sábado, 26 de novembro de 2011

O MACACO SÓ OLHA PRO RABO DA...

 

   No dia 09 deste mês a Prefeitura de Fortaleza fez a sua festa (engana) dos Professores, num clube de luxo da orla da capital. Fez rodar na rádio-peão a notícia de que todo mundo iria receber um netbook. A comida seria farta. E foi pra lá meio mundo de gente! Houve risos e sessões de fotos. 11 mil capitaleiros pintaram por lá... A prefeita não apareceu, mas os meninos delas estavam a postos e gritaram alto, já que o curral era grande! Se a prefeita não deu as caras, o net também não. No outro dia tinha gente nas escolas, com cara de sono e de mané. Oooh, gá!

UM PODER PROSTRADO, DIANTE DO TRONO...

  "Os que assistem à TV ASSEMBLEIA espantam-se com a VULGARIDADE OCIOSA de muitas sessões."

  (CÉLIO FERREIRA FACÓ)

CÁLICE, NÃO CALE-SE! AS DITADURAS ESTÃO POR AÍ... FANTASIADAS DE BOAS MOÇAS!

AOS PROFESSORES, UMA REFLEXÃO

   "Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
 (Carlos Drummond de Andrade, citado pela Professora Gildênia Moura)

NIREZ NA INTERNET! OBA!

  O belo arquivo do memorialista Miguel Ângelo de Azevedo está na Internet, para o nosso deleite! Vai pros favoritos!
  http://fortalezaemfotos.blogspot.com/2011/11/arquivo-nirez-na-internet.html

O SUMIDÃO

  Uma figura política central nas decisões político-sindicais dos últimos dias, tomou chá-de-sumiço: Artur José Vieira Bruno, pedagogo e deputado federal pelo PT. Onde anda você, meu ex-deputado estadual? Hibernou!?

SOBRAL E BARUERI NA FITA!

  A revista IstoÉ destaca a Educação de Sobral (CE) e Barueri (SP). As duas aparecem na reportagem como destaques no Ideb nacional. Um dos segredos? Gestão, claro! Parabéns, Professores e Gestores de Sobral! O dever de casa está feito!

TEM TUCANO RINDO DE ORELHA À ORELHA!

  "O contrato de concessão do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, o primeiro aeroporto federal concedido à iniciativa privada, será assinado na próxima segunda-feira (28) pelo governo federal e o Consórcio Inframérica, que venceu a licitação realizada em agosto para construção parcial, manutenção e exploração do terminal. O grupo é formado pela empresa Argentina Corporación América e pelo Grupo Engevix, controlado pela Jackson Empreendimentos e composto por mais quatro empresas. O consórcio terá até três anos para construir os terminais e um prazo de mais 25 anos para exploração. O contrato de concessão poderá ser renovado por, no máximo, mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao Poder Público. (...)"

  (JANGADEIRO ONLINE)

O VÍDEO DO TATU GOMES FOI PARAR NA VEJA! ELA GOSTA!

 COM A GENTE NÃO É BAÚ...
  
  http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/o-pais-quer-saber/cid-gomes-faz-em-menos-de-dois-minutos-o-que-ninguem-fez-em-menos-de-dois-anos/.

  A manchete diz: 

  "Cid Gomes faz em menos de dois minutos o que ninguém fez em menos de dois anos"



 

UMA IMAGEM CRIMINOSA, CAPTADA ONTEM NO GINÁSIO PAULO SARASATE



   Novo golpe na Lei do Piso. Tramita projeto para mudança do índice de reajuste do valor do mesmo. Este deixará de se basear pelo custo/aluno, do Fundeb e passará a ser pelo INPC. Isso será um golpe na Educação nacional!
  Veja os índices de INPC dos últimos 5 anos: 2,81%, 5,15%, 6,48%, 4,11% e 6,46%. Será que esse tipo de reajuste que a alquebrada Educação merece!?

 

COMO NO PASSADO. OS TRAPALHÕES EM "O GOVERNO 'TÁ CERTIS'"!

E NO ESTADO DAS HILUXs FILHAS (GLAMOUROSAS) DA MEGALOMANIA...


 ... os soldados de policia ainda dizem coisas do tipo: - Aqui (no local do crime) prevalece a lei do silêncio. Ninguém fala nada! A população não ajuda!

