quarta-feira, 17 de outubro de 2012

LASCA O JORGE!





  





  Tem um livreto de cordel cearense intitulado A Estátua de Jorge. Nele Alberto Porfírio, poeta quixadense, conta a história de uma viúva que passa meses lastimando a morte do querido marido. Mas a roda do tempo girou e ela... arranjou um novo chamego. Um dia, sem lenha pra fazer o café pro sujeito, ela recomenda à empregada: - Lasca o Jorge! E lá se foi a estátua do defunto do fogo ardente (que não era o da viúva)...

 
 O poeta, em foto do Wikipédia 

SAUDAÇÃO

  "Acabo de receber (isso aconteceu segunda dia 15 de outubro) do colega imortal número dois da Academia Palmense de Letras APL, Francisco Eliton Albuquerque Menezes, duas produções literárias de um dos mais refinados poeta e escritor que esta terra pariu... O primeiro texto li e aprovei de olhos fechados. E nem precisava abri-las... 'Reminiscências', do poeta, escritor e cirugião dentista Dr. Galba Gomes, é o título do mesmo. O li pela primeira vez em meados da década de oitenta, quando do lançamento do jornal A Palma, por ocasião da inauguração de uma Biblioteca Pública (de Coreaú). Do ato em si, acho que só sobreviveu ao tempo e ao descaso político o próprio jornal. Lembro-me como se fosse hoje. Impresso com o título vermelho, (já teria conotação comunista?) A Palma trazia em suas páginas além de informes publicitários dos empresários da capital, muita, mas muita mesmo, histórias interessantes. Em destaque esta que novamente me é apresentada.
  Por isso a brincadeira. Li de olhos fechados... O outro foi o Discurso proibido... Um hino à liberdade... Parabéns ao estimado escritor. Parabens!!!
  Tenho dito... E sempre!!!"


  (Manuel de Jesus)

ACABOU-SE O MARASMO II

  Foi aprovada na APL nossa proposta de realização de uma Feira Literária no fechamento dos festejos de setembro de cada ano. Ela ocorrerá num dia (12, 13 ou 14), das 8 às 17 h. O local será escolhido pela entidade. 

ACABOU-SE O MARASMO!

DESTAQUE DO G1

  Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

  "Levantamento com 1.204 pessoas foi realizado de 15 a 17 de outubro. Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. (...)."
 
 

ESCÂNDALO DOS BANHEIROS


  "Secretários têm bens bloqueados em ação do 'escândalo dos banheiros'

   http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=347475&modulo=963

NORDESTINIDADE II: VENDEDOR DE FUMO DE ROLO

Image

NORDESTINIDADE I: VENDEDOR DE CHEGADINHA

A BOA-NOVA!


  






















 

MAIS UM!

   "A APL NOMEIA MAIS UM MEMBRO




   O mais novo membro da Academia Palmense de Letras é Galba Gomes, cirurgião dentista e professor universitário, contestador nato, cronista, ativista político e autor de '1968 e outros momentos na odontologia, na política e na cidadania plena'. Como patrono da cadeira n.º 06, Galba Gomes indicou o também cirurgião dentista coreauense Raimundo Gomes (in memoriam), um dos fundadores da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará.

   Ao novo imortal das letras palmenses, nossas boas- vindas!


   Eis a titularidade das atuais 06 (seis) cadeiras da Academia Palmense de Letras, com seus respectivos patronos:

   Cadeira nº 1. Titular: Manuel de Jesus da Silva. Patrono: Ariano Suassuna.
   Cadeira nº 2. Titular: Francisco Eliton A. Meneses. Patrono: Graciliano Ramos.
   Cadeira nº 3. Titular: Benedito Gomes Rodrigues. Patrono: Milton Santos.
   Cadeira nº 4. Titular: João Teles de Aguiar. Patrono: Paulo Freire.
   Cadeira nº 5. Titular: Fernando Machado Albuquerque. Patrono: Machado de Assis.
   Cadeira nº 6. Titular: José Galba de Meneses Gomes. Patrono: Raimundo Gomes.
(...)."
  (Do Diário de Um Navegante)

FORA DO DEBATE...

  Quantos terceirizados tem a Prefeitura de Fortaleza? 10.00o, 26.000 ou 30.000? Nem o candidato da oposição esclarece...

OLHA ELAS NO CHÃO!

  Segundo turno NÃO é fim de peça teatral. Mas nele as máscaras caem. E como!

CONVITE ABERTO

  LICEU DO CEARÁ – 167 ANOS – LANÇAMENTO ProEMI/PJF  
  "Para celebrar o aniversário de 167 anos, o Liceu do Ceará fará o lançamento do ProEMI/Projeto Jovem de Futuro para a Sociedade Cearense.
  O Projeto Jovem de Futuro/PJF objetiva a qualidade do Ensino Médio aumentando o desempenho escolar dos alunos e diminuindo os índices de evasão por meio de uma nova forma de gestão: a Gestão Escolar para Resultados.
  O Liceu também homenageará personalidades da Secretaria de Educação Básica, do Conselho de Educação do Estado, ex-alunos, professores e membros da comunidade que contribuíram com a sua história e com a Educação cearense."

  Data: 19 de outubro 2012.

  Horário: 19h.
  Local: Pátio interno do Liceu do Ceará.


  (Prof. Auriberto Vidal Cavalcante)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...