terça-feira, 3 de julho de 2012

VIOLÊNCIA SEM FIM!

 A EMEIF Maria Bezerra Quevedo, sede do Confraria de Leitura, foi invadida por bandidos agora à noite. O vigilante, sr. Alencar, foi atingido por três balaços e está muito mal. Os bandidos, é o que parece, queriam sua arma. E levaram! Nossa torcida em favor da vida do velho colega!

FALTA ATITUDE!

  Ti.bi.e.za

  Sf. (tíbio+eza) - 1. Qualidade de tíbio; 2. Fraqueza, frouxidão; 3. Falta de ardor. (Michaelis)

 Atitude. Eis o que falta de montão, na nossa Educação!

MENINOS

  “Ensiná-los a pensar,
mais do que somente a memorizar;
ensiná-los a questionar..."
  (Facebook)

Conselho Nacional de Educação dá posse a nove membros

  "Nove conselheiros tomaram posse hoje (3) no CNE (Conselho Nacional de Educação). O colegiado, composto por 24 membros, é um órgão de Estado com funções normativas e consultivas e tem por missão auxiliar na formulação de políticas públicas e diretrizes nacionais para organização dos sistemas de ensino.

   A maior mudança se deu na CES (Câmara de Educação Superior). Seis membros terminaram o mandato, que tem duração de quatro anos, e serão substituídos por Benno Sander, Erasto Fortes Mendonça, José Eustáquio Romão, Luiz Fernandes Dourado, Luiz Roberto Curi e Sérgio Kieling Franco.
Na CEB (Câmara de Educação Básica), três membros terminaram seus mandatos, mas foram reconduzidos aos cargos: José Fernandes de Lima, Raimundo Moacir Feitosa e Francisco Aparecido Cordão. Chegaram ao grupo três conselheiros: Antonio Ibañez, José Francisco Soares e Luiz Roberto Alves.
   Durante a cerimônia de posse, o ministro da Educação Aloizio Mercadante destacou temas que as próximas gestões deverão se debruçar como a construção de um sistema nacional de avaliação da educação básica, nos moldes do que existe no ensino superior. Também pediu ao CNE uma revisão das diretrizes para os cursos de licenciatura que são responsáveis pela formação de professores da educação básica." (UOL)

MAIS UMA!

  Saiu uma nova lista de "melhores prefeitos". Tem gente vivendo disso e bem!

CORDÉIS PAULISTAS

  Um Blogue sobre cordéis feitos no interior de São Paulo:

  http://cordeisjoseenses.blogspot.com.br/

ENQUANTO SE LÊ TÃO POUCO POR AQUI...

Início do conteúdo  Brasil importa até Bíblia da China.

  Índia e Chile também fornecem o livro a preço inferior; gráfica já demitiu e ameaça mais 40.

 - Depois do livro didático, as gráficas brasileiras enfrentam agora forte concorrência das importações de bíblias. A Palavra de Deus está sendo impressa em português em gráficas na China, na Índia e no Chile, entre outros países, a custos considerados imbatíveis pela indústria.

  Para driblar o chamado o 'Custo Brasil" e ainda obter alguma vantagem com o câmbio, editoras de publicações católicas e evangélicas aceleraram as encomendas no exterior. A vantagem comparativa em relação ao impresso nacional chega a superar 50%.
  'É um negócio estranho', queixa-se Jair Franco, vice-presidente da Gráfica Imprensa da Fé, uma das grandes do setor, que trabalha com livros religiosos e didáticos. 'Para fazer a Bíblia aqui, temos de comprar o papel de fora, a capa especial de fora e a cola de fora, e tudo isso vem com imposto. Aí, o editor vai lá e faz a Bíblia completa e vende aqui dentro sem pagar imposto nenhum. Como é que pode?', questiona o executivo. De acordo com a Constituição Federal, as importações de livros, jornais, revistas e outras publicações são imunes e não pagam imposto.
  O avanço das importações de bíblias e livros didáticos não aparece nas estatísticas oficiais porque não existe posições aduaneiras específicas para as publicações. Mas os efeitos são sentidos. (...)."

UMA CORREÇÃO

   Segundo o jornal O Povo, o reajuste dos vereadores de Fortaleza foi de 28%. Debaixo de pressão, eles procuraram uma saída honrosa. Nossas críticas estão mantidas! Essa Câmara envergonha a cidade!

