terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O BRASIL GOVERNADO PELO FUNDAMENTALISMO?

   Frei Betto - escritor e assessor de movimentos sociais

  "Algo me preocupa: a confessionalização da política. Na eleição de Dilma, o tema religioso ganhou mais relevância que programas de governo. Na de prefeito, na capital paulista, pastores e bispos se conflitaram, e padre Marcelo Rossi virou ícone político. A modernidade separou Estado e Igreja. Agora o estado é laico. Portanto, não pode ser pautado por uma determinada crença religiosa. E todas elas têm direito a difundir sua mensagem e promover manifestações públicas, desde que respeitado quem não crê ou pensa de modo diferente.   O Estado deve estar a serviço de todos os cidadãos, crente e não crentes, sem se deixar manipular por esta Igreja ou aquela denominação religiosa. O passado do Ocidente comprova que mesclar poder religioso e poder político é reforçar o fundamentalismo e, em suas águas turvas, o preconceito, a discriminação e, inclusive, a exclusão (Inquisição, 'heresias', etc.). Ainda hoje, no Oriente Médio, a sobreposição de doutrina religiosa em certos países produz políticas obscurantistas.   Temo que também no Brasil esteja sendo chocado o ovo da serpente. Denominações religiosas apontam seus pastores a cargos eletivos; bancadas religiosas se constituem em casas legislativas; fiéis são mobilizados segundo o diapasão da luta do bem contra o mal; igrejas se identificam com partidos; amplos espaços da mídia são ocupados pelo proselitismo religioso.   Algo de perigoso não estaria sendo gestado? Já não importa a luta de classes nem seus contornos ideológicos. Já não importa a fidelidade ao programa do partido. Importa a crença, a fidelidade a uma determinada doutrina ou líderes religiosos, a 'servidão voluntária' à fé que mobiliza corações e mentes.   O que seria de um Brasil cujo Congresso Nacional fosse dominado por legisladores que aprovariam leis, não em benefício do conjunto da população, e sim, para enquadrar todos sob a égide de uma doutrina confessional, tenham ou não fé nessa doutrina?   Sabemos que nenhuma lei pode forçar um cidadão a abraçar tal princípio religioso. Mas a lei pode obrigá-lo a se submeter a um procedimento que contraria a razão e a ciência, e só faz sentido à luz de um princípio religioso, como proibir transfusão de sangue ou o uso de preservativo.   Não nos iludamos: a história não segue em movimento linear. Por vezes, retrocede. E aquilo que foi ainda será se não lograrmos predominar a concepção de que o amor – que não conhece barreiras e 'tudo tolera', como diz o apostolo Paulo – deve sempre prevalecer sobre a fé."
 
  (Frei Betto, novembro de 2012)

AINDA O ROLO DA IVETE...

  "Procurador reage e afirma que governador 'não tem o menor respeito pelas instituições democráticas!'" (O POVO)

NOSSA MILITÂNCIA!

  Plínio Bortolotti, jornalista e Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, entrou em contato comigo pra avisar que recebeu o "Cartão" de 2mX1, escrito pelos confrades do nosso projeto de leitura. Ele prometeu enviar o material para as editorias do matutino. Agradeço!

FORA DE MODA!

  Tem coisa mais demodê do que programa de TV, cujos entrevistados são os patrocinadores!?

ESTAMOS DIANTE DE UM RETROCESSO!

  Grosseria, chutes, pontapés e piadinhas de extremo mal gosto fazem parte da política que se pratica no Ceará hoje. Será que mudamos algo ao votar!?

FRUTAS COM MERMA!

  Há frutas que quando pegam pancada amargam. Perdem o sabor natural. Lembro desse detalhe quando vejo novos (?) governos com o amargor de sempre, com a velha prática surrada. Frutas que bateram nos galhos, mermadas, como todas as outras que passaram pelo mesmo processo... Como esperar sabor!?

O ESTADO SOU EU!?

Confira declaração de Cid Gomes sobre procurador que questionou cachê de Ivete Sangalo http://svmar.es/UQgwzQ

DA SÉRIE "PAGO PRA VER"!

 "Governo promete amenizar a superlotação do HGF ainda este ano", diz o jornal O Povo de hoje. Suporta com muita galhardia a dor... alheia!

"SABEDORIA!"

  A Prefeitura de Fortaleza exonerou as secretárias escolares, que já tinham incorporado gratificações. Vai fazer uma seleção para escolher outras profissionais. Vai pagar dois salários. As quem incorporaram ficarão nas escolas trabalhando como agente administrativo, função original de boa parte delas. Estão enxugando a máquina!?

SUICÍDIO NA RUAS!

  "O que dizer de governos que assistem milhares de pessoas se suicidando nas ruas, sem levá-las para um lugar de tratamento? Crack é suicídio. Ninguém é obrigado a suicídio! Mas é imoral assistir a isso de forma passiva."

 (Cristovam Buarque)

APLAUSOS. PRA QUEM?

  Arnaldo Jabor rasgou seda hoje na CBN para o presidente Barack Obama. Falou do homem como se ele fosse um escolhido de Deus. Mas não falou dos países que ele hoje ocupa, com a força do Estado americano, negando a auto-determinação dos povos, nem de sua política belicista (que sustenta a economia dos EUA), que mata pessoas em várias partes do mundo, inclusive idosos e crianças. Será que o reacionário comentarista desconhece a História ou pensa que o ouvinte é um imbecil!?

QUANDO É DO INTERESSE DELES...

HERANÇA TERRÍVEL

O governador Cid Gomes diz que Roberto Cláudio recebeu uma "herança terrível" de Luiziane Lins, ex-prefeita petista de Fortaleza.
Taí, o governador disse uma verdade!
Palmas para o governador Cid Gomes!!!

Só tem um detalhe com o qual não concordo. O governador Cid Gomes pensa que todos os cidadãos (lá em Sobral é súdito!) cearenses são burros e idiotas.

A "herança terrível" herdada por Robert...o Cláudio foi cevada pelo governo Cid Gomes, até bem pouco aliado da ex-prefeita Luiziane Lins.
Quando o Senhor Cid Gomes vivia aos beijos e abraços com a ex-prefeita não se importava que Fortaleza se lascasse.
Quando o PT, aliado do PSB de Cid Gomes, dava todo apoio ao governo na Assembleia Legislativa, o Senhor Cid Gomes estava se lixando para o que viria a ser em suas palavras uma "herança terrível".
Lembre-se, por oportuno, que o líder do governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa até vésperas da eleição de Fortaleza, era o deputado Antônio Carlos, pessoa da estrita confiança de Luiziane Lins. Tanto isto é verdade, que após o rompimento da aliança PT/PSB, Antônio Carlos foi coordenar a campanha do candidato de Luiziane à prefeitura de Fortaleza. (Quem era mesmo o candidato?!!!)
Portanto, meus caros amigos e amigas, as pessoas de bem sabiam de antemão que estava sendo gestada essa HERANÇA TERRÍVEL. Mas sabemos também que o Senhor Governador Cid Gomes é um dos patronos dessa tal "herança terrível".

DIGA-ME LÁ!

  A Luizianne Lins da herança maldita é aquela mesma que até bem pouco tempo andava de tapinhas e beijinhos com o padrinho de Roberto Cláudio? Ou ele acha que todos nós somos dementes!?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...