Aquiles, o imortal guerreiro grego, viu-se diante de um grande dilema na sua vida: de ter que ir ou não à Troia lutar contra os troianos, para satisfazer o capricho do rei Agamenon.  Enfim, foi buscar orientação com sua mãe, sacerdotisa. Foram dadas duas opções ao guerreiro: 1 – Se permanecesse na ilha, formaria uma grande família e os seus descendentes se multiplicariam; mas sua existência se perderia ao longo do tempo. 2 – Se fosse para o campo de batalha, sua glória e bravura jamais seriam esquecidas, porém, não mais retonaria ao solo sagrado da Grécia. Como é do conhecimento de todos, optou pela glória conquistada nos campos de batalha.
  Quantos 'Aquiles' existem hoje? Pela 'ganância do ter', se é capaz de subir ao topo da montanha, somente para enxergar do alto e ver a massa a seus pés! Não importa os ombros em que pisou para alcançar o seu objetivo, ou seja, os fins justificam os meios.  
  Os que começam pela chegada, jamais vão sentir o sabor da vitória. Luta tem que ser conquistada passo a passo, respeitando o outro. Somente assim o sabor da vitória será glorificado, pondo o vencedor no ponto mais alto do Olimpo.
  Sei que a vida do TER de hoje nos leva a optar pela segunda opção de Aquiles. Com isso, afogamos no mar na ilusão tudo de bom que temos. Não é fácil SER, pois as nossas inspirações nos levam a caminhos tortuosos e sombrios. SER é melhor do que TER. Temos que ter coragem para não nos levarmos pela glória. A glória não glorificada."

  (Carlos Teles)