ENCONTRÕES

  Duas velhas homônimas têm se encontrado muito, muito, nos últimos dias: a Política e a política... Tem sido desalentador!

A IMAGEM DO DN É UMA ENTREGAÇÃO!


Ô, TREM BÃO!

    Está no Eliomar: "Nelson (Martins), Camilo (Santana) e (Prof.) Pinheiro só aguardam a nomeação do governador Cid Gomes"

  Os petistas querem voltar as suas secretarias de Estado... É isso que chamam por aí, gostosamente, de fidelidade partidária!?

NÃO TEVE JEITO!

  Debaixo de muitas críticas os vereadores de Fortaleza aprovaram pra si próprios um aumento de mais de 60%. No momento da votação, diante de manifestantes nas galerias, o petista e presidente da Casa, Acrísio Sena, reagiu:
 “Vocês podem rasgar as goelas, mas nós vamos votar hoje! Vamos votar hoje!"

 Quem fala assim, não é ga-gago!

SOBRE LULA E MALUF

  Por Gilvan Rocha
  “O PESCOÇO DA MÃE”

  Há anos passados, o metalúrgico Lula da Silva, dando vazão aos seus arroubos, disse que Brizola estaria disposto a pisar no pescoço da própria mãe para chegar à Presidência da República. Tratava-se de uma reprovação do sindicalista à obsessão de Brizola em conquistar a Presidência. Felizmente, a mãe do sr. Lula, a brava batalhadora, sra. Lindu, já é falecida e, assim, foi poupada d
o profundo desgosto que teria em ver o seu filho, agora, disposto a pisar no seu pescoço, para eleger-se, ou eleger alguns dos seus candidatos, como exemplos, a eleição presidencial de 2002, e como vem sendo a eleição municipal de São Paulo.
  Na disputa paulistana, Lula tirou do colete o nome de Fernando Haddad e impôs esse nome como candidato do PT à prefeitura, atropelando todo e qualquer princípio democrático.
  Obstinado no propósito de fazer vitorioso o seu candidato, não teve o menor escrúpulo de praticar um ato que corresponde a pisar no pescoço da própria mãe, quando se dispôs a ir até à mansão do sr. Paulo Maluf, e, nos jardins dessa mansão, fazer-se fotografar apertando a mão e dispensando outros mimos àquele político que, “filhote da ditadura”, simboliza a corrupção praticada deslavadamente por políticos fisiológicos.
  Diante de tão indecorosa postura, perguntado por algum jornalista, se não considerava um ato vergonhoso, atropelar todo o seu passado e negar os seus discursos de outrora, para firmar uma aliança tão espúria, ele sem nenhum pejo respondeu: “O vergonhoso é perder”.
  Veja-se a que nível de degradação moral e política, chegou o antigo metalúrgico, quando navegando em enorme onda de popularidade, passou a incorporar à sua conduta gestos explícitos de prepotência e arrogância, cometendo condenáveis e sucessivos atos, próprios da indignidade, quando entre outros malfeitos, procurou influir no encaminhamento do processo do mensalão, abordando ministros de forma direta ou indireta. Dessa forma, o Lula arrasta-se para o esgoto e leva consigo toda esperança que foi um dia a criação do PT. O capitalismo festeja!
 
  * O autor é esposo da vereadora Toinha Rocha, do Psol, que ocupa na Câmara Municipal de Fortaleza a vaga deixada por João Alfredo Telles

UM LIVRO GAIATO!


 

O VELHO DRAMA!





A POLÍTICA DESAVERGONHADA

  O retorno do Professor Francisco Pinheiro à Secretaria de Cultura deve ser anunciado pelo Governo do Estado. Será a terceira vez que isso ocorre!

