terça-feira, 26 de maio de 2015

O DRAMA CONTINUA!

OUTROS TEMPOS!

  Anos 70 e 80. Na radiola Trepidantes, The Fevers, Pholhas, Década Romântica, etc. Depois vieram RPM, Roupa Nova, Blitz, Harmony Cats,... Em cidades como a minha, no meu tempo, já se tinha o final das tertúlias. O bom do momento era o som das discotecas. Esse mundo foi conhecido por mim num tempo em que rapaz não podia dançar solto. Pegava mal. Já a dança coladinha... - Eu só precisava alugar um ladrilho!, gabava-se um. - Dancei com a...!, dizia outro. Era a cobiçada. - Ih, o... levou um fora daqueles! O desafortunado ficara com a cara no chão. - Também já tava pra lá de Bagdá! Pra dançar sem sofrer com as galhofas a gente molhava a palavra, ou seja, tomava uma caninha. Às vezes com limão, soda, Coca Cola,... Ou com a velha sardinha de lata. Quem tinha um dinheirinho a mais ia de loura gelada. Era um tempo de um mundo pequeno, diminuto e muitos, grandes sonhos! Antes da realidade... nua e crua!

QUE NÃO SEJA MAIS EMBROMAÇÃO!

   A informação é do Egídio Serpa, do DN:
  "Mantendo sob rigoroso sigilo o assunto, o governo do Ceará trabalha com o objetivo de tornar real o sonho de implantação da refinaria de petróleo do Pecém.
  O sigilo é aliado importante e estratégico, pois há outros estados do Nordeste navegando para o mesmo objetivo.
  Este blog pode revelar que, nos últimos 30 dias, houve uma série de reuniões com diretores de empresa da Ásia disposta a assumir, em parceria com o governo do Ceará e a Petrobras, a construção da refinaria e, ainda, o controle do capital da empresa que será criada para o empreendimento.
  Já está certo de que o custo dessa refinaria – se e quando sair do papel das boas intenções – será de menos da metade do que custou a pernambucana Abreu e Lima."

REALIDADE NACIONAL

  "Mais da metade das escolas públicas brasileiras não tem biblioteca. Para cumprir legislação, Brasil precisa fazer mais de 64 mil bibliotecas escolares até 2020

  Sancionada há cinco anos, a lei 12.244 prevê que toda escola brasileira (pública ou particular) tenha um acervo mínimo de um livro para cada aluno até 2020. Ainda assim, 53% das 120,5 mil escolas públicas brasileiras não têm biblioteca ou sala de leitura. A informação foi levantada pelo portal Qedu, a pedido da Agência Brasil. Para que a meta seja alcançada, será necessário construir mais de 64,3 mil bibliotecas em cinco anos, uma média de mil por mês.
  Os dados foram coletados com base no Censo Escolar 2014 e ainda apresentam a disparidade entre as regiões do país. Na região Sul, 77,6% das escolas públicas contam com bibliotecas, enquanto, na Norte, apenas 26,7%. Estes números ficam em 71,1% na região Sudeste, 63,6% na região Centro-Oeste e 30,4% na região Nordeste.
  A diferença também existe entre as etapas de ensino. Entre as escolas públicas que oferecem ensino médio, 86,9% têm bibliotecas ou salas de leitura. Já entre aquelas com alunos de ensino fundamental, entretanto, o índice cai para 45%.."
  Revista Escola Pública, versão online

OPINIÃO








 Via Twitter

GALINHAS-VERDES

  "'Deliciosa marchinha satirizando os 'galinhas-verdes', apelido dados aos militantes da Ação Integralista Brasileira, chefiada por Plínio Salgado, a versão brasileira do fascismo, por causa da cor verde de seus uniformes. Quando a música foi composta e cantada, em 1942 e 1943, a AIB não existia mais. Havia sido dissolvida pelo governo, logo depois do putsch de 1938, quando os integralistas atacaram o palácio Guanabara e tentaram matar Vargas. (...).'
'Galinha verde não me entra no poleiro,
Diz o meu galo que é o dono do terreiro
O papagaio já me pede por favor
Me leva ao tintureiro que eu quero mudar de cor
Me leva ao tintureiro que eu quero mudar de cor

De manhã cedo quando eu chego no quintal
Até tenho medo, é um barulho infernal
Meu papagaio comprei lá na Pavuna
Mas o galo cisma que ele é quinta-coluna
O galo cisma que ele quinta coluna.'"


