domingo, 20 de janeiro de 2013

NUMA TARDE DA DÉCADA DE 1970

  Duas e meia da tarde. O lugarejo pequeno do Ceará está paralisado. O sol é inclemente. De repente, uma cipoada de vento; lá vem o redemoinho! Folhas secas no ar, a poeira sobe e faz parafuso. Uma beata, assusta-se: - Valha-me, São Reimundo! O comboieiro, que cochilava debaixo de uma das poucas árvores, pragueja, bodeja, valente! Seu peixe tinha se misturado ao vendaval. As mulheres, já velhas, repassam contas nas janelas. Os homens estão sentados nas calçadas, com a cabeça escorada na ponta da bengala. Alguns se atiram no fundo de umas fiangas surradas. De algumas casas vem o cheiro forte de café. Alguém grita do longe de uma cozinha fumacenta: - Zé, traz o pão! Oh, home sem esprito! Na ponta da rua surge uma meia dúzia de pessoas. Tem caras tristes. Trazem um caixãozinho branco. Nele há uma criança morta, vestida de azul. Mais uma que se vai, diante da frieza do governo. Todo dia passavam várias. Alguns dos acompanhantes já se repetiam nos cortejos incessantes. A vida se move devagar. Até que se abre a primeira bodega. Um homem que tremelicava debaixo do benjamim vira a primeira bicada. O comboieiro trepa a sacaria nos jegues cansados e já bicheirentos e some no poeiral! E grita e bate e canta, num gemido incompreensível. Homem valente. Viaja só. De companhia só sua macaca de relho e seus jegues. Vai pra Granja, Uruoca, Senador, Chaval, Camocim, Barroquinha,... De vez em quanto pensa na mulher nova que deixou em casa. Mulher nova... de saudade tão velha!
  O homem valente pensa: quando chegar... e tempera a garganta, num riso besta...

A APL, PARA ALÉM DAS CAMISETAS!



  Foto: Blogue Diário de um Navegante

SE FOSSE SÓ LÁ...

 Em Itapiúna (a 110 km de Fortaleza) um porco foi encontrado dentro de uma escola abandonada pela prefeitura. Serviço porco, não é só em Itapiúna, não! Ele fez escola!

SÓ LOVE!

  Enquanto Elmano de Freitas prega a crítica à administração Roberto Cláudio como governo que (o PT) já foi e como quem quer voltar ao governo, Zé Guimarães cochila no colo dos Ferreira Gomes. É! E já na décadas de 90 eu ouvia dizerem que 0 dito-cujo era "a direita do PT!" O Zé é muito direitoso mesmo!

MOREIRA DA ACOPIARA NA RÁDIO CIDADE AM





  Foto de Lucarocas (poeta). Um dos temas preferidos de Moreira é Educação.

NO AR!

  A Rádio Assunção AM debateu a ocupação indiscriminada de áreas do rio Cocó, com Tarcísio Leitão, Edilo Soares, Amauri Gomes, Cid Carvalho, Dr. Mourão e Jeovah Meireles, da UFC. Já as "grandes" rádios...

DESFARÇATEZ

  "Descoberto pra que serve o centro: pra pessoas disfarçarem que são de direita. Deve ser muito feio ser de direita. Ninguém diz que é!"

 (EMIR SADER)

CIDADANIA SOLITÁRIA!

   O Prof. Djacyr de Souza está divulgando a ação de um senhor de nome Walci, que peregrina pelas rádios de Fortaleza, numa manifestação em favor da construção de um hospital para diabéticos. É uma luta renhida, sofrida! Segundo Djacyr, ele liga pras rádios e fala com dificuldade. Não foi dito se ele tem problemas de diabetes ou é alguém da família... Mas, diante de seus relatos quase incompreensíveis,...

COMO ESTÁ NO FACE...

  "O Sindiute pode ter seus problemas. E COMO os tem! Mas fora dele não há salvação!"
  "Desencanto. Ivo Gomes plantou. Quem colherá? O que se colherá?"
  "Quanto ganhará cada médico do Estado a partir de agora? Um salário Sangalo?"
 
 

A FUTRICA DO DIA!

 O pessoal do site em OFF pergunta: "Quem é o pai do filho que Luizianne Lins está esperando?" Sim, quem é!? Do primeiro é Sérgio Novais...

SÓ REZANDO!

  Funcionários exonerados (ou transferidos) de Fortaleza apelam pra Deus, nas redes sociais. É uma forma de suportar as mudanças e alterações que chegam de forma intempestiva e irresponsável. Há quem fale até em depressão!

SAFRA RUIM!

  A PF investiga 77 municípios cearenses por roubalheira. A maioria dos casos envolve verbas da saúde, diz o DN de hoje. Que morram... Os outros!

SAINDO DA ADULAÇÃO!

  Rangel Cavalcanti, no seu texto de hoje do DN, sai do seu eterno anti-lulismo e faz uma bela análise do início do governo Roberto Cláudio. Sem o puxa-saquismo que está marcando estes tempos. Ele pede moralização, não pela metade. Mas uma investigação aprofundada, para se saber se os 3200 funcionários exonerados realmente são desnecessários à máquina municipal, ou trata-se de uma simples troca (do tipo: eu tiro os teus e ponho os meus!). Até que enfim alguém escreveu alguma coisa pro leitor (que, às vezes, é tratado como tonto!)

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas