segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

É HORA DE RECUPERAR A IMAGEM... DESGASTADA

   "(...) o governo Cid Gomes está redirecionando sua máquina de comunicação. Saiu, parcialmente, o endeusamento de grandes obras e megaprojetos e entrou o fator gente. A humanização das peças publicitárias transformou atores e modelos, antes apenas um acessório em atos de inauguração, simulando o corte de uma fita, em pessoas reais. Vemos, agora, cidadãos e cidadãs depondo sobre supostos benefícios e facilidades a partir de determinadas ações do Palácio da Abolição.
  O slogan principal do governo também mudou. Na expressão 'Construindo um Novo Ceará' foi acrescido 'Pra Você'."
  (Coluna Política do O Povo e Blogue do Eliomar)

ESTADO, ACORDA!

 No Rio, bueiros explodem, morros deslizam, prédios desabam e o governador Sérgio Cabral some. Ele também!?

POLITIZAÇÃO

  Sempre atual!

A MATÉRIA REPERCUTE NO G1 E NO FACEBOOK

  "O pior é saber que ninguém vai ser punido pela morte desse inocente, que o lixão vai continuar no mesmo lugar e o pior, que outras crianças, catadoras, famintas, podem ter o mesmo destino. Caramba, quanta desigualdade social! Dói na alma!"

CRIANÇA MORRE DEPOIS DE INGERIR COMIDA CONTAMINADA NO LIXÃO DE MASSAPÊ

  "Enquanto isso a prefeitura promovia mais uma festa com o dinheiro do povo. 'Ele chegou gritando dizendo que passava mal, ficou se debatendo e espumando pela boca (...). Meu neto morreu agarrado as minhas pernas', afirma o avô da criança. Paulo Isaquiel de Souza, 12 anos, residente nas proximidades do depósito de lixo a céu aberto, de responsabilidade da Prefeitura de Massapê. Segundo informações de familiares, o menino costumava catar lixo reciclável para vender, sendo que ontem, 28, por volta de meio dia ele chegou em casa, dizendo que havia comido um resto de alimento que estava em uma sacola, quando catava lixo no lixão da prefeitura; o mesmo havia oferecido a comida a seu primo, mas este não aceitou. Na ocasião a vítima informou que a comida não cheirava mal e que estava com gosto bom. Eles informaram ainda, que depois de vinte minutos o desespero da família começou e que ao socorrem a crianças a mesma chegou morta ao hospital. O lixão da prefeitura é totalmente irregular, é a céu aberto e não há nenhum controle desse lixo, bem como não existe isolamento para impedir animais e pessoas de entrem no local. O próprio avô da criança de disse que já havia exigido uma providência da prefeitura, mas não foi ouvido. Pessoas com seus entes queridos enterrados no Cemitério dos Machados, que fica vizinho ao lixão, já fizeram abaixo-assinado para acabar com aquele abuso, pois o vento leva o lixo para dentro do cemitério, além do mal cheiro e dos animais, como porcos e urubus. Tudo indica que o desrespeito ao cemitério se deve ao fato de que os responsáveis pelo cemitério supostamente são simpatizastes dos Albuquerque e contra os Pontes. Mas o fato mais lamentável é a morte prematura dessa criança, possivelmente por envenenamento, devido ao ato irresponsável dos gestores municipais nunca terem isolado o local e nunca terem providenciado um aterro sanitário para o local. Tais casos acontecem por que a prefeitura não possui uma política social de proteção aos mais vulneráveis, principalmente crianças e idosos. Ao invés de se investir na proteção dessa parcela desprotegida da população o prefeito e o vice se deleitavam em mais uma festa promovida no mesmo dia dessa morte, e como sempre, festa paga com o dinheiro do povo sofrido de Massapê.
  As várias festas pagas com o dinheiro do povo objetiva mostrar o partidos dos Pontes como o mais forte, principalmente em ano de eleição, o outro objetivo seria de tapear a população dando a entender que a cidade vive feliz e que estar tudo muito bem, enquanto crianças vivem catando comida no lixão. Local que deveria ser isolado e distante da cidade com terminante proibição de crianças. Por ironia, há exatos 02 meses nós havíamos denunciado este mesmo lixão e relatado a realidade de 15 famílias e crianças que vivem do lixão. Como sempre, os fortalezenses que estão administrando os recursos dos massapeenses, fizeram ouvido de mercador e não tomaram nenhuma providência. Apesar de a notícia ter corrido toda a cidade, no (28/01/12), a prefeitura hipocritamente com seus caciques se alegravam ao sabor da cachaça em festa paga com o dinheiro público, abandonando à própria sorte as pessoas mais desprotegidas."

   Fonte: Camocim Polícia 24h. 

  (MANCHOU COLABOROU) 

A GENTE SE DESPOLITIZAR É A SAÍDA?

  "FAÇA UM POLÍTICO TRABALHAR, NÃO VOTE!".