  Polícia que se preza não pergunta nada à toa, frente às câmeras de TV! Mas investiga (com todo o aparato da tecnologia) e põe na cadeia!

SEM TASSO, NÃO DÁ! PATRÍCIA CAI FORA!

  "Patrícia Saboya quer Heitor Férrer disputando a Prefeitura de Fortaleza em 2012" 

  (Blogue do Eliomar)

 

 

O ESTADO REAL!!

  "A região Sul e Sudeste, com 56% da população brasileira, respondem por 71% da riqueza nacional. As demais regiões ficam com 29%. Nosso Ceará participa com apenas 2% do PIB do Brasil." (Heitor Férrer)

UMA CRÍTICA SOLIDÁRIA...

  Tem gente criticando, e com razão, os Professores que estavam em sala de aula e largaram os meninos, para votar contra a greve! Se estavam trabalhando... Quem age, deve pagar pelos atos! Engulam em seco e façam disso uma reflexão (sua).

AIRTON DE FARIAS AMEAÇA ABANDONAR O BARCO!

Airton de Farias

   "Tranquilizo meus alunos da Escola Pública/AB (Adauto Bezerra): terminarei o atual ano letivo. Quanto a 2012, irei refletir. Gosto muito de dar aula. Mas sou profissional. A Coelce, a Oi e o Mercantil não querem saber de amor. Fiquei muito decepcionado com a cúpula que dirige a Educação pública no Ceará. Não são pessoas sérias!"

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR...

   Revolucionar exige respeito e solidariedade. Vale jogar Professor da capital, contra o do interior? Não! Todos tem importante função no Magistério. Nenhuma é inferior a outro. Quem votou contra ou a favor da greve, que faça disso uma reflexão (sua). Vale vilipendiar Professor novato ou temporário? Não! Estamos no mesmo barco! Muitos são Professoras e até chefes de família. Vale dizer que foi o sindicato e o governo que chancelaram a cizânia? Vale e foi (vergonhosamente!). Vale dizer que tem pelego na Educação do Estado e do Município (de Fortaleza, inclusive)? Vale! Todos nós temos nossos momentos de fragilidade ideológica. Vale dizer que temos que enquadrar a entidade apelegada? Sim! A OAB, inclusive a queria fora do comando da assembleia, acertadamente (quem envergonha a própria luta...). A Educação precisa de todos nós! Unidos! A discórdia só favorece o governo e seus apaniguados! O governo que envergonha-nos, todos os dias (veja o vídeo do "rolo", que fala por si só)!

ADMIRÁVEL GADO...


 "A Apeoc assegurou transporte de Professores do Interior." (BLOG DO ELIOMAR)

O RESCALDO DA (QUASE) GREVE... E DE UM ABORTO...

  
Érico Firmo  
 Érico Firmo - Jornalista, editor adjunto de Política e colunista do Jornal O POVO.

 "Lugar de Professor pelego é em sala de aula, ganhando o 5o. pior salário do Brasil. Os Professores irão começar uma campanha de desfiliação em massa do sindicato. Ontem foi a gota d'água! Um desses pastoradores (de Professores - que estavam no Paulo Sarasate), chegou a me peitar e me chamar de 'comunista safado'. Isso é assédio moral. Isso é voto de cabresto. Toda vez que eu tentava me aproximar dos colegas do interior, havia um pastorador perto, intimidando os Professores! Os burocratas da Seduc e diretores das Credes e Escolas, ticeram que descer do salto e ir 'pastorar' Professores. Mais vergonhoso, foi a estratégia do sindicato Apeoc de dividir os Professore interior x capital, para atender aos interesses do governo. O que aconteceu ontem lembra o peleguismo da Era Vargas, em que o Ministério do Trabalho lotava o Estádio São Januário-RJ, para idolatrar Vargas! Não consegui dormir direito. Ontem foi um dos dias mais tristes de minha vida."


