quarta-feira, 15 de junho de 2011

ACORDO COM BANDIDO?

 Tem uma proposta estapafúrdia rodando na internet, que propõe a criação da Juntas de Conciliação (Juizado do Baseado?), para resolver conflitos que envolvam dívidas com drogas. Equivale ao Estado chamar os traficantes para uma boa conversa, Ora, para traficante o Estado tem que ter é força, inteligência e chumbo quente!

COMO SERÁ O AMANHÃ?

 A juventude, por motivos óbvios, não quer ser Professor. Os que podem, estão correndo da profissão. Há uma clara mediocrização no setor. Quem vai ficar em sala de aula?

FESTAS JUNINAS

   Hoje encontrei moças e rapazes nos sinais de trânsito, pedindo ajuda para bancar suas quadrilhas juninas. Ontem andam as secretarias de Cultura? Mistério...

A JUSTIÇA E SEU LADO. O DE SEMPRE!

BRIGA DE PETISTAS

 Hoje teve discussão feia entre os petistas Acrísio Sena, presidente da Câmara e Salmito Filho, ex. Houve até microfone com som cortado! O tempo fechou! Salmito não anda nada satisfeito com o desrespeito da Mesa da Casa ao Regimento Interno. Quer dizer: nem as leis deles eles respeitam!

BULLYING

  No ano passado eu tive um aluno, excelente aluno, que foi vítima de uma série de intimidações na escola, dentre elas: ameaça de surra, piada por ser gordinho, promessa de agressões futuras, caso levasse o caso aos superiores. O aluno, tímido, evangélico e manso, entrou em parafuso. Deixou de assistir aula por dois dias. O pai apareceu na escola sem ele. Estava transtornado! Entrei no caso. Levei-o à direção e exigi providências. O agressor, meu ex-aluno, foi identicado. O caso foi acompanhado por uns dias e eu não sei se, hoje, o aluno já está livre de toda a tentativa de anulação. Grave, muito grave! Nesse caso, houve um processo intimidatório. Não foi uma briguinha à toa de uma dia, algo pontual. Tire suas conclusões.

BULLYING

  "Li no Blogue do professor Romildo Moura:

  'PROJETO CONTRA O BULLYING É APROVADO



  O Senado aprovou, ontem, o projeto de lei que obriga os estabelecimentos de ensino a adotar condutas para prevenir e combater entre os estudantes a prática do bullying, ou seja, de intimidação e agressão.

   O texto inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) um artigo que obriga escolas a promover um 'ambiente escolar seguro', com estratégias de prevenção e combate à prática do bullying.
Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado, sem necessidade de passar pelo plenário, segue agora para votação na Câmara.

  Atualmente, na legislação brasileira, não há a previsão de combate ao bullying nos ambientes escolares, apenas menções indiretas à sua prática.
A Constituição Federal prevê, por exemplo, assegurar à criança e ao adolescente um ambiente a salvo de toda forma de negligência, discriminação, crueldade e opressão, mas sem nenhum menção ao bullying. O mesmo ocorre no Estatuto da Criança e do Adolescente, que não inclui o bullying entre os seus artigos.'

  Informações Diário do Nordeste


 '-Oh, 'caboco' vei pra ler Blogue. Assim vai acabar é 'virano' 'dotô' de tanto 'lê'.
  - Calma, amado, estimado, idolatrado e tantos outros .... ados, leitor destas mal traçadas linhas. Nao se pode mais leeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrr nada? Mas voltanto à pauta,  vejam bem: É por isso que este País não vai pra frente. Ocuparam 81 homens, eu disse homens? Digo... digo... Ocupara 81 senadores para votar uma besteira destas... Já fizeram as contas de quanto custou isso? Multiplique (Não sabe multiplicar?) Quem mandou não estudar tabuada?) oitenta e um pelo salários dos mesmos mais todas os benefícios que eles recebem mais as falcatruas que acontecem por lá que você tem o valor. É o custo deste projeto para combater a ação de futuros marginais que frequentam escolas travestidos de estudantes. Se eu fosse Ministro da Educação isso seria combatido a um custo bem menor.  Enviava para cada escola desta nação um chicote feito de couro cru. Sabe como é, né? A palmatória é um recurso ultrapassado. É preciso modernizar também os métodos corretivos da indiciplina e atrofiar o mal antes que ele cresca e floresça.

