terça-feira, 1 de maio de 2012

PROS PARQUES...

  ... Levávamos nossa timidez, nossos sonhos, o desejo incontido de encontrar o primeiro amor; levávamos as pernas bambas, um pedido de uma "bela página musical", num papel num canto do bolso. Levávamos o medo do fracasso, o riso contido de menino matuto, a tontura do primeiro trago, a confiança na troca de olhar (o tão nosso flerte), o beijo inexiste na boca nervosa... medos, medos, misturados a sonhos embaraçados, embasbacad0s, atados,... o dinheiro meado, miúdo, contudo, oh, tempo bom!

COMO NOS TEMPOS DOS PARQUES...

A CHARGE. O DEBOCHE...



AO PENSAR O TRABALHO...


 
  "O trabalho dignifica o homem na medida em que é movido pela intencionalidade, isto é, ao agir embasado na vontade, inteligência e criatividade. Ao contrário dos demais seres, os homens são capazes de planejar suas ações no mundo e dotá-las de sentido. As aranhas, para usar o exemplo de Marx, fazem com grande maestria complexas teias, entretanto, tal ação surge do extinto e não da vontade. Do mesmo modo, os animais também podem agir pelo condicionamento, algo além da restrição à história filogenética (comportamentos selecionados da espécie ao longo da evolução), através de seleção de resposta organísmica aos estímulos ambientais, como quando um cão adestrado levanta a pata seguindo a sugestão de seu dono, pois associa a ação com a recompensa (a comida, por exemplo), não representando uma intervenção consciente no mundo. O homem, no entanto, pode agir conscientemente; pode dominar, minimamente, seus extintos e condicionamentos; pode decidir (inserido num rol de possibilidades existenciais) fazer algo ou não fazer. O homem é dignificado pelo trabalho, portanto, quando o faz conscientemente.

  Marx nos explica o que ele chama de alienação. Alienação seria a perda de consciência por parte dos trabalhadores ao produzirem os bens de consumo na máquina capitalista. O trabalhador não teria o controle daquilo que faz, sequer saberia o que estaria à frente ou atrás na linha de produção. O trabalho perderia, então, com seus sujeitos alienados, seu teor de liberdade, e, porquanto, de dignidade; seria puro ato de repetição. O mesmo termo (alienação) pode ser empregado, por exemplo, para se referir ao sujeito que se coloca alheio às decisões políticas que correspondem a ele, negando-se a ser político atuante-questionador-consciente, tornando-se submisso às vontades daqueles que estão no poder.

  A alienação do trabalhador tira a dignidade. E é para recuperar a dignidade que a classe trabalhadora se rebela, organizada, para fazer do seu labor meio de sobrevivência, mas também de impressão de criatividade no mundo e enriquecimento (para muito além do financeiro) pessoal e social.

  O ócio produtivo (veja como é interessante este termo) seria não trabalhar, para colocar-se a contemplar, pensar, divertir-se, criar artisticamente, enfim... fazer coisas que beneficiam o homem, mas não são oficialmente trabalho. O ócio produtivo, ao ser visto segundo a ótica de que o trabalho é ação intencional e planejada no mundo, enquadrar-se-ia na categoria trabalho. Não é, obviamente, com finalidades de produção material, porém, seria uma intervenção consciente no mundo, e, assim, dignificante do homem de igual forma, ou até mais, e estaria indiretamente relacionada com a produção das condições materiais de existência.

  Outro aspecto a se elucidar é o do emprego. Não convém entender emprego como sinônimo de trabalho. O emprego é quando o trabalhador recebe para vender sua força de trabalho. Numa indústria, para tornar mais compreensível, o operário produz através de sua força de trabalho e recebe um salário (espera-se) por isso. Ou seja, ele não recebe pelos bens, mas pelo seu esforço direcionado na produção dos bens. Com isso, o empregado se difere em liberdade do trabalhador (como um artesão autônomo que tem sua oficina) por ter de se submeter ao dito do patrão. Do questionamento ao dito do patrão surgem conflitos, conflitos que movem a sociedade.

