sábado, 24 de setembro de 2016

LEMBRA OS FILMES DE COWBOY

TOCOU NO NOME DO MORO...

Na Globo News vem a descabida interrupção!

DEBOCHE

Kayser, via Twitter

UMA CAPA DE AUDIFAX RIOS

 Divulgação: Rouxinol do Rinaré

EH, EH!

Intelectual aqui na paralela defendendo a extinção do Ministério da Cultura, por ser cabide de emprego e, por essa e outras, segundo ele, ineficiente. "O governo inteiro tem que incentivar a cultura!". Isso nunca vai acontecer, claro!

A OPINIÃO DE AIRTON DE FARIAS

"Garotos fazendo saudações fascistas em redes sociais, sem nenhuma vergonha, exaltando político troglodita e medíocre (cérebro de pitomba). 
Gente apostando no militarismo, na força, na morte, na repressão, em armas como solução para problemas. Pessoas elogiando a ditadura e os torturadores. Um desencanto com a política e uma enorme crise de representatividade. Claro que são contextos bastante diferentes. Mas há um pouco da lógica que levou multidões a apoiar Hitler e Mussolini lá no passado.
Tempos temerosos. Um pesadelo. Que maldição foi essa que caiu sobre nós? Que Deus perdoe nossos pecados!"

COREAÚ: OPINIÃO

PARABÉNS PARA A VELHA PALMA, O NOSSO QUERIDO COREAÚ, PELOS SEUS 146 ANOS!
Neste sábado, dia 24/09/2016, o nosso querido Coreaú (antiga Palma) faz aniversário e completa os seus longevos 146 anos. Tantas gerações humanas já passaram por aquelas plagas calientes do semiárido nordestino, onde a carnaúba cresce frondosa e vistosa.
Mas algo intriga a muita gente: quanto mais velha fica, a antiga Palma não avança e/ou não se desenvolve socioeconômica e culturalmente, como devia e merecia. Maquiagem não falta. E porque isso acontece, lamentavelmente?!
A nosso ver, e não necessariamente nessa ordem, cito algumas causas e entraves:
1º. Complexo de nanicismo e/ou de vira-latismo;
2º. Ausência de bons projetos estruturantes;
3º. Meio ambiente não levado a sério (degradação ambiental, etc);
4º. Inexpressividade dos representantes políticos frente ao poder estadual e central (só conseguem enxergar os próprios umbigo e quintal/);
5º. Inércia, ignorância, passividade e até desinteresse da maioria dos habitantes pelas questões e problemas do seu lugar/torrão;
6º. E talvez o pior deles: Não acreditar que pode-se melhorar o lugar em que se vive para o próprio bem, da família e das futuras gerações. As velhas práticas nada republicanas a cada processo eleitoral são a prova viva disso. E os anos, as décadas e o centenário vão se passando e não se ver avançar e/ou melhorar nada, significativamente (A VELHA PALMA DE SEMPRE). Parecem que adoram e idolatram o seu próprio carrasco. Prova disso:
1º. Inexistência de espaço sociocultural e esportivo para a juventude. Idem, para os idosos;
2º. Inexistência de Matadouro Público (certificado por veterinário/Vigilância Sanitária). A propósito, qual a qualidade da carne (bovina, suína, caprina, etc.) que o coreauense está consumindo?;
3º. A degradação ambiental gritante. Do jeito que vai, em poucos anos, o Rio Coreaú corre sério risco de não mais existir (desmatamento da mata ciliar, assoreamento, depósitos de lixo em seu curso, etc) e/ou de se transformar em canal (de esgoto) fétido a céu aberto;
4º. Falta de reforma no Mercado Público e duplicação da ponte sobre o Rio Coreaú;
5º. Criação de espaços e/ou centros de leitura e de acesso à tecnologia (Internet, Wi-fi...) nos bairros e praças da cidade.
Não sou candidato a nada, mas acho que acabo de sugerir uma boa plataforma política para qualquer cidadão de bem que queira ver o seu torrão melhor e mais feliz.
COSMO CARVALHO

CLAYTON

Do O Povo

OH, POVO RUIM!

 Do Facebook

NA MESMA LINHA...