  Tenho dito... E sempre!!!'"


  (Manuel de Jesus)

O ADVOGADO DO SINDIUTE FALA!


 "Olá,
 Divulguem para todos os professores que são seus contatos o seguinte:Isso é terrorismo de Estado! Ninguém pode ser demitido sem o devido processo legal, direito à defesa e ao contraditório. ADEMAIS, A ILEGALIDADE DA GREVE SÓ PASSARÁ A EXISTIR QUANDO O SINDIUTE FOR VALIDAMENTE CITADO. NINGUÉM É CITADO PELA IMPRENSA! TODAS AMANHÃ À REUNIÃO NA PRAÇA DA IMPRENSA E AGUARDEMOS A CITAÇÃO! A palavra final e a inicial numa greve é sempre da assembléia! TEMOS QUE CONTINUAR UNIDOS DURANTE, APÓS, COMO FOI DESDE O INÍCIO. Não nos comportemos como uma boiada em estouro! Calma e amanhã à Praça da Imprensa. Todos!"

CABE RECURSO?

  A TV Jangadeiro falou em recurso, no caso da greve. Algum advogado na audiência do Blogue? coreausiara@yahoo.com.br, para contribuições.

REVOLTA NO TUÍTER!

 A decisão da Justiça sobre a greve dos Professores gerou revolta nas redes sociais. Entre os mais jovens há verdadeiro ódio. Calma, gente! Nada há de novo nisso! Sempre foi assim. A luta do Professor continua!

DO SENHOR CONTRADIÇÃO

 "Acabei de cobrar ao ministro Fernando Haddad a implantação do Piso do Magistério em todos os Estados e municípios."

 (Artur Bruno)

DE UM PETISTA HISTÓRICO

 Eudes Baima: Na base do PT, cresce o sentimento: #luiziannedevolvanossaestrela"
 
 Baima é Professor da UECE.

O QUE É A JUSTIÇA

  A Justiça foi criada e tem sua vida tocada dentro das classes sociais abastadas. Assim, defende os direitos de sua classe. Não lhe renega apoio. De vez em quando, dá uma bola fora, para fazer a velha média.

ALGUMA NOVIDADE?

  Justiça decreta ilegalidade da greve dos professores

 

  "O desembargador Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), declarou, nesta quarta-feira (15), a ilegalidade da greve dos professores do Município de Fortaleza. A categoria deve retomar às atividades no prazo de 48 horas, sob pena de multa.
O pedido foi movido, na última sexta-feira, pela Prefeitura de Fortaleza contra o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e União dos Trabalhadores em Educação do Ceará (UTE), que estão em greve desde o dia 26 de abril deste ano. O ente público alegou que não foi cumprido o aviso prévio da paralisação. Na decisão, além da inobservância de algumas formalidades exigidas para a legalização da greve, o desembargador Teodoro Silva considerou que o movimento afeta o desenvolvimento intelectual de milhares de estudantes, bem como sua alimentação. Em caso de descumprimento da decisão, o desembargador determinou a aplicação de multa diária de R$ 10 mil até o final julgamento da ação."

  (Jangadeiro Online)

LI NO TUÍTER

  "O Brasil investe 5% do PIB em Educação (4,3% em Educação Básica e 0,7% em Educação Superior), segundo ministro Fernando Haddad."
 
  DO BLOGUE: Muito pouco, sr. ministro. Precisamos do dobro! Deixe de lero-lero!

VOU LER!

  O que fazer para tirar o Brasil do atraso?

PRÁTICA PEFELISTA

 A Prefeitura de Fortaleza não repassou a 1a. parcela do 13o. aos Professores grevistas. Retaliação barata do PT que era um rio, abandonou o leito e amaldiçoou as águas.

DEBATE FEDERAL

  Câmara Federal realiza audiência pública para debater o PNE (Plano Nacional de Educação), com a presença do ministro Fernando Haddad.

