segunda-feira, 8 de abril de 2013

ELE SABE O QUE DIZ!

@[393670354022717:274:AOS Mestres DA Educação]

513 ANOS DEPOIS!

  A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), de Redenção, terá reitora negra, vinda das Minas Gerais. Seu nome: Nilma Lino Gomes.

MODERNIDADE MODERNOSA..

Tomate$ 
http://uol.com/bscZSb

(Charge do Samuca, via ‘Diário de Pernambuco’)


 
 
 
 
 
 
 
(Charge do Samuca, via "Diário de Pernambuco")

NA OPINIÃO... DELE!

  "A família e o 'politicamente correto'.


  O educador e filosófo Dante Donatelli fala da tirania do politicamente correto e responde a dúvidas sobre a educação das crianças.

 Dante Donatelli é uma voz dissonante nas discussões de pedagogia no Brasil. Professor de Filosofia e diretor de escola há 20 anos, foi uma das poucas pessoas contrárias à lei que proíbe os pais de darem palmadas nos filhos, aprovada pelo Congresso no ano passado. Em seu livro mais recente, A Vida em Família: As Novas Formas de Tirania (Editora Arx), ele mostra como as mudanças sociais de hoje estão mudando o comportamento dos pais.  
  A educação brasileira vive uma ditadura 'politicamente correta'?
Dante Donatelli: Mais que uma ditadura, uma tirania. No afã de combater a barbárie, o Estado invade a relação privada da família. Não se pode legislar sobre a vida das pessoas em circunstâncias privadas. Um pai não deve ser punido se dá uma palmada no filho, depois de falar 10 vezes para ele não atravessar a rua correndo.
  Dá para educar apenas com argumentos?
Dante Donatelli: Óbvio que não. Crianças têm um limite de compreensão argumentativa, pouca noção temporal e de causalidade. Ainda estão se preparando para o juízo moral e mesmo para a autoproteção. Como diretor de escola, presenciei várias vezes a cena de pais levando o filho para conhecer uma escola e perguntando para a criança de 5 ou 6 anos se ela gostaria de estudar ali. Isso mostra que hoje parece que voltamos ao tempo em que é vista como um adulto em miniatura.
  Por que os pais agem assim?
Dante Donatelli: Como hoje em dia pai e mãe passam muito tempo fora, é comum tratarem os filhos cheios de culpa por serem ausentes. Em vez disso, o melhor é tomar consciência de que não podemos ter tudo, material ou afetivamente. Ou os pais renunciam a uma vida profissional intensa ou assumem a escolha e deixam de se sentir culpados.
 (...)
 Fonte: Site Educar Para Crescer

"QUEM CALA..."

Via: ABRAT - Associação Brasileira de Transgêner@s

OS CIGANOS DO ARAQUÉM

  Um assunto muito bom para uma pesquisa universitária: a passagem de ciganos pelo distrito de Araquém. Nos meus tempos de calças curtas lá estavam eles sempre negociando, exibindo seus dentes de ouro, suas belas selas e seus arreios de animal. As mulheres eram de uma beleza misteriosa. Seus anéis e brincos grandiosos enfeitiçavam (sempre muito coloridas). Os homens metiam medo por seu jeito de valentão. Exímios comerciantes, estavam sendo dispostos a uma cruzeta. Do dia pra noite sumiam! Houve quem ficasse. Preso pelos laços do amor.

PRÊMIO VICTOR CIVITA - EDUCADOR NOTA 10

Premio Victor Civita

MESMO COM O SUOR PINGANDO...

  As megalomanias governistas não chegam às escolas públicas, que poderiam muito bem ter todas as suas aulas com ar refrigerado, já que a parafernália que traz o bom clima anda bem mais barata. Mas como as prioridades são outras... inclusive as arapongagens...

ARTE CORDELIANA

"VAQUEIRO VELHO"
ILUSTRAÇÃO PARA LIVRO DO POETA E EDUCADOR CÂNDIDO BC NETO
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 "Vaqueiro Velho". Ilustração de Klévisson Viana para livro do Prof. da UECE, Cândido B. C. Neto. Divulgação: Paiva Neves.

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!