sexta-feira, 19 de abril de 2013

COSTUMES DO PASSADO...

 Existia um formigão que se fosse salgado com saliva e poeira traria carne para mesa no dia seguinte!
 Comer cabelouro atrás da porta fazia as pessoas ficarem bonitas!
 Por uma vassoura atrás da porta com uma faca enfiada fazia as visitas indesejadas irem embora!

SABEDORIA!

  Quando numa escola um aluno desavisado perguntou à velha índia pitaguary se ela era mesmo índia, ela retrucou, entristecida:

  - Num fracasse nós, não!

LUTA RENHIDA!

  POR BABI FONTELES

 19 DE ABRIL: DIA DO ÍNDIO: O QUE TEMOS A COMEMORAR?

   "No Ceará existem 12 etnias reconhecidas. Destas, apenas 3 tiveram suas terras demarcadas, mas ainda sem conclusão do processo de demarção, como a delimitação com cercas e o registro em cartório do município sede onde se encontra a terra indígena (TI).
A recente ocupação do Congresso Nacional por representantes dos povos indígenas, reivindicando a retirada da PEC 215/2000, que enseja retirar o poder de demarcação das TI's do Poder Executivo para o Legislativo, no caso o próprio Congresso, é o sintoma mais visível da insatisfação dos indígenas com continuidade da política indigenista implementada pelo Estado e pelo governo atual, que acaba favorecendo os interesses de empresários e políticos sobre as TI's.
   Em meio aos desafios do momento, algumas conquistas significativas devem ser reconhecidas e celebradas, como a graduação de 36 professores Tremembé do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior - MITS, da UFC, abrindo caminho, no Ceará e no Nordeste para o acesso dos Povos Indígenas ao ensino superior.
   Compartilho com vocês, meus amigos, imagens de alguns belos momentos dos festejos dessa conquista dos Tremembé, trazendo no coração o reconhecimento e a gratidão por todos que nos auxiliaram a construir o MITS, especialmente minha equipe de trabalho da UFC.
   Aos Tremembé de Almofala e aos povos indígenas do Brasil, neste dia, desejo que sigam adiante e que alcancem êxito em suas justas reivindicações.
   Aos meus amigos, desejo que possam fortalecer seus laços de solidariedade com os povos indígenas."

ÍNDIOS DO CEARÁ: O FACE DE UMA AUTORIDADE NO ASSUNTO!

  Babi Fonteles, músico e professor da UECE:

  https://www.facebook.com/babifonteles

O LEITE, DE VALBER BENEVIDES

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...