sábado, 4 de fevereiro de 2012

NORDESTINANDO




PRA QUEM ANDA COM SALTOS ALTOS E DEDO EM RISTE!

  "De vez em quando o pensar cisma em defender bandeiras que não se vê tremulando por aí. Hoje saio em defesa do chinelo. Não importa de que material é feito. Chinelo é chinelo. Domesticado, pode ser encontrado sem o uso das mãos, até no escuro. Fica sempre no canto; é o destino. Até dura mais. É como lembrança adormecida de um certo alguém, que basta sentir o perfume cheirado, para avivar a imagem desbotada. De dedinhos, com florzinhas ou até encardido, o chinelinho devido, à sua 'natureza', sai do pé e intitula situações muitas vezes vexatórias. Isso, porque estar 'no chinelo' quer dizer estar por baixo, na pior, na de horror, enquanto que os saltos representam atitudes bem mais 'elevadas'. Todos os dias encontro o meu à minha espera, próximo à cama - o meu outro aconchego. O azul só é encarado com mais tempo, quando me demoro a limpá-lo. Já tive chinelos de tudo quanto é marca e cor. Os de grifes só quando ganho. Até parece! Não gasto dinheiro por conta de nomes emblemáticos. Já estive na base do chinelo por muito tempo. E digo, nada melhor do que manter os pés no chão. Se nos saltos sou capaz de apontar o dedo e cobrar ação, no chinelo só ergo as mãos e peço clemência." 

  (Fátima Abreu, jornalista cearense)

E DIANTE DE UM ESTADO APALERMADO (MAIS UM), TUDO SE REPETE NA BAHIA!

  "Jaques Wagner vê ligação de PMs grevistas com crimes."
  "Aqui na Bahia tem 'jornalista' famoso, irresponsável, apavorando ainda mais a população."
  "Ou o Brasil acaba com a PM ou a PM acaba com o Brasil."

UM AVISO!

  "Um aviso aos poucos amigos navegantes que visitam o franciscano blogue www.colunistadejambom.blospot.com. Aos pouquinhos a quarentena vai passando, mas uma mudança um tanto drástica será notada. O fundo do blogue recheado de verdinhas americanas foi retirado do mesmo. Não por uma vontade única deste nada humilde aspirante a escriba-mor desta demosucupirana tribuna. Motivo: recebi via mensageiro manuscristo selado por 'Togão, o Tribuno de Temis' ordenando a retirada imediata de tais imagens. Dizia ele: 'Estas imagens de dólares faz o leitor sonhar com dinheiro fácil e isso não é bom para o povo, privado, já o público...' Disse também que talvez estivesse eu ali plantando uma mensagem subliminar como se a por à mostra uma pequena quantia do que tenho para dar apoio a algum'canidato' nas futuras 'inleições' de Jambom.

  Pois não, excelência! Seja feita sua vontade!

  O site já está mudado. Aproveitem e votem na enquete!

  Tenho dito... E sempre!!!" (Manuel de Jesus)

O CAPITALISMO E A ILUSÃO QUE NOS VENDEM

  "Os grandes beneficiários do sistema capitalista – 10% da população mundial – abocanham 84% da riqueza global e cultivam o dogma da imaculada concepção de que basta limar os dentes do tubarão para que ele deixe de ser agressivo… Quem sobreviver, verá!"

  (FREI BETTO)

OUTRO MUNDO É POSSÍVEL!

 
  Um cidadão cata água no açude da Malhada Vermelha (Coreaú). Uma localidade tão próxima da sede do município e das redes de abastecimento d'água, poderia ter outra qualidade de vida! O que falta? Foto: Manchão

A TERCEIRA BÊNÇÃO

  "Pois bem: Duas grandes bênçãos que Deus nos concede é um labor que nos proporcione o sustento e proteção de nossa prole e saúde. Sou graças a Ele um premiado... E o que é melhor. Às vezes, Ele extrapola e me dá mais uma de presente. Foi o que me aconteceu ontem, 03 de fevereiro de 2012.  Enquanto atendia uma cliente: a melhor professora de Ciências Físicas e Biológicas que tive no início da década de oitenta, quando ainda fazia o curso ginasial. Momento único. Esta sim, simpática, como sempre. Professora com PH e maiúsculo. Foram nada mais que dois minutos de conversa informal, que nada tinha a ver com a demanda de mesma. Mas aí as boas reminiscências...

  Pois bem 2: Além de todos estes predicados profissionais era também a musa daquele adolescente vigoroso, cujos pensamentos libidinosos o faziam pecar quase que diariamente (Ai que vergonha de confessar isso agora!). Ainda bem que minhas mãos não ficaram cabeludas...)

  Pois bem 3: A simpática professora ainda perguntou pelo estado geral de minha genitora, falou de seu irmão, Humberto, e alguns outros poucos assuntos de família. Dois minutos de puro prazer e alegria.

  Pois bem 4: Dois minutos de onde vieram as boas lembranças do café com bolacha da bodega de seu Chagas Leocádio, no Mercado Público de Coreaú, quando lá ia com meu pai-avô, Sinhô Sousa.

  Pois bem 5: Lembranças da bucólica residência, que ficava na esquina da Rua Joaquim Machado, com Tabelião Angelim, onde eu ia com minha mãe-avó...

