Caroline Ribeiro, da TV Jangadeiro
UM ESPAÇO PARA LIVROS, CULTURA NORDESTINA E FÓRUM DA ZONA NORTE (CE). (85) 985863910
12 de nov. de 2011
O PROFESSOR QUE FEZ O MESTRE APRENDER!
“Nunca me esqueço, na história já longa de minha memória, de um desses gestos de Professor que tive na adolescência remota. Gesto cuja significação mais profunda talvez tenha passado despercebida por ele, o Professor, e que teve importante influência sobre mim. Estava sendo, então, um adolescente inseguro, vendo – me como um corpo anguloso e feio, percebendo – me menos capaz do que os outros, fortemente incerto de minhas possibilidades. Era muito mais mal – humorado que apaziguado com a vida. Facilmente me eriçava. Qualquer consideração feita por um colega rico da classe já me parecia o chamamento à atenção de minhas fragilidades, de minha insegurança.
O Professor trouxera de casa os nossos trabalhos escolares e, chamando – nos um a um, devolvia – os com seu ajuizamento. Em certo momento me chama e, olhando ou re – olhando o meu texto, sem dizer palavra, balança a cabeça numa demonstração de respeito e consideração. O gesto do Professor valeu mais do que a própria nota dez que atribuiu à minha redação. O gesto do Professor me trazia uma confiança ainda obviamente desconfiada, de que era possível confiar em mim mas que seria tão errado confiar além dos limites, quando errado estava sendo não confiar. A melhor prova da importância daquele gesto é que dele falo agora como se tivesse sido testemunhado hoje. E faz, na verdade, muito tempo que ele ocorreu...” (PAULO FREIRE in PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, São Paulo, Paz e Terra, 1996).
NOSSA OPINIÃO, NO DN DE HOJE
Encurralados
"A violência de que a sociedade é vítima, invade a escola. Professores, gestores e pais estão assombrados! Todo dia tem um caso de violência no território sagrado do saber. O que fazer? Por que não se vê uma só autoridade do setor educacional exigindo do Governo do Estado um posição firme, contra esse drama social? Até quando, nós, Professores, vamos ter que trabalhar encurralados?"
João Teles de Aguiar (na secção Cartas)
Fortaleza-CE.
"A violência de que a sociedade é vítima, invade a escola. Professores, gestores e pais estão assombrados! Todo dia tem um caso de violência no território sagrado do saber. O que fazer? Por que não se vê uma só autoridade do setor educacional exigindo do Governo do Estado um posição firme, contra esse drama social? Até quando, nós, Professores, vamos ter que trabalhar encurralados?"
João Teles de Aguiar (na secção Cartas)
Fortaleza-CE.
SEGMENTAÇÃO: UM PROBLEMA DOS ALUNOS A SER ENFRENTADO
Alunos de 2as. e 3as séries escrevem coisas do tipo eraumavezumamenina. Não dividem as palavras em segmentos. Primeiro: tem que se levar em consideração a idade e o nível cognitivo da criança; em determinados níveis isso é considerado "normal". Mas nunca se deve deixar de fazer a providencial intervenção! Sempre!
O QUE O CANSEI E CONGÊNERES TEIMAM EM NÃO VER!
"A desigualdade de renda entre municípios brasileiros continua a cair. Rendimento no Nordeste cresce mais rápido do que em outras regiões."
Márcio Pochmann
Presidente do Ipea e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp.
VERGONHA DOS PÉS RACHADOS!
Hoje foi visto no Caldeirão do Huck o quadro Lar, Doce Lar, gravado no bairro Novo Mondubim (Fortaleza). Tudo ia sendo "emocionante"... Até que o apresentador entrou com um recheio de dois repentistas, jogando confetes na atração. Houve chiado do tipo: "Besteira!"
SAI DE CENA O CANASTRÃO...
"Depois de ter sido o personagem central da vida politica italiana, Berlusconi renuncia."
(EMIR SADER)
OS CANSADOS VÃO ÀS RUAS!
OCUPAÇÃO DA USP: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES
"(...)
