segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SERTANEJO ZANGADO

   O sujeito todo dia ficava de cara pra cima, à procura de uma nuvem mais carregada, de uma torre, do clarão de um relâmpago. Queria inverno, no meio de tanta sequidão. Mas todo dia estava lá, teimando na fé. Mas foi irritando-se com o tempo. Um dia chamou o irmão, pra lhe ajudar nos estudos espaciais. Caras pra cima... E ficou bravo quando, nem ele, nem o irmão viram coisa de futuro. Depois de dar mais uma olhada da praia à Serra da Ibiapaba, não se conteve: - Podia chover meno merda!

EU NÃO!

  Não sei quase nada da Indonésia, não entendi muito bem o que li e estou muito longe do farto debate que ocorre nas redes sociais. Pobre de mim, quando tento falar sobre o assunto e chego no meio da assertiva, esqueço o começo. Oh, cabeça ruim!

A MESMICE

  Participei hoje de uma reunião de um colégio de tamanho médio, aqui da Av. Godofredo Maciel. Parece que o pessoal da coordenação pediu a pauta de uma escola do Bom Jardim, do Mucuripe ou de Messejana. Tá tudo muito igual! Família distante, tecnologia demais, muito sim e pouco não, adolescentes no mundo da lua, pais baratinados, crianças-rei,... Nada de novo, hem?

O INFAUSTO TROCADILHO!

 Do Facebook

SUBSCREVO!

  "(...) O novo ministro da Educação, Cid Gomes, foi governador do Ceará durante os últimos oito anos. Neste Estado, a principal biblioteca pública estadual está fechada desde fevereiro de 2014, para passar por reformas que nunca começaram. Nos últimos tempos de portas abertas, os usuários levavam ventiladores próprios e abriam as janelas para suportar estar lá dentro, enquanto a maresia prejudicava o acervo já tão sofrido. Não são feitos reparos desde 2002. Não são discursos 'preocupados' que sobem os pontos da redação (e transformam vidas inteiras). Professores e alunos estão vinculados a um sistema educacional frágil. Que o novo ministro, antes de apelar para o que ele chamada de 'amor', garanta livros e educação de qualidade. Que a palavra seja usada para transformar e não para enganar ou ocultar precariedades. Não se constrói uma "Pátria educadora' com tão poucas bibliotecas. E o pior: com as portas fechadas."
  Iana Soares, jornalista, no O Povo e Blogue do Eliomar

A PRAGA QUE RESISTE!

  Os anexos de escola são um aleijão criado pelas mentes neoliberais, para aprofundar a precarização do ensino. O lobby desse negócio é forte. Entra prefeito, sai prefeito, entra governador e sai e... lá estão os anexos. Agora fortalecidos pelos tais contratos temporários de professores e pela terceirização na contratação de servidores outros. E isso tudo, você sabe, são grandes avenidas escancaradas para a polititica!

QUE BICHO SÃO ELAS?

   Trabalhei numa escola mista em Fortaleza. Era confessional, mas mantinha convênio com a prefeitura. A gestão era de uma irmandade ligada à Igreja Católica. O corpo docente e a formação dos professores, prefeitural. Esse pessoal - que cuidava da entidade - e uma professora chegada, falavam de uma tal "mantenedora". As conversas sobre essa entidade era meio furtivas. Às vezes, esse povo viajava pra Recife. Tinha certas regalias... E tome cochichos e rápidas assembleias. A entidade, claro, recebia dinheiro público. Se recebia dinheiro do contribuinte tinha a obrigação de ter reuniões públicas, assembleias com data e horário publicados em jornal, participação efetiva de pessoas da comunidade nas reuniões, etc. Até a Câmara de Vereadores (e deputados estaduais, federais e senadores, caso no bolo de dinheiro recebido exista verba estadual ou federal) tinha - e tem - o direito de ter acesso as suas contas, balancetes e tal. Entretanto, não se conhecia tais atos/fatos. Hoje, como é que funcionam essas entidades por aí?!

E DEPOIS DAQUELE ROLÉ EM LIVRARIAS E EDITORAS...

FORTALEZA PROVINCIANA

  Hoje, nas caixas d'água do Benfica, vi um vendedor de chegadinha, com seu inseparável triângulo. Já na rua Senador Pompeu um homem arrastava o outro (o cego, sem vara, com a mão no ombro do amigo/protetor): - Esmoliinha!

O MAL DO BIOGRAFISISMO

  "Apologia a Tancredo esconde seus desastres. Se Tancredo merece respeito, a memória também. Ele traçou os rumos da transição democrática, mas também montou o governo Sarney e fez o PMDB ser o que é. A apologia a Tancredo Neves (1910-1985), por ocasião dos 30 anos de sua eleição para a Presidência da República, doura a personagem e até mesmo a política da época, sem um mínimo de respeito à memória e à história do período. (...)."


  Antonio Lassance é cientista político, na Carta Maior

  http://linkis.com/cartamaior.com.br/MXh8i

QUEM DEVERIA DAR EXEMPLO....

Link permanente da imagem incorporada

ENSINO PÚBLICO

  Aos poucos o Enem vai descortinando a vida e provando o valor que a escola pública tem. As várias manchetes estão por aí. Se os governos acreditassem nisso... Mas os filhos dos membros dos governos não passam nem na calçada dela!

NULIDADES!

  Bom dia!
  Quando você estiver meio borocoxô, capiongo, sorumbático, ensimesmado e jururu, pense nisso: tem gente que ainda sai daqui pra Sobral pra brigar por time (vá lá que seja) de futebol!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...