  Faço este pequeno aparato, justamente, para que, neste Dia do Trabalhador, não confundamos aquilo que se comemora com a mera distorção do mesmo pelo sistema capitalista de sociedade. Reitero, o trabalho dignifica, sim, o homem! O que tira a dignidade do homem é usurpar sua liberdade no trabalho!"

Coreaú, 01 de maio de 2012
Benedito Gomes Rodrigues

Cachoeira Articulou Compra de Partido

  "Por intermédio de araponga, o contraventor ofereceu R$ 200 mil pelo PRTB de Goiás.


  Definido pela mulher como 'preso político', o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preparava uma ofensiva política em Goiás. Conversas interceptadas pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo mostram Cachoeira negociando a compra de um partido. 
  Os áudios da PF indicam que seria a seção goiana do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), cujo presidente nacional Levy Fidelix é citado em diversas escutas.
  As conversas sobre a compra do partido começam em maio de 2011, quando Cachoeira questiona um aliado sobre a direção da legenda em Goiás. A ideia era tirar do cargo Santana Pires, presidente regional da sigla. Dois dias depois, o contraventor pede a Wladimir Garcez que envie uma mensagem para alguém, cujo codinome entre o grupo é 'nosso maior', questionando se valia a pena 'pegar' o PRTB. (...)."

  (Estadão)

COM DUAS VELAS ACESAS!

   Artur Bruno está ao vivo na TV União neste momento. Ele mantém o discurso das duas velas acesas. Uma pra deus...

EM MEMÓRIA E RECONHECIMENTO A BENEDITO TONHO, MÁRTIR DA CAMINHADA


  "Mataram Benedito por pregar um mundo irmão.
Morreu um lutador. E nos deixou uma lição:

'Lutar, lutar, lutar até o fim!
Foi este o grande exemplo
Que o Bené deixou pra mim.' (bis)

Seu sangue derramado nos deixou uma certeza:
Que um dia, todos juntos, vamos virar esta mesa:

'Lutar, lutar, lutar até o fim!
Foi este o grande exemplo
Que o Bené deixou pra mim.' (bis)



  Foi ao proclamar deste hino (de trecho acima exposto) que uma multidão emocionada entoou louvores, há quase 26 anos, na missa de sétimo dia de Benedito Tonho, realizada na capela de Ubaúna.
  Benedito Tonho foi um agricultor, pai de família e liderança comunitária, que residiu em Queimadas, localidade encravada entre os municípios de Coreaú e Frecheirinha, próxima ao distrito de Ubaúna. Vivia nas terras de seus pais, cultivando-a para o seu sustento e de sua mulher e filhos.
  Atuou reconhecidamente como liderança da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). Participou do Movimento Dia do Senhor, iniciativa na Diocese de Sobral, que visava oferecer uma formação libertadora aos leigos camponeses, a partir de cursos e encontros onde os participantes podiam livremente expressar e problematizar as questões por eles enfrentadas em suas comunidades, resultando num desenvolvimento de consciência crítica. Tal movimento pariu diversas lideranças populares em nossa região, durante seus cerca de trinta anos de trabalho.
  Encontrando-se ameaçado pelo grileiro local de nome Luiz Mariano, Benedito Tonho se obrigou a vivenciar uma disputa por terra, de grande destaque regional. Contou com o apoio das comunidades e da CPT, mobilizadas em nível diocesano. Entrou na Justiça, tendo como advogado Clodoveu Arruda (Veveu), que acompanhava juridicamente os movimentos sociais da região naquela época.
  No dia do julgamento, com cerca de trezentas pessoas ansiosamente esperando o termo da audiência no Fórum de Coreaú, como forma de apoio ao companheiro, obteve veredito favorável. A terra era verdadeiramente sua.
  A disputa, porém (e infelizmente), não se encerrou com o julgamento. Enquanto trabalhava na roça, sucumbiu perante ato de pistolagem, no dia 05 de agosto de 1986, com apenas 27 anos de idade. Credita-se o crime (autoria material) ao então conhecido pistoleiro Benedito Paiva (vulgo Índio), como forma de vingança do grileiro.  
  Foi um homem de frases marcantes, de ousadia e coragem na luta.  Ainda hoje ecoam suas frases, nos espíritos daqueles que acompanharam seu esforço e seus sonhos. Exclamava, animoso: 'As coisas só acontecem quando a gente faz as coisas acontecerem!'. Simbolizando sua resistência, falava: 'Morrer na luta é heroísmo! Fugir da luta é covardia!'. Ambas frases simples, fáceis de serem compreendidas pelo povo e, por isso, portam um significado emancipatório enorme.
  Presenciei, honrado, ano passado a missa de 25 anos de sua morte e a homenagem a ele, conferida na frente de milhares de pessoas na 15a. Romaria da Terra, em Itapipoca.
  É uma pena, realmente, que um homem do povo como este seja rememorado (o fato) pelo nosso Ceará afora e seja ele (Tonho) esquecido na terra em que lutou!
   P.S.: Há um interesse em se publicar uma biografia de Benedito Tonho, pelo companheiro de caminhada e também xará, Benedito Lourenço, aqui de Coreaú. Espero poder contribuir e ver a história do mártir documentada e publicada.
  P.S.2: Desde já, gostaria de agradecer novamente ao espaço oferecido pelo prof. João Teles, sempre atento aos escorregões do iniciante aqui, e que tem um domínio invejável da língua."