ZÉ IRINEU, POR GALBA GOMES

   "O nosso Zé Irineu parte deixando um legado de muita saudade. Meu 'fígaro' (barbeiro) na meninice.  Sabia muito sobre as pessoas de Coreaú, pois os salões de barbearia fazem fluir informações as mais diversas: do padre ao mais simples cidadão. O Zé Irineu apesar de jocoso, era lacônico e discreto (ético), exigência de sua atividade. Tínhamos uma amizade fraterna. Quando menino, ele sempre dava-me uma moeda para alugar um tempo para umas voltas nas bicicletas de aluguel, salvo engano na bodega do Tota. Saudade, Zé Irineu, filho do Seu Irineu, o sacristão da paroquia de N.S. da Piedade. Lamento não poder comparecer ao último adeus a este querido personagem, que continuará na minha lembrança, de forma indelével. Nos queríamos muito bem. A Socorro falou-me que em seus últimos momentos chamou pelo meu nome. Saudade... um abraço solidário na sua companheira Socorro, nos filhos, Jaqueline, Juscelino e nos demais..."

  (Do Facebook do Prof. palmense Romildo Moura) 

Tributo a Raimundo da Barra

Mundo mundo vasto mundo,

se eu me chamasse Raimundo,

seria uma rima,

não seria uma solução.

Mundo mundo vasto

mais vasto é o meu coração.

  Drummond


  A Palma já não é a mesma sem ti, meu avô. O barulho do chocalho do gado cessou. A brisa agora varre nostálgica a carnaubeira. Nenhum vaqueiro abóia mais. Venderam o seu gado, as terras, as criações e o cavalo cocho. Venderam até as casas da "Rua de Baixo". E o apurado ainda não deu pra muita coisa. Era muito filho, "vô". E ao vaqueiro ainda coube um quinhão... Afinal, ele era vaqueiro, veterinário, conselheiro e confidente. O gado na mão dele não prosperou, mas sempre havia algum leite para a venda e para uns queijos aqui e acolá.
  Das propriedades, não sobrou nada, "vô". Cada herdeiro, antes de receber seu quinhão, já o havia negociado. Setenta anos de trabalho árduo e economia rigorosa foram desfeitos em algumas horas de maquinação e balbúrdia.
  Ninguém mais contemplará aquelas terras com o mesmo amor. Ninguém mais sonhará todas as noites com centenas de reses confinadas nos currais. O sonho acabou, meu avô. O senhor foi definhando, definhando, até não resistir mais e permitir que se apossassem do que era seu.
  A Barra, o Ramalhete, o Pé-do-morro, tudo está triste. Não há nenhum chocalho. Nenhuma cabeça de gado pra quebrar a monotonia do fim de tarde. Há apenas um redemoinho arrastando umas folhas secas. Uma nuvem branca imóvel e uma longa estrada vazia, em cujas margens se erguem uns mameleiros retorquidos. Da casa do Evaristo não se ouve eco algum. O pobre velho também já faleceu. A mulher e os cachorros foram morar na rua. O sol parece dar uma trégua para o que restou do açude-do-meio. Mas logo que o sol esfria vem o vento forte que lambe sempre o que restou de água. Os urubus espreitam a carcaça de uma bezerra moribunda e uns dois campinas retardatários procuram debalde uma poça d’água no regato.
  Tenho saudade, meu velho. Saudade do seu cheiro de mato. Do seu olhar vazio. Da sua palavra firme e até da sua avareza jocosa. Temos todos saudade. Não há mais couro de cabra no cabide, cangalha espalhada pelos cantos, um fardo de milho no chão. A casa grande d’outrora minguou. Abandonaram-na. No corredor, sua rede parece inda armada. Sua tosse seca parece ainda ecoar. No quarto do meu meio o tio ‘Di’ planeja dominar o mundo, mas a diabetes é que o está dominando, insaciável. Na cozinha sem vida a vovó parece dar ordem à empregada. É preciso mexer o doce, guardar o soro pra coalhada da noite, ir atrás do Valdemir.
  Um cabrito berra no quintal. Não, não berra, é mera impressão. Olho a despensa vazia. Tenho a sensação de estar sendo seguido. Ouço o arrastar de um chinelo de couro. Não me assombro, sigo adiante taciturno.
  Fecho o velho portão. De longe, o ‘Rabo-da-gata’ deserto, já nem lembra os velhos tempos. Apenas uma miragem sua. Miragem. Tudo aqui e o senhor tão distante. Num cemitério monótono de uma terra que não lhe agrada. Após um velório apressado, cercado de alguma lamentação e uns inevitáveis planos de partilha, deixaram-no em paz. Numa planície aguada duma manhã de verão. No céu, uma barra acenava com um inverno promissor. Toda a terra iria florir, a vazante seria inundada, a rês leiteira... Mas você não estará aqui. Já terá findado o último capítulo. Fecharam o seu livro e o devolveram à biblioteca da memória.
  - Adeus, meu avô!