COISAS DO RÁDIO

  Nas décadas de 1970 e 80 a Rádio Tupinambá de Sobral anunciava: "A Casa Quirino Rodrigues compra e paga na hora, toda sua produção de cera de carnaúba, oiticica, castanha de caju e mamona!"
   

  E o matuto: Oh, conversa bonita!
  Fábrica de Sobral
  "A professora da UVA Telma Bessa está procedendo a levantamento histórico da fábrica de tecidos Ernesto Deocleciano, de Sobral, fundada em 1895, com ajuda de capitais do industrial maranhense Cândido Ribeiro, nascido em Portugal e que contava com cassino para bailes dos empregados e vilas dos operários. Ernesto Deocleciano de Albuquerque, pai do futuro chefe da UDN, juiz José Saboya, controlava, em certa época, a ferrovia e a representação marítima de navios que ancoraram no porto de Camocim.

  Harém
  Nunca se confirmou a exploração feita em torno do assédio das fabricantes, como eram chamadas as tecelãs, embora um genro do Dr. José Saboya, de nacionalidade alemã, havia engravidado uma delas e dado seu nome ao fruto de seus amores que, depois de bem-sucedida carreira no Banco do Brasil, voltou a morar na terra que lhe serviu de berço."

  (Lustosa da Costa)
Mauricio Caleiro

 Brasil: um País belo, rico e (muitas vezes) desonesto com seus honrados trabalhadores. Triste isso!

OLHA PRO CÉU!

"Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Como no céu vai sumindo


Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João


 (...)"

 (Luiz Gonzaga e José Fernandes)

A RAINHA ESTÁ NUA!

 A Prefeitura  de Fortaleza está com uma Nota institucional na TV, tentando vestir uma rainha que está desgraçadamente nua! As greves e as patacadas da Prefeitura e da Câmara de Vereadores tomaram as vestes da monarca!

O IMPRENSÃO FAZ CORO COM OS TUCANOS!

  "Eis o editorial do jornal O Estado de São Paulo desta quarta-feira. O texto, intitulado 'Respeito à História', fala de elogios da presidente Dilma Rousseff ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Confira:

  'Respeito à História

 A convivência cordial e respeitosa entre líderes, mesmo que adversários, é mostra de civilização e exemplo de inestimável importância a estimular o amadurecimento político da sociedade. Foi o que fez, com elogiável elegância, franqueza e até mesmo coragem, a presidente Dilma Rousseff, em mensagem enviada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por ocasião das comemorações de seu octogésimo aniversário. Depois de oito anos em que a tônica das manifestações do então chefe do governo em relação a seu antecessor primaram pela vulgaridade da terminologia e pela falsificação dos conceitos, a mensagem de Dilma a FHC tem o efeito de uma suave aragem sobre a cena política brasileira e sinaliza, num tom irrepreensivelmente digno, que o populismo rasteiro das apelações demagógicas do tipo 'herança maldita' pode fazer parte do passado. (...)'"

  (Blog do Eliomar)

FÓRUM ZONA NORTE

  "O presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil, Waldetário Monteiro, vai inaugurar, nesta quinta-feira, duas salas de advogados: uma em Ipueiras e outra em Ipu. Esses equipamentos operam dando total apoio ao serviço dos profissionais junto às Comarcas. (...)"

 (Blog do Eliomar)

CIDADANIA

 Ciclistas do País exigem a construção de ciclovias e espaço em ruas e avenidas. O desrespeito aos ciclistas reflete nossa burra e esquizofrênica urbanização. Os urbanóides estão soltos!

MARASMO ADMINISTRATIVO

  "Servidores da Saúde retomam greve porque Prefeitura não cumpre acordo"

  "Prefeitura de Sobral compra fardamento, mas não distribui"

 

  (Blog do Eliomar)

 

O ESTADO REAL

  "Professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) ocuparam, na manhã desta quarta-feira (15), a Avenida Dedé Brasil, em Fortaleza. Eles protestam contra as más condições de funcionamento da Instituição. O ato marca o Dia Nacional de Luta das universidades estaduais e municipais, que também ocorre em outros estados. (...)"

