sábado, 11 de fevereiro de 2012

NOTÍCIAS DA NOITE

 

 

  "Morre Whitney Houston, aos 48 anos. As primeiras notícias estão chegando à mídia."

O AMANTE DA TEODORA

"Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora."
(Manuel Bandeira)

O AMANTE DA VIDA!

  "Eu não quero odiar a morte. Mas prefiro ter um caso de amor com a vida." (Atribuída a Oscar Niemeyer)

RECLAMOU? CADEIA!

  Estamos assistindo a um retrocesso no Brasil! E sem que haja uma reação à altura! Estão criminalizando todas as formas de luta social existentes no País! A continuar esse processo horroroso, logo, logo os insatisfeitos com o sistema político dominante nada poderão dizer! Ou calados ficarão ou irão pra cadeia!

FIM DE PAPO!

  "Os PMs baianos, em assembléia realizada no Sindicato dos Bancários, em Salvador, ao lado do Quartel dos Aflitos, votaram na noite deste sábado (11) pelo fim da greve. (...)." (Jangadeiro Online)

Primeira Epístola de um Jambonense aos Cautos e Incautos...

  Jambom, 11 de fevereiro de 2013

  Pois bem: Por que estou a três dias sem meu Tolrest, Alenthus XR 150 mg e o sonífero Eutonis 2mg, amanheci um tanto irritado e de pouca conversa, mas acho que pelos acontecimentos nesta manhã pela cidade, hoje vai dar muito pano para as mangas, como dizia 'rorró', a philósofa matuta que desenhava o nome nos quinze de novembro de outrora...

  Pois bem 2: Logo no início da manhã houve um pequeno reboliço pela cidade...

  Pois bem 3: Quase todo mundo viu, mas garanto que ninguém oiô!

  Pois bem 4: É que para começo do transtorno uma das principais operadoras de telefonia fixa e de celular da cidade ficou fora do ar deixando, comércio, população, bancos,  internet e toda a população ilhada, no meio de um prejuízo incalculável. Pelo menos em minha pequena calculadora de R$ 1,99, não consegui fazer as contas. Deu 'error'.

  Pois bem 5: Mas voltanto ao rebuliço inusitado que presenciei voltamos ao caso:

  Pois bem 6:  '(...) XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.' É o que diz o parte do Artigo 5º Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Capítulo I - Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais (...).'

  Pois bem 6: É o que está escrito na carta magna sucupirana que apesar da maioridade ainda é um tanto fragilizada pelos vícios e máculas dos 'grandes' homens que fazem funcionar o poder...

  Pois bem 7: Enquanto transitava pela Jambom empoeirada pelo 'grande' movimento das carruagens em protesto, me acheguei de um participante meio que tímido, como se sem saber se vou ou não vou, e indaguei:

  Pois bem 8: - Quem é o chefe deste bando de mamulengos?

  Pois bem 9: Ele me olho de cima abaixo com cara, agora não de tímido, mas de ameaçador, levantou um pouco de blusa, mostrou um jucá sapecado (daqueles que antigamente meu avô usava para defesa pessoal nas caatingas da Penaduba), que trazia consigo para alguma eventualidade e afirmou: - Refaça sua pergunta novamente, que eu não entendi direito.

  Pois bem 10: Aí eu tentei ser mais claro e novamente indaguei: - O 'ilustre' 'amigo e camarada' poderia por gentileza me informar a partir de qual 'sábia' cabeça partiu a ideia de liderar esta confraria de gênios a fazer um protesto cívio, pacífico e dentro dos princípios democráticos hoje nesta cidade que anda um tanto parada?

  Pois bem 11: Aí ele me chamou assim mais para perto, com ar de camaradagem, cochichou no meu ouvido o nome da figura, pediu segredo e ainda me convidou a ajuntar-me ao 'protesto'.

  Pois bem 12: Agradeci, argumentei falta de tempo e saiu fugindo devagarinho como o diabo foge da cruz...

  Pois bem 13: Alguns 'companheiros' elogiaram o tal movimento... Eu preferi não calar...

  Pois bem 14: Apenas dizer que:

  Pois bem 15: Não há dúvidas que todo protesto independentemente de onde ele ocorra, será sempre político e isso não é condenável, muito menos crime, mas... Eu disse maaass:

  Pois bem 16: Pelo ar de algumas caras, dava pra notar que além de político o que não é crime e é até normal, o protesto tinha também um pouco de partidarismo e é aí que o bicho pega...

  Pois bem 17: E os mamulengos, ou melhor a confraria de gênios, ainda não aprendeu a identificar lobos com peles de cordeiros...