 Do site do Franklin Martins
http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_gravacao.php?titulo=galinha-verde

QUE VERGONHA!


 “Eis o novo aeroporto de Fortaleza! Data de entrega da obra: Copa do Mundo de 2014. Eu mesmo achei um buraco entre os tapumes e fotografei hoje antes de embarcar do programa de 10 anos da Rádio Band News FM (de volta para São Paulo). E a gente triste por causa do 7x1!”

  Ricardo Boechat

GINCANA

 Na política do passado quem eram os galinhas-verdes? O pai do professor e jurista Reali Jr. era um?
 E um quinta-coluna?

MAIS UMA DA TURMA QUE QUER MUDAR O MUNDO!

 Um humorista (?) e apresentador (?) chamou o Jô Soares de comunista e cachorro porque o colega esteve com Dilma e pensa diferente dele. Onde é mesmo que essa turma quer chegar? Se já ultrapassou as fronteiras do ridículo...

NOSSA CORDIALIDADE

Do G1 (Santos - SP)
Link permanente da imagem incorporada

FOGO BRABO!



 Mentiroso nunca fui/ Não cumpri a tal função/ Essa eu vi bem de pertinho/ Mas não tenho foto não/ Redemoinho com fogo/ Coisa feia, meu irmão!// Tava eu no Jenipapo/ Do Cigano bem vizinho/ No roçado pôs-se o fogo/ Com amor e com carinho/ Rezando-se para as coisas/ Sair tudo bem certinho// Mas algo, sei, desandou/ O vento veio e soprou/ E surgiu um parafuso/ De um jeito, com horror/ A labareda subiu/ E no ato se espalhou// Quando vi o fogo alto/ Quem nem prédio de morar/ Sai correndo que nem/ Um filhote de préa/ Quase perdi os quinaipos/ Dentro da canaviá!

 Foto ilustrativa do Google

O QUE É A GENÉTICA

Cesar Cals Neto


  Em  sentido horário: César Cals de Oliveira Filho (pai, ex-governador); Marcos Cals (filho); César Neto (filho, ex-prefeito de Fortaleza) e César Cals Neto)
 Imagens das redes sociais

QUAL O PAPEL DO ELEITOR?!

  Essa observação vale pra minha e pra outras tantas cidades: qual é o papel da cidadania, diante do político (e de sua administração)? É rastejar atrás dele, lhe levando flores e lhe gritando glórias? É bajular o sujeito, querendo que todas as bênçãos dos deuses caiam sobre seus ombros de bem-nascido? É correr atrás dele e se atar, por vontade própria, ao carro de suas (dele) conveniências? É esperar suas festas de bico aberto, como sabiá-filhote? Qual é a tua, meu irmão? 

SIMBOLISMO

 Da Carta Capital (na Bahia):
ufba1

ELES NÃO ESQUECERAM!

  "(...) E houve a mais absoluta irresponsabilidade, porque ao não ter dinheiro para cumprir com seus compromissos mais importantes, como Bolsa Família, Seguro Desemprego e Minha Casa, Minha Vida, o governo se valeu de empréstimos que contraiu com as entidades financeiras que o próprio governo dirige, o que já é crime por si só, pois a lei proíbe isso. Tudo isso prejudicou as contas públicas, e foi maquiado, caracterizando também um crime de falsidade ideológica ao deixar-se registrar esses empréstimos como despesas, criando assim um superavit primário. Foi um superavit fictício. (...)."
  QUEM É O PROFESSOR
  "Ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso, Reale Jr. acompanha a cúpula do PSDB há décadas e tem manifestado fortes críticas ao governo, dizendo que Dilma deveria renunciar ao cargo, embora tenha aconselhado os tucanos a não darem prosseguimento ao pedido de impeachment." BBC Brasil
 Parte das palavras do advogado e professor de Direito da USP Miguel Reale Jr. à BBC Brasil.
 DO BLOGUE: O contexto é o das chamadas pedaladas fiscais.

