sábado, 12 de novembro de 2011

O BELO CLIQUE DA BELA. FACHADA DO TEATRO MUNICIPAL (RIO DE JANEIRO)


 Caroline Ribeiro, da TV Jangadeiro

O PROFESSOR QUE FEZ O MESTRE APRENDER!



   “Nunca me esqueço, na história já longa de minha memória, de um desses gestos de Professor que tive na adolescência remota. Gesto cuja significação mais profunda talvez tenha passado despercebida por ele, o Professor, e que teve importante influência sobre mim. Estava sendo, então, um adolescente inseguro, vendo – me como um corpo anguloso e feio, percebendo – me menos capaz do que os outros, fortemente incerto de minhas possibilidades. Era muito mais mal – humorado que apaziguado com a vida. Facilmente me eriçava. Qualquer consideração feita por um colega rico da classe já me parecia o chamamento à atenção de minhas fragilidades, de minha insegurança.
  O Professor trouxera de casa os nossos trabalhos escolares e, chamando – nos um a um, devolvia – os com seu ajuizamento. Em certo momento me chama e, olhando ou re – olhando o meu texto, sem dizer palavra, balança a cabeça numa demonstração de respeito e consideração. O gesto do Professor valeu mais do que a própria nota dez que atribuiu à minha redação. O gesto do Professor me trazia uma confiança ainda obviamente desconfiada, de que era possível confiar em mim mas que seria tão errado confiar além dos limites, quando errado estava sendo não confiar. A melhor prova da importância daquele gesto é que dele falo agora  como se tivesse sido testemunhado hoje. E faz, na verdade, muito tempo que ele ocorreu...” (PAULO FREIRE in PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, São Paulo, Paz e Terra, 1996).

NOSSA OPINIÃO, NO DN DE HOJE

  Encurralados
  "A violência de que a sociedade é vítima, invade a escola. Professores, gestores e pais estão assombrados! Todo dia tem um caso de violência no território sagrado do saber. O que fazer? Por que não se vê uma só autoridade do setor educacional exigindo do Governo do Estado um posição firme, contra esse drama social? Até quando, nós, Professores, vamos ter que trabalhar encurralados?"
  João Teles de Aguiar (na secção Cartas)
  Fortaleza-CE.

CENA COMUM!

  Na subida da Serra da Ibiapaba, bochecheiros sem noção! Foto: Raimundo Irênio de Aguiar

SEGMENTAÇÃO: UM PROBLEMA DOS ALUNOS A SER ENFRENTADO

 

  Alunos de 2as. e 3as séries escrevem coisas do tipo eraumavezumamenina. Não dividem as palavras em segmentos. Primeiro: tem que se levar em consideração a idade e o nível cognitivo da criança; em determinados níveis isso é considerado "normal". Mas nunca se deve deixar de fazer a providencial intervenção! Sempre!

O QUE O CANSEI E CONGÊNERES TEIMAM EM NÃO VER!

  "A desigualdade de renda entre municípios brasileiros continua a cair. Rendimento no Nordeste cresce mais rápido do que em outras regiões."
  Márcio Pochmann
 Presidente do Ipea e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp.

VERGONHA DOS PÉS RACHADOS!

  Hoje foi visto no Caldeirão do Huck o quadro Lar, Doce Lar, gravado no bairro Novo Mondubim (Fortaleza). Tudo ia sendo "emocionante"... Até que o apresentador entrou com um recheio de dois repentistas, jogando confetes na atração. Houve chiado do tipo: "Besteira!" 

  O que até a Rede Globo destaca, nos envergonha... Nossa alma nega sua própria identidade! Ninguém percebeu a beleza dos versos dos poetas... Fazer o quê?

SAI DE CENA O CANASTRÃO...

  "Depois de ter sido o personagem central da vida politica italiana, Berlusconi renuncia."

  (EMIR SADER)

E NO TRAÇO DO ANGELI...


www.blogmolotov.blogspot.com

OS CANSADOS VÃO ÀS RUAS! II Fonte: www.entaosenta.blogspot.com




OS CANSADOS VÃO ÀS RUAS!



