domingo, 29 de abril de 2012

O ESTADO REAL!

  "Um amigo que trabalha na Secretaria de Saúde do Estado diz serem alarmantes os números de dengue no Ceará em 2012, sobretudo na capital. Duvidar que exista uma epidemia de dengue em Fortaleza não é o caminho para resolver o problema! (...)."
  (Samira de Castro, jornalista cearense)

UMA FRASE DE 2064 ANOS!

 
   "NÃO REELEJA POLÍTICO ALGUM PARA CARGO QUE ESTEJA OCUPANDO. 

Nas próximas eleições, haverá renovação de 2/3 do Congresso. Façamos uma faxina!" 


  (Repasse de Rogério Cristino)

NOSSA ELITE PENSA... ASSIM!



  "Governador Beto Richa no gabinete do Palácio das Araucárias. Curitiba, 20.01.2011. Foto: Ricardo Almeida - SECS."
  (Do Facebook dos Bombeiros do Rio de Janeiro)

MINHA SAUDAÇÃO A LEONARDO PILDAS

  "Antes de tudo, gostaria de demonstrar publicamente meu extremo apreço pela pessoa (embora não a conheça) e pela obra do conterrâneo Leonardo Pildas. Cito sobretudo o livro intitulado 'História de Coreaú (1702-2002)', o qual, de forma incontestável, foi rica e minuciosamente pesquisado, em trabalho de acurado rigor, comprovado através de fontes documentais, em que consegue apresentar a História Geral (frise-se 'História Geral') de nosso município, não cabendo sobre ele, portanto, grandes aprofundamentos, em fatos mais específicos. O que apontei em texto recente, entretanto, deixa na forma como está, admito, espaço para interpretações dúbias. A contribuição de Leonardo Pildas para o enriquecimento cultural coreauense é imprescindível. Todos os demais trabalhos históricos que virão, trilharão certamente o caminho inicialmente desbravado (e bem desbravado!) por Pildas.

  Não tive a oportunidade de ler sua obra por completo, sr. Leonardo Pildas, até por não tê-la ainda, liso que sou. Portanto, ao falar textualmente, nem dela me referia em específico, de fato. E não falo que Benedito Tonho é totalmente apagado, digo 'praticamente apagado', uma vez que a parte que a ele se refere é sem dúvida curta.

  Percebo, assim, necessidade de se rememorar mais profundamente a história de Tonho, enquanto representante das lutas populares, com grande destaque regional. Lembro-me, por exemplo, do nome de tal figura histórica sendo homenageada em Itapipoca, por ocasião da 15a. Romaria da Terra, que contou com um público de mais de quinze mil pessoas do Brasil todo – vinte cinco anos após seu falecimento. Vê-lo, então, praticamente esquecido pelos coreauenses me causa tristeza.

  Tratando do ponto em que digo que a história coreauense é uma história das elites, como ocorre não só aqui (em Coreaú), falo não pela posição pessoal de um escritor 'x' ou 'y', mas pela capacidade que têm de fazerem ser lembradas (as elites) por aqui em nomes de ruas, biografias pessoais, lembrancinhas e tudo mais. Ademais, sinto-me extremamente honrado com os comentários elogiosos, proferidos por Leonardo Pildas (embora não goste de aprofundar elogios muito fortes a indivíduos, porque não aprecio estimular envaidecimento). Muito grato pelo aparte, que propiciou me explicar também."

Coreaú, 29 de abril de 2012

Benedito Gomes Rodrigues

OLHA O NÍVEL!

   O PSB cidista, representado por Karlo Kardoso, presidente municipal da agremiação (em Fortaleza), e o dos Novais brigou feio hoje, pela imprensa. Sérgio Novais foi atacado de "ressentido" e outros adjetivos. Kardoso chegou a dizer que Novais "dissemina mentiras" sobre o partido. Sérgio rebateu, com sarcasmo:
  "Prezado Eliomar
  Domingão. Bebeu? Fumou? Ou os dois? Quanta confusão!"

  (Blogue do Eliomar)

O CONFRARIA NA AL

 A homenagem de Heitor Férrer, na Assembleia, em junho de 2003. Quem assina o documento é Gony Arruda (Primeiro Secretário).

PROJETO CONFRARIA DE LEITURA NA IMPRENSA.DN DE 30 DE SETEMBRO DE 2005


O CONFRARIA NO O POVO

Junho de 2006. Em maio de 2003 o matutino já havia mostrado o projeto.


