sábado, 27 de agosto de 2011

ESCONDIDINHO

 Alto da Paz (onde eu me soco) é um lugarzinho esquecido, entre a Maraponga e o Itapery. Aqui a Fortaleza é bela. Bela ausência!

EM TEMPOS DE GREVE E RASTEIRAS...

O Sapo e o Escorpião

"Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio.
O escorpião vinha fazer um pedido:
'Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?'
O sapo respondeu: 'Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralizado e vou afundar.'
   Disse o escorpião: 'Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos.'
   Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. 
   No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
   Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: 'Por quê? Por quê?'
   E o escorpião respondeu: 'Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza.'"

  (Domínio Público)

O BAILE

  O filme das 22 horas de hoje,  na TV Diário, é Baile Perfumado. Contexto: cangaço.

OPINIÃO

CANSAÇO

  "Existem vários tipos de cansaço, vivemos numa sociedade e numa rotina diária tão exaustiva, que não temos mais tempo para o EU e nem tão pouco para o outro. E assim, vamos correndo e levando a vida, esquecendo do essencial. Se temos essa vida é porque nos foi concedida, foi dada. Por isso temos que saber cuidar de nós e dos outros, sem preconceitos, exclusões, indiferenças. Temos que saber administrar nossos bens, tanto os materiais como os da família, do corpo, da alma, da mente, dos sentimentos, enfim.
  O pior cansaço é o da alma; esse pesa bastante, pois gera um sentimento de vazio, solidão, esquecimento.  Vivemos numa sociedade descartável! Ninguém tem tempo ou quer saber do que o outro passa, sente e vive...
  O que é velho, feio, lento, doente, deficiente, atrapalha, não traz prazer. O que vale é a juventude, a novidade, a saúde, o 'normal', pois é mais divertido, gostoso, prazeroso, enfim.
  Quanta hipocrisia em discursos, debates, diálogos que são verdadeiros monólogos e que não levam a nada.
  Às vezes nos sentimos frustrados, impotentes; para que tanto conhecimento, se não conseguimos mudar nada?
  Mesmo com o exercício de sempre, esvaziamos as nossas xícaras, a do conhecimento e dos sentimentos, para que possamos ter equilíbrio para viver; nos sentimos angustiados e frustrados pela impotência de resoluções não realizadas.
  O grande problema é que nós seres humanos, que muitas vezes somos desumanos e cruéis, nunca estamos satisfeitos com o que somos, temos, sentimos e com isso partimos em busca de algo que nem mesmo sabemos o que, muitas vezes por coisas efêmeras que não valem a pena.
  Mas o impulso nos impulsiona e muitas vezes agimos de forma tortuosa, confusa, machucando a nós mesmos e aos outros.
  Nosso país tão grande, tão belo, tão rico,... Quantos crimes, crises, destroços, escândalos, destruições, em todos os sentidos... Mas o pior é que tudo termina em pizza. Isso é triste!
  Temos que entender que o Brasil somos nós e tudo depende de como conduzimos nossas vidas, nossos lares, famílias, trabalho, ações, compromissos, com ética, moral, lealdade, verdade, dignidade, buscando ser realmente Humanos.
  Estou fazendo o Mestrado de Avaliação em Políticas Públicas na UFC, uma oportunidade magnífica, mas também que traz e força cada vez mais estes pensamentos e questionamentos, que realmente nos frustram.
  Quando resgatamos toda a História de nosso lindo país, vimos como a cultura está arraigada nas entranhas, com todo seu colonialismo e patrimonialismo, seus senhores feudais, enfim. Quanta injustiça, desigualdade, fome, famílias destruídas, jovens perdidos, crianças sem futuro...
O melhor de tudo isso, é que temos e devemos acreditar que apesar de todo esse caos no mundo, nos lares, nas famílias, relações e trabalhos..., existe um DEUS que está olhando tudo e que o dia certo chegará. Este dia que esperamos com muita ansiedade e esperança de dias melhores."
 
