quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VIDA DE PROFESSOR

 Vida dura, todo dia/ Luta, luta sem parar/ Tem o aluno à sua frente/ Governo no calcanhar/ Se trabalha, como sempre/ Mesmo assim vai só penar!// É que o querem de cangalha/ De cipó a apanhar/ Mas o mestre não se dobra/ E quer se reinventar!

QUANTAS CARAS HÁ NA GRAVURA?

(Idem)

ONDE ESTÁ O BEBÊ?

 
Fonte: http://dererummundi.blogspot.com/2011/08/ilusoes-de-optica-2.html

Ainda sobre a paralisação nacional em defesa do piso do Magistério

  "Como um dos pensadores e organizadores do evento, gostaria de dizer que fiquei muito feliz com o sucesso do mesmo. Na concentração na Praça do Mercado e no percurso pelas ruas da cidade, tivemos quase uma centena de professores, alunos, pais e outros cidadãos. Todos estavam ali para manifestar o compromisso com a defesa de uma educação pública de qualidade, qualidade essa que passa pela valorização dos profissionais que a fazem. Um diferencial em relação aos eventos do tipo anteriormente realizados, é que estava visível a segurança e firmeza dos manifestantes. Também era perceptível a simpatia e o apoio dos populares presentes ou pelos quais passávamos no percurso pela cidade. Parabenizamos o Professor Zé Mário pela liderança do movimento, registramos a participação do atuante professor e sindicalista sobralense Gilvan Azevedo (Gilvan é um sindicalista que está sempre presente nas lutas do povo).   Também merece destaque o apoio que o movimento recebeu dos blogs de nosso município. Lá estiveram presente o Araquem News (Hélio Costa), RM no Foco (Professores Romildo e Davi), Várzea Grande (Companheiro Manchão) e Notícias de Coreaú (professor Bob). Registramos e agradecemos ainda o espaço cedido pela Rádio Comunitária Princesa do Vale, no programa do locutor Dênis Neves, através do qual alguns de nós, professores, tivemos a oportunidade de nos dirigir a toda a comunidade coreauense esclarecendo a importância da mobilização.
  A luta continua e quem é de luta está sempre preparado para as grandes batalhas."

  Professor Zé Maria

COREAÚ: ASSEMBLEIA DE PROFESSORES


"Colegas professores, sexta-feira próxima, dia 19, às 8 horas, na sede do Sindicato dos Professores de Coreaú – SINDPROC, na Av. Francisco Camilo - Coreaú-CE, ocorrerá uma Assembleia dos professores que fazem a rede estadual de ensino com o objetivo de discutir e decidir sobre a adesão a greve. O Sindicato APEOC se fará presente. A participação de cada um de nós professores é de fundamental importância. Precisamos marcar nossas presenças e contribuir nas discussões e decisões. Não podemos esquecer que um dos principais objetivos da educação é a formação para o exercício da cidadania e que nós educamos pelo exemplo. Como formar cidadãos sendo omissos ou falhos no exercício de nossa própria cidadania? Se fugimos, se nos calamos? A História está acontecendo diariamente e como seres históricos precisamos participar dela, mas participar como protagonistas, não como meros espectadores. De nada vale, creio eu, nossos conhecimentos se não estiverem a serviço da construção de um mundo melhor. E mais, não haverá salvação individual. Só nos livraremos do inferno social com um trabalho coletivo. Agindo de forma egoísta, individualista ou covarde só estaremos colaborando para a perpetuação dos males que afetam a humanidade. E, geralmente, os que agem assim são as principais vítimas, especialmente do tédio e da loucura. Lutar pela construção de uma sociedade mais justa e feliz deve ser tarefa de todos nós.

A luta é nossa, um abraço de coragem a cada professor de Coreaú."

 (Do Araquém News)

DESTE BLOGUE: Parabenizamos os Professores de Coreaú, que continuam na luta (apostamos na adesão à greve!) e o Prof. José Maria de Lima pelo belo texto!

AULA-SHOW EM MESSEJANA

 "Professores da rede estadual de ensino promovem aulão preparatório para o Enem.

 
 Com o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizada uma 'aula-show', com distribuição de material didático aos estudantes, nesta quinta-feira (18), às 8h, na Praça da Igreja Matriz, em Messejana.

  A programação inclui ainda uma manifestação realizada pelos professores da rede estadual de ensino a favor da melhoria da educação pública. O ato é aberto a toda comunidade estudantil.

  A aula é uma iniciativa dos professores da rede estadual de ensino com o apoio do Sindicato APEOC e  da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES).

Segundo a professora estadual, Claudete Carvalho, o intuito é mostrar que o aluno de escola pública tem o direito a ter professores de qualidade assim como o estudante de escola privada."

  (Jangadeiro Online)

"# GUARDA MUNICIPAL NA CASA DA MAMÃE, NÃO!"