  Pois bem 18: Oh, bicho besta é gente....

  Pois bem 19: Alíás, no meio das crias novas ali protestando, travestidas de idealistas  e 'imaculados politicamente', identifiquei também muitos que não fariam diferente daqueles a quem tanto criticam...

  Pois bem 20: Só a zebra é a solução....

  Tenho tido... E sempre!!!" (MANUEL DE JESUS)

MANIFESTAÇÃO. QUEM CHANCELOU?

   A melhor forma de dar credibilidade a um movimento de protesto, é dar nome aos bois, claramente! Quem está por trás dele? Quem o financiará? Quem tem interesse nele? Essa história de que "o povo", "populares" ou "moradores" puxaram o ato não funciona! Quem é quem no jogo?

QUANDO A POLITIQUINHA INVADE O FUTEBOL...

NOSSA VOZ NO RÁDIO!

  Lembro aos amigos: quarta-feira (15 de fevereiro), 8: 20 h., na FM Assembleia estaremos conversando com o catedrático do rádio, Narcélio Limaverde. Assunto: nossa militância na Educação.

QUANDO A GENTE QUER, CALÇA O SAPATO! MESMO QUE ESTE APERTE O PÉ!



  Imagem do Facebook do Prof. Cândido B. C. Neto

LULA INTERNADO!

  Preocupação no Twitter. O que estaria acontecendo com Lula? O ex-presidente foi internado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Teria tido um mal-estar...

Estaríamos Cegos só Porque Estamos Sem Oi?

   "Isso mesmo amigos jambonenses. A operadora de telefonia móvel Oi deixou todo mundo sem oiá hoje. Desde cedo, ninguém fala com ninguém quem tenha Oi. Ou seja, os cegos estão incomunicáveis. Graças à operadora Claro, a gente ainda pode dizer algo. Mas os sistemas que dependem unicamente da operadora cega... Bancos e alguns correspondentes bancários ficaram sem operar. A população, no prejuízo. A quem reclamar? Ao novo padre? Ao bispo? Ao arcebispo? Ao sumo pontífice? Não acho que a nenhum destes devemos ir reclamar. A culpa não é deles não, sinhô. Mas temos que descobrir os responsáveis por este descaso. Ah, também não devemos ir reclamar para o alcaide de Jambom. Ele dirá: 'Isto não é problema meu.' E realmente não é mesmo... Tenho dito... E sempre!!!"

   P.S.: E como se parecesse praga de sogra, eu nem mesmo terminei de registrar o meu reclame aqui na tribuna de Jambom e a tal operadora resolveu abrir o Oi. Tá no ar a danada!  Mas vai receber a reclamação que merece."

O QUE A CRÍTICA FÁCIL ESQUECE

  O modelo de segurança pública do Brasil está superado e falido! Negar os problemas e tentar sufocar as insatisfações embarreiradas, só vai adiar o problema! E bravata não enche barriga de ninguém! Pode massagear... egos já dilatados!

IDEOLÓGICA? NÃO DIGA!

  FHC declarou que a privataria não é uma questão ideológica. Ou seja, usou sua confusa ideologia para dizer que não existe ideologia no negócio. Acabou por deixar claro que existe ideologia, sim! Inclusive entre os politicamente mal resolvidos. Troçou contra nossos cacos de inteligência... FHC, assim você me lasca!

UM LIVRO, UMA DECEPÇÃO!

   Adquiri um livro desse famoso médico Içami Tiba. Pensava tirar dele boas ideias para aplicar na sala de aula. Qual nada! Comprei uma obra repleta de lugares-comuns, ditos já dito e reditos, colagens alheias, repetecos dos replays das repetições. Uma lástima!

O VENDEDOR DE SONHOS

  "Acabo de concluir a leitura do livro 'O Semeador de Ideias', de A. Cury. Uma frase no final chamou-me muito a atenção: 'Quando não se tem nada, o pouco é muito.' Pergunto: o que temos, se tivéssemos o que faríamos? Eu mesmo não tenho a resposta, embora gostaríamos de ter tudo, a questão é: a que preço?
  Aos meus cinquenta e sete anos, porém, não muito tarde estou descobrindo o valor da leitura. Posso afirmar que o livro é um grande companheiro. Através dos agrupamentos de letras tiramos muito ensimamentos e nos inserimos dentro do contexto da alma do escritor.
  Temos que ser na vida um vendedor de sonhos, acreditar que o amanhã existirá, se não conseguimos vender, então deveremos ser o semeador de ideias, para que futuro da humanidade seja menos violento, descriminatório, com justiça social. (Carlos Teles)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...