sábado, 6 de agosto de 2011

A LUTA EM TUITADAS

  "Neste domingo, na praça 31 de março, Praia do Futuro, manifestação em prol de uma educação de qualidade no Ceará."

ATAQUES A CELSO AMORIM!

  "Acabo de receber a informação, de uma fonte que trabalha na TV Globo: a ordem da direção da emissora é partir para cima de Celso Amorim, novo ministro da Defesa. O jornalista, com quem conversei há pouco por telefone, estava indignado: 'é cada vez mais desanimador fazer jornalismo aqui'. Disse-me que a orientação é muito clara: os pauteiros devem buscar entrevistados – para o JN, Jornal da Globo e Bom dia Brasil – que comprovem a tese de que a escolha de Celso Amorim vai gerar 'turbulência' no meio militar. Os repórteres já recebem a pauta assim, direcionada: o texto final das reportagens deve seguir essa linha. Não há escolha.
  Trata-se do velho jornalismo praticado na gestão de Ali Kamel: as 'reportagens' devem comprovar as teses que partem da direção. (...)"

 (Blogue do Rodrigo Vianna)

Conclusões I

"Faz tempos que eu as tenho. Pois bem. Imagine que eu tivesse, vejam bem eu escrevi, tivesse e não tenho, cem cabeças de gado. Agora você imagina que eu contratasse um vaqueiro para cuidar de minha boiada. Agora você imagina que depois de quatro anos eu voltasse à fazenda e constatasse que o vaqueiro tinha vendido ou comido as minhas cem vacas e me deixado na peia. Agora aponte o culpado. A grande maioria dirá sem titubear: - O vaqueiro! Erraram todos. Eu sou o culpado. Isso mesmo assumo por inteiro a culpa. Eu deveria ter escolhido um bom vaqueiro, honesto, com escrúpulos e que zelasse pelos interesse de seu patrão. Mas não o fiz. Fui irresponsável. - Viu? Então?

 Agora me responda uma coisa: - Quem é o pior, mais corrupto, sem escrúpulos político desta nação sucupirana ou republiqueta de bananas, como dizia aquele outro, do qual não lembro o nome agora? Isso... isso... isso... Se a resposta não estiver na ponta da língua, releia o primeiro parágrafo destas mal traçadas linhas, uma, duas, três, quatro, cinco...
 - Cale-se!!! Cale-se!!! Cale-se!!! Você me deixa looooooooooooooooooooooouuuuco!!!!
 -... seis, sete, oito, nove....
 - Cale-se!!! Cale-se!!! Cale-se!!! Você me deixa looooooooooooooooooooooouuuuco!!!! (de novo)
 -... ou dez vezes, se for necessário e responda.
 - Já sei... é o mordono...
 - Que que é isso, amado, estimado, idolatrado e tantos outros ...ados leitor destas mal traçadas linhas... Não existe a palavra mordomo escrita lá...
 - Mas não é sempre o mordomo, o culpado de tudo não é?
 - Nem sempre!!! Ele é só um figurante nestas tramas enigmáticas de Agatha Christie. Aqui na política brasileira a história é outra. Sei que já leste o parágrafo dez vezes. Dê mais um palpite e responda logo minha pergunta.
 - Já sei, já sei...
 - Então? Responda logo...
 - O vaqueiro!!!
 - Errou de novo...
 - É o dono da fazenda, no caso o eleitor...
 - Não entendi nada...
 - É por isso... Não entendem, vendem suas consciências e ficam a vida toda a apontar a culpa na consequência e não na causa... É o eleitor o pior político. Pois é ele quem escolhe o seu representante. E o representante tem sempre as características de quem ele representa. Então, se o cara lá em cima no poder faz qualquer c@g@#@, é por que ele está representando alguém aqui embaixo, algum c@g@o que vendeu o seu voto, no caso o seu eleitor.   Aprendam a escolher o vaqueiro, que sua boiada só tende a crescer, pois, como diz o ditado popular, quem engorda o rebanho é o olho do dono.
  Por estas e outras opiniões, ando me atritando vez por outras com uns e com outros. O sujeito critica, mas na hora do voto, que venha a onça ou a garoupa. Vai ter moral assim para criticar político na baixa da égua, que lá deve ser lugar de eleitor sem escrúpulos. Me atrito também com político que para ganhar simpatia chega pro povo e diz que 'este povo' é vítima dos maus políticos. Outra mentira. Hipocrisia oceânica!!! Ninguém é vítima de ninguém. Tudo não passa de um grande balaio de gatos cheio de serpentes, (eleitor e político, que são a mesma coisa) engolindo a outra pela cauda. Acabe com o eleitor ou pelo menos qualifiquem-os, e isto não é tarefa fácil, que se acabarão todos os males da política. Será que estou exagerando? Será? Talvez!!!
Tenho dito... E sempre!!!" (segue)

  (Manuel de Jesus)

   CONCLUSÕES II

  "Era meados da década de oitenta. O País adentrava lentamente rumo à futura nascente democracia, oprimido que estava em um regime de exceção que já consumia duas décadas de história e de esperanças. Vieram as eleições municipais para as capitais brasileiras em 1985 e foi uma revolução. Vejam bem, eu escrevi R-E-V-O-L-U-Ç-Ã-O!!!

