sábado, 17 de março de 2012

FORTALEZA EM FOTOS



  Centro da cidade (Fortaleza) nos anos 70. Dica: Airton de Farias

ESCOLA FLORA TELES, DE COREAÚ: BELA MATÉRIA SOBRE A AULA DA SEMANA

  CONFIRA!
  http://www.sindproc.blogspot.com.br/2012/03/aula-da-semana-projeto-humanizando-o.html

  Ou:

  http://floratelesescola.blogspot.com.br/

DICA (MAIS UMA) DO ESCRITOR SÂNZIO DE AZEVEDO

POETAS ESQUECIDOS/ PERNAMBUCO

GERVÁSIO FIORAVANTI (1870-1936)

Quando o inverno passar, daqui distantes
Pelos bosques iremos solitários;
- Tu, meu amor, inveja dos canários,
- Eu, teu amor, inveja dos amantes.

Teus lábios nos meus lábios, tão instantes,
Que eu não lembro que os tens tão usurários...
Teus olhos nos meus olhos, tão constantes,
Que eu nem me lembro já que os tens tão vários.

Quando cansares, tu terás meu braço;
Quando eu cansar, terei o teu regaço;
E após beijar-te, eis-me a beijar-te ainda...

Ambos fugindo ao termo da viagem,
- Eu nos teus olhos vendo a minha imagem,
Tu nos meus olhos vendo como és linda!
  **
PAULO DE ARRUDA (1873-1900)

COVARDIA

Sombra que adoro e temo e osculo e odeio,
Fugir-te, ao encanto, embalde aspiro e tento.
Se bem longe és de mim, neste momento,
Toda escárnio sorris dentro em meio seio.

Quando foste, eu te disse e até jurei-o,
Eterno adeus de eterno esquecimento.
Mas bem longe és agora - é o meu tormento
Maior - ver-me, de ti, somente cheio!

Quero esquecer-te e mais te anseio e vejo.
Lembro que me feriste cruelmente.
Resisto e sofro, luto e te desejo...

E, nessa luta, a alma se me exala...
Morro, sorrindo, aos poucos, lentamente...
Morro beijando a mão que me apunhala!
 

VEJA O QUE OS AQUÁRIOS GOVERNISTAS ESCONDEM

MANUEL DE JESUS: CIDADANIA

  "Sou leitor assíduo do Alamar Régis de Carvalho faz um tempão. Seus e-mails longos nos convidam a desistir de ler. No entanto, insisto. E com isso aprendo sempre mais um pouquinho. Pode ser dividido em alguns posts por assunto. No entanto, mantendo-se a ordem do texto, será possível entendê-lo." (Manuel de Jesus)

Dicas Tecnológicas
A péssima qualidade da telefonia brasileira
As pessoas ficam sem saber o que fazer

ATENÇÃO PARA ESTE EMAIL: Você que usa telefone, fixo ou celular, precisa saber como as coisas acontecem, para  perceber o  quanto é enganado, explorado e até roubado.
Quero passar mais uma orientação àqueles que não são leitores do meu livro “Tecnologia e seus macetes”, já que tem muito brasileiro sendo enganado pela pouca vergonha das companhias telefônicas, que praticam uma grande safadeza, sem que a ANATEL e o Ministério das Comunicações tomem qualquer providência.
As pessoas estão convivendo com essa deficiência e absurda falta de qualidade, mas ficam sem saber o que fazer e sem saber como protestar, porque não conhecem o elemento básico que está causando isto e, por este motivo, ficam até achando que a culpa está nelas mesmas ou no seu aparelho, quando a realidade é outra.
É preciso que todas as pessoas fiquem sabendo o que de fato acontece, para poder tomar as suas providências junto ao PROCON, ao Juizado Especial e até ao Ministério Público, e eu quero, mais uma vez, explicar um pouco, dentro do que sei.