Ao contrário do que tem sido propagandeado pela grande mídia, a crise da USP, que culminou com essa brutal ocupação militar, não tem relação direta com a defesa ou proibição do uso de drogas no campus. Na verdade, o que está em jogo é a incapacidade das autoritárias estruturas de poder da universidade de admitir conflitos e permitir a efetiva participação da comunidade acadêmica nas decisões fundamentais da instituição. Essas estruturas revelam a permanência na USP de dispositivos de poder forjados pela ditadura militar, entre os quais: a inexistência de eleições representativas para reitor, a ingerência do governo estadual nesse processo de escolha e a não revogação do anacrônico regimento disciplinar de 1972.
Valendo-se desta estrutura, o atual reitor, não por acaso laureado pela ditadura militar, João Grandino Rodas, nos diversos cargos que ocupou, tem adotado medidas violentas: processos administrativos contra estudantes e funcionários, revistas policiais infundadas e recorrentes nos corredores das unidades e centros acadêmicos, vigilância sobre participantes de manifestações e intimidação generalizada.
Este problema não é um privilégio da USP. Tirando proveito do sentimento geral de insegurança, cuidadosamente manipulado, o governo do estado cerceia direitos civis fundamentais de toda sociedade. Para tanto, vale-se da Polícia Militar, ela própria uma instituição incompatível com o Estado Democrático de Direito, como instrumento de repressão a movimentos sociais, aos moradores da periferia, às ocupações de moradias, aos trabalhadores informais, entre outros. Por tudo isso, nós, pesquisadores da Universidade de São Paulo, alunos de pós-graduação, mestres e doutores, repudiamos o fato de que a Polícia Militar ocupe, ou melhor, invada os espaços da política, na Universidade e na sociedade como um todo."
http://limpinhocheiroso.blogspot.com/2011/11/invasao-da-usp-nota-de-repudio-dos.html?spref=tw
BOMBARDEIO DE FIM DE SEMANA!
Sábado, como acontece todos os fins de semana, começou o tiroteio, via imprensa. O denuncismo toma conta das redes sociais. A maioria dos tiros, claro, direcionada ao Governo Federal. O que importa? Desestabilizar o governo. É gostar muito do País!
LI NO BLOGUE DO MEU AMIGO ROMILDO MOURA
"A FRASE DO DIA 'Aquele que procura um amigo sem defeitos, termina sem amigos...'. Pois bem: Realmente não podemos radicalizar... Pois bem 2: Também não devemos levar tão na brincadeira as coisas sérias... Pois bem 3: Mas.... Pois bem 4: Eu disse: Maaaasssssssss! Pois bem 5: E disse..... Pois bem 6: E disse... Pois bem 7: E disse... - Diga logo o que foi que você disse, seu filho duma ég... - Olha o respeito com minha 'santa' mãezinha... Afinal ela não tem culpa d'eu ser assim... Pois bem 8: Se não procurar para seu círculo de amizades, pessoas as mais perfeitas possíveis... Pois bem 9: Você... Pois bem 10: Você... você... você... você... você... você... você... você.... você... você... você... você... você... você... você.... você... você... você... você... Pois bem 10: Pode terminar vendo o sol nascer quadrado... Tenho dito... E sempre!!!" (MANUEL DE JESUS)
BELAS MULHERES FALANDO DE ESPORTES. NO CEARÁ TEM DISSO, SIM!
http://blogs.diariodonordeste.com.br/belasnoesporte/
EVENTO DE LEITURA: PROVOCANDO O HÁBITO DE LER!
SINDICALISMO É COISA SÉRIA!
Na greve do Estado está ocorrendo algo inusitado: a categoria arrasta a greve. O peleguismo está indo a reboque! O cachorro está abanando o rabo!
Assinar:
Postagens (Atom)
30
DEPOIS DE TODA M... TODA?
" Sarto anuncia força-tarefa, para conter crise de medicamentos e insumos, do IJF. Falta de abastecimento no hospital foi alvo de ação ...
-
No Araquém dos meus tempos de calças curtas residia o senhor Meton Cardoso. Caladão, trabalhador, monossilábico. Passava os dias nas suas ...
-
"A medicina nos USA é muito cara. São centenas e centenas que norte-americanos que vão se tratar em Cuba.Tenho 3 sobrinhos médicos que...