  (AIRTON DE FARIAS, em resposta à Coluna do jornalista Érico Firmo, do O Povo) 

TEM GENTE QUE DIZ! “Postura da Apeoc não reflete a democracia”

  Não faz muito tempo que o governo tem afirmado que está aberto a negociações com a classe do magistério, contudo, o que ficou como referencia, foi a postura contraditória revelada pelo Poder Executivo, a começar dos atos característicos de uma violência tácita que se deu inicialmente na Assembleia Legislativa, onde professores foram alvo da truculência e brutalidade amplamente documentadas pela imprensa da parte de policiais, espancamentos e gás de pimenta, cenas lamentáveis, que correram os jornais de todo o país e em países vizinhos, pela internet.
  A meu ver, a postura da APEOC, não tem nada a ver com democracia. É mais um jogo de interesses, de um sindicato que representa o governo estadual distante dos interesses do magistério.
  A linguagem do presidente Anísio Melo, em seu discurso, só reforça o fato de que, houve manobra, manipulação, jogo de bastidores, e a prova disto, é que, de maneira não democrática, houve pressão sobre os professores quanto à questão salarial, e ameaças claras da secretária de educação, que foram amplamente contestadas no depoimento da deputada Eliane Novais, que em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa, afirmou que o governo está pressionando a categoria e tenta cercear o diálogo com os docentes, revelando a postura inflexível da Secretária de Educação Izolda Cela, classificando sua fala, como um caso de abuso de autoridade e de assédio moral.
  Infelizmente, a vitória tão propalada por Anísio Melo, é a imagem de um sindicato sem representatividade, que se serve de pessoas dignas, como são os professores, e que acolhe as ameaças do poder como dádivas, para assim, proclamar, num discurso fantasista e mentiroso, que sua representatividade junto ao sindicato é a voz do magistério, quando sabemos, que não é.
  Por enquanto, o sindicato levou vantagem, mas, um lembrete ao presidente da APEOC, é que o poder passa como tudo na vida.
   A idéia de que a classe do magistério tem que ”engolir” negociações forjadas na força e na tirania, isto é mais uma representação de um regime que a gente pensava não mais existir, mas, que, em nome de interesses alheios aos milhares de professores, suscita a concepção de uma realidade caricata, maquiada, mascarada, falsa, que se contradiz.
   É bom lembrar que existem inúmeros conceitos de greve, estudados em diversos ramos das ciências sociais, principalmente na sociologia, tendo em vista o grande reflexo de tal instituto na infra-estrutura social. Todavia, o conceito de greve que nos interessa no presente estudo é o jurídico.
  O conceito jurídico de greve não apresenta grandes dificuldades em ser delineado, eis que representa tão-somente a paralisação do trabalho por determinado grupo de empregados, a fim de postular pretensões junto ao empregador, utilizando tal expediente como meio de pressão para obtenção do fim almejado.
  O servidor não pode ser punido pela simples participação na greve, até porque para o próprio Supremo Tribunal Federal que a simples adesão a greve não constitui falta grave (Súmula nº 316 do STF). Podem ser punidos, entretanto, os abusos e excessos decorrentes do exercício do direito de greve. Por isto, o movimento grevista deve organizar-se a fim de evitar tais abusos, assegurando, em virtude da natureza do serviço prestado pela Justiça Federal, a execução dos serviços essenciais e urgentes (quando necessário).
  A rigor, sempre existe o risco de que uma determinada autoridade, insensível à justiça das reivindicações dos servidores e numa atitude nitidamente repressiva, determine o desconto dos dias parados; no geral, quando ocorrem, tais descontos são feitos a título de “faltas injustificadas”.
  Entretanto, conforme demonstram as decisões anteriormente transcritas existem posições nos tribunais pátrios inclusive do Supremo Tribunal Federal no sentido de que não podem ser feitos tais descontos e muito menos a titulo de “faltas injustificadas” – o que efetivamente não são.
  A questão que fica de todo este conflito é o fato vergonhoso de que temos à frente de um sindicato, manobristas de plantão, gente que trata o professor como um mero produto de especulação política.
  É lamentável que os professores sejam reféns de um jogo de poder, parecendo que estes, são marginais, bandidos.
  O curioso e o fato de que, em tempos de campanha política, muitos são os personagens que afirmam a sua defesa intransigente ao magistério, a categoria, revelando um jogo de muitas faces, numa prova inconteste que o inferno existe e que seus anjos de plantão estão em todos os lugares, afirmando que de boas intenções, ele resiste e existe pra destilar sua fúria contra inocentes personagens, que labutam pelo pão nosso de cada dia, longe de alcançar as benesses de um presidente de sindicato, que gosta do cargo e do poder, afinal, tem gente que gosta da “mosca azul”, da força do poder, dos microfones em volta, pra enganar, mentir, escamotear a realidade, falando em nome dos professores, sem qualquer direito, afinal, se houvesse democracia, o governo pagaria o justo que anuncia, e os professores seriam tratados com respeito, isto infelizmente, é uma marca indelével de um mundo onde os homens amam as coisas e usam as pessoas.
  Além do mais, alguns diretores em “suas” escolas, trataram com desdém e desrespeito, nos dias que antecederam esta (votação), os professores que optaram por ingressar num estado de greve, o que demonstra o fato de que uma vez no poder, ninguém gosta de soltar o “cargo” (não vitalício), mas que certos diretores gostam de usar contra professores, especialmente se eles forem provisórios.
  Um ato de covardia declarada e um abuso inconteste de autoridade provam inequívoca destes tempos, onde a gente sonhava com um estado democrático de direito, que envolvesse um tratamento humano aos educadores.
  Lamento dizer, que não concordo com a vergonha e o desmonte da educação em nosso Estado, onde o que vemos, são cenas de intimidação, pressão, covardia, contra professores aposentados e profissionais atuantes, que se esmeram em seu trabalho, para dar a sociedade uma possibilidade de mudança, que não acontece, quando, um sindicato se revela detentor de muitas faces, quando num dado momento, diz que está ao lado dos professores e num outro momento, se nega a apoiá-los.
  Afinal, qual é a face da APEOC? Seria apenas uma representação que usaria seus associados como reféns de seu mando, de sua impostura, de sua ausente liberdade?
  Pra que trazer professores do interior, de todos os lugares, pra votar a favor do fim da greve? Acaso, eles não têm o direito de escolha?
  “Cometer injustiças, é pior que sofrê-la” – Platão. Uma frase lapidar de Che Guevara sintetiza o que penso: “Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”
  (Pio Barbosa Neto, no Blogue do Eliomar)

