segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O OLHAR ALHEIO

"FALTA AO AÉCIO a canastrice que consagrou Lula. Ele, como tucano, consegue manter a mesma falta de carisma de FHC. Isso pesa!"

(Cláudio Teran)

ATÉ LÁ!

 Mesmo no Jornal Nacional Aécio Neves está numa saia justa. Nem em casa o doutor engomado tem sossego?!

OH, PRAGA!

 O pentecostalismo já grassa nas redes sociais. A campanha eleitoral nacional parece caminhar para o rumo da aporrinhação. A tal mistura nunca deu certo! Mas como igreja virou negócio...

COLUNA DA HORA

MANHAS (BEM) DIFUNDIDAS

   A mãe chega à escola e quer que o professor tire a falta do filho que faltou aula. É um jeito de levar a vida no bico. E, acredite, esse tipo de canalhice é promovido por gente ligada à gestão (da escola). O que é que não se faz em nome de um naco de poder!

O FIM DE UMA ERA?

  "(...) A competição Eunício x Camilo se caracteriza por disputa de poder e não de projeto. Tratam-se de candidatos querendo disputar a legitimidade para conduzir o projeto de desenvolvimento iniciado por Virgílio Távora e atualizado em 1986 pelo 'Governo das Mudanças' de Tasso. Projeto que vem agregado a algum componente estrutural e ganho social, mas sem alterar sua lógica que combina crescimento econômico, concentração de renda e poder patrimonial. A competição Eunício e Camilo é a disputa pela continuidade de projeto de colonialidade do poder, onde os dirigentes, colonizados por uma visão econômica euro-estadunidense, reproduzem, de forma imitativa, as grandes obras estruturantes, com total desrespeito ao meio ambiente, à nossa cultura e às nossas alternativas locais. Trata-se de modelo onde as mentes subalternas assumem papel de 'Policarpo Quaresma', que contribui para o triste fim da maioria da população. Assim, o fim do ciclo dos Gomes não representa o fim do modelo de desenvolvimento em curso, mas a mudança do seu grupo gestor."

  Uribam Xavier, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC, no O Povo de hoje e no Blogue do Eliomar

O CALCANHAR-DE-AQUILES

  A imprensa diz que segurança pública dominou o debate dos candidatos ao governo, ocorrido ontem na TV DN. E vai dominar todos os outros. É jogo atirar pra esse alvo... enquanto a educação, a saúde e outras áreas também prioritárias (na perspectiva da sociedade) são esquecidas ou tratadas à base de migalhas de pão!

OS MAIORAIS

  De longe os dois maiores estelionatos eleitorais do Ceará: Metrofor e Ronda do Quarteirão. Nenhum dos dois deu certo. Não nutro nenhuma simpatia pela palavra, mas ela cabe bem aqui: foram dois fracassos!

LEGAL!

 Imagem do Twitter da Editora WMF Martins Fontes:

Link permanente da imagem incorporada

NÃO DIGA!

 Um candidato graúdo a governador diz que a população quer ser ouvida, precisa ser ouvida. Por que somente na época da colheita de votos eles fazem essas prodigiosas descobertas? De que alquimia lançam mão?!

DESCONEXÃO

  Um figurão da intelectualidade diz no DN no fim de semana que a internet acabou com a leitura entre as crianças. Aí a gente chega na sala de aula, entrega livros pra petizada e vê meninos absortos na leitura prazerosa. Em meio tempo de aula tem uns que chegam a ler dois, três livros pequenos. Que a internet atrapalha esse tipo de trabalho, ninguém pode negar. Mas só é ela? E nossa letargia e desconhecimento do CASO?!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...