 Um dos destaques da noite na imprensa é a tal história dos Guardas Municipais na casa da mãe da prefeita Luizianne, no bairro Mondubim. A senhora Lins está misturando o público e o privado, no maior descaramento do mundo!

Papa Bento 16 será recebido por beijo gay coletivo em Madri

   "O Papa Bento 16 - que viaja nesta quinta-feira para a Espanha por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - vai ser recebido em Madri por um beijo gay coletivo.
   A manifestação será promovida por um grupo de ativistas espanhóis e tem o objetivo de protestar contra as políticas da Igreja Católica.
   O beijo coletivo deve ocorrer durante o trajeto entre a Porta de Alcalá e a Praça de Cibeles, que o pontífice percorrerá em seu papamóvel.
   Em novembro do ano passado, quando Bento 16 visitou Barcelona, ele também foi recebido na cidade espanhola por um beijo gay coletivo.
   Em uma nota, a Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FELGTB) acusou a JMJ de ser 'discriminatória e excludente'.
   A entidade também incentivou os jovens a defenderem uma sexualidade 'livre, plural, segura e prazerosa'.
   A JMJ começou ontem e vai ocorrer até o próximo domingo (21), em Madri.
   Durante sua estadia na capital espanhola, Bento 16 deve celebrar missas, participar de vigílias e se reunir com líderes locais e jovens."

  (Do Folha. com) 

  Matéria indicada por Manuel de Jesus

NO NÍVEL DO CHÃO!

  O deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL), ex-prefeito de Saboeiro, foi à tribuna da Assembleia Legislativa, em defesa de Cid Gomes, no contexto do arranca-rabo dele, da deputada Eliane Novais e do quixadaense Osmar Baquit. Diógenes disse que Eliane Novais estaria “seguindo orientações de uma prefeita desequilibrada” (Luizianne Lins). Ele fez referência ainda à "ressaca" da prefeita, numa insinuação (já velha) indireta às "bebedeiras" da Loura. A quem estão entregues tantas decisões vitais deste Estado!

POR AQUI...

  "(...) Recentemente, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, anunciou que planeja trocar os livros didáticos por tablets nas escolas públicas. Segundo ele: 'Queremos levar (o tablet) para a escola pública e fazer como outros países já estão fazendo. Taiwan já acabou com o livro didático, só tem livro na biblioteca. O aluno lê toda a bibliografia por meio do tablet que também é um caderno eletrônico. A Coreia, em dois anos, não terá livro didático. É o próximo passo do nosso projeto. (...)."

   FONTE: http://entremundos.com.br/revista/tablets-nas-escolas/

  DO BLOGUE: Mercadante vive em que mundo? Estamos muito longe dessa realidade! Ainda há escola por aqui onde falta giz e onde a merenda é água com um naco de nada!



EIS O TABLET

  O que é um tablet?

Um tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque.  Para ter uma idéia de como é um, basta pensar em um 'iPhone gigante', com tela entre 7 e 10 polegadas.  Todos os tablets já vem com conexão Wi-Fi e alguns também usam conexão 3G."


 (Sítio Tecnologia Ig)

SE FOSSE O MEC...

 Uma grande rede de ensino de Fortaleza está com uns outdoors nas ruas com uma publicidade curta e grossa:

  "O tablet susbtitui o livro!"

 Se fosse o MEC que fizesse o mesmo, a hipocrisia que atacou aquele livro adotado pelo MEC iria realizar um "rally", em prol da ética e da decência!

E O QUE DIZER DOS MÉTODOS?

 Há quem diga também que não se agarra a um método de ensino específico. Bebe em várias fontes ou põe um pouco de cada um no liquidificador e... Ocorre que tal prática pode levar a um espontaneísmo desarrazoado e sem rumo! E pode dar bom resultado! Depende da forma como é tocado...

GUERRA AOS TEÓRICOS!

  Há profissionais que praguejam contra os teóricos, por eles "viverem fora da realidade". Consideram que, tendo a prática, não precisam ler os relatórios laudatórios dos "entendidos". Acontece que qualquer profissional precisa de uma base para o que faz! E onde vai escorar suas teses? Deixa tudo solto?

DENÚNCIAS CASTRADAS!

 Um deputado estadual não pode fazer uma denúncia com gravações com imagem ou áudio. O Regimento da Assembleia não permite. No máximo, podem ser exibidas fotos ou gravuras. Com que interesse esse tipo de norma é criado?

BAIXARIA NA AL

  Oceli Lopes, jornalista
 

PP, UM PARTIDO PARTIDO

 Ontem muita gente se filiou ao PP (Partido da Paralisia). Ficou em casa fazendo o jogo governista, do comodismo manietado.

UM ERRO CRASSO!

  Está errada a escola que põe nos ombros da família a responsabilidade pela educação formal do filhos. E está igualmente errada a que desconsidera o suporte de casa. Os dois segmentos precisam se ajudar! Se não ocorre isso, fica um menino penando ou tendo sérias dificudades no meio do embróglio.

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...