terça-feira, 31 de dezembro de 2013

DEBATE DOS BONS!

  Hoje na Rádio CBN/Fortaleza teve debate sobre o ano que se finda. Por lá Maria Luiza Fontenele e Airton de Farias, que em foto sua, aparece aqui (ainda) com o mediador Ruy Lima.

TUDO TRAVEZ!

  Os governos Tasso foram essencialmente midiáticos. Faziam um risco no chão e apregoavam a feitura de um avião. Hoje, a história se repete. Só que como farsa!

  "A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.”

  (Karl  Marx)

PT SAUDAÇÕES!

  Índios sendo desrespeitados, seus direitos, idem. Índios sendo fuzilados em suas terras, quando tudo isso aqui era deles. A Funai desprestigiada e Dilma de chaveco com a reacionária Kátia Abreu? Não foi pra isso que eu votei!

AOS AMANTES DA HISTÓRIA

  A prepotente revista Veja chamou Eric Hobsbawm de "idiota moral". Mas teve o troco (em outubro de 2012)!

  http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/historiadores-repudiam-tratamento-de-veja-a-hobsbawm.html


PAINEL DA APL

  "A poesia é algo que anda pelas ruas. Que se move, que passa ao nosso lado. Todas as coisas têm seu mistério, e a poesia é o mistério que todas coisas têm!"

  Federico Garcia Lorca

COMO SERÁ O AMANHÃ?

  Regras para concessão de progressão horizontal, imposição de avaliação de desempenho e colaboracionismo de sindicatos (cidcatos, na fala explosiva do manifesto panfletário), com relação ao Governo do Estado, são palavras e expressões usadas pelo pessoal da Zonal dos Professores do Estado, realizado na Escola Presidente Vargas (dia 22/11/13), no bairro Parque Santa Rosa. Preocupante, não, colegas do Estado?!

O QUE VEM POR AÍ!

  "Oi, João Teles! Não faço isso com frequência, mas gosto de fazer! Estarei no aguardo!"

  (Manassés de Sousa, violonista de respaldo internacional, respondendo a um contato nosso, convidando-o para uma palestra no Projeto Confraria de Leitura)

DO QUE VIRÁ!

  “2014 é ano de colheita. 

  No Brasil, eleições e Copa. Não precisa ser mãe Dinah pra saber que vai ter indignação nas ruas. E vai ter violência do Estado, como jamais visto. Criemos uma corrente de proteção pros que vão ter coragem de se manifestar. O mundo precisa saber o que se passa aqui dentro. Que nos tornemos cúmplices de um País... democrático e justo. Será maior.


 (Andréa Saraiva)

ISSO É MUITO GRAVE!

  Segundo a TV Jangadeiro, o Governo do Estado adquiriu, sem licitação, várias salas num prédio de Sobral. Ou seja, tudo feito ao arrepio da lei!

ENXERIDO!

 O Orélio Cearense da Andréa Saraiva está também no Aeroporto. Bicho pai d'égua! Fotos da historiadora/autora:





JAMEGÃO NESSA TAMBÉM!

ATUALÍSSIMO!

  "Enquanto o governador recebe títulos de cidadão em municípios de sua safra, o homem do interior vegeta à base de angu d'água. Em localidades onde antes grupos de pessoas raspavam mandioca, faziam farinha, assavam beijus, moíam cana, bebiam garapa e espalhavam palhas de carnaúba, à espera do pó e da cera providenciais, hoje resistem as taperas. O homem do campo acorreu para as cidades da região, em busca de uma luz. Os bandos de trabalhadores tagarelas e vontadosos, foram soterrados pela destruição de sua auto-estima. O Ceará da propaganda não enche suas panelas, as 'ações' boladas sobre os birôs polidos da vida, não lhes tira o ronco das vísceras. O resto é publicidade enfadonha e enganosa."

  João Teles de Aguiar, no DN (10.12.1999)

LETARGIA

 Nem um dos campeões de aprovação escapa do descaso!

* Muretas de proteção de pedestre que ficam em frente ao Colégio da Polícia Militar, na avenida Mister Hull, continuam danificadas. Nada de providências, apesar das cobranças.  

* IDEAL PÚBLICO. Bem que o Ideal Clube poderia ser o primeiro a pagar a tal “Contribuição de Melhorias”. A propaganda do seu réveillon fala da festa do aterro, que é pública. O clube montou camarote panorâmico e cobra R$ 590,00 por pessoa.


(Coluna Vertical, do O Povo)

BEM QUE PODERIA...

 2014 poderia muito bem ser...

1. O ano das crianças;
2. De observação do movimento das formigas e outros animais;
3. De respeito à escola, aos índios, ao povo humilde (que ensina até Cora Coralina, que não se envergonha do seu pote de barro, nem de sua alpercata de cabresto rombudo);
4. De ouvir o povo, seus queixumes, sua dor,... De observar seu caxingado, seus bocejos, seus mugangos,... De observar seu sorriso banguela;
5. De ouvir o canto dos pássaros e a pataraca das águas, em seu encontro atrevido com o pedregulho;
6. De pensar bem na hora de realizar qualquer coisa, principalmente, na hora de dar votos pra certas coisas ruins;
7. De sorrir, comer pipocas, frescar, acanalhar-se, respeitando sempre as caras...;
8. De dizer pro senhorzinho que vive com um chicote na mão... quem é mesmo o dono das coisas;
9. De ir ao interior, quando os couros-de-rato permitirem, pra observar a nambu, a juruti, a tejubina e o sonho-azul. O bem-te-vi, em sua algazarra festiva... e até o aristocrático corrupião e sua mania de latifundiário da bancada ruralista, que quer passar por cima de todo mundo. Aprender é preciso!;
10. De observar a natureza e seu abuso quando faz certas coisas. O trovão é bicho-solto. Quem não tremeu de medo dele?! De viver em toda a largura da toalha da mesa. De comer, de beber, de se esbaldar e ser feliz. Se precisar de ajuda, busque a arte, a poesia,... E os meninos metidos a sabidos da APL. Feliz Ano Novo!

FÓRUM COREAÚ

  Hoje, com toda a parafernália do mundo hodierno, (pra uma prefeitura) abrir um Centro Cultural está fácil e barato. Um bom computador e um data-show já ajudam bastante. Fotos, imagens, cartografia,... É como se um de nós, do povo, tivesse que ir à bodeguinha comprar um caixa de fósforos! Morou, Morais?!

O PODER PÚBLICO QUE ENVERGONHA!

  Veja esta imagem, cuja autoria é atribuída pelo pessoal do Facebook ao Itapipoca Notícias. Ela é reveladora. Como a cidadania é tratada por aqui!

AINDA NA LUTA!

  O Prof. Fábio Santos, de Fortaleza, acompanha o caso dos PMs Sub-judice, que estão vivenciando uma pendência jurídica (em relação ao concurso de 2008) e esperam que o governo resolva isso de uma vez. Eles estão acampados em frente à Assembleia Legislativa há 13 dias! Foto do Face da Associação de Praças.

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...