Entenda o que é banda

Em comunicação existe uma coisa chamada “banda”, que é um espaço onde a comunicação trafega, assim como os tubos por onde trafega a água nas nossas casas. Quero dar vários exemplos para você entender bem o que significa isto.
Se você entra no Youtube, por exemplo, para assistir um vídeo qualquer, pode optar pelo nível de qualidade que quer assistir.
Tem um botãozinho lá onde você pode mudar a qualidade. Geralmente começa com 240p, 360p, 480p, 720p e até 1080p. As opções de 720p e 1080p são qualidades HD e você só consegue ver se a sua internet for muito boa, ou seja, se tiver uma banda boa, que seria uma banda larga de verdade. A de 240p é a de mais baixa qualidade.
A maioria das pessoas não consegue assistir nem a 360p ou, quando tenta assistir, a imagem fica travando o tempo todo. É sinal que a internet não é boa.
Pronto. O primeiro entendimento do que seja banda está aí. A internet vagabunda tem uma banda muito estreita, embora os estelionatários da comunicação brasileira chamam isto de banda larga.
Habituou-se a chamar qualquer internet que fica ligada 24 horas de “banda larga”, quando na realidade não é. Na verdade é uma banda, mas não banda larga.
Quando uma empresa provedora de internet lhe vende uma “banda” de 1 mega, essa banda teria obrigação de lhe permitir assistir a um vídeo com qualidade, todavia isto não acontece, porque a canalhice do comércio de internet no Brasil se obriga e lhe oferecer apenas 10% (dez por cento) daquilo que você contrata, e, o que é pior, o governo sabe disto, a ANATEL sabe disto, o Ministério das Comunicações sabe disto, o Deputado Federal que você votou sabe disto, mas ninguém fala nada e todo mundo permite tudo.
Em vez de 1 mega, você terá apenas 100kbps e, por isto, convive com essa lentidão absurda, sem saber o que está acontecendo, mas fica obrigado a pagar como se fosse 1 mega.
É como se você fosse comprar um quilo de feijão num supermercado, teria que pagar no caixa o valor de um quilo, mas levaria para casa apenas 100 gramas.
Aí, quando você resolve reclamar para o provedor, a atendente do outro lado começa a argumentar:
- “Sinto muito, meu senhor, mas a nossa velocidade está dentro dos padrões, não temos ninguém reclamando sobre isto e o problema está aí no seu computador”.
Eles sempre fazem de tudo para fazer o usuário entender que ele é um imbecil, que é o seu computador que não presta, que é ele que não sabe usar a internet, enfim, o faz de palhaço.
Já que as pessoas não entendem nada do assunto, ficam achando que o problema está com elas mesmo, se calam, não falam mais nada, continuam pagando, pagando, pagando e seja o que Deus quiser.
É exatamente nesta falta de conhecimento tecnológico das pessoas que a canalhice se apóia.

Por que eles fazem isto?

Porque a cultura da empresa brasileira é a de apenas faturar e não investir nada, a favor do seu usuário, ou, se investir, investir o mínimo possível. Eles sabem que o brasileiro é preguiçoso, para se informar, que ele não se interessa em procurar ter conhecimento de tecnologia e que adquirir um livro de tecnologia é algo que não tem relevância nenhuma, por isto se aproveitam.
Apenas pra você formar uma idéia por alto, a empresa de internet, se tivesse 100 usuários, por exemplo, cada um com direito a 1024 kbytes, que seria esse 1 Mega que ela diz lhe vender, deveria, por obrigação, ter pelo menos 100 Megabytes, que é o produto de 100 x 1000. Mas, já que são descarados, disponibilizam apenas 10 mega, pra ficar mais barato para elas, e o usuário que se dane.
É mais ou menos como se precisássemos colocar um tubo de uma polegada para água, numa obra, e colocássemos apenas um de meia polegada, como se precisássemos colocar fios grossos para a instalação elétrica do nosso chuveiro e, por economia, usássemos fio fino, o que causaria problemas, inclusive de segurança. É como um colégio que tem uma sala de aula que comporta só uns 15 a 20 alunos, confortavelmente, mas resolve colocar 50 a 60 alunos no mesmo espaço.
Imagine um elevador cuja capacidade é para apenas quatro pessoas, mas insiste em colocar oito. Um barco que comporta apenas 40 passageiros, mas insiste em colocar 100. E por aí vai.

