domingo, 9 de junho de 2013

OLHA NO QUE ESTÁ DANDO ESSE PUN (PARTIDO ÚNICO) NO CEARÁ!

  "As redes sociais fervilham de perplexidade e inconformismo com a notícia de que o ex-comandante da Guarda Municipal de Fortaleza, o major da Polícia Militar Plauto de Lima, está sendo alvo de um inquérito militar por ter dado uma entrevista ao O POVO, na qual afirmou que fora 'convidado' a se transferir para o Batalhão da PM de Juazeiro do Norte, cidade distante 493,4 km da capital, e que a transferência 'parece represália a algo'.
  A imposição de sua saída do comando da Guarda Municipal ainda não está explicada. Com a nova medida contra ele, cresce nas redes sociais a convicção de que o militar está sendo vítima de perseguição.
  Personalidades destacadas da comunidade fortalezense, inclusive do meio acadêmico, têm-se expressado numa rede de solidariedade ao militar, que é um dos raros oficiais da PM com livre trânsito em todos os segmentos da sociedade civil.
  É difícil entender as razões que levam as autoridades a colocar no ostracismo justamente um dos raros quadros que ainda atuavam como ponte entre a PM e a sociedade civil.
Baixou o espírito da República Velha no Ceará?"

  Da Coluna Valdemar Menezes, no O POVO deste domingo (9). Texto reproduzido no Blogue do Eliomar.

O QUE VEM POR AÍ!

UMA HISTÓRIA  DAS COPAS DO MUNDO - FUTEBOL E SOCIEDADES
A Seleção de Futebol do ... Vaticano! 

"Pouco conhecido pelos adeptos do futebol, o Vaticano também pratica a modalidade e tem até uma seleção. Por coincidência, quando da renúncia de Bento XVI, a Clericus Cup (“Taça do Clero”), torneio organizado pelo Estado papal exclusivamente para pessoas ligadas à religião (padres e seminaristas), foi interrompida por uma semana em respeito à decisão do sumo pontífice . A competição, em sua sétima edição contando com 16 equipes e 355 “jogadores” de 56 nacionalidades, foi retomada quando o Conclave que elegeria Francisco estava já organizado. A Clericus Cup, realizada anualmente, em 2013, teve como campeão uma equipe de seminaristas dos Estados Unidos, The North American Martys (“Os Mártires Norte-americanos”) que ganhou por 1 x 0 dos italianos da Madonna Celeste del Mater Ecclesiae, em uma emocionante partida . Havia um time do Brasil na disputa, composto por padres do Colégio Pio Brasileiro, pertencente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e dedicado à formação de sacerdotes diocesanos .
Oficialmente, a meta do Clericus Cup é “revigorar a tradição do esporte na comunidade cristã”, mas não deixa de ser uma ótima estratégia de melhorar a imagem da Igreja, num momento em que a instituição vive uma crise, e serve de plataforma para os trabalhos de evangelização. Quem organiza o torneio é o Centro Sportivo Italiano (CSI) – instituição bancada pela Igreja Católica e há grande atenção da imprensa italiana ao evento. As seleções não representam exatamente nações e contam, sim, com padres ou seminaristas que estejam estudando ou exercendo suas funções num determinado país. Os “jogadores” tem as mais distintas idades, variando entre 20 e 50 anos. Curiosamente, a Clericus Cup endossa a antiga vinculação entre o futebol e os seminários – estes  foram historicamente centros de difusão da modalidade no centro e norte da Europa e, também – especialmente com os jesuítas, ordem à qual pertence o novo Papa – na América Latina e África. 
 A Clericus Cup foi criada em 2006 por iniciativa do polêmico secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone , um apaixonado pelo futebol, torcedor da Juventus e que já trabalhou como comentarista de jogos numa televisão em Genova, onde foi arcebispo. Bertone chegou a declarar à imprensa o desejo em montar um time de futebol profissional forte para o Vaticano disputar a primeira divisão italiana, embora, depois, tenha voltado atrás, afirmando que estava brincando e que o Estado papal apenas apoiava o futebol amador . 
Na Clericus Cup, as regras do jogo são as mesmas praticamente, com a diferença que as partidas duram 60 minutos, são permitidas substituições de cinco jogadores e existe um “cartão azul”, que retira o jogador por 5 minutos dos gramados (é o chamado “cartão da reza”, pois deixa o jogador no banco pensando no “pecado” cometido). O torneio tem sido dominado pelas equipas representantes das congregações norte-americanas e italianas, que dividem entre si a maioria das presenças na final . 
Existe igualmente na pequena monarquia um torneio amador de futebol com times compostos por funcionários (não obrigatoriamente religiosos) das várias repartições e órgãos do Estado (Secretária de Estado, Guarda Suíça, Rádio Vaticano, Correios, Biblioteca, Museus e até do coral da Capela Sistina), que se enfrentam na chamada Vatican Cup . O Vaticano também tem uma seleção amadora, constituindo-se uma das poucas nações soberanas do mundo que não é filiada á FIFA . 
Os jogadores do selecionado papal são funcionários, geralmente guardas, que têm a cidadania do Vaticano – apenas estes têm o direito de jogar na seleção cujas camisas são da cor amarela com mangas brancas. A equipe do Vaticano pouco atua, mas já enfrentou em amistosos Mônaco, San Marino e até a Palestina . Manda suas partidas no Estádio Pio XII com capacidade para 1.500 pessoas, em Albano Laziale, cidade próxima a Roma. Há uma Federação de Futebol do Vaticano, fundada em 1972 .
 O novo papa Francisco é um fervoroso fã do futebol, torcedor do San Lorenzo, da Argentina . O papa anterior, Bento XVI, embora não demonstrasse tanta afeição pelo futebol, também manteve ligações com a modalidade: comumente recebia equipes na Praça de São Pedro e manifestou seu apoio ao esporte como “veículo de educação para valores de honestidade, solidariedade e fraternidade”. O alemão chegou a ser declarado como torcedor do Bayern Munique, mas nunca confirmou. Um dos mais carismáticos Papa do século XX, João Paulo II, foi, quando jovem, goleiro numa equipe polonesa amadora, o MKS Cracóvia, e em 2004, ordenou a formação de um departamento desportivo no Vaticano . Foi durante o papado de João Paulo II que seleção do Vaticano disputou seus primeiros amistosos internacionais . 2002, a equipe nacional empatou por 0 x 0 com Mônaco. Depois disso, foram mais três partidas contra seleções: San Marino (ganhou de 5 x 1, em 2006), Palestina (perdeu de 9 x 1 em 2010) e novamente Mônaco (perdeu de 2 x 1, em 2011) ."














