terça-feira, 15 de novembro de 2011

CARA DE FOGOSA!

  O Manchão ainda não leu essa:

  Zé chegou em casa do roçado, mais quebrado do que boêmio na quarta-feira de cinzas! Entrou em casa e arriou na fianga! Nem banho tomou! Maria foi até lá, pegou Zé pelo braço, fez um carinho no bigode do marido e Zé, que já conhecia a sujeita de outros carnavais, disse, com cara de assombro:

 - Tu tá com uma cara!

O "POSTE" DO MOMENTO



   Se as eleições municipais fossem hoje, esse homem seria o candidato da Loura petista a prefeito de Fortaleza. Pago pra ver os Ferreira Gomes engolirem um petista como candidato da coligação PT-PSB! Principalmente, um homem de bastidores, sindicalista e negro.

ASFALTO EM MOTEL

  Esse fato ocorrido em Sobral é muito comum! Vira e mexe, a gente vê um caso desses ocorrendo por aí. Isso demonstra que não são só os políticos graúdos que se envolvem em casos horrorosos de corrupção! Tem o roubo miúdo (a safadeza no varejo) e descarado, que é tão grave quanto o graúdo! Essa "cultura" se dissemina no País inteiro!

NOSSOS CONTATOS!

   Atenção, colaboradores, eis nossos contatos: (85) 85863910 (pode enviar via web) e coreausiara@hotmail.com

MORRE TEMÍSTOCLES DE CASTRO E SILVA

 

  Neste momento o assunto mais comentado no Blogue do Eliomar é: "Morre o jornalista Themístocles de Castro e Silva".

  Homem de extrema direita, do tipo de apregoava que no Brasil não houve golpes militares, mas "governos fortes", Temístocles tinha posições fortes e não era um dissimulado. Discordava de quase cem por cento do que ele escrevia, mas nunca deixei de ler seus artigos. Às vezes, terminava a leitura pê da vida com o velho advogado e jornalista. Mas ele tinha um bom texto, coisa que me atrai. A extrema direita perde um soldado... Cala-se um amigo e defensor de Collor, parte um amigo inconteste das forças militares, vai-se um crítico mordaz de Luiz Inácio Lula da Silva... Descanse em paz, "Seu" Temístocles! 

 

LI NO BLOGUE DO PROF. ROMILDO MOURA

  O RAPTO DA DEMOCRACIA

  "A Europa assiste nesse momento, com anuência catatônica dos partidos e da mídia, o poder auto-atribuído dos mercados financeiros nomear e demitir governos, impondo-lhes metas e políticas que reduzem o Estado, a economia e a sociedade a meros dentes da engrenagem reprodutora do capital a juro. No Brasil, como demonstra a editora de Política de Carta Maior, Maria Inês Nassif, em análise nesta pág., é a mídia que se arroga, de forma mais ostensiva, o papel desse poder paralelo, avocando-se a prerrogativa de inocentar e condenar ministros de Estado, a ponto de tornar o governo Dilma, perigosamente, refém de seus interesses e interditos. Na Europa, de forma desconcertante, as causas da crise são omitidas na dissecação de um colapso cuja origem e manutenção remete ao poder desmedido das finanças desreguladas. Sua supremacia monopolizou a tal ponto a agenda política que hoje encara-se como inevitável responder ao colapso neoliberal com doses adicionais de seu veneno. A mesma lógica auto-propelida alimenta a eterna pauta da corrupção política no Brasil. A ausência de uma presença estatal forte no financiamento das campanhas eleitorais torna partidos, eleitores e eleitos reféns do dinheiro privado. A mesma mídia que usurpa espaços e prerrogativas das instituições democráticas, permite-se, porém, rebaixar a discussão das alternativas a essa distorção para reiterar seu papel auto-atribuído de juiz e jurado das escolhas da sociedade. Nos dois casos um poder coercitivo ilegítimo submete a cidadania a desígnios sedimentados à margem do discernimento social. Em nome da eficiência, na Europa, e da transparência, no Brasil, comete-se o rapto da democracia para instituir uma chantagem permanente e ardilosa contra a sociedade. A lição européia é clara: todos os governantes que cederam a essa lógica foram engolidos por ela.'