   Não há como não relacionar as marchas contra a corrupção de hoje, com o movimento golpista Cansei, que se iniciou em São Paulo. São muito parecidos!
  FONTE: www.mst.org.br

OCUPAÇÃO DA USP: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES

  "(...) 
  Ao contrário do que tem sido propagandeado pela grande mídia, a crise da USP, que culminou com essa brutal ocupação militar, não tem relação direta com a defesa ou proibição do uso de drogas no campus. Na verdade, o que está em jogo é a incapacidade das autoritárias estruturas de poder da universidade de admitir conflitos e permitir a efetiva participação da comunidade acadêmica nas decisões fundamentais da instituição. Essas estruturas revelam a permanência na USP de dispositivos de poder forjados pela ditadura militar, entre os quais: a inexistência de eleições representativas para reitor, a ingerência do governo estadual nesse processo de escolha e a não revogação do anacrônico regimento disciplinar de 1972.
   Valendo-se desta estrutura, o atual reitor, não por acaso laureado pela ditadura militar, João Grandino Rodas, nos diversos cargos que ocupou, tem adotado medidas violentas: processos administrativos contra estudantes e funcionários, revistas policiais infundadas e recorrentes nos corredores das unidades e centros acadêmicos, vigilância sobre participantes de manifestações e intimidação generalizada.

   Este problema não é um privilégio da USP. Tirando proveito do sentimento geral de insegurança, cuidadosamente manipulado, o governo do estado cerceia direitos civis fundamentais de toda sociedade. Para tanto, vale-se da Polícia Militar, ela própria uma instituição incompatível com o Estado Democrático de Direito, como instrumento de repressão a movimentos sociais, aos moradores da periferia, às ocupações de moradias, aos trabalhadores informais, entre outros. Por tudo isso, nós, pesquisadores da Universidade de São Paulo, alunos de pós-graduação, mestres e doutores, repudiamos o fato de que a Polícia Militar ocupe, ou melhor, invada os espaços da política, na Universidade e na sociedade como um todo."
  http://limpinhocheiroso.blogspot.com/2011/11/invasao-da-usp-nota-de-repudio-dos.html?spref=tw

IDEIAS QUE SE REPRODUZEM POR AÍ!

Eudes Baima

 Está na Grande Rede e nós não somos baú!

BOMBARDEIO DE FIM DE SEMANA!

  Sábado, como acontece todos os fins de semana, começou o tiroteio, via imprensa. O denuncismo toma conta das redes sociais. A maioria dos tiros, claro, direcionada ao Governo Federal. O que importa? Desestabilizar o governo. É gostar muito do País!

LI NO BLOGUE DO MEU AMIGO ROMILDO MOURA

  "A FRASE DO DIA 'Aquele que procura um amigo sem defeitos, termina sem amigos...'. Pois bem: Realmente não podemos radicalizar... Pois bem 2: Também não devemos levar tão na brincadeira as coisas sérias... Pois bem 3: Mas.... Pois bem 4: Eu disse: Maaaasssssssss! Pois bem 5: E disse..... Pois bem 6: E disse... Pois bem 7: E disse... - Diga logo o que foi que você disse, seu filho duma ég... - Olha o respeito com minha 'santa' mãezinha... Afinal ela não tem culpa d'eu ser assim... Pois bem 8: Se não procurar para seu círculo de amizades, pessoas as mais perfeitas possíveis... Pois bem 9: Você... Pois bem 10: Você... você... você... você... você... você... você... você.... você... você... você... você... você... você... você.... você... você... você... você... Pois bem 10: Pode terminar vendo o sol nascer quadrado... Tenho dito... E sempre!!!" (MANUEL DE JESUS)

CLAYTON LIVRE... FONTE: O POVO


BELAS MULHERES FALANDO DE ESPORTES. NO CEARÁ TEM DISSO, SIM!

http://blogs.diariodonordeste.com.br/belasnoesporte/wp-content/uploads/2011/02/blog1.jpg     http://blogs.diariodonordeste.com.br/belasnoesporte/

  

EVENTO DE LEITURA: PROVOCANDO O HÁBITO DE LER!

  Pede-se à meninada: coloque dentro do samburá (arte indígena dos Jenipapo-kanindé) as palavras que tem a ver com o pescador e com sua lida diária:

Anzol
Guaiúba
Gelo
Cardápio
Areia
Rolos de Madeira
Vela 
Mastro
Jangada
Maresia
Solavancos
Garçonete
Linha
  Que palavras não foram postas no samburá?




 


SINDICALISMO É COISA SÉRIA!

   Na greve do Estado está ocorrendo algo inusitado: a categoria arrasta a greve. O peleguismo está indo a reboque! O cachorro está abanando o rabo!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...