A idéia da banda é esta

A empresa de internet, para atender ao número de clientes que tem, deveria contratar uma banda de um determinado tamanho, mas, para gastar pouco, contrata uma que é dez vezes menor.
A mesma coisa acontece com as companhias de telefone.

A telefonia antiga e a atual

Dizem que a privatização da telefonia brasileira veio para melhorar o serviço, para acompanhar o avanço tecnológico e para permitir que mais pessoas tivessem telefones.
De fato, tecnologicamente a qualidade da telefonia digital é incomparavelmente melhor que a velha tecnologia analógica, mas isto só poderia acontecer se as companhias telefônicas fossem honestas e oferecessem, de fato, bandas com qualidades o mínimo suficientes para atender a uma qualidade aceitável.
Mas, infelizmente, não é o que acontece. A comunicação telefônica atual está pior que a antiga analógica que o Brasil dispunha.
Nos tempos passados, quando você ligava para alguém, o telefone do outro lado só não chamava se ele tivesse, de fato, ocupado, ou seja, com alguém utilizando a linha. Se tivesse desocupado, sempre chamava.
Havia problemas, sim, de chiados nas ligações, mas isto quando existia problema na rede, água de chuva que entrava nos dutos por onde seguiam os cabos ou em fios descascados ou mal emendados dentro das nossas casas. Havia problemas também quando a gente tinha um aparelho vagabundo.
Era impossível você pegar um telefone, discar para outro que estava ao seu lado, desocupado, e a ligação dar sinal de ocupado. Isto não acontecia nunca.
Hoje é uma vergonha. Você liga do seu telefone fixo para o seu celular, que está ao seu lado, desocupado, e vem uma mensagem dizendo que aquele telefone está fora de área, que está em caixa de mensagem ou que está programado para não receber ligações.
E ainda vem o outro roubo que pouca gente percebe, que é o tal do “Deixe o seu recado”.
Esse “deixe o seu recado” aí, é uma forma deles meterem a mão, porque a maioria das vezes é tarifado.
Isto é uma vergonha, isto é uma indecência e o país precisa protestar contra.

 A safadeza das companhias telefônicas

Estamos aí convivendo com uma avalanche gigantesca de propagandas das operadoras em tudo quanto é veículo de comunicação, televisão, rádio, revistas, jornais, cartazes, out doors, luminosos, camisas de times de futebol, placas em estádios de futebol, lojas diversas e quiosques espalhados por tudo quanto é canto dos shopping centers, enfim, em tudo quanto é buraco a gente vê propaganda da TIM, VIVO, CLARO, OI, TELEFÔNICA, NEXTEL...
O investimento em publicidade é gigantesco, em detrimento do investimento em equipamentos e recursos necessários para a prestação de um serviço decente.
Se metade dos milhões investidos em propaganda fossem aplicados em infra estrutura, com certeza a qualidade seria muito melhor.

 A guerra promocional

Estamos vendo, também, a guerra por clientes entre as operadoras.
“Ligue gratuitamente de X para X.”
“Ligue DDD para todo o Brasil, para a nossa operadora, pague apenas 50 centavos e fale a vontade.”
“Fale por dez minutos para qualquer fixo, e pague apenas 21 centavos.”
E por aí vai.
Meus amigos. Não há milagre, banda de comunicação custa dinheiro e tem que ser pago. Quando uma operadora lança uma “promoção”, que faz com que milhares ou milhões de pessoas liguem ao mesmo tempo, porque está “barato”, ocorre automaticamente o que chamamos de congestionamento de banda e as ligações ficam uma porcaria, ninguém entende o que o outro está dizendo do outro lado, as ligações não se completam, ouvimos sempre as tais mensagens de “telefone fora de área”, quando o telefone não está fora de área, “este telefone está programado para não receber ligações”, quando o telefone não está programado para isto, etc. etc. etc.

Por que isto acontece?

