sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A RENDEIRA


"Entre seus dedos macios os bilros atritam,
como dardos de fogo crepitante;
voam no espaço limitado, voltam velozes,
de uma a outra mão domesticados.

Voam e volteiam em ritmos iguais e sonoros

como sons de uma harpa celestial:
enquanto a mão prende um feixe de linha
a outra retira e espeta o espinho na almofada.

E os dedos trocam os bilros

num vaivém de ritmos atroantes
e é como se mãos de crianças se enredassem nos
desenhos do estrado
que a artesã-rendeira vai ao tempo bordando. (...)."

  (JOSÉ ALCIDES PINTO, poeta cearense)

Água Doce em Risco

  "A agricultura como está sendo praticada, na maior parte do mundo, apodera-se de 92% da água doce do Planeta. Tal situação é insustentável. O alerta é de pesquisadores holandeses, preocupados com o abastecimento futuro das populações, diante do excessivo consumo carreado para a produção agrícola.

  O Brasil insere-se, especialmente, entre essas preocupações, por ser o quarto país com o maior consumo desse recurso e também o quarto entre os que exportam bens cuja produção requer grande volume de água, como os produtos primários. Enquanto o consumo se acentua, as fontes de água doce minguam. (...)

  O futuro das nações, diante dessa perspectiva de escassez, dependerá essencialmente da água potável. Há necessidade de preservar os recursos hídricos, racionalizar o consumo, combater o desperdício e emprestar tratamento diferenciado aos insumos que reclamam alto uso de água na produção." (DN, em Editorial)

A VELHA RIMA!

   Quer dizer que antes da inauguração, vem o vassourão? Eis uma ação que é quase uma instituição, neste Ceará de mãe-preta e pai-joão... Só rindo!

MENINOS ANIMADOS!



    O site dos governos, com sua sisudez aceânica, falam sem muito gosto das festas de inauguração, o que contrasta com os textos dos apaniguados, que parecem ter surgido de um caldeirão de pipocas. Oh, povo animadinho!

CULTURA NORDESTINA LÁ. E AQUI?

AQUELES SENHORES JÁ ESTÃO APARECENDO!

PRA NÓS, OS PIRULITOS!

Scroll Banner
    
  Scroll Banner 


CLUBE DOS SEM-VOTOS!

  Em vários municipíos há os arremedos de oposição, que tentam dizer algo contra a situação, mas praticamente discursam no deserto. São grupos conservadores, que se fecham em seus guetos familiares anacrônicos, cuja vontade é se aboletar no poder por muito tempo. Mas existe os entrave: faltam votos, empatia com o povo e lastro! Quem não conhece a história de um prefeito que arrebentou a cidade e ainda venceu todas as disputas eleitorais? Diante da nulidade da oposição...

UM DIA PRA HISTÓRIA


O PROFESSOR QUE NÃO VIU!

  Uma colega me faz um relato sobre o depoimento increditável de um Professor que condenou o outro, por dar aula uma embaixo de um cajueiro. O crítico não assistiu a aula, não perguntou o contexto dela,... Mas ousou condená-la? Talvez o colega autor da aula tenha percebido a grandeza do cajueiro, sua capacidade de tirar da terra elementos para produção do próprio alimento e que aquela árvore tinha ATÉ vida! O autor dos ataques, coitado, perdeu-se nas teias da pedagogia que criou pra si próprio, com uso da argamassa TODA sua...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...