sábado, 8 de setembro de 2012

POR AQUI SEGUE O EMPURRA-EMPURRA...

  O jogo cínico: quem deve desapropriar os imóveis para as obras da Copa é o Estado. Não! É a Prefeitura de Fortaleza. Não é Estado, é a...

CONFRARIA DE LEITURA: CONTAÇÃO



  O SANHAÇU QUANDO PENSA ...
  Um sanhaçu estava faminto. Há vários dias não comia pra valer! Na região em que vivia as coisas estavam ruins! Frutas boa para valer, nem pensar! Do alto de uma canafístula, ele pensava no que fazer. Quando virou a cabeça, viu duas frutas do conde. Não estavam lá essas coisas! Tinham umas manchas pretas. Dava pra ver dali. A cem metros tinha um grupo de colegas dele. A passarada estava faminta, claro! O sanhaçu dono da descoberta viu-se num drama: avisaria ou não os outros? Pensou, pensou, pensou,... Como já tinha vivido o mesmo drama antes e tinha sido ajudado por alguns deles, não titubeou: chamou a turma para o pequeno banquete. No final da festa  houve música na floresta. Todos cantaram felizes e... saciados!

CONFRARIA DE LEITURA: O JOGO DA LETRA INTRUSA

  O malho da árvore quebrou-se!

  O menino gritou com sua pãe!

  Na quadra eu jogo cola!

  Viajei a São Saulo.

  (...)

  Público-alvo: alunos de 08 aos 12 anos (rede pública de ensino).

Grito Coreauense

  "Vi a participação do nosso historiador Leonardo Pildas, no blog RM no Foco, e soube que as amarras do atraso precisam ser partidas, para que o progresso chegue ao município de Coreaú. Primeiramente quero dizer que o Brasil libertou-se da coroa portuguesa há mais de cinco séculos e ainda não desfrutou da liberdade. Hoje o povo brasileiro é aprisionado pela ganância do capital estrangeiro, que pouco a pouco, está se instalando, como também criando barreiras, para dificultar a comercialização dos nossos produtos lá fora. Também não podemos esquecer dos nossos maus políticos que, com os 'mensalões', desviam recursos que deveriam ser destinados ao crescimento e desenvolvimento sustentável da população. Livramos-nos da coroa portuguesa, no entanto, nos aprisionamos a outras amarras.
  Voltando à indagação do nosso historiador: Coreaú para libertar-se do atraso, seria necessário uma grande assepsia na consciência do nosso povo... Que existem maus políticos, sim isso é uma grande verdade. Mas quando o cidadão vende seu voto e permite que o 'rei não coroado' se instale no poder, responsabiliza-se também pelo atraso que recai sobre os cidadãos. Portanto, a culpa é de todos!
  Tenho amigos em diversos municípios do Estado e quando falo do valor do voto em Coreaú, eles ficam aterrorizados... Essa 'prática de venda': a cada eleição que passa, aumenta o valor do voto. A cotação para esse pleito varia de quatrocentos a quinhentos reais! Acreditem!
  Coreaú é uma cidade com uma população conscientizada. A grande maioria dos jovens residentes é de universitários e também filhos ilustres ocupam diversos cargos importantes nas esferas estadual e federal. Mas neste período eleitoral não há uma mobilização para retroceder esse atraso. Podemos afirmar que há omissão da população. Tenho esperança que um dia desça nas águas do rio Coreaú alguém que dê um grito bem forte, para banir todos esses usurpadores (políticos e eleitores) da nossa terra. Aí sim, Pildas, poderemos cantar: 'Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil; já raiou a liberdade
No horizonte de Coreaú.'"

  (Carlos Teles)

PARADOXO

  O Estado que primeiro libertou seus escravos resiste em aceitar as cotas raciais nas universidades! E sabe qual o nome do plenário da Assembleia Legislativa? 13 de maio. Quando interessa...

SÓ DESPREZO!!




  Voto pra coveiro da Educação? Eis aí nossa resposta!

FÁCIL CONSTATAÇÃO!

 Em muitos municípios o que precisa mudar não é a criatura que está na cadeira do prefeito, que pode ser Maria, Zé ou Cazuza! O que é necessário mudar é a mentalidade política! A partir da população, que precisa abandonar a paixonite ridícula e partir para a reflexão, com os pés fincados no chão!

O IMPÉRIO DA RUINDADE (NO MAPA). VEJA QUE A TUCANALHA FEZ A FESTA!

 

O IMPÉRIO DA RUINDADE!