Coreaú, 29 de abril de 2012

Benedito Gomes Rodrigues

DE UM TRABALHADOR QUE PENSA



 
  "Os donos do capital incentivarão a classe trabalhadora a adquirir, cada vez mais, bens caros, casas e tecnologia, impulsionando-a cada vez mais ao caro endividamento, até que sua dívida se torne insuportável."
***
   "Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos, o mais que possa. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites."
***
  "Quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça."

  (KARL MARX)

ANJOS TORTOS!

  A juventude está meio zonza! Sem perspectiva, sem rumo! As famílias em estado de degeneração. Muitos jovens estudam. Boa parte não sabe o que está fazendo, pra onde vai ou o que vai fazer... O Estado tenta resolver seus dramas internos. Alguns doutores atiram. Gritam! Também sem rumo. Gritos ilógicos! Tentam acertar alvos imprecisos, de forma atabalhoada. Acabam por agredir os mais fracos. O mundo está em parafuso. A juventude ouve músicas... que dizem quase nada! Fuma cigarro... em busca de algum prazer... A violência cresce, a polícia corre para todos os lados, se mistura, se corrompe,... prende pobres e negros... Nenhum doutor! Do alto dos paços os doutores berram! Parecem querer que a manada corra... Ela incomoda, aporrinha, pede comida, emprego, remédio, reajuste,... Que mundo é esse!?
  Grite mais alto, doutor!

A "BOA" DE URNA!

  "Depois de o mandato da vereadora Raimunda Costa dos Santos ter sido cassado por infidelidade partidária, quando saiu do PSDB e foi para o PSB da cidade de Coivaras, localizada a 68 km de Teresina, capital do Piauí, a vereadora Constância Melo Carvalho (PMDB), 80 anos, que teve apenas um voto, foi empossada em seu lugar. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Coivaras, Carlos Alberto Lustosa Araújo (PSDB), Constância foi vereadora por três vezes. Ela chegou a registrar a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas desistiu de fazer campanha, após a morte do filho, que era seu coordenador no pleito. O único voto que recebeu foi dela mesma. O município de Coivaras tem nove vereadores e a posse, no último dia 23 de abril, chamou atenção no município."

Fonte:Sobral de Prima
Texto Enviado pelo Manchão

DIA DE LUTO E DE LUTA!