  (Da Net)

POIS BEM

  "Era finalzinho da década de setenta quando, às 14:00 h., chegava em Coreaú a unidade da empresa Rápido Mossoró, vinda da capital Fortaleza trazendo alguns exemplares do  Jornal Tribuna do Ceará, que eram destinados a algumas autoridades. À tardinha nas calçadas era uma festa só. Todos queriam saber notícias da capitá. Sobre este assunto várias vezes aqui pautei. Mas hoje vou arrematar mais um pouquinho e também tentar fazer chegar uma cópia à redação de uma grande empresa jornalística, além obviamente, dos blogues do meu amigo João Teles e do professor Romildo.

  Pois bem 2: O tempo foi passando e vieram outros jornais. Mas outros... Mas outros... E só não se informou quem não quis. Durante minha vida de estudante lia os dois principais que aqui chegavam. Bem verdade que com dois dias de atraso. Tinha uns comerciantes que me davam o jornal velho para ler.  Mas lia. Era gostoso saber das coisas. Visualizar mentalmente a capital que tão pouco conhecia.  E assim o tempo passou.

  Pois bem 3: Aí veio a santa teia, vejam bem eu disse santa teia e não ceia. E a notícia se proliferou, feito praga de gafanhoto. Está em todo lugar no momento em que o fato acontece. Veloz como o raio. Chegando a tudo quanto é lugar quase que sem custo sem papel e ao alcançe de todos...

  - Mas onde é mesmo que este filho duma égua  quer chegar com esta lenga, lenga?, dirá o mais intrigado leitor destas mal traçadas linhas.
  - Calma amado, estima, idolatrado, e tantos outros,   … ados leitor destas mal traçadas linhas. Raciocina comigo?
  - Quem sou eu para raciocinar. Ainda mais com um herege juramentado como o senhor  mesmo se intitula! Não é assim que dizia Odorico?
  - Sei lá, amado, apesar de simpatizante de Dias Gomes, não ando lembrando bem do Amado... Mas que assim seja!
  - Então vá direto na jugular e destile seu veneno, antes que esfrie...

  Pois bem 4: Inda ontem quando abastecia minha corroça velha decenária em um posto da serra da  Ibiapaba, notei um grande volume de famosa publicacão diária sobre uma mesa. Eram uns vinte a trinta volumes. Estavam intactos e já era meio dia ou mais. Pago a conta do abastecimento e olhando aquilo que, no passado me enchia os olhos de vontade de folhear, e com o meu sangue de sassará, doidinho por uma garapa, perguntei ao frentista se podia pegar um.
  - Pode, sim! Foi sua resposta gentil. Devo ter sido o primeiro a tomar aquela atitude. Achei esquisito não está à venda. E a  meninada começou chorar por jornal (fim de férias, fotografias para os trabalhos escolares e começou a choradeira). Indaguei ao gentil frentista se podia pegar outros dois.
  - Pegue quantos quiser, foi sua novamente gentil resposta.
  Agradeci e descemos ao sertão.

  Pois bem 5: Conclusão!
  Poisbem 6: Ninguém, compra, muito menos ler mais jornal impresso... Isso está sendo um desperdício... É uma atitude antiecológica... E aonde está a Responsabilidade Social dessas empresas jornalísticas. Atraiam seus leitores para a mídia eletrônica e tudo fica mais barato...
  Pois bem 7: Só para se ter uma ideia do tamanho do desastre, a edição dominical deste famoso periódico tinha escrito em se rodapé de manchete os seguintes números:
  TIRAGEM: 48.911
  EDIÇÃO: 210 PÁGINAS
  CUSTO: R$ 2,50

  Pois bem 7: Imaginem os senhores o quanto de árvores e energia não foram gastos para produzir todo este lixo, que ninguém chegou nem a utilizar...
  Pois bem 8: Uma campanha urgente para a migração total e já de todos os veículos de informação para a mídia eletrônica. O planeta agradece.
  Tenho dito... E sempre!!!"    

          
  (Manuel de Jesus da Silva
 Professor e Jornalista Genérico. Com participações quase que diárias nos blogues do coreausiara.blogspot.com  e rmnofoco.blogspot.com)      
                                            

QUEREM CORRER COM O EDSON!

  A Justiça de Maracanaú caçou o domicílio eleitoral de Edson Silva, deputado federal (PSB) e pré-candidato a prefeito de Maracanaú. Edson é o preferido do Palácio da Abolição.

A PASSOS DE TARTARUGA!

   Fortaleza e Maracanaú prometem para 2012 o tempo de 1/5 para planejamento de aulas. Asseguram, de joelhos, que em 2013 vem o quinto, como prega a Lei do Piso. Só acredito, vendo!

NOVO PROGRAMA

 "'A Invenção do Ceará' estreia hoje na TV O POVO, assumindo o desafio de apresentar e debater a história do nosso Estado." (TV O Povo)

CALENDÁRIO ENSANDECIDO!

   O calendário escolar de Fortaleza está maluco há muito tempo! E, ao contrário do que pensa o senso-comum, não são só as greves as culpadas, não! Tem muita incompetência nisso! Muita!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...