Terminei o Livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Dois anos de trabalho, 470 laudas escritas, ACABEI, PORRA!!! Agora, a longa fase da produção...

  
















"Terminei o livro! Dois anos de trabalho, 470 laudas escritas. Agora, a longa fase da produção!" (Airton de Farias)

SEM PANCADARIA!

  A UFC, além do famoso Labomar, tem o Labocart, que lida com cartografia, inclusive a social. Gente que produz conhecimento!

CHEGOU A FATURA EXTRA!

Gastos imprevistos e estouro de orçamento dos estádios podem levar o custo da Copa a R$ 33 bilhões, R$ 10 bilhões a mais que o previsto. Mesmo assim, Governo diz que está tudo sob controle.

Saiba quanto custa cada obra da Copa em Fortaleza: http://bit.ly/11oX1OY

CALMARIA!

  Até aqui (pelo que sei e leio) festa de muita paz no distrito de Araquém. Que bom!

JOÃO DO CUMBE E ELITON MENESES

Com @[100000368799301:2048:João Luís Joventino Nascimento]

TRAÇANDO RUMOS!






















Nesta outra foto do João Luis o pessoal da Cartografia Social, da UFC (Labocart), que esteve no Cumbe.

UMA FOTO QUE DIZ MUITO!


  "Será um grande sonho, ver toda a comunidade do Cumbe unida, de mãos dadas na defesa do seu território. Uma comunidade unida faz toda a diferença; defende aqueles que lutam e aqueles que não lutam."
  (João Luis Joventino, líder comunitário do Cumbe - também autor da foto)

CUMBE (ARACATI)... QUE PODE NOS SERVIR DE MODELO E INSPIRAÇÃO (PRA LUTA)...

VAMOS COM CALMA!

  O cavalo deu lugar à moto. Já vi motoqueiro com o coxim do cavalo na nova montaria! Na cabeça de muita gente a mudança foi natural, como beber água no grotão! Como não é bem assim...

FUI, VI E GOSTEI!

  A comunidade de Cumbe (Aracati) lutando muito pra conviver pacificamente com as poderosas eólicas. Os cumbenses querem visibilidade, respeito,... Foto: Eliton Meneses

SE VIVE DISSO?!

 As redes sociais estão cheias de esperança num novo salvador da pátria. Por enquanto... Aécio e Joaquim... O povo sofre assim!

SÓ DEUS!

  Mais uma banda dessas modernosas anunciou o fim do grupo. A líder vai virar cantora gospel. Senhor, suportai!

ALMOFADINHA!

  "O jornalista Cid Carvalho disse hoje de manhã que não leva em conta o que diz Aécio Neves, porque simplesmente não sabe o que Aécio é: 'O Lula é um líder sindical, o Fernando Henrique um intelectual. E o Aécio é o que, além de um menino que já encontrou tudo pronto'?"

TEMPOS BICUDOS!

  "Teatros abandonados e ringues valorizados. Viva a inversão de valores!"
 (Djacyr de Souza, Professor)

DISTRITO DE ARAQUÉM. NESSA O HÉLIO COSTA CAPRICHOU!


DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...