   "Não faz muito tempo os grupos de esquerda afirmavam ser o primeiro de maio, um dia de luto pelos trabalhadores massacrados em Chicago e um dia de luta por melhores dias. Gradativamente as centrais sindicais e estudantis foram mudando o teor do primeiro de maio. Delas haviam as que sorteavam carros, casas e eletrodomésticos para terem uma presença massiva, porém, era uma 'festa', totalmente despolitizada. Hoje, quando o PT, PSB e PCdoB chegam ao governo tudo se tornou muitíssimo pior. A custa de um bom dinheiro essas centrais que se encarregaram de engessar o movimento operário, estudantil e de lavradores, converteu a data de hoje num mero dia de feriado e a luta e o luto foram atirados às calendas gregas, para regozijo das classes empresariais, que se sentem livres do fantasma de uma possível organização dos trabalhadores dispostos a lutar contra o capitalismo, matriz de todas as desgraças sociais que penalizam os miseráveis, os pobre e até a classe média, de quem a presidente Dilma promete minorar as chagas. Quanto à burguesia, nada há que melhorar, pois ela dispõe de tudo que é bom, confortável e seguro e, assim sendo, quem deve comemorar o primeiro de maio com champanhe e caviar. É a grande burguesia. Fora o capitalismo, viva o primeiro de maio combativo!"

O QUE VEM POR AÍ!

  "Convido você para visitar o blog da paróquia de Nossa Senhora da Piedade... Dê suas sugestões! Acesse: http://paroquiacoreau.blogspot.com.br/
  Ainda estamos em fase de construção..."
 (Lucione Queiroz, pároco de Coreaú)

O PAPA TUDO!

  O esquema do tal Cachoeira envolvia até delegados da PF? Cachoeira com balseiro, que a tudo arrasta e... arrasa! Ê, Brasil!

O HOMEM DIGNIFICA O TRABALHO!

  "(...) Pena que não possamos comemorar o velho ócio criativo, tão almejado pelo comandante (Karl) MARX. Temos que comemorar o Dia do Trabalho, com carga horária excessiva, exploração direta da mais-valia, espoliação de direitos básicos e subvalorização da nossa velha mão-de-obra; se todos no mundo trabalhassem 2 horas diárias, o excedente de produção daria pra alimentar a todos, de maneira digna; se a acumulação de riquezas fosse descentralizada igualitariamente, não estaríamos com o discurso demagógico-capitalista de que o trabalho dignifica o homem, e sim, com o discurso humano de que o homem dignifica o trabalho. Mesmo assim um grande 1º de maio a todos!"
  (Lastênio Sousa, citado pelo historiador Airton de Farias)
 

ARAQUÉM: UMA RELÍQUIA ABANDONADA DO NOSSO DISTRITO!


"Antiga usina, onde funcionou o motor que gerava energia para o Araqúem, nas décadas de 70 e 80. No final das décadas de 80 e 90, funcionou como escola infantil (quem não lembra do MEC, da Profa. Vilani). Também funcionou como escola para idoso, Peti e sala de aula do ensino médio, em 2006. Hoje, abandonada (prédio da prefeitura)."


Fonte: Blog Educaraquém

Araquém News, quarta-feira, 11 de maio de 2011.

LUZ NA PARAÍBA...

  Em Cajazeiras, na Paraíba, a chegada da luz foi imortalizada em versos, cujo autor desconheço:

 "Em Cajazeiras lá tem luz elétrica/ Não sei se presta/ Nem quem assentou/ Quem assentou foi uma rapaz que veio da Alemanha/ Todo mundo apanha/ No pé do motor ..."

NO ARAQUÉM...

  ...Vi a velha usina do motor (da luz elétrica) muito maltratada! Não terá por parte da prefeitura nenhum interesse em manter o prédio!? Ele faz parte da infância de muita gente. Nas décadas de 60 e 70, todos os dias a meninada seguia o homem do motor, para vê-lo ligar o motor, por água nos tanques, dar o primeiro sinal de que viria escuridão pela frente e desligar o motor... É a História desprezada...

UMA MULHER À FRENTE DE SEU TEMPO!




