quarta-feira, 17 de junho de 2015

MENINOS, EU VI!

  Ceninha repetida: uma senhora chega à escola do filho. Para à frente do portão. E buzina, buzina, buzina. O guarda olha pra ela e pra dentro do estabelecimento, tentando ver o rebento da distinta. E ela continua lá, buzinando. Resoluta. Impassível. Não sei se o cristão filho dela ouviu o buzinaço e foi atendê-la. Não esperei pra ver o resto do show de "cidadania"!

SEM MUITOS SONHOS!

 Acostume-se com as coisas e não crie expectativas exageradas. Tome uma aguinha. Relaxe. E lembre-se: Eudoro Santana foi secretário de Agricultura de... Tasso Jereissati. E a genética é a genética!

LUTO

 Paes de Andrade, que lutou pela redemocratização do País com sua Modebra, foi-se embora exatamente quando o seu PMDB emporcalha-se no Congresso, no meio da pior safra de políticos de todos os tempos.

ACORDA, ESTADO VELHO!

 Outro PM baleado em assalto. Desta feita na Parquelândia. E as autoridades em sua eterna sonolência!

CUIDADO!

  Participação popular com entidades manietadas e aparelhadas é farsa. As pessoas não são completamente bobas. As coisas mudaram!
  "Conselho muda dias antes de decisão sobre tombamento da Praça Portugal" (O Povo)
 

MAIS UMA QUE SE VAI!

 Autorizado pelo Estado. Roberto Cláudio pode implodir a Praça Portugal. PT fraudações!

O JOGO (DA VIDA) DA CULTURA

   Memória pega a bola, trabalha a bola, encosta em Fonte, entrega-lhe a redonda. Fonte pra Música, Música pra Narrativa, pra Artesanato. Burila o jogo. Cruza a linha divisória do gramado, lá vai ele caminhando. Enfia a bola na área perigosa. O couro chega a seu destino. 43 minutos cravados de luta no segundo tempo da indigesta Licitação. A bola chega a Ação, faz o giro, cruza na ponta. Entra Dança, cruza no caldeirão do diabo. O zagueiro Político corta a bola e isola o jogo, impiedosamente. É um dunga em sua eterna luta pelo poder. Retoma Artesanato no meio campo, mete a bola entre as canetas do Político, corre pra área, dribla o goleiro Burocracia, que se estatela no gramado de forma espalhafatosa. É fumaça de gol. Fuzila a cidadela do bendito e... é gol! Gol da Cultura! Gol chorado, gol abençoado! Vibra o povo na arquibancada imaginária. É sua poética forma de ver o mundo! Choveu na horta da Cultura. Um tento a zero! Burocracia leva as mãos à cabeça. Fecham-se as cortinas. Acaba-se o espetáculo.

A CULTURA DE COREAÚ PASSA...

  Pelas pescarias, pela religiosidade do povo, pela função do trabalho com chapéu de palha, pelas histórias de trancoso, pelas narrativas dos comboieiros, pelas histórias das secas e cheias dos rios, pela memória da feira, pelos dedos de prosa no mercado, pela música da banda, pelo Pau dos Velhos e sua análise conjuntural da política, pelo pebol amistoso dos campinhos, pelas festas das padroeiras, pelo leruá, pelo rico artesanato, pelos prédios históricos... Pelas histórias do povo marcada nas ancas da memória! 

A MOEDA SOCIAL DE PAJUÇARA (MARACANAÚ)

  







 No Brasil inteiro tem mais do 80 moedas desse tipo! Esta aqui pertence ao Banco Paju:

QUE JUSTIÇA!

Do Facebook do jornalista Cláudio Teran

CONSERVADORISMO

 Na Globo Jô não pode pensar. Escolher entrevistados? Nem pensar. Nos tempos de Viva o Gordo, em que repetia o patético chavão ("Bocão!"), não incomodava ninguém. Hoje, até Maria Júlia Coutinho (foto) traz problemas. É que ela fala no coloquial e isso no Padrão Global... pega mal! 

ESCÂNDALO NO TJCE

  30 advogados, cinco magistrados e servidores estão sendo investigados. Os esquema teria atraído marginais de outros Estados! A denúncia da OAB está no DN de hoje.

ESTÁ NO O POVO

  "Governo muda Conselho às vésperas de votação do tombamento da Praça Portugal. Segundo defensores da preservação da praça, ação é manobra para garantir derrubada da proposta, que entra na pauta de votação do grupo nesta quarta-feira. (...)."

 DO BLOGUE: Entra governo e sai governo, mas a polititica é a mesma!

AS CHAPELEIRAS DE COREAÚ

  
  Elas se juntavam na porta de casa ou numa esquina sombreada. E tome fazer chapéu. As mãos habilidosas não perdiam tempo. O trançado era medonho. A vontade, grande. Pra maneirar as coisas, uma boa conversa. De longe se ouvia: - Menina, nem te conto! E contava era tudo. Conversa vai, conversa vem, ficava-se sabendo de tudo. Até das últimas. Durante muito tempo as artesãs comandavam boa parte da economia local. Quando não existia esse negócio de economia familiar, lá estavam  elas. Em família. As meninas menores faziam a parte mais fácil da obra. Na hora do arremate, entrava a pessoa mais experiente da família (avó, mãe, tia). Se pintava uma vontade de amar: - Oh, saudade do meu véi! Nessas horas o homem da casa - também diligente - derrubava mato nas beiras de rio e riacho da Jurema, da Lagoa Tapada, das Caraúbas, do Jardim, do Mussum-mirim... Ou brocava num pé de morro qualquer. Mas todo mundo produzia. Todo mundo fazia um tantim assim pra casa. Infelizmente essas atividades todas estão sem muito ânimo, esquecidas pelo poder público e sem prestígio nas altas rodas da (insensível) política. Infelizmente!

FOI PARAR NO O GLOBO (RIO)

  "Governador do Ceará e prefeito de Fortaleza são comparados com Schwarzenegger e Danny DeVito."


BOA NOTÍCIA!

  "Policial salva bebê engasgado no CE, dando instruções à mãe por telefone. 'Ouvi o choro do bebê', diz o cabo da polícia que orientou a mãe (...). O bebê de dois meses se engasgou com leite materno e estava desacordado." (G1 Ceará)

VELHARIA

  O deputado estadual Fernando Hugo quer que a cadeira ocupada (em vida) na Assembleia pelo seu colega Welington Landim, recentemente falecido, continue vazia, como forma de homenagem. Isso mostra todo o conservadorismo da AL, frente à finitude humana. Que coisa mais retrógrada!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...