domingo, 29 de dezembro de 2013

"COMO SERÁ O AMANHÃ"?!

 Uma FM disse agora à noite que o Brasil pode crescer mais até 2020 e alguma coisa e deixar na poeira as poderosas e cheirosas Inglaterra e Alemanha. E se isso acontecer de fato:
 1. Onde os doutores comerão seu caviar, sossegadamente?
 2. Onde os novos-ricos estacionarão seus carrões, sem a gentalha pra encostar e borrar o troféu?
 3. Como serão os engulhos da gente grande, frente à TV, quando souber que o pão do povo não está mais caindo com a Itacolomy pra baixo?
 4. Como serão as velhas desculpas contra a boa-nova, já que tem o diabo de um pernambucano (ignorante, apedeuta ou coisa que o valha), que costuma ter seu nome ligado a essas mudanças?
 5. Como ficará a elite, de cara remexendo, sabendo que em seu gostoso restaurante, onde abunda o generoso uísque, tem um pobre embeiçando goles de soltura, fora do eito?
 6. "Deu tudo errado!", dirão muitos, entre um talhe e outro naquela lagosta que, um dia, teve tão poucos donos?
 7. Como ficará na TV o Arnaldo Jabor, sem ter em quem descontar seu nojo contra o povo, que agora rói uns ossos e saiu dos lagartos?
 8. Como ficarão aqueles que torcem pelo governo, querendo fugir do povo como o diabo da missa?
 9. Como ficará a velha imprensa, tendo que mostrar o povo na praia rindo seu riso "pôde", como diz aquela boneca "elitizada" dos programas de manipulação?
 10. Como ficarão aqueles que, não sabem como, descobriram a seu lado, no avião, uma senhora com cara de povo, que sorri com seus dentes (que horror!) adquiridos no odontólogo?!  

MAIS UMA HISTÓRIA AMERICANA...

... Vergonhosa!

  https://www.facebook.com/photo.php?fbid=689234147787825&set=a.592946234083284.1073741828.592907057420535&type=1&theater

OLHA O QUE LI NO LUGAR DAQUELE LIVRO DE AUTO-AJUDA!

VÁ ENTENDER!

  "IMPARH divulga Edital para seleção de 1.260 professores substitutos para a rede municipal de ensino de Fortaleza"



DE PRIMA!

  Está sendo preparado o concurso público de provas e títulos para Professor efetivo do município de Fortaleza, a ser realizado no 1o. semestre de 2014.

  Apesar da balbúrdia do momento, nossa esperança é freireana!

COSTA SENNA EM AÇÃO!

 Sem gritos ensurdecedores. Foto dele.

TRADICIONALISMO (?!) - II

  "(...) Portanto, se o Brasil quer excelência no ensino básico, precisa criar condições concretas para isso. Se quer professores que não sejam 'tradicionais', que não param no tempo, que estudam e acompanham o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação e nas adjacentes, então o país deve criar condições para que os professores façam isso. Portanto, aos meus críticos eu digo: eu não defendo o tradicionalismo, no sentido de acreditar que a escola deve permanecer 'fazendo a mesma coisa', do mesmo jeito. Pelo contrário! Minha angústia é ver o quão atrasada está a área educacional, em relação ao acompanhamento da revolução científica que vivemos. Assunto para uma próxima vez!"


  Simone Benedetti

TRADICIONALISMO?!

   "(...) O que se tem no ensino público brasileiro não é, em absoluto, apego à tradição, mas sim a falta quase absoluta de qualidade e conhecimento, além da absurda falta de infraestrutura física, tecnológica, didática e de recursos. E essa carência não pode, de maneira alguma, ser confundida com 'ser tradicional'.

  O Brasil não sofre, portanto, com o excesso de professores 'tradicionais'. Ao contrário, são as péssimas condições de trabalho que, não raro, têm forçado, cada vez mais, os bons profissionais a darem suas aulas da maneira que podem ou, pior, a desistirem da sala de aula, deixando esse importantíssimo espaço nas mãos de pessoas despreparadas. Professores que não estudam, que não leem, que não se atualizam e simplesmente repetem as mesmas práticas durante anos, não são professores 'tradicionais', mas sim maus professores! Escolas que não têm nenhum recurso em sala de aula, a não ser lousa e giz (além dos 35 a 40 alunos motivacional e cognitivamente heterogêneos), não são 'tradicionais', são despreparadas, inadequadas. Um sistema nacional de ensino que não dá condições para que seus profissionais invistam em sua própria formação não é um sistema 'tradicional', mas um sistema problemático, deficiente, desvalorizado.
 
  Se o país deseja professores excelentes e criativos, então deve oferecer excelentes condições de trabalho: e não falo apenas de salário! Falo de valorização, respeito e infraestrutura física e tecnológica de primeiríssima qualidade. Isso é o que tem afastado os bons professores das salas de aula. Muitos que amam a profissão e que a veem como uma vocação acabam por se esgotar de tal maneira que simplesmente desistem. Outros, que desejam criar e implantar projetos e atividades diferenciadas, acabam tendo seus esforços sufocados pelas condições concretas de funcionamento do ensino público. (...)."


 Simone Benedetti

IDENTIDADE

  A antropóloga cearense Joceny Pinheiro já estudou até nos States, mas nunca mudou o foco de seus estudos sobre a "indiada louçã" brasileira. Nesta foto do Face dela, a estudiosa aparece com um colar pataxó.

AS MANCHETES QUE TORCEM E... DISTORCEM!

  A imprensa amiga diz que o prefeito fez isso e que o governador deita e rola. Mentira! Quem faz tudo é o governo e o povo paga (caro) a conta! Tem muito jornalista escrevendo da arquibancada! Parei de comer moscas!

SABEDORIA JOGADA NO VALÃO!

  Divaldo Franco diz, com sabedoria: - O ser humano é gregário. Quando não se junta, vira um depressivo! É vero. Mas há momentos em que ele se junta pra arquitetar o mal, pra praticar a engenharia da desconstrução, pra anular o irmão. Aí, sei não... Apesar de você... Bom dia!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...