  Etim, Coreaú, julho de 2004


 (Do Blogue Diário de um Navegante)

O CONFRARIA NA TV

  Hoje tem Confraria do Samba, que estreia 22:40 h., na TV Diário. No programa músicos cearenses executarão músicas cearenses e nacionais.

NÃO DÁ!

  Uma militante chamada Renata Posso convida-me para pedir votos pro seu candidato a prefeito. Renata, NÃOPOSSO. Ele é do partido que já me passou a perna. Vou mais não!

A DO MOMENTO...

  Nas escolas tem palavrinha nova: devolutiva (retorno). A maioria das Unidades de Ensino está precisando é de evolutiva!

O SANGRENTO ESTADO REAL!

  "Pelo menos 13 pessoas são assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas"

  (Jangadeiro Online)

A FORÇA ESTUPENDA DA EDUCAÇÃO!

    "Retrato da produção do conhecimento no Brasil. Somente Campinas responde por 1% do PIB e 15% da produção do conhecimento nacional."

  Economista e Professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp.

BOA LIÇÃO II


CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE LUIZ GONZAGA

Por: Benevides Machado de Carvalho

Para o Brasil, donativo

Foi o advento do baião
Um musical aditivo
Com obras de Gonzagão

Mil novecentos e doze

Dia treze de dezembro
Em Exu, nasceu Gonzaga
Do cancioneiro foi membro

Infância desconfortável

Na lide cotidiana
Trabalhou de sol-a-sol
No corte da canarana

As raízes musicais

De Januário, herdou
Tornou-se bom sanfoneiro
Do baião, foi impulsor

Saindo de Pernambuco

O seu estado natal
Buscando em outras plagas
O progresso pessoal

Foi no Rio de Janeiro

Que encontrou sua trilha
Cantou nos altos e baixos
Onde aprendeu a cartilha

De Exu a Juazeiro

Rumou para Fortaleza
No 23 BC, corneteiro
Um soldado sem braveza

De Minas pra Mato Grosso

Incumbência militar
Deu baixa, pelo sobrosso
No Rio foi habitar

Uma sanfona comprou

Seu ego, satisfazendo
Zonas de mangues, tocou
Suas idéias, crescendo

Em programas de calouros

Seu momento fez surgir
Indumentárias em couros
Pra ouvintes da Tupi

Sua fama foi subindo

Das cidades ao sertão
Cantando, todos sorrindo
Dançando xote e baião

Fim de semana, lotadas

As planejadas festinhas
Fosse salão ou latadas
Enfeites de bandeirinhas

O chitão, festa esperada

No nordeste é tradição
São Pedro, data marcada
Na capital e sertão

E tudo então, faz lembrar

Os idos com emoção
Festas até o sol raiar
Cantadas por Gonzagão

Nosso forró pé-de-serra

Arrasta-pé verdadeiro
Gonzagão de nossa terra
Charmou o Brasil inteiro

Cantou seca e fartura

Bons invernos, festejou
Versejando com candura
E a São João, exaltou

Mazurca, xote e xaxado

Toada, marcha e baião
Valsa e bom rasqueado
Bosquejos de Gonzagão

Um hospital em Recife

Santa Joana, chamado
Acolheu nosso cherife
Forrozeiro afamado

O incansável cantador

Não suportou o agravo
Foi grande a sua dor
Nos deixou, o grande bravo

No dia dois de agosto

Do ano oitenta e nove
Seu físico no oposto
A morte, sim, o demove

Deixando vasta lacuna

O cancioneiro gigante
Gonzagão, nossa graúna
Da terra se fez distante

Tua sanfona, forte agita

Pelo sertão, ecoante
Nos bons forrós, faz visita
O belo baião triunfante

São tantas imitações

Querendo tocar baião
Não passam de pretensões
Jamais, a ti, chegarão

Nas mentes, enraizadas

O teu musical tem vaga
Das canções aqui deixadas
Parabéns, velho Gonzaga.


* Texto originalmente publicado no Jornal do Leitor, do O Povo

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas