quinta-feira, 4 de julho de 2013

PRA QUEM GOSTA DE LINGUÍSTICA!

FILME VELHO!

  Neno Cavalcante diz que já ouviu numa roda de conversa, sobre sua prática jornalística: - Quem só critica perde a credibilidade. A figura (que atacava) era do tipo que aplaude quem já tem todas as claques... Já comi desse pirão azedo!

SEM PLIM-PLIM!

Do Face Brasil Contra a Corrupção:

Curta Brasil Contra Corrupção 

VELHA POLÍTICA!

  No Brasil, apesar das manifestações, AINDA vivemos uma fase de PURA farsa. Quem nada fez tenta por ventilador na farofa de quem tenta dialogar ou fazer algo! Nem... nem saem de cima! Hipócritas!

VIVA!

  "Que vergonha! França, Áustria, Itália e Portugal tratarem a Bolívia como tratavam suas colônias africanas nos séculos 19 e 20! Viva Evo!"

  (FREI BETTO)

NESSA TAMBÉM SOU CAVALCANTE!

  "Outra atitude eu não poderia esperar do governo da presidente Dilma que não fosse de total repúdio à atitude dos governos de países europeus subservientes aos Estados Unidos, impedindo o pouso do avião que conduzia o presidente da Bolívia, Evo Morales. A época de ficar de quatro aos interesses imperialistas já passou há pelo menos dez anos e meio."
  (Neno)

HISTÓRIA

  Em foto de  Lucas Costa, membro do curso de Urbanismo e Arquitetura da UFC, o baobá do Passeio Público (Fortaleza):
Por Lucas Costa

ATUALIDADE!

 Em foto do Prof. da UFC Luiz Felipe Sahd:

 
 Manifestação contra a Rede Globo em Fortaleza (03.07.13)

NOSSAS TRADIÇÕES

COMPADRE E COMADRE

   "Fora da família nenhum liame era mais forte e poderosamente decisivo quando o compadrio. Se os padrinhos tinham canonicamente, todos os deveres e direitos para seus afilhados, canônica e juridicamente nenhum vínculo reunia compadres e comadres na indissolubidade sagrada de uma comunhão espiritual que durou séculos.
   Foi uma criação católica e seu alcance era aproximar humanamente os ricos e poderosos dos pobres e fracos. Estabelecia uma comunicação obrigatória de serviços mútuos explicadora de muita 'paz social' em regiões ásperas de desequilíbrio econômico. O senhor Manuel Rodrigues de Melo foi o primeiro a expôr as linhas essenciais do complexo sociológico que encheu de força cooperante e de confiança tranqüila as terras do interior brasileiro. Empurrou muito nome para o Senado do Império e ainda, desfalecida e teimosa potência, resiste fiel aos seus compadres deputados federais. Recebemos de Portugal a instituição em sua grandeza serena. (...).

   (...) Todos os descendentes das velhas famílias do interior do Brasil, em qualquer ponto do território, sabem da velha importância capital para um fazendeiro, senhor de engenho, chefe político, representada pela massa dos compadres. Era a amplificação da família e muito do poderio eleitoral repousou na base do compadrio feliz em servir o chefe.
   Não é de menor curiosidade o fator econômico ser ou não presente. Mesmo para os pobres, vivendo nas terras ou fora das propriedades, o típico era ter o compadre como uma garantia, uma custódia, um reforço decisivo e não um elemento presente de auxílio financeiro. Naturalmente milhares de compadres eram ajudados pelos seus compadres ricos mas esta condição não caracterizava tipicamente o instituto do compadrio. (...)."