  Pois bem 6: E como se fosse em um telão 3D de alta definição, me veio à lembrança em apenas dois minutinhos todos esse bons momentos que o tempo guardou para trás e não mais me permite vivê-los fisicamente, apenas nas lembranaçs. Mas que boas lembranças.

  Pois bem 7: Ao seu irmão Humberto, como um menino matuto que olha o homem sabido da cidade, eu lhe pedi, atráves dela, um passeio de helicóptero.... Ela riu bastante e disse que aquele aparelho que peneirou os ares de Coreaú tempos atrás não era do mesmo e, sim, de amigos.... Fiquei meio sem jeito, mais já era tarde...

  Pois bem 8: A professora em close (royallties para o meu nobre amigo, Professor e Historiador Leonardo Pildas) o meu eterno carinho, respeito e admiração. Que Deus lhe dê muita paz, saúde e tranquilidade, não só para a mesma mas para todos do seu grupo famíliar e de amigos.

Tenho dito... E sempre!!!" (Manuel de Jesus)

  - Não! - Não! - Não! - Não pense que vai encerrar sua crônica assim desse jeito, seu lascivo desregrado! Fiquei do início ao fim desejoso que tudo terminasse na mais pura decência, mas sou eu quem exijo um Post Escripum aí no final deste texto! Você não encerrará sem que eu lhe dite um P.S.
  - Então, tá... amado, estimado, idolatrado e tantos outros… ados leitores destas mal traçadas linhas. O que queres que eu coloque como Post Escriptum, apesar de eu já ter assinado com o meu sempre Tenho dito... E sempre?
  - Coloque aí de preferencia em negrito ou itálico. Melhor seria nos dois.
  Post Escriptum: Um cabra safado destes não tem vergonha de mesmo com mais de quarenta anos de idade, confessar suas sem-vergonhices da época de juventude...  Crie vergonha, homem.
  - Mas, amado leitor...
  - Não fale, nem escreva mais uma só palavra! Não permitirei!
  - Então só me resta dizer:
  - Tenho tido... E sempre!!!"

LEITURA NA TV!

  Semana que vem nosso Projeto de Leitura vai estar no programa do Nilson Fagata, da TV Jangadeiro. Ponha isso no seu flanelógrafo!

VIÇOSA DO CEARÁ NA MÍDIA!

  O mais autêntico blogger de Viçosa do Ceará é: www.ratificando.blogspot.com

  Quem modera? Raimundo Irênio, o Aguiar

ESTADOS PATÉTICOS... SE COMUNICAM!


  (Sinfrônio, no DN)

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  "'MALHADA VERMELHA ESQUECIDA!
  Nos projetos e na boca dos políticos, tudo está normal! Todo ano a água chega! E nesse ano é que ela vem rápido mesmo, pois é ano de eleição e promessas é o que não faltarão.
  Há muito tempo a população da localidade de Malhada Vermelha, sofre com a falta d'água para beber e cozinhar, principalmente, neste período de estiagem, quando as águas de seu açude ficam grossas e suas cacimbas secas. Por lá tem um poço, que com sua água salobra e quase seco, também não resolve o problema. Tudo seria normal, se lá não tivesse água encanada.

  Na Malhada Vermelha é assim: no inverno ninguém passa, nem pra lá e nem pra cá, porque não existem pontes em seus riachos e suas águas não deixam. Já no verão pra beber, se quiserem beber uma água com uma qualidade melhor, tem que vir pegá-la na cidade, com seus baldes de plástico, pois lá não tem. O que não falta na Malhada Vermelha são políticos e cabos eleitorais, que não estão nem aí para o problema do resto da população.'
  (Manchão)
  ***
  'Pois bem: - Não importa se a água encanada é na Malhada Vermelha, Alto dos Ximenes, Cunhassu Velho ou na Baixa da Égua...

  Pois bem 2: - Que se façam urgentemente uma auditoria com um engenheiro independente para se verificar o tamanho do cardume desadinhas que a baleia abocanhou...

  Pois bem 3: - Tem uma região que visitei outro dia, no velório de uma senhora que já era a segunda esposa do dono da casa e fui abrir a torneira.

  Pois bem 4: - Juro por Deus! E não sou de citar o nome Dele em vão. Saía mais água dos olhos do maltratado enteado, do que da própria torneira que abri....

  Tenho dito.... E sempre!!!'" (Manuel de Jesus)

UMA REFLEXÃO DO CRISTOVAM

  Cristovam Buarque, senador por Brasília (PDT)
  "Brasil tem 3.500.000 de emigrantes e queremos repudiar 200 imigrantes haitianos fugindo do inferno. É decente?"

A OPOSIÇÃO COMO FUTRICA!

  A oposição à Dilma, diante de tanto problema que esse País ainda tem, faz fuxico! Triste ver que a mediocridade tem dado as cartas no Brasil. O que nossa juventude vai aprender com essa gente?

O ESTADO INEXISTENTE

  No futebol clássico de uma torcida só pode ser coerente. Pode ser uma decisão sábia! Mas decreta a falência do Estado! "Quem não pode com o pote..."

POLITIZANDO-SE!



DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...