Porque a banda de uma grande cidade está dimensionada, por exemplo, para suportar 50 mil pessoas falando ao mesmo tempo e em determinados momentos tem mais de 500 mil pessoas tentando falar, por causa das tais “promoções”.
No entanto, as contas não param de chegar aos finais dos meses, cada vez mais salgadas e muitas vezes cobrando ligações que não fizemos.
É uma vergonha o que está acontecendo. A qualidade da telefonia, que deveria ser uma qualidade digital, está pior que a dos telefones analógicos de épocas passadas. Inúmeras são as pessoas que tentam fazer uma ligação e não conseguem, mas ficam achando que aquilo só está acontecendo com elas, com o telefone delas e por culpa delas.
O brasileiro se acostumou tanto com porcaria que está criando o hábito de conviver com essa porcaria, achando que isto é o normal.
Muita coisa ficou muito pior no Brasil, a geração atual não percebe e até aqueles que conviveram com a melhor qualidade do passado não falam nada.
Para quem costuma viajar de avião, por exemplo, compare o serviço de bordo dos vôos atuais com os que existiam no tempo da VARIG, da TRANSBRASIL e da VASP, antes dela cair nas mãos desse grupo pilantra que a fez falir. É uma porcaria, nos dias de hoje. Aquele saquinho de amendoim ou barrinha de cereal com um copo de refrigerante chega a ser ridículo.
Quem viveu épocas passadas, compare a qualidade e a durabilidade das geladeiras Gelomatic e Frigidaire com as porcarias que são feitas hoje, apenas bonitas na casca. Quando eu me formei, na Aeronáutica, aos 19 anos, fui morar com colegas em Belém e compramos uma geladeira Frigidaire vermelha na Y Yamada. Trinta anos depois ela estava gelando, do mesmo jeito, na casa da
família do meu amigo Jacinto Brito, a quem eu a dei de presente.

 Muita coisa piorou no Brasil e a telefonia foi nesta onda
 Está horrível a telefonia, nos dias atuais.
Existem mais de 230 milhões de linhas telefônicas, todas dando muito dinheiro para as operadoras, que não estão nem aí para qualidade, porque o objetivo é apenas faturar, faturar e faturar.
Veja agora algumas malandragens
A operadora “A” oferece uma promoção que diz que você paga 35 reais, mensal, e tem as seguintes vantagens:
Se ligar para outro telefone dela, vai pagar apenas 0,21 centavos e poderá falar a vontade por 10 minutos. Se ligar para um fixo qualquer vai pagar 0,50  e falar a vontade por 30 minutos.
Agora, veja só onde está a malandragem:
Na cabeça do usuário, imagina-se que, se dez minutos de conversação vai custar 0,21 centavos, obviamente se precisar falar por 20 minutos, por exemplo, seria 0,44 centavos, não é verdade?
Mas não é nada disto e aí é que está o perigo.
Quando você ultrapassa os dez minutos, já que ninguém costuma ficar cronometrando ligação de telefone, aí começa uma tarifação que é acima de 1,50 cada minuto, o que quer dizer que, se você falar por 20 minutos irá pagar os 0,21 centavos e mais 15 reais, só por aquela ligação!
Só que, quando vendem, eles nunca falam isto para o consumidor. Eu só sei disto, porque conheço telefonia e, recentemente, perguntei para o vendedor como ficaria a situação, quando a ligação passa dos dez minutos, ele fingiu que não sabia a informação, chamou o gerente, que demorou para atender, tentou desconversar, mudou de assunto, me perguntou se eu tinha mais alguma dúvida e se estava tudo correto, e eu disse que não, que eu estava esperando pelo gerente, para me dar a informação que eu pedi. Ele chegou a dizer “Meu senhor, eu tenho vários clientes para atender”, quando eu disse que ele poderia atender, sim, mas depois que acabar de me atender.
É assim que o brasileiro deve agir, sem se deixar intimidar e constranger.
Eles investem nas possíveis “falhas psicológicas” das pessoas.
Que diabo de falha psicológica é este que o Alamar tá falando?
Eu apenas estou dando este nome
Trata-se da distração das pessoas, quando estão falando com alguém ao telefone. Ninguém se preocupa quase com o tempo do telefonema, e vai falando, falando, falando enquanto o assunto está interessante e tem coisa para ser dita e nisso o tempo vai passando.
O ideal seria a pessoa ficar olhando para um cronômetro e, quando chegar os dez minutos, desligar o telefone e fazer outra ligação de mais dez minutos para continuar a conversa, só que na realidade ninguém faz isto.

