terça-feira, 6 de novembro de 2012

O REPLAY DO REPETECO,...

  Dois nomes da equipe de transição do novo prefeito de Fortaleza: Eudoro Santana, coordenador do plano de governo da coligação “Pará Renovar Fortaleza” e secretário executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa e Aloísio Carvalho, ex-secretário de Finanças de Fortaleza, ex-controlador e ouvidor geral do Estado e atual secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. O primeiro foi secretário do governo Tasso e o segundo de Juraci Magalhães. Alguém falou em MUDANÇA!?

 (Com o Blogue do Eliomar)

RASTEJANDO...

  Um grupo de médicos denunciou no Blogue do Eliomar o aparelhamento político-ideológico do Sindicato dos Médicos, presidido pelo petista José Maria Pontes, tantas vezes elogiado aqui, mas que pisou (feio) na bola! Já Artur Bruno também se prostra, vergonhosamente, diante do governo. Que vergonha!

MINHA TERRA E SEUS DRAMAS - II

   "(...) Coreaú, por que dormitas/ Em teu berço de filó/ Se teus homens, podes crer/ Não te amarraram em um nó/ Tuas chagas, sei que um dia/ Logo pós tanta agonia/ Vais mandar prum cafundó// E não me alimenta o ódio/ Mas a pura condição/ Do filho que quer grandeza/ Num lastro em cima do chão/ Desse território amado/ De menino esgoelado/ A pedir compreensão."

 ( Jornal O Povo, Jornal do Leitor, 29/02/04)

MINHA TERRA E SEUS DRAMAS

  "Tua Barragem reflete/ Os golpes do desamor/ Teus corrimões desabaram/ Barragem cheia de amor/ O picareta troveja/ É querem que assim seja/ Dilatando minha dor!// Teu rio assoreado/ Se larga rumo à cidade/ Tuas plantas não seguram/ O império da maldade/ Teus meninos, tão sem rumo/ Confundem-se e embrulham o prumo!/ Num pacote sem verdade// Teus prédios sempre latejam/ E mostram toda pujança/ A história benfazeja/ Tão longe da emboança/ Mas já tão deteriorados/ Por pombos garatujados/ Parecem pedir bonança!// Tuas ruas tão singelas/ Sei, esperam melhor zelo/ Pedem cuidado maior/ Qual moçoila em seu cabelo/ Teu passado reluzente/ Se meu refletir não mente/ Quer sair do mau novelo! (...)" (JTA)

"DIZ-ME COM QUEM ANDAS..."

  Teve um prefeito de Fortaleza que escolhia o sindicato com quem queria conversar. E sabia BEM porque. Coisa de afinidade... Tomara que não reveja o filme-deboche...

GLOBALIZAÇÃO

  Meu filho mais velho me diz que está torcendo pelo Barack Obama. Difícil escolher um candidato entre uma proposta belicista e uma belicista, anacrônica e conservadora...

O MENSALÃO DELES É MAIS GOSTOSO!?

  Quer dizer que o mensalão mineiro da tucanalha é caixa dois? É diferente do mensalão dos outros? Julga-se pelo caráter ideológico!?

SIM, QUEM?

  Quando juiz cruza os braços e faz greve quem decreta a ilegalidade do movimento? Ou isso só vale pros mortais comuns!?

COISA NOSSA!

Êita meu povo, bora merendar? Uma hora dessas, a fome comendo de esmola e um mugunzá só o mí desbuiado e bom demais! Alguém curte?

www.nacaonordestina.org

O QUE VEM POR AÍ!

No dia 10 de novembro, às 19h30, vou lançar a edição comemorativa do meu "É pra ler ou pra comer? A história da Padaria Espiritual do Ceará para crianças." Será na Arena Jovem da Bienal Internacional do Livro do Ceará. É uma edição limitada e especialíssima. Não percam! Espero vocês lá! 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  A história da Padaria Espiritual do Ceará para crianças, de Socorro Acioli.

NÓS FOMOS LÁ!

  "Há exatos cinco anos, nascia uma nova emissora de rádio no Ceará: a primeira FM de um Legislativo no país, a FM Assembleia (96,7 mhz). Orgulho imenso de fazer parte desta história e de integrar sua equipe desde a primeira formação! Única emissora de rádio no Ceará que possui um programa dedicado exclusivamente aos livros e à literatura! — com Helton Oliveira, Renato Corleone Braga, Henrique Beltrão, Ary Bezerra Leite, Luiza Helena Amorim, Narcélio Limaverde, Haroldo Holanda, Editora Diz, Fabiana Guimarães, Carla Pereira de Castro, Lana Soraya, Carlinhos Perdigão, Magnólia Paiva, Rita de Cássia Magalhães, Sabina Colares, Renata Wirtzbiki, Joanice Sampaio, Lana Franklim, Niguer Nigroover, Raymundo Netto, Ozenir Moreira, Antonio Carlos da Silva, Fernanda Feitosa, Heloisa Rodrigues, Simone Pessoa, Reydenes Barbosa, Bruna Alves Leão, Jota Lacerda, Kássia Braga, Lucas Lima, Diego Gregório, Gerardo Anésio, Eliza Mariano Guarani Kaiowá, Luiz Carlos Sales Ribeiro, Charles Ribeiro, Fabiana Maranhão, Gilson Lima, Carlos Vazconcelos, Geraldo Oliveira, Rafael Veras, Pedro Lyra, Julie Oliveira, Ana Cristina Melo, C.A. Ribeiro Neto, Henrique Dídimo, Juracy Mendonça, Kelsen Bravos e João Teles."

  Programa Autores & Ideias, comandado pela bela Lílian Martins, a quem parabenizamos e agredecemos!

UMA PÉROLA ARAQUENHENSE




   









  




 Nas trilhas de um sonho: AEDI no distrito de Araquém
   
 A Associação para Educação e o Desenvolvimento Integrado - AEDI, constituída em 15 de julho de 2006, é uma pessoa jurídica de direitos privados, sem fins lucrativos, de âmbito municipal, com sede própria no distrito de Araquém, município de Coreaú – CE. Foi criada para servir de apoio ao desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, da educação e de vivências de práticas cidadãs no referido município. De início seus sócios fundadores encontraram diversas dificuldades, como a falta de um espaço para reuniões e eventos; rejeição por setores da comunidade que não entendiam a finalidade da associação e, acabavam confundindo-a como uma entidade de cunho político partidário, tornando o trabalho a ser realizado pelos associados e colaboradores ainda mais difícil.

 A referida associação prioriza a realização de trabalhos, palestras, encontros etc. voltados para a afirmação do indivíduo enquanto sujeito, procurando promover um protagonismo cidadão, para que possamos construir uma sociedade ativa, justa e humana. Foram desenvolvidos, desde de sua fundação, práticas voltadas para uma educação crítica e participativa.  
                                   
   Os principais parceiros e espaços de atuação, desde de sua fundação, são espaços públicos como as escolas de Ensino Fundamental e Médio do Município. Por meios de trabalhos voluntários e doações estamos construindo uma pequena biblioteca, destinada a atender a toda a comunidade. A sede da AEDI é usado para estudo, pesquisas, reuniões e preparação de trabalhos escolares, tanto por alunos do ensino Fundamental, Médio e até Universitário. Realizamos uma série de palestras, oficinas, encontros, debatendo assuntos destinados a formação cidadã. Constituída desde de sua criação, por jovens estudantes de ensino médio, de graduação, como também por graduados e professores das diversas áreas, das redes municipais e estudais de ensino de Araquém, que se dedicam voluntariamente e apoiam os projetos da associação.

 Todavia, há muito o que conquistar junto a sociedade, aos setores municipais e as entidades com objetivos similares. Lutando por um amplo espaço de atuação no município de Coreaú, a AEDI tem a pretensão de ampliar horizontes e quebrar barreiras que impedem o desenvolvimento local e humano. E mesmo que muitos não acreditem na força de um pequeno grupo, nós continuaremos “remando contra as revoltadas águas” e plantando sementes, na aridez do conhecimento do nosso povo, no Vale do Coreaú!

  (Gleiciane Albuquerque)

MULTA PRA PAI RELAPSO

  O senador brasiliense Cristovam Buarque, do PDT, quer multa para os pais que se ausentarem da escola do filho por muito tempo. Será essa a solução? Os pais precisam é desse cabresto estatal? De mais um!?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...