  (Luís da Câmara Cascudo, no AB) 

OS MESTRES FALAM - I

   FESTAS JUNINAS por Gustavo Barroso: "(...) No nosso interior, essa comemoração assume aspectos maiores e muito mais interessantes. Ela recorda todo o nosso passado de costumes singelos e profundamente nacionais. Nela vibram todas as almas rudes dos nossos matutos. É o tempo das fogueiras e dos fogos, das danças e dos balões. O céu cobre-se com um número infinito desses. Em cada porta de casa, ou em cada terreiro de fazenda, clareia o negror da noite urna grande fogueira, em torno da qual todos os habitantes, patrões e servos, meninos e velhos, homens e mulheres, andam e pulam, acendendo os seus fogos lendo as sortes, assando as castanhas de caju da última safra, saltando de pés juntos por sobre as brasas, realizando a simplíssima cerimônia pela qual se declaram compadres de São João, ligando-se por amizade para sempre. Uns saltam, a fogueira, para obter felicidade, se não tocarem nas labaredas, se não forem chamuscados. Alguns rodeiam o fogo três vezes, cantando. Outros a fim de mostrar a sua fé no poder do santo, atravessam o braseiro, quando a fogueira agoniza, de pés nus, sem se queimarem. É ainda nesse tempo que as moças vêem num copo de água a figura do homem com quem se casarão, ou que, dando, pela manhã do dia do santo, a um pobre um vintém, que esteve mergulhado nas cinzas da fogueira da véspera, lhe perguntam o seu nome de batismo. E esse será o mesmo nome do seu futuro marido. Depois da fogueira, vêm as danças, as comedorias saborosas, os copázios de aluá, de mocororó, de gingibirra, os grogues de parati. Noite de cantos e de alegrias, dos desafios ao pé das violas e das sortes em verso, entrecortados de ironias e de sátiras. (...)."

  FONTE: Almanaque Brasil

NA MESMA PISADA!

NO RITMO CERTO, SEM ESTUPROS!

SOBRE A SITUAÇÃO DO EGITO...

  "João Teles, você sabe bem que a democracia é uma invenção ocidental. Querer transportá-la à força para uma cultura diferente é pouco aconselhável. Olha no que deu o Iraque. Quanto ao Egito, quem queria dar golpe e transformar o Egito ocidentalizado numa teocracia nos moldes da teocracia islâmica iraniana era o Mursi. Este líder da Irmandade Muçulmana é um liberticida. Estava usando a democracia para destruí-la. O mesmo exército que derrubou o ditador Mubarak e proporcionou a realização de eleições livres é o que derrubou Mursi, porque queria matar a democracia que acabara de nascer."

 (Barros Alves)

A REDE GLOBO QUE SONEGA IMPOSTOS?!

 Veja que caso escabroso!

  http://www.tijolaco.com.br/index.php/afolhaacordou/

REDIVISÃO

DESFARÇATEZ!

  O povo é referência para os graúdos do poder, quando interessa a eles se aproximarem do povo, enquanto classe votante. É uma busca pela simpatia. Ou seja, populismo chinfrim!

ELES PODEM!

  Os presidentes da Câmara e do Senado usam os jatinhos da FAB para suas estripulias, torram o dinheiro público e nenhum editorial raivoso os chama de vândalos?! Bem-nascidos que são...

ESTADO. O REAL!

  "Entre as 184 cidades que compõem o Estado, somente seis, incluindo a Capital, têm um Plano Municipal de Transporte." (DN)

  DO BLOGUE: Mas não é isso que reza a cartilha governista ou governizada!

QUE FETICHE ESQUISITO!

 Tem gente comemorando o golpe egípcio. É de dar medo! É dilmais!

SE ELA NÃO SE FAZ RESPEITAR...

  "Agora mesmo o deputado Heitor Férrer faz pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, procurando sabe onde anda o governador do Ceará, Cid Gomes. Cid viajou para o exterior e não deu qualquer satisfação à Assembleia Legislativa, exatamente porque esse Parlamento deu carta branca ao governador, para ele perambular por onde quiser, sem dar bolas para o Poder Legislativo.
   Terá a Assembleia Legislativa do Ceará se transformado numa 'Feira da Ladra', consoante disse dela em outros tempos um poeta cearense?"
  (BARROS ALVES)

SE FOSSE AQUI!

  Não foi numa "República de Bananas" que ocorreu esse desrespeito ao governo e ao povo da Bolívia. Se tivesse sido por aqui, o que diria de nós mesmos figura como esse Jabor?!

BELISQUEM-ME, PELO AMOR DE DEUS!

 O Roberto Carlos virou mesmo ativista dos direitos autorais? Vivemos mesmo um tempo novo. Acordaram uma múmia!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na maior democracia do Mundo". De araque, cl...