 Deixe o seu recado

Você percebeu que aquelas mensagens do “deixe o seu recado”, geralmente é falado bem rápido?
Pois é, aquilo ali é outra safadeza, para você não prestar atenção na mensagem e ficar ainda com o telefone ligado por alguns segundos, quando então o recado, mesmo não deixado, é tarifado.
Todo cuidado é pouco.
Se a ANATEL tivesse o mínimo de vergonha na cara, ela obrigaria as telefônicas e colocarem a opção de discar 1 ou discar qualquer coisa, caso a pessoa queira mesmo deixar o recado, para ser tarifado, e não deixar a tarifação ocorrer automaticamente como de fato ocorre. Quando você precisa reclamar

 Aqui está outra safadeza, que irrita muita gente

Toda operadora tem um determinado número que eles disponibilizam para você ligar, em caso de reclamação ou para comprar um serviço seu.
Nunca tem uma pessoa, um ser humano, para lhe atender inicialmente, porque você cai numa URA (Unidade de Resposta Audível, que é o nome técnico disto)., que é aquilo que lhe dá as diversas opções:
“Para falar para isto, digite 1; para falar para aquilo, digite 2; para falar para aquilo outro, digite 3...”
Enche a sua paciência. Muitas vezes não tem a opção daquilo que você realmente quer tratar e você fica sem saber o que fazer.
A semvergonhice consiste no seguinte:
Se a sua opção for para COMPRAR ALGUM PRODUTO DELES, aí o atendimento será rápido e eficiente, aparecerá logo um ser humano para conversar contigo
Mas se você teclar em alguma coisa que seja reclamar sobre a sua conta, reclamar por problemas técnicos, fazer qualquer tipo de reclamação ou cancelar alguma coisa, com certeza eles enrolam ao extremo. Quando você consegue falar com algum operador, ele leva um tempão ao telefone, passa para outro setor, diz que vai consultar isto e consultar aquilo, pede mais uma vez o seu CPF e só falta lhe pedir exame de fezes e atestado de óbito.
Invariavelmente diz que o sistema está lento ou lhe pede, descaradamente, que ligue depois, que o sistema saiu do ar.É mentira, o sistema não está lento coisa nenhuma e muito menos saiu do ar. A informatização de uma operadora de telefonia que é usado para cancelar um serviço ou registrar uma reclamação é exatamente o mesmo que eles usam para fazer uma venda, mas que nunca sai do ar.

 O que eu sugiro

Quando você tiver que fazer alguma reclamação ou pedido de cancelamento de serviço em qualquer operadora de telefone, evite fazer isto por telefone, porque com certeza você vai perder tempo, vai ter dor de cabeça, vai ter que ligar várias vezes e não vai valer a pena o desgaste.
Elabore um pedido por escrito, assine, e mande pelo correio com AVISO DE RECEBIMENTO, deixando bem claro o prazo que você quer que o problema seja resolvido, sob pena de recorrer ao PROCON ou entrar no Juizado de Pequenas Causas, caso a situação necessite disto.
Eles geralmente ficam com medo porque, com esse tipo de documento, você tem amparo jurídico, o que não tem quando fala apenas por telefone, apesar deles dizerem que a sua ligação está sendo gravada “para a sua segurança”, quando na realidade não é para a sua segurança e sim para a segurança deles.
Outro detalhe: As companhias telefônicas não deixam os seus endereços nos sites e nem nas contas, com raras exceções, exatamente para o usuário não saber para onde deve postar o comunicado. Nesse caso, já que todas elas tem endereços de lojas na sua cidade, procure pelo endereço de uma loja delas e mande a comunicação para lá, que tem amparo jurídico, já que eles são obrigados a encaminharem a sua correspondência para o setor competente.
Não vá querer mandar carta para quiosques de shopping Center, porque eles não são considerados lojas da própria operadora e sim apenas revendedores de ships e aparelhos. Identifique a própria loja.