  "Ontem, 26/04, recebi o livro 'Francisca Clotilde, Uma Pioneira da Educação e da Literatura no Ceará', que me foi enviado pela conterrânea e autora do livro, a professora e acadêmica Anamélia Custódio Mota, cuja cadeira na Academia Tauaense de Letras tem como patrona a própria Francisca Clotilde. Francisca Clotilde, conforme tive a grata satisfação de saber, através da professora Anamélia, foi uma pioneira em tudo que empreendeu.

  Foi a primeira mulher cearense a ter voz ativa no extreito círculo literário do Ceará, no idos de 1900, foi abolicionista, quando muitos homens se omitiram, divorciou-se e escreveu sobre o divórcio em um tempo e lugar onde as mulheres divorciadas eram tratadas como prostitutas. E ela foi respeitada. Fundou uma revista onde falava abertamente da 'grosseria dos homens', quando às mulheres não tinham o direito de se manifestar publicamente; fundou um colégio onde meninos e meninas estudavam na mesma sala, inconcebível naquela época, em que meninos e meninas estudavam até em horários diferentes...

  Agradeço de coração à Anamélia Mota pelo envio de tão caro exemplar de seu livro. Vou repassá-lo à Biblioteca da Casa do Ceará em Brasília.

Com um grande abraço."

NAS FARINHADAS E MOAGENS DE CANA...

 Quando pequeno o pai da gente nos punha com uma foice nas mãos, entre os operários do dia: Antônio Matias, João Duarte, Francalino, José Joana, Moreira Bezerra, Eugênio, Antônio Paulino, Dona Mariana, Antônio, Domingos e Maria Perna, Chico Benevides, Pedro Fernandes, José João e Irena e vários urus de outros! Gente do povo, que um dia puxou cobra para os pés, pra ganhar tão pouco... São trabalhadores! Têm História. Merecem a homenagem! 

PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ

"Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas
Da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que
a Muralha da China ficou pronta?

A grande Roma está cheia de arcos do triunfo
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os Césares? A decantada Bizâncio tinha somente palácios para os seus habitantes? Mesmo
na lendária Atlântida os que se afogavam gritaram por seus escravos na noite em que o mar a tragou.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho? César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua armada
naufragou. Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu, além dele?

Cada página uma vitória.

Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?

Tantas histórias

Tantas questões!" 


(Bertold Brecht) 

DO BLOGUE: Velha História, que deixa o povo fora da História! Sempre foi assim! O texto, como você vê, continua MUITO atual!

A TRABALHADORA

CONFIRA NO REPLAY!



 

NÓS...

O FILME. A CRÍTICA

‎  "'Os Vingadores' (nada contra o filme e seus fãs - mas é uma produção meramente mercantil e descartável). Passando no Cine Dragão do Mar, diz muito de como anda as artes em nossa terra."

SOBRE ALDO SENA...

   "Aproveitando aqui o embalo do Blogue do Professor João Teles, é preciso acrescentar que depois da grande safra de exímios instrumentistas da região Norte, em especial do Pará, vingada do final da década de setenta para a década de oitenta, o Brasil nunca mais viu germinar tantos talentos. E não adianta vir dizer que a pacanda do Olodum supera. Não chega nem aos pés destes senhores. Parabéns a eles... São muitos..."

  (Manuel de Jesus)

GRANDE NEGÓCIO!

 Na campanha eleitoral norte-americana estão sendos discutidos a morte de Osama Bin Laden e o uso de aviões não tripuláveis, na caça a terroristas. Ou seja, mercantiliza-se a vida... alheia! Os civis do caminho deles que espatifem-se!

REPERCUTE

   Ontem Dilma Rousseff distribuiu pitos aos bancos privados e exigiu juros mais baixos. A voracidade dos banqueiros é grande! Devem ter assistido a TV com tapumes as oiças...

NÃO-ME-TOQUES (?)

Quer dizer que Felipe Neto, youtuber, não pode chamar Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, de "excrementíssimo" ao inv...