  

FÓRUM ZONA NORTE

  Boa-nova para a Zona Norte! 'Camocim é lugar ideal para estaleiro no Ceará", diz o DN de hoje. Bela notícia!

ESSA NÃO COME NO CACO DO GOVERNO...

  "Irritada, idosa do CE manda carta a vereador após ofensa em plenário. Vereador insinuou que idosa reclamou de serviços por estar demente. 'Estou em lucidez, dirijo minha casa... e tenho um computador', diz a carta.'"

  E ela ainda é parente do bocudo! Para ler tudo: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/11/irritada-idosa-do-ce-manda-carta-vereador-apos-ofensa-em-plenario.html

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO!?

  Um colega Professor, gente boa e trabalhador, vive resmungando porque a mídia local não lhe abre espaço. Chega a ter um discurso aporrinhante! Camarada, a mídia é comandada a partir do  Departamento Comercial! Use a mídia alternativa, para dizer o que você pensa! Até folhas volantes nas escolas podem difundir suas ideias. Deixe o pessoal da mídia comer o caviar dela com os engravatados do poder! Vá fazer o seu trabalho formiguinha! Seja Professor! Isso já é muita coisa!

IRONIA DO DESTINO!

  São Paulo, o centro de combate à corrupção dos outros, tornou-se o centro da gatunagem! Aparece guabiru todas as horas por lá! Inclusive entre as primeiras-damas! É nas alcovas que os "rolos" de lá são arquitetados! Noites calientes de roubalheira...

O ESTADO REAL!!

   O sr. do centro da conversa com Cid Gomes é Pio Rodrigues Neto, da laureada família Rolim, proprietária  de várias empresas e de parte dos prédios do famoso Calçadão C. Rolim, do Centro da cidade de Fortaleza. O vídeo do "rolo" foi postado por fontes diferentes, por pelo menos três vezes. E é apresentado assim:
  "Durante a confraternização anual da Cooperativa de Construção Civil do Ceará (COOPERCON-CE), o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), foi flagrado negociando os espaços desapropriados do Metrofor, com donos de grandes construtoras.

  Leia mais em http://www.implicante.org/blog/video-exclusivo-o-rolo-do-governador-do-ceara/
  "Indícios de improbidade e de vários ilícitos - com direito à defesa, claro, mas o diálogo foi em público e em voz alta!"
  "Não é montagem - Em conversa filmada (por boi qualquer), Cid fala de forma desavergonhada de como pode desapropriar grande área para entregar a..." (Youtube)

ESTE É O ESTADO REAL! Preste atenção nas palavras e, principalmente, nos gestos das mãos!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na maior democracia do Mundo". De araque, cl...