(Carta Maior; 3ª feira, 08/11/ 2011)

  Pauta de Eliton Meneses 

  'Pois bem: Aí o Hugo Chavez, fecha o canal de televisão na Venezuela e chamam-no de ditador e mercenário... Pois bem 2: Pode um negócio desses? Pois bem 3: Que o governo brasileiro cobre então todas as dívidas fiscais do PIG e o leve à lona e seus dirigentes ao xadrez, que tudo estará resolvido. Pois bem 4: A sociedade mundial não pode ser refém destes facínoras. Pois bem 5: Esta cambada de mercenários tem que ser extirpada desta atividade nobre, que é informar e levar conhecimento e cultura aos povos. Pois bem 6: Ao invés de fazer o que fizeram desde que desde que Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg resolveu se associar a um capitalista e trocar a velha prensa tipográfica de madeira por uma de metal. Pois bem 7: Tenho dito... E sempre!!!'"

  (Manuel de Jesus)

A VOLTA DO TUPI!



 
  Hoje encontrei em Maracanaú o Professor Carlos Alencar, um dos entusiastas da causa indígena no Ceará. Segundo ele, os remanescentes indígenas da RMF vão estudar tupi, atrás de um curso que ele coordenará, via UFC. Um professor de tupi virá da Paraíba, para as devidas aulas sobre o tronco linguístico. Boa sorte na nova empreitada!

A POLÍTICA DE LADEIRA ABAIXO!


 
  Vivemos um momento melindroso no Brasil. A Política deu lugar à politicagem mais ordinária. Quase nada se salva! Quem tem algum interesse público, perde-se no meio do cipoal da canalhice. O prefeito arrebenta a cidade por três anos. No quarto encapa meio mundo de ruas, com um pó de café ordinário e, perante a opinião dos moradores, vai para os chifres da lua! O que fazer diante de tal quadro? Sem contar que no Brasil deste momento assistimos à volta do denuncismo acretinado da UDN. Numa só capa de revista se acusa, julga e condena. Eis um jogo perigoso! Todo e qualquer ministro ou secretário de Estado, uma vez acusado de algo, deveria ser afastado de imediato, para que fizesse, sem as amarras do cargo, sua defesa. Ampla e irrestrita. Como manda a democracia! Se condenado, tchau! À imprensa caberia o papel de acompanha tudo e dar publicidade a isso. Imprensa não é juiz! A Justiça não deve vir das redações. Principalmente, se há pouco anos atrás, essa mesma imprensa silenciava, diante de desmandos de grupos simpáticos a si. E isso não faz muito tempo!

O RAPTO DA DEMOCRACIA

   EDITORIAL
  "A Europa assiste nesse momento, com anuência catatônica dos partidos e da mídia, o poder auto-atribuído dos mercados financeiros nomear e demitir governos, impondo-lhes metas e políticas que reduzem o Estado, a economia e a sociedade a meros dentes da engrenagem reprodutora do capital a juro.  No Brasil, como demonstra a editora de Política de Carta Maior, Maria Inês Nassif, em análise nesta pág., é a mídia que se arroga, de forma mais ostensiva, o papel desse poder paralelo,  avocando-se a prerrogativa de inocentar e condenar ministros de Estado, a ponto de tornar o governo Dilma, perigosamente, refém de seus interesses e interditos.  Na Europa, de forma desconcertante, as causas da crise são omitidas na dissecação de um colapso cuja origem e manutenção remete ao poder desmedido das finanças desreguladas. Sua supremacia monopolizou a tal ponto a agenda política que hoje encara-se como inevitável responder ao colapso neoliberal com doses adicionais de seu veneno. A mesma lógica auto-propelida alimenta a eterna pauta da corrupção política no Brasil.  A ausência de uma presença estatal forte no financiamento das campanhas eleitorais torna  partidos, eleitores e eleitos reféns do dinheiro privado. A mesma mídia que usurpa espaços e prerrogativas das instituições democráticas, permite-se, porém, rebaixar a discussão das alternativas a essa distorção para reiterar seu papel auto-atribuído de juiz  e jurado das escolhas  da sociedade. Nos dois casos um poder coercitivo ilegítimo submete a cidadania a desígnios sedimentados à margem do discernimento social. Em nome da eficiência, na Europa, e da transparência, no Brasil, comete-se o rapto da democracia para instituir uma chantagem permanente e ardilosa contra a sociedade. A lição européia é clara: todos os governantes que cederam a essa lógica foram engolidos por ela."
  (Carta Maior; 3ª feira, 08/11/ 2011)