 Se não resolverem o problema

Não se limite a apenas comunicar ao PROCON, posto que ele é um órgão público fraco, incompetente, que não tem força nenhuma em relação a grandes empresas, só servindo para pressionar botecos e pequenos empresários. Dê queixa lá, sim, mas entre com ação no Juizado Especial do Cível, mais conhecido como “Pequenas Causas” (não precisa nem advogado), e, se você se sentir prejudicado, peça ao Juiz indenização de 20 salários mínimos, que é o máximo que você pode pedir, quando entra sem advogado (quando entra com um advogado, pode pedir até 40 salários mínimos), e, outra coisa: Não aceite acordo quando os advogados deles pedirem, deixe ir em frente, porque eles precisam tomar vergonha na cara. 

 Apesar da matéria grande, eu teria ainda muitas coisas mais a escrever, porque muitas são as safadezas e a disposição dessas empresas fazerem o usuário de idiota, mas o e-mail termina ficando grande demais e muita gente é preguiçosa para ler. Por causa disto é importante que todo mundo fique bem informado e entre em ação, sem se intimidar.

 Contatos

 Alamar Régis Carvalho
 Analista de sistemas, escritor e AINSF Dinastia
 alamarregis@redevisao.net
 www.alamarregis.com
 www.site707.com

www.redevisao.net

RETRATOS DE ONTEM

 
  (Do Blogue do advogado Valdecy Alves)

COLABORAÇÃO DE FERNANDO DEDA

  "O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FAZEMOS NO PRESENTE".
 
 (Mahatma Gandhi)

O CIDADÃO E O BALAIO DE GATOS

  Ontem um cidadão me abordou na Praça do Ferreira e, como me viu de blusa vermelha, indagou: - O protesto é contra quem mesmo? O contexto da pergunta dele era o da confusão de siglas de esquerda, que hoje andam encangadas feito espigas de milho com PMDB e outros bichos... Só tive uma saída: - É contra todos e a favor da Educação!

PENSO, LOGO INCOMODO!


 
   (Indicação: Fernando Deda)

AQUELE PREFEITO ERA TÃO DESOCUPADO...

  ... mais tão medíocre e relaxado, que chegava a se preocupar com blogueiros! Povo sem jeito!

NOS TEMPOS DA LOJA O VILAR...

  O representante da Ragueb Choffi saiu da loja e deixou os últimos lançamentos em blusas e calças sociais. O pobre poeta escolheu uma peça de cada, pra ser usada à noite. O sapato Sândalo já inha sido adquirido em Sobral. À noitinha: igreja, pracinha da matriz e discoteca. Era um sábado que prometia. Uma morena de Alcântara apareceu. Hum! Coisa nova! Houve um reboliço por dentro d'alma do pobre diabo das letras. Já no ambiente de dança... Depois daquela loura que solta o acanhamento de matuto, houve um... chamego. As almas pinotavam... No outro dia, houve o encontro dos dois na rua ruidosa do domingo. Uma colega da distinta solta o verbo: - Esse é aquele de ontem? Ih!
  Sem os panos da Ragueb... Ô, vida dura!

OS FARSANTES DE SEMPRE...

    A turma da oposição (?) vai se reunir? Rostos pesados, caras surradas, discursos sambados? Não diga! Aquela turma que um dia desses ressonava nos cheirosos lençóis (detalhes em cambraia!) do que chama de situação? O velho esquema furou? Hum! Está magoada a meninada? Os ossos carnudos desapareceram? Vem cá! Isso é notícia ou é ameaça, meu branco!?

O FARSANTE

  Artur Bruno foi vaiado na Praça do Ferreira ontem. Ele não fez uso da palavra. Pô! Perdemos a segunda!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...