  (Sandra Luna)

DOR E PRANTO NO RIO!

  "Bondinho de Santa Tereza, no Rio de Janeiro tomba e deixa vários feridos, dentre eles estudantes da UFC (Ceará)", é o que informa o Jangadeiro Online. Mais de 3o feridos. A imprensa fala em 4/5 mortos. Lamentável!

Todo mundo gostaria de ser...

"Tão harmonioso quanto Bach
Tão bondoso quanto Chico
Tão inteligente quanto Einstein
Tão perfeito quanto Jesus
Tão pacífico quanto Gandhi
Tão justo quanto Salomão
Tão santo quanto Francisco
Tão caridoso quanto Tereza de Calcutá
Tão belo como David, de Michelângelo
Tão habilidoso quanto Dumont
Tão eficiente quanto Sabin
Tão paciente quanto Jó
Tão engraçado quanto Chaplin
Tão inspirado quanto Wagner
Tão poeta quanto Neruda
Tão sentimental quanto Romeu
Tão amorosa quanto Julieta
Tão forte quanto Sansão
Mas tão simples quanto Tolstoi
Tão musical quanto Jobim
Tão bom quanto Drummond
Tão virtuoso quanto Mozart
Tão desbravador quanto Rondon
Tão famoso quanto Lennon
Tão bonito quanto Pitt
Tão sincero quanto Galileu
Tão grande quanto Alexandre
Tão sólido quanto Zé Alencar
Tão fiel quanto Abraão
Tão sábio quanto Hawkins
Tão ativa quanto Madame Curie
Tão gente como qualquer um."


  (DO GENTE DE MÍDIA)

 DESTE BLOGUE: O desafiante é sermos nós mesmos

 "'O povo de quem fui escravo não será mais escravo de ninguém'


  'A polarização na crise que desembocou no suicídio do Getúlio foi a que comandou a história brasileira desde 1930 e, de certa forma, continua a polarizá-la ate hoje. Getúlio foi o estadista que colocou as bases da construção de um Brasil nacional, popular, democrático, quebrando a espinha dorsal das oligarquias agrário-exportadoras, que mandavam no país há séculos. E isto não lhe perdoaram nem essa direita radicada aqui, nem os EUA.
  A crise de 1954 se deu em torno de denúncias de corrupção atribuídas ao governo, mas não era preciso olhar muito a fundo a situação para saber que o elemento estratégico fundamental do segundo governo do Getúlio foi a insistência na existência de petróleo no Brasil – contra a posição de Rockfeller e dos EUA – e a fundação da Petrobras, no bojo da campanha 'O petróleo é nosso', levada a cabo pelas forcas populares, especialmente sindicatos e movimento estudantil.
  Com tantos ditadores corruptos vinculados aos EUA, se concentraram na luta contra o Brasil e a Argentina, pelas lideranças nacionalistas desses países e pelo potencial econômico e politico dos dois países.
  A direita – o tucanato da época – se concentrava no tema da corrupção agregando setores de classe media do centro e sul do país, tentando se contrapor ao enorme apoio popular que as políticas econômicas nacionalistas e sociais populares do governo. Por isso a direita perdia todas as eleições. Apelava então para os quartéis, buscando, desde 1945, quando fundaram a Escola Superior de Guerra – Golbery e Castello Branco entre eles – e foram os representantes aqui da Doutrina de Seguranca Nacional, promovendo tentativas de golpe ao longo de toda a década de 1950 até conseguirem em 1964.
  Em 1954, Getúlio Vargas impediu, num dia como hoje, 24 de agosto, que triunfassem sobre ele. Entregou sua vida e reverteu uma situação armada para derrubá-lo e instalar governos repressivos e entreguistas, como os da ditadura militar.
  A releitura de 1954 ajuda a pensar a história brasileira desde então. As bandeiras da direita e da esquerda seguem similares. O denuncismo moralista e golpista de um lado, a defesa dos interesses nacionais e sociais, de outro. Setores conservadores de um lado, setores populares de outro.
  Vale a pena a releitura da Carta Testamento do Getúlio. Ela dá sentido à continuidade da história do movimento popular brasileiro desde 1930 até hoje, 80 anos depois, e projetado no futuro do Brasil no novo século. A grandeza que Lula conseguiu ter como presidente veio, em boa medida, dessa compreensão."