 (ELITON MENESES)

LI NO BLOGUE DO PROF. ROMILDO MOURA

 

  "E LUPI ESTÁ CADA VEZ MAIS COMPLICADO

  Nesta terça-feira (15), novas denúncias envolvendo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, divulgadas pela imprensa, deixaram a sua permanência no governo ainda mais instável. Segundo o dono de uma ONGs, o ministro supostamente teria ajudado na criação de sindicatos-fantasmas. A oposição já promete mobilização para que Lupi preste novos esclarecimentos sobre as denúncias. Nesta terça, o site 'Grajaú de Fato' divulgou fotos do ministro desembarcando de um jatinho que teria sido alugado pelo proprietário de uma ONG. A expectativa de assessores do Planalto é de que a presidente Dilma Rousseff definirá até o final da semana a permanência dele no governo. Agora, Dilma quer explicações sobre a viagem ao Maranhão em dezembro de 2009 com avião de um responsável por duas ONGs que têm convênios com o Ministério. Em resposta às últimas denúncias, o Ministério do Trabalho informou que o avião era de responsabilidade do PDT, partido do ministro. A oposição pretende fazer pressão para que Lupi deixe o cargo. O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (PSDB-SP), defendeu o afastamento imediato do ministro. O líder do DEM na Câmara, ACM Neto, afirmou que a oposição fará plantão no feriado para pedir a saída de Lupi.'

Fonte: Revista O Voto.

  'Pois bem: Não há santos nesta história... Pois bem 2: Este negócio de ONG's... Pois bem 3: Salvo raras... eu disse: raras... raríssimas exceções... Pois bem 4: São na grande maioria máquinas de sugar dinheiro do povo em benefícios um pequenos grupinhos 'desinteressados', que não sobreviveriam um minuto só às custas de próprio esforço e profissão independente, a não ser pendurados nas tetas do poder... Pois bem 5: E por isso é preciso urgentemente uma operação 'voluntários' da PF, para fazer uma faxina neste balaio de gatos e prender esta cambada de responsáveis pela rapinagem do erário público, que suga e suga mas não mostra resultados de seus projetos... Pois bem 6: E vejam bem... Pois bem 7: Eles estão estão em todos os lugares deste País... Pois bem 8: Muitas vezes, bem pertim... Eu disse bem pertim... Por detrás do nosso quintal.. Pois bem 9: Tão pertim que, às vezes, sentimos o odor da maracutaia entupindo nossas narinas... Pois bem 10: ... Pois bem 11: ... Pois bem 12: ... Pois bem 13: E é estes que deveriam ser exemplos...

 (...)

   Pois bem 50: Só a 'ZEBRA' é a solução... Tenho dito... E sempre!!!'"

  (MANUEL DE JESUS)

15 DE NOVEMBRO: REFLEXÃO OU DEBOCHE?

   Na internet já tem gente comemorando da data de hoje e tem gente fazendo deboche com a República. Tudo por questões políticas. Se o grupo tal não chegou ao Palácio central, vem a torcida contra. Tem que ser assim?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...