  O recém-nascido e ainda criança Partido dos Trabalhadores surpreendeu a todos e venceu no estado do Ceará, derrubando velhos caciques da política estadual. Aí a militância vermelha sentiu um verdadeiro orgasmo político. E era merecido. Ninguém duvida principalmente nós adeptos do partido da estrela vermelha. Mas a histeria durou pouco, pois como se sabe, a história registrou um fiasco administrativo até pouco tempo atrás, justificado e aceitado até por mim um xiita radical dentro PT que não goza da simpatia de grande parte dos 'companheiros', justamente por ver em alguns deles as qualidades que eles tanto criticam na ultra- direita reacionária preconceituosa e racista, tanto da política local, estadual como federal. Muitos deles bem que se encaixariam em outras legendas. Que pena que os olhos verdes, azuis e amarelados dos caciques de direita não os queiram por lá. Pois bem.

  Passaram-se novamente duas décadas; o Partido dos Trabalhadores chega finalmente à presidência e graças ao carisma e competência de seu ícone principal, faz o melhor governo da história desta nação. Me prove o contrário quem discordar de mim e achar que o País teve um presidente melhor que o 'nunca antes'. Não! Não, amado, estimado, idolatrado e tantos outros ...ados leitor destas mal traçadas linhas. Você não tem como provar. O 'nunca antes' foi e sempre será o melhor presidente desta nação. Não será superado tão cedo. Vejam bem. Eu disse, tão cedo. Mas ele é especial. Tinha um missão. E cumpriu. Mas voltando ao PT de um modo geral. Esta competência e desenvoltura de nosso ícone maior, não se estende aos demais companheiros. Vejamos alguns desastres administrativos Brasil a fora. Busqueis e acharás... Para não ir muito longe, fiquemos aqui mesmo em nosso estado. A atual gestão da capital ao que falam e dar para constatar, com um olhar mais crítico, não anda lá estas coisas. A antiga gestão da década de oitenta diziam que tinha falta de apoio político estadual e federal. E agora, José? Temos por acaso um milico na presidência? Temos um milico no governo do estado? Temos não. Muito pelo contrário. Temos governantes que dão apoio total à Loura, que foi uma excelente legisladora e defensora do povo, mas que como executiva parece que anda a desejar. E aquele prefeito de uma cidade do interior do Ceará, que recentemente enlameou a nossa estrela na corrupção. Parece mesmo que não há mais jeito. Como falava ontem à tardinha com aquele passarinho cantador de penugem amarelada, temos pouco petista com pedigree hoje no País. E ele me provocou: - E aqui em Coreaú? Tem petista com pedigree? 

  - Fui curto na resposta: Eu tenho pedigree!!!
Ele foi mais adiante: - E fulano de tal? Tem pedigree?
  - Tem, mas anda cruzando com ideais impuros... Ele achou graça, achou graça não, pois passarinho não ri. Ele cantou alegre e saiu voando pelos ares de Coreaú.

  Tenho dito... E sempre!!!" (Manuel de Jesus)

SOBRE O TEXTO DO CARLOS TELES

 "Li no Blogue Coreausiará a matéria do companheiro Carlos Teles e a opinião do moderador, professor João Teles. E sabe o que eu acho?
 - Pois bem! Não é sempre isso que sempre achas de tudo, escriba profanador, dirás meu antagônico leitor.
 - Erraste! Amado, estimado, idolatrado e tantos outros ...ados leitor destas mal traçadas linhas.
 - E o que achastes então?
 - Pois mal...

 Tenho dito... E sempre!!!" (MANUEL DE JESUS)

AUTISMO POLÍTICO

  "Com o título 'O autismo político de Luizianne Lins', o professor universitário João Arruda, que é de esquerda, bate duro nos artigos que a prefeita tem publicado no O POVO, semanalmente. Para ele, pura ação promocional dela. Confira o teor:
  'Como leitor assíduo do O POVO, tenho acompanhado os artigos assinados pela prefeita de Fortaleza Luizianne Lins às terças-feiras. Sem muito esforço, dá para perceber uma certa regularidade em seus conteúdos: autopromoção administrativa e uma dificuldade quase genética de assimilar as críticas à gestão municipal.
  A sensação que nos passa é a de que a nossa gestora subestima a capacidade e o direito da população fortalezense de indignar-se frente a sua sofrível administração. Toda manifestação crítica da sociedade é sempre lida e interpretada como oriunda da oposição psdbista e dos seus aliados de direita, como uma antecipação descabida da disputa eleitoral de 2012.
  Ora, é notória a falta de planejamento administrativo na atual administração. O fortalezense comum sabe que a sua cidade é pessimamente administrada. Nossa educação foi avaliada como uma das piores do nosso Estado: ficou no centésimo octogésimo lugar entre os 184 municípios avaliados. O sistema de saúde municipal é caótico, faltando medicamentos, profissionais da saúde e equipamentos hospitalares. Além da crônica crise estrutural do Instituto Dr. José Frota (IJF), os Frotinhas e Gonzaguinhas estão sucateados e impróprios para funcionamento.
  A mobilidade urbana também é caótica. Durante toda a sua administração, fora alguns arremedos, não foi realizada uma só obra estruturante.
  Quem tem a infelicidade de fazer uso dos transportes coletivos conhece os transtornos dos terminais, a superlotação e os atrasos das nossas linhas. Nossa Fortaleza, a eterna desposada do sol, antes bela e carismática, encontra-se feia, suja e esburacada. Não é por acaso que a nossa autoestima encontra-se em estado deplorável.
  Enquanto isso, a administradora municipal não admite nenhuma crítica e avalia sua administração como referência para o Brasil. Esquece que a sua administração foi a que teve a pior avaliação entre as dez maiores capitais do Brasil, segundo recente pesquisa do Datafolha. Por esses e outros motivos não citados, é que sou levado a acreditar que a nossa gestora sofre do terrível mal de autismo político."

  João Arruda
 Professor universitário
  As greves não incomodam tanto o centro do poder. Elas afetam o povo. E o centro do poder vive muito distante do povo. Logo... fica fácil compreender tudo.

PRA ELES, TUDO. PARA O POVO, AS MIGALHAS!


Nos países do Oriente Médio, dos petrodólares, os donos do poder se banqueteiam... Fora dos palácio, reina a miséria, a escravidão física, mental e psicológica! Do outro lado, na África, a fome, a miséria,...



  (Colaboração: Manuel de Jesus)

LI NO TUÍTER

"EH, VIDA DE GADO!"

  "Como diz o meu amigo Epa: Pois bem. Mais uma vez os palmenses mostraram que são bovinos de um curral aprisionador, de uma política arcaica e coronelista. Chego até perder a esperança de que um dia possa acontecer uma mudança na mentalidade do nosso povo coreauense. Permaneceu o feudo que há mais de quarenta anos se instalou feito um parasita, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais . Isso é um grande absurdo. Pelo visto o cavaleiro solitário, Erasmo Tabosa, percorreu as estradas vicinais em vão.
  Como já havia dito na minha última participação, era um bom momento de mostrar aos donos das porteiras eleitorais, que a força está no povo e não no cadeado que prende a cancela, caso o resultado tivesse sido diferente. O paço municipal, quem sabe , seria dos verdadeiros coreauenses e não de famílias que vem se apoderando (dele) anos a fio. O triste dessa história é que as forças vivas existentes (em Coreaú), só se manifestam nas reuniões! O medo é maior que a necessidade.
  Coreaú conta com mais de nove mil agricultores. Número suficiente para eleger um representante para o paço Municipal. Quando o homem do campo vai deixar de ser massa de manobra da classe dos lambedores de rapadura?
  A terra é de quem dela tira o sustento e não de que tem a posse, portanto, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais vai continuar na mão de um posseiro, que nada fez e não fará pelo homem do campo. Pois bem, pois bem, pois bem,....., isso é uma vergonha para todos os coreauenses."

 (Carlos Teles) 


 PITACO DO BLOGUE: 1. Creio que o Erasmo vai continuar seu trabalho; 2. Deve continuar denunciando os desmandos que possam ocorrer na entidade e 3. Não há mais espaço para  a estrutura hoje vigente! Quem deve comandar o sindicato é um colegiado! Nessa estrutura, há um coordenador, escolhido pelos seus pares, que lidera a obra coletiva. O vespeiro continua fechado! 

PSB EM DISPUTA!

  Daqui a pouco, 9 da manhã, na Casa de José de Alencar (belo local), antigo bairro Alagadiço Novo (hoje José de Alancar), haverá o Seminário do PSB. Por lá, ex-gestores de Fortaleza, como CIRO GOMES.

 Vai ter pito para os Novais?

BUROCRACIA BURRA!

 Burocrata é alguém que fica por trás de um balcão, fazendo de tudo pra perturbar sua vida. No comando da Educação tem muito disso!!

OS GÊNIOS DA EDUCAÇÃO

  Para retaliar com quem fez a greve da capital, os gênios da prefeitura impuseram aulas aos sábados. Estamos aqui na escola. Eu com UMA aluna. Genialidade bem paga é isso!

FERNANDO PESSOA PARA CRIANÇAS

Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.

Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
"Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.

Por isso ele andava
depressa, depressa
p’ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.

Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo."

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...