  (Jangadeiro Online)

NO FAUSTÃO

 Domingo tem padre Reginaldo Manzotti no Faustão, independentemente de qualquer coisa, uma voz inteligente. Tomara que o Fausto deixe o padre falar. As pessoas inteligentes fazem romper rótulos, esteriótipos e caixotes ideológicos.

CARTA ABERTA AO TIRIRICA

  "O motivo desta, xará e conterrâneo Francisco, é cumprimentar Vossa Excelência pelos primeiros projetos apresentados na Câmara. Demorô, como diríamos em boa prosódia carioca, mas fico feliz que tenha rabiscado, com seus assessores, ótimas intenções.
  É triste saber, caríssimo palhaço, que 16 milhões de brasileiros são incapazes de garranchear ou ler um recado escrito, um simples bilhete de amor ou de trabalho.
  Você mesmo, Excelência, foi humilhado pelos homens da lei, sob tal suspeita mobralesca. Lindo que tenha pensado nisso, com a sua própria história, de marginalizado nordestino, como norte. Muita gente já saltou, com a mesma palmatória da moral burguesa em riste, para castigá-lo pela proposta da 'Bolsa Alfabetização'.
  Liga não, são os mesmos que julgam o Bolsa Família como coisa de vagabundo.
  Siga firme. Se fizer desse projeto a sua bandeira, terá valido o milhão de votos. Não esmoreça. Cutuque o governo, faça alarde, monte barracão contra o analfabetismo em todos os canteiros de obra. Vá lá, Excelência, esteja perto, aprenda junto, livre essa gente do humilhante ato do dedão na almofada-tinteiro. Não se envergonhe, amigo, faça essa gente ri –nisso você é gênio- e mostre que é capaz também no Parlamento. Saia da piada eleitoral, deputado, para entrar na história. Mas, por favor, não fique triste, como revelou a ótima reportagem da cearense Adriana Negreiros, na Playboy deste mês. Saia para o jogo, mostre a cara, coise, pois coisando, como você mesmo conjugaria o verbo das boas ações, será grande figura. Mate o abestalhado cacareco que ressurgiu nas urnas, como acreditam os metidos analistas, e vingue como um palhaço de responsa e de respeito. O palhaço símbolo do fim do analfabetismo no País. Já pensou que feito?
  Boa sorte, Ilmo.Sr.Tiririca, que seja mais um acusado de ignorante a fazer mais que os PhDs da praça, afinal de contas não se nasce doutor, torna-se, dependendo da causa.
  Fico por aqui e o Brasil, creio, pior não fica. Força, Francisco, salve esse mandato e vire exemplo para as massas.
  Um abraço, X.S."

  (Chico Sá, jornalista cearense, no Folha de São Paulo, versão Online)

Academia Ipuense traz escritores do Brasil e do mundo para encontro no Ipu

   "A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes promove, no Ipu, distante 285 km de Fortaleza, o Iº ENCONTRO CEARENSE DE ESCRITORES. Será nos dias 16, 17 e 18 de setembro deste 2011, com os objetivos de divulgar o escritor no interior do país e discutir a situação editorial e distribucional de livros de nossos escritores."

  Inscrições:
  Osmarina Fernandes Ferreira
  Rua Gervásio de Castro, 322
  Bairro Farias Brito
  Fortaleza CE - 60.015-310
  Telefone: 85 8705 3887



 (Marina Fernandes, do Grupo Escritores Associados)


ANTÔNIO CONRADO

 Hoje bateu uma lembrança do sr. Antônio Conrado, servidor de DAER, hoje DER. Sr. Antônio era um operário da construção de estradas. Gente simples, bom de papo, tinha histórias infindáveis para contar! Já falecido, levou consigo sua rica oralidade. Ficamos mais pobres sem elas! Vou conversar com o Otelino, pra ver se eu pego algumas delas pelo rabo!

VIDA COMUNITÁRIA

 O bairro Serviluz tem rádio própria, está tentando criar sua escola de Comunicação e Memória e faz documentários com velhos moradores. Exemplo a ser seguido!

