sábado, 29 de junho de 2019

UMA IMAGEM INCRÍVEL

ESSE PRÉDIO fica aqui perto e está sendo demolido de cima pra baixo. A implosão com dinamite foi descartada por conta das residências vizinhas. O prédio começou a dar problemas e os moradores saíram, deixando pra trás a maioria do que tinham. Uma família amiga nossa é uma das desalojadas. Uma situação muito triste!
Foto: Gustavo Pelizon/Diário do Nordeste
Imagem

HISTÓRIA... MAL CONTADA

"Terminei de ler o livro de José Murilo de Carvalho sobre Jovita Feitosa. É interessante notar os vários usos, apropriações e interpretações feitas por historiadores, memorialistas, governantes e até artistas acerca de Jovita. O fato de ter sido prostituta foi esquecido (ela voltou uma segunda vez ao Rio e em dificuldades, foi obrigada a se prostituir). Criaram-se mesmo versões mitológicas, de que houvera ido pra Guerra do Paraguai e morrido em combate (na verdade, não foi à guerra e cometeu suicídio por uma frustração amorosa). Uma historiografia tradicional cearense apropriou-se de seu nome para exaltar a 'bravura do povo do Ceará' – não por acaso, seu nome batiza uma das mais importantes avenidas de Fortaleza. Também teve o nome apropriado pelo movimento feminista, como exemplo de luta por igualdade de direitos. Em 2018, após votação do Congresso Nacional, Jovita Feitosa teve seu nome inserido no Panteão da Pátria, em Brasília, como heroína nacional."
Airton de Farias

CARLUS CAMPOS EM AÇÃO

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
FOTOS DO ARTISTA

MEMÓRIA

Foto postada no Facebook por César Cals Neto. Esses são os pais do César, ex-governador do Estado do CE.
Foto do arquivo de Maurício Cals
A imagem pode conter: 2 pessoas

QUE HORROR!

Imagem

ISSO COM CAFÉ É BOM DEMAIS

ARIANE CAJAZEIRAS, autora das fotos, que é jornalista, chama isso de peta. Nos meus tempos de corumim era rosca mesmo!
A imagem pode conter: Ariane Cajazeiras, sorrindo, óculos, gato e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, comida

COISAS DO RÁDIO

CULTURA POPULAR
Perguntam-me como comecei a gostar do tema, numa zona norte de manifestações tão ralas e raras... Um dos caminhos foi ouvindo, através do rádio (de Sobral)!

TRÂNSITO À MODA BOZO

DO RICO
Nenhuma descrição de foto disponível.

20 ANOS DEPOIS

Imagem relacionada


"A arquitetura do Centro Dragão do Mar se caracteriza por linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Inaugurado em 28 de abril de 1999, na antiga área portuária da Praia de Iracema, o Dragão do Mar possui hoje em seu entorno bares, restaurantes, lojas de artesanato, teatros e outros centros de cultura, como a Caixa Cultural e o Sesc Iracema."
Site do Instituto.
DO BLOGUE: O Dragão do Mar é uma bela obra do Governo Ciro Gomes. Infelizmente, hoje está abandonada. Por ironia do destino, conduzida por uma das pessoas que a idealizaram, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares. Que pena!

NA CASA DO (QUASE) SEM JEITO...

A educação da capital está precisando (urgentemente) de uma chacoalhada geral. E bem que os doutores/gestores podiam começar dando fim às capitanias hereditárias (dos srs. vereadores). Tem cada caso de deixar estátua arrepiada. Vereador ser "dono" de diretor de escola, coordenador e secretário é fim de linha. Coisa da República Velha!

OPINIÃO|POLÍTICA

"Mais uma falta de criatividade da oposição em querer convocar o chefe da FAB, pra dar explicações sobre o traficante (sargento e mula de cocaína). Imagine: nas 29 viagens que o sujeito fez desde 2011, quantos quilos o bandido terá transportado nas viagens com autoridades, no avião presidencial, com Lula e  Dilma? Caiu agora, se não cai nas próximas viagens levaria mais. Provavelmente já vinha sendo monitorado, antes pela Interpol. Se a oposição for tirar proveito disso, será um grande erro. Entrará nos governos anteriores. Esses (também) como suspeitos, provavelmente!"
Eugenio Menezes

E TOME POTOCA OFICIAL

FIM DE UM semestre sem brilho e criatividade. Muita mesmice e quase nada a comemorar. A não ser o eterno esforço de professores e de alguns gestores. No mais, a trivialidade oficial. É desanimador. E a glamourização do fracasso no oco do mundo (com as festas do Spaece & Cia.)!"
DE UMA COLEGA/PROFESSORA: "Terminei o semestre totalmente esgotada física e mentalmente... E o que é pior: com uma sensação de ter enxugado gelo!"

MARCAS EM ALIANÇA

VIA NET
Resultado de imagem para cimento poty todas as obras
Resultado de imagem para Cimento Itaú, pau pra toda obraResultado de imagem para cimento itaú

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

SOBRE O CASO DO AEROPÓ, DISSE A SINISTRA: "É O BANDIDO INFILTRADO!"
Foto: Marina Pacheco
Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Foto: Marina Pacheco)

ENCANCAROU GERAL

VIA VEJA/THE INTERCEPT

NUMA IMAGEM... O GOVERNO BOLSOPÓ

Imagem

ATUALÍSSIMO!

O QUE É MESMO A "REPÚBLICA DE CURITIBA?
Resultado de imagem para DARCY RIBEIRO ELITE

DA SÉRIE "EU JÁ SABIA!"

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up

MIOPIA

"Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre-comércio após 20 anos de negociação. Pacto pode elevar PIB brasileiro em até R$ 480 bi em 15 anos, diz Ministério da Economia."
Folha de SP
DO BLOGUE: Até um dia desses o governo brasileiro dizia que Mercosul não era prioridade. Agora será? O Mercosul deixou de ser "bolivariano"?

VIVI PRA VER!

A LIBERAL VEJA liquidando os rebotalhos de credibilidade do ex-juiz Moro. "O mal por si se destrói!" E no caso do desastrado desgoverno Bozo, nem da oposição precisa!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...