Ir a Coreaú é ir à Rua de Baixo e baixar no Bar do Tutim. Ir ao Mercado e ter um dedo de prosa com o Inácio Albuquerque. Passar na Praça da Matriz e ouvir seus pardais, em seu eterno alarido. E topar com um conhecido - em qualquer beco - e ter com ele uma conversa (mesmo que curta). É ir ao Alto e calibrar os pneus numa birosca qualquer. É ver a feira e seu ruge-ruge. É comer bolo manzape e ouvir pela milésima vez aquela história do "não troco um por dez missas". É dar uma volta pelos arredores da rua, mesmo correndo o risco de esbarrar em algum descuido prefeitural. É ver o povo, já cedinho cuidando da vida e o padeiro deixando o pão quentinho pendurado no portão. É ver o último notívago chegando em casa, com aquela conversa sem fim. É ouvir a banda tocar em algum lugar: - Aniversário?! É poder ver os meninos pobres correndo com um pneu de bicicleta, que apanha de um pedaço de pau. É ir ao Araquém e ouvir as histórias dos tempos de ontem, quando galinha (ainda) tinha dentes. É ouvir a lodaça dos bares, onde a filosofia é renitente, benéfica e generosa... Ir a Coreaú é conectar-se com vários, diversos, ricos mundos!

UMA VIAGEM PELA CAPITAL

"Se eu gosto de Fortaleza? AMO minha cidade, essa noiva desposada do sol. Amo comer caranguejo na quinta-feira. (...). Amo a Praia do Futuro (moro a menos de 5 minutos de lá, mas vou - a ela - menos do que gostaria). Amo as tapioqueiras, o sorvete no Juarez, o Mercado dos Peixes, o trenzinho da Beira-Mar, a exposição Vaqueiros no Dragão do Mar, o Passeio Público, a Praça do Ferreira... Coisa mais rica é comer um peixe frito no Albertus, vendo a Barra do Ceará. E a Sabiaguaba, meu Deus! Amo tanto Fortaleza que me preocupo com ela. Quem vai governar nossa cidade? Tem que ser alguém que ame e cuide das pessoas. Quem vai fazer nossas leis? Precisamos de vereadores comprometidos com toda a população, notadamente a menos favorecida. Quero ir aos Lions à noite, fazer um pré-Carnaval na Praça dos Leões, ir à Gentilândia e comer cai duro na pracinha; se tiver grana, ir à Culinária da Van. Quero ocupar a Praça da Imprensa pra gritar 'Fora, Globo!' Quero uma Fortaleza de liberdades, não de repressões."
Foto do perfil de Samira de Castro
Samira de Castro - jornalista

E O BANQUEIRO "TRAÇANDO" UMA LAGOSTA...

DO FACEBOOK

O RAIMUNDO NETTO...

...escritor cearense. De Valber Benevides

DE LEONARDO MOTA

O Leota:
"Fui um intransigente na defesa do sertão esquecido, do sertão caluniado e só lembrado quando dele se quer o imposto nos tempos de paz ou o soldado nos tempos de guerra. E fui, sobretudo, contra o labéu de cretinice do sertanejo nordestino que orientei a minha documentada contradita: em todo o meu 'Cantadores' e nas conferências que proferi, de Norte a Sul, pus o melhor dos meus empenhos em fazer ressaltar a acuidade, a destreza de espírito, a vivacidade da desaproveitada inteligência sertaneja, de que os menestréis plebeus são a expressão bizarra e esquecida, apesar de digna de estudos."
Wikipédia

É TRISTE!

Do Tribuna do Ceará: "Alunos de escola particular de Fortaleza também aderem ao 'Bolsonaro 2018'. Alunos do ensino médio do colégio Ari de Sá tiraram foto batendo continência em frente ao quadro de sala de aula. (...)."

TODOS OS DIAS!

BELEZA NORDESTINA

Carla Soraya Florêncio (TV Assembleia). 
Foto dela:

NA CIDADE REAL

"Num momento de crise desses, acho um absurdo professor falar em capa de prova!" (coordenadora de uma escola)

A ARTE

DE ADEMIR MARTINS
Resultado de imagem para galos aldemir martins

CANDIDATURA

Por aqui tem uma tal de Fátima da Cohab (que quer ser vereadora). O órgão já foi devidamente liquidado. Facilitava compra de casa pra pobre...

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...