SEGURANDO A VELA

 Os tucanos namoram a Dilma. Tasso elogia a presidente. Tudo numa tentativa freudiana de desagradar Lula, esquecendo-se que "quem meu filho beija, minha boca adoça!". O PSDB é um partido engraçado, como não tem identidade própria, paparica os quadros dos outros. Freud definivamente está fazendo falta!

QUIPROCÓ NA CÂMARA!

 Tem vereador pedindo a exoneração do Procurador do Município e da Assessoria Jurídica da Casa, por ter conduzido a Câmara a realizar sessões ilegais contra os Professores. Como dá pra ver: a rainha de Fortaleza está nua!

IDOSOS NA PEIA!

 Aumenta o número de agressões a idosos, diz o O Povo de hoje. Num País onde a Educação Pública vive de pires na mão e idoso é mandado para o fundo quintal, onde fica um maldito puxadinho, fazer o quê?

EDITORIAL DO O POVO

 O Jornal O Povo editorializa hoje o drama da Educação e pede para Luizanne Lins abrir a caixa-preta do Fundeb. Está mais do que na hora! Onde anda o princípio constitucional da tranparência!?

AS DIVINDADES MODERNOSAS

 Despois do Ronaldão: Neymar, esse é nome do novo deus no Olimpo da imprensa. Ele enche as pautas da mídia bajulatória. Quem vai aplaudir os médicos e cientistas? Quem vai olhar, pelo menos de soslaio, para o sr. Mérito?

Um dos mais belos trajes da alma


 "O médico conversa descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega, e de forma ríspida, pergunta: Vocês sabem onde está o médico do hospital?
Com tranquilidade, o médico responde: Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?
Impaciente, a mulher indaga: Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?
Mantendo-se calmo, contesta ele: Senhora, o médico sou eu. Em que posso ajudá-la?
Como?! O senhor?!?! Com esta roupa?
Ah, senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta...
Oh! Desculpe, doutor! Boa tarde! É que...vestido assim, o senhor nem parece um médico...
Veja bem as coisas como são...- diz o médico -... As vestes parecem não dizer muitas coisas mesmo... Quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos, e depois daria um simpaticíssimo "Boa tarde!"
Como se vê, as roupas nem sempre dizem muito...
*   *  *
Um dos mais belos trajes da alma é, certamente, a educação.
Educação que, no exemplo em questão, significa cordialidade, polidez, trato adequado para com as pessoas.
São tantos ainda no mundo que não têm tato algum no tratamento para com os outros!
Sofrem e fazem os outros sofrerem com isso.
Parece que vivem sempre à beira de um ataque de nervos, centrados apenas em si, em suas necessidades urgentes e mais nada.
O mundo gira ao seu redor e para lhes servir. Os outros parecem viver num mundo à parte, menos importante que o seu.
Esses tais modos vêm da infância, claro, em primeiro lugar. Dos exemplos recebidos da família em anos e anos de convivência.
Mas também precisam vir da compreensão do ser humano, entendendo todos como seus irmãos.
Não há escolhidos na face da Terra. Não há aqueles que são mais ou menos importantes. Fomos nós, em nossa pequenez de Espíritos imperfeitos, que criamos essas hierarquias absurdas, onde se chega ao cúmulo de julgar alguém pelas roupas que veste.
Quem planta sorrisos e gentileza recebe alegria e gratidão, e vê muitas portas da vida se abrindo naturalmente, através da força estupenda da bondade.
O bem é muito mais forte que o mal.
O bem responde com muito mais rapidez e segurança às tantas e tantas questões que a existência nos apresenta, na forma de desafios.
Ser gentil, ser cordial é receber a vida e as pessoas de braços abertos, sem medo de agir no bem.
Ser bem educado é contribuir com a semeadura do amor na face da Terra, substituindo, gradualmente, tantas ervas daninhas que ainda existem nesses campos, por flores e mais flores de felicidade.
Ser fraterno, em todas as ocasiões, é vestir-se com este que é um dos mais belos trajes da alma: a educação."
 
Redação do Momento Espírita, com base em conto de autoria desconhecida.
Em 14.06.2011.
 
 (Mais uma colaboração de Manuel de Jesus)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...