Dilma) no palácio ao lado. Dilma foi tirada do poder sem cometer crime. Foi vítima da hipocrisia e do machismo brasileiros, bem conhecidos de todos. Não deixe que a História seja contada (só) pela canalha nacional!

NO DN (DE ONTEM), CADERNO 3...

...BELA MATÉRIA com o professor da UFC, Gilmar de Carvalho, sobre os rabequeiros do Ceará. Vários dos 185 que o professor entrevistou são da Serra da Ibiapaba!

SABIA?

ROBERTO MACIEL, jornalista do DN e do Canal 10, é gaitista:
roberto maciel

PROS STATES, A CORTE? PODE LEVAR!


DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...