  (Emir Sader)

  Artigo enviado a este Blogue por Eliton Meneses

POSTS TEMÁTICOS: SERTANEJO III



  O cavalo e o homem cavador.

POSTS TEMÁTICOS: SERTANEJO II

 

  A água que falta... e nem sempre farta!

POSTS TEMÁTICOS: SERTANEJO I

 

  A timidez..., a mansidão..., a honestidade...

CRIME E DOR EM QUIXADÁ

  De: Miguel Marx, de Juazeiro do Norte
 

CHAMA O MAURINHO!

 A que governo pertence aquele secretário da Fazenda, chamado Muro Benevides Filho, que farola nas rádios e TVs, apregoando aos quatro ventos a saúde financeira do Estado? O governo dele é o mesmo que renega um Piso rebaixado aos Professores? Quem é o farsante dessa história?

Construções Faraônicas Cidistas

  "MANHÃ CHUVOSA EM SOBRAL, MAS A POPULAÇÃO ESTÁ QUENTE

   Estive ontem, sexta-feira, pela manhã em Sobral, numa manhã fria (rsrsrs!); resolvi ouvir um programa de rádio. Nele ouvi atentamente as palavras do ex-candidato a prefeito do Psol daquela cidade, Djalma Batista, convocando a população para uma audiência pública, contra a implantação do metrô sobre o solo, o chamado VLT, veículo leve sobre trilhos. Segundo Djalma Batista, os recursos que serão gastos são de aproxidamente 70 milhões de reais. Afirmou ainda que é um gasto desnecessário, pois Sobral tem outras prioridades, dentre elas um transporte urbano; mas que seja mais barato e que dê acessibibilidades a todos. O mesmo disse que essa construção, é uma construção que tem tudo para se tornar uma outra fábrica de vinho abandonada. E mais: citou até a construção das obras do viaduto de Tianguá, que por politicagem, acabará sendo demolida. Disse também que para alguns bairros de Sobral, se uma pessoa quiser ir aos Correios, por exemplo, terá que pegar um mototáxi, para chegar até o metrô, descer na estação e depois pegar um outro mototáxi, para chegar ao destino. Ou seja, para que servirá esse transporte? Pelas ligações que a rádio recebeu, sendo colocadas ao vivo, parece que muitos (moradores) das nossas cidades vizinhas, não estão  satisfeitos com mais uma ilusão sobralense: querer transformar Sobral numa cidade que ainda não o é, isto é, 'colocar a carroça à frente dos burros'."
 (Francisco de Menezes Moreira - Chiquinho, do distrito de Araquém - Coreaú) 
 DO BLOGUE: Em resumo, meu nome colaborador, nós ainda vamos pagar  muito (e caro!), pelos sonhos megalomaníacos dos FGs! Triste e aterradora constatação! 

QUEM É ELE?

 Conheço um moço, que trabalha nas boas escolas, está em dia com a moçada, influencia marqueteiros e educadores engenhosos e ganhadores de dinheiro e promete largos ganhos e impérios futuros. Seu nome: Tablet.

COISAS DO NORDESTE

 O cambito que lasca-se, o galope da vaca, o espernear do bezerro, o arrastar do penico, a lorota do matuto, o corte no fumo, o arrulhar da ave, o grito do vaqueiro, o gemer da parturiente na alcova, o corte da cana, o raspar da mandioca, o berro do cabrito areado, o tinido do facão, o alarido do pastoreador de vacas, a algazarra de quem põe fogo no roçado, a farofa do gritador de leilão, a mentira esticada do bêbado, a vantagem do conquistador, o sorriso do banguela, a sem-vergonhesa da morena que lhe olha por entre os cabelos maltratados pelo sol, a futrica do bode ao redor da cabra, o cigarro "braço-de-judas", que vai de canto a canto da boca do viciado, o fio da faca, conseguido na sofreguidão da pedra de amolar, a lua chorosa da noite,...