AGRESSIVIDADE

 Igrejas pentecostais já usam ônibus para levar seus fieis de casa pra igreja e da igreja pra casa. O sacrifício do deslocamento, é coisa do passado. Essa atividade dá dinheiro e... voto. Muito voto!

TURMA DO SEM JEITO!

  E naquele tempo existia uma velha sociedade que fazia inscrição de seus filhos no Prouni. Os meninos eram abastados. Alguns já tinham até esticado as canelas... Mas todos eram enfiados na fila. Era o velho e surrado patrimonialismo mergulhado em suas entranhas. Muitos membros dessa velha sociedade existem até hoje. Arquejando, relutando, condenando seus políticos por serem... tão parecidos com eles! Se alguém reclama por lá, há pancadaria em panelas e ranger de dentes! Se querem proteção, chamam seus deuses: Caiado, Jabor, Agripino,...

SIVUCA

Link permanente da imagem incorporada

  Arte do William

COMO MUDOU ESSE POVO!

  O secretário de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio declarou, em entrevista agora de manhã, que o Cine-Teatro São Luiz será inaugurado em regime de SOFT OPENING. Criticado, apressou-se em traduzir: - Abertura suave!
 Resta saber se vai ter uísque e caviar na festa! Com informações do jornalista Ruy Lima.

É ASSIM, DESSE JEITO!


SAÚDE PRA TODO MUNDO!

  "As crianças, Joaquim, Benício e Eva, já receberam alta, bem como as babás Marcileia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita." (Uol)

EH, BRASIL!

  Esse episódio lamentável de que foi vítima o apresentador Luciano Huck, a família, as babás e o pessoal que trabalhava na aeronave nos traz alguns ensinamentos. Primeiro: Huck, que faz parte da elite brasileira e não esconde isso, foi parar numa Santa Casa. Lá onde geme o povo. Antes ele tinha sido acudido por um fazendeiro e pelo Samu. Sem entrar no mérito, com relação ao atendimento, que teria sido priorizado, etc. O certo é que Luciano, de forma enviezada, virou um de nós. Amargou a realidade. Segundo: por que as babás mal são citadas na cobertura elitizada dos fatos? A vida delas não tem importância? São seres inferiores que apenas cuidam dos filhos de um bem-nascido? Esse País ainda precisa mudar MUITO!

TEATRO SÃO JOSÉ CAI AOS PEDAÇOS!

O equipamento deixou de receber espetáculos há mais de cinco anos. Hoje, o palco é madeira apodrecida, tendo em volta paredes e solos deteriorados. Segundo a Seinf, intervenções estão previstas para se iniciarem em agosto 

  "A proteção consta na lei, mas na prática, alheio à burocracia e à demora na execução das iniciativas, o prédio centenário é consumido pelo tempo. No Centro de Fortaleza, o Teatro São José é corroído pelo abandono. O palco, que abrigou as diversas linguagens da arte, é hoje madeira apodrecida, rodeada de paredes e solo deteriorados. As cadeiras, que concentraram mais de 500 pessoas, são objetos quebrados e jogados no salão vazio, à espera de restauro, cuja nova projeção é que ocorra a partir de agosto. Os espetáculos cessaram há pouco mais de cinco anos no teatro nascido em 1915. As últimas apresentações que resistiram foram as de humor. São cartazes destes espetáculos que ainda estão fixados nos camarins, hoje sem luz, com portas quebradas e poeira. Na área externa, a ferrugem e o mato sinalizam que há muito não existe público por ali. (...)." DN
  DO BLOGUE: O equipamento centenário fica em pleno Centro, pertinho da catedral. Mas a insensibilidade é maior do que ele! 

DE PIRES NA MÃO!

Link permanente da imagem incorporada

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...