  "Justiça barra 317 candidatos a prefeito que têm ficha suja.
 Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) barraram até agora a candidatura a prefeito de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa, mostra levantamento da Folha nos 26 Estados do país. O número deve aumentar, já que em 16 tribunais ainda há casos a serem julgados. Entre esses fichas-sujas, 53 estão no Estado de SP. Na divisão por partido, o PSDB é o que possui a maior 'bancada' de barrados, com 56 candidatos - o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam uma prefeitura. O PMDB vem logo atrás (49). O PT aparece na oitava posição, com 18, 1% do total de seus postulantes a prefeito. Todos os candidatos barrados pelos tribunais regionais podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A presidente do tribunal, Cármen Lúcia, já disse que não será possível julgar todos os casos antes das eleições, mas sim até o final do ano, antes da diplomação dos eleitos. Os nomes barrados pelos TREs irão aparecer nas urnas eletrônicas, mas todos os seus votos serão considerados sub judice até uma eventual decisão no TSE. Exemplo: se o ficha-suja tiver mais votos, mas seu recurso for rejeitado, assume o segundo colocado na eleição. Entre os barrados, destacam-se o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE) e a ex-governadora Rosinha Garotinho (PR-RJ). Severino tenta se reeleger prefeito de João Alfredo (PE) e foi enquadrado na lei por ter renunciado ao mandato de deputado federal, em 2005, sob a acusação de ter recebido propina de um concessionário da Câmara. Já Rosinha Garotinho, atual prefeita de Campos (RJ), teve o registro negado sob a acusação de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação durante as eleições de 2008. A maioria dos barrados foi enquadrara no item da Lei da Ficha Limpa que torna inelegível aqueles que tiveram contas públicas rejeitadas por tribunais de contas. De iniciativa popular, a lei foi sancionada em 2010, mas só passa a valer na eleição deste ano. A lei ampliou o número de casos em que um candidato fica inelegível - cassados, condenados criminalmente por colegiado ou que renunciaram ao cargo para evitar a cassação. 'A lei anterior era permissiva demais', disse Márlon Reis, juiz eleitoral e um dos autores da minuta da Ficha Limpa. Para André de Carvalho Ramos, procurador regional eleitoral de São Paulo, os próprios partidos vão evitar lançar fichas-sujas."

  (Folha de São Paulo)

O MITO DA CAVERNA

NÃO FAÇA ISSO!

  Não leia as propostas de seu candidato a prefeito e depois o texto O Mito da Caverna, de Platão. Você pode misturar as duas coisas e depois não conseguir separar uma da outra!

REAÇÃO IV

  "A tese dos governadores é absurda, cheia de má-fé e desleal do ponto de vista processual."

  (Valdecy Alves, advogado sindical)

REAÇÃO III

REAÇÃO II

  Nota da CNTE sobre a Adin contra a Lei do Piso


  No mesmo dia em que os movimentos sociais comemoraram a derrubada do recurso que impedia a tramitação ordinária do PNE no Senado Federal, e em que a CNTE e a CUT realizaram a 6ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, foi publicada no Diário Oficial de Justiça, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 4.848 contra o art. 5º da Lei 11.738, que trata da atualização monetária anual do piso nacional do magistério. Subscrevem a referida ação os governadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí e Roraima – os novos "e velhos" Inimigos da Educação, Traidores da Escola Pública.

  ...
  A CNTE lamenta, profundamente, a atitude leviana dos governadores que abdicam do debate democrático em torno da valorização dos profissionais da educação, para continuar a tumultuar o processo de implementação integral do piso no país, além de tentar rebaixar os objetivos da Lei Federal.

  Cabe informar que, nesse exato momento, o Congresso Nacional discute alternativas para a alteração do critério de reajuste do piso do magistério, mantendo-o porém atrelado à meta 17 do PNE, que prevê equiparar a remuneração média do magistério à de outros profissionais – hoje a diferença é de 40%. O mesmo debate pretende ampliar a complementação da União ao piso, à luz de diretrizes nacionais para a carreira dos profissionais da educação.

  Vale destacar que ao contrário do que alega os Governadores, não é a União quem dita aleatoriamente o índice de atualização do piso. O mecanismo associa-se ao Fundeb, que conta com recursos dos estados e mais a perspectiva de complementação da União ao piso. Portanto, o mecanismo possui sustentação financeira. Ocorre que, transcorridos 4 anos de vidência da Lei, nenhum ente federado comprovou cabalmente a incapacidade de pagar o piso. O que se vê Brasil afora são redes públicas de ensino extremamente desorganizadas, inchadas e com desvios de dinheiro da educação que tornam o piso impagável na carreira do magistério.

  A nova Adin dos governadores, além de afrontar a luta dos trabalhadores e da sociedade por uma educação pública de qualidade e com profissionais valorizados, despreza a importância do debate cooperativo entre os entes federados para cumprir as exigências do piso, e por isso a mesma merece o nosso repúdio. Desde já a CNTE compromete-se a mobilizar sua base social e a arregimentar todas as formas de lutas para combater mais essa investida de gestores públicos contra o direito à educação de qualidade e à valorização de seus profissionais."

ABAFANDO O GRITO ALHEIO!

   O 7 de setembro em Brasília e no Ceará teve força-tarefa para evitar protestos. Esconderam o sol com a peneira!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...