FOLCLORE BRASILEIRO

 Antes de terminar a Semana do Folclore Brasileiro, deixa que eu lembre, de novo, dos mestres Câmara Cascudo (potiguar) e Leonardo Mota (cearense). Esses homens vararam o interior do Nordeste ouvindo o povo e anotando tudo: pilhérias, lorotas, potocas, histórias de trancoso, causos, anedotas, músicas, lendas, parlendas, cantigas de roda, de ninar, ladainhas, sermãos, relaxos, etc.

POSTS TEMÁTICOS: TRABALHO III. COM FOTOS DO GOOGLE IMAGENS


 

  E vem o cansaço e a canseira. E a canseira traz o sono... dos honestos e justos!

POSTS TEMÁTICOS: TRABALHO II

 

  Pode produzir riqueza. E a riqueza traz o dinheiro e esse seu fetiche alienante. Mas pode produzir também o prazer de ser útil!

POSTS TEMÁTICOS: TRABALHO I

 

  A construção dos sonhos; a obtenção da renda; a edificação da vida

VEJA... COM CUIDADO!

  A revista Veja continua atacando a biografia do sr. José Dirceu, sem dó nem piedade! É o jornalismo destruidor... da honra alheia! A revista não suporta o currículo do velho petista, que sabe tudo de Política. Na edição desta semana, ela o apresenta como o "Poderoso Chefão". Na capa tem um Dirceu com cara de mafioso, óculos escuros e riso cínico... A publicação diz que o ex-homem forte do Governo Lula trama golpes contra Dilma Rousseff. Detalhe: a palavra "Chefão", aparece com cordéis de marionetes. Será que ela abriria o mesmo espaço em suas páginas, para a velha raposa dizer tudo que pensa, inclusive dela (Veja)?

REFLEXÃO SABATINA

  "Nós bebemos demais, gastamos sem critérios.
Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados,
lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus.
   Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.
  Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente.
  Aprendemos a sobreviver, mas não a viver, adicionamos amor à sua vida e não vida aos nossos anos.
   Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho.
  Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
  Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
  Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito;
escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.
  Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação,
produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.
   Estamos na era do ‘fast-food’ e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
  Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.
  Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas ‘mágicas’.
   Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa.
  Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar ‘delete’.
  Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre.
  Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.
   Lembre-se de dizer ‘eu te amo’ à sua companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame… Ame muito.
  Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. Por isso, valorize sua família e as pessoas que estão ao seu lado, sempre."

 (George Carlin) 

 Texto indicado pelo Professor Fernando Deda

FÓRUM COREAÚ: PLANEJAMENTO

   O que é que Coreaú quer para os próximos 30 anos? O que deve ocorrer com seu ensino, sua História, seu rio, suas ruas, seu mercado, seus cemitérios, seus mananciais, sua fauna e sua flora? Como serão enfrentadas as dores do povo? Como ficarão as praças, que rumo tomará sua cultura? Como serão tratados os distritos e seus atores sociais? Como será o amanhã? Setembro avizinha-se! Que tal aproveitar a data do aniversário, para uma conversa aberta e franca?

CONFRARIA DE LEITURA

 Formação de leitores: a gente faz isso em Fortaleza, há 15 anos! E na escola pública! É no Confraria de Leitura. Sem um gibi oficial! Ontem teve o animado Jogo das Rimas!

O RABO... DA COTIA!

 "Aécio Neves: PT confunde público e privado"

 

 Do Blogue: Todo tucano tem moral para falar assim! Eles são umas sumidades em austeridade...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...