FALOU E DISSE!



UM APELO TOMA CONTA DO PAÍS!


















ESTANTE DO BLOGUE





FALOU E DISSE!

   "Aquário serve para aprisionar peixes e vender ilusões das mercadorias do turismo. Eu quero o dinheiro é irrigando vidas sem direitos!"

  (Glória Diógenes, Professora da UFC)

DA TURMA QUE NÃO ENGOLE EM SECO!



TÁ DO JEITO QUE O DIABO GOSTA!


TASSO ALORAIADO (?)

   O pessoal da imprensa insinua uma aproximação Tasso-Luizianne. Você acredita nisso? Não duvido! Luizianne já teve experiências parecidas. Lembram do apoio de Juraci a sua (dela) candidatura? Na época, ele renegou o "grandão" (Moroni)... E não foi só pelos belos olhos da Loura, não!

DE QUE PRISMA?



   Há quem defenda a narração da História de um território através da Economia (vide marxismo). Há os que dizem ser mais viável pela Cultura. Outros preferem pela Religiosidade ou por um apanhado de tudo isso. Mas... e a História oculta ou ocultada!? Aquela encoberta por interesses escusos e de fortes grupos politico-familiares!? Quem vai falar dos subterrâneos da História, às vezes, fartos de fatos interessantes e/ ou envergonhadores, mas igualmente relevantes para a compreenssão do todo histórico!?

CRISTAL EM PEDAÇOS!

  "A aliança PT-PSB é um cristal quebrado. Ninguém conserta. E se consertar, ficará toda defeituosa!"

  (Carlos Silva, analista político)

OS MENINOS DO ARAQUÉM


  "Ontem (27 de abril), o aluno Érick Tabosa e o professor de Física, Paulo Souza, ambos da Escola de Ensino Médio do Araquém,  estiveram em Fortaleza, para a Olimpíada Latino-americana de Astronomia. Vale ressaltar que este aluno é o único de escola pública da Região Norte do Estado a participar desta olimpíada. 
  P.S.: Da esquerda para a direita: Antonio Júnior (3° B), Érick Tabosa (idem), Paulo Souza (professor de Física), Pedro Policarpo (diretor da escola) e Gabriela Lima, também aluna da escola."

  (Do Blogue Educaraquém)

DO BLOGUE COREAUENSE "DIÁRIO DE UM NAVEGANTE", DE FCO. ELITON

BENEDITO TONHO




"'De que vale uma informação, 
 De periódico distante transcrita? 
No cenário histórico de exploração,
 Co' a relevância do mártir não-escrita? 

A história não se escreve com omissão,
Das causas das lutas por mudança.
A história revela o cenário em evolução,
 Ou confronta a reacionária esquivança.

Benedito Tonho é o sonho de liberdade. 
A cobrança dos oprimidos por respeito.
A esperança de um mundo de igualdade.
A bandeira da luta popular por direito.

Salve o Benedito Tonho!
Salve o Benedito Dito!
 Salve todos os Beneditos!
Que lutam por um mundo de sonho!
Salve a Palma e seus verdadeiros mitos!'



   'P.S.1: Benedito Tonho é um coreauense morto na comunidade de Queimadas, Distrito de Ubaúna, Coreaú (CE), por conta de conflito de terras, tendo-se convertido num dos símbolos da luta popular por direitos.
   P.S.2: Benedito Dito é como também é conhecido Benedito Gomes Rodrigues, titular da cadeira nº 3 da Academia Palmense de Letras.'"


  DESTE BLOGUE: O post em destaque está também no Facebook, através de uma chamada, de autoria do moderador do Blogue "Diário de um Navegante". 

A ÁGUIA

PARNASIANISMO

LUÍS DELFINO (Santa Catarina-1834; Rio de Janeiro-1910)
A águia negra, num vôo, de repente,
Fura o céu, desprendida da montanha,
E parece levar em feixe ardente
Luz, que às garras metálicas apanha.

Afronta o sol, provoca-o frente a frente,
Deixa as nuvens atrás, remonta em sanha...
E volta irada, triste, e lentamente,
Por ver tão longe a luminosa aranha.

Liso, e em fogo o areal, como um espelho
Amplo, se estende ao seu olhar vermelho...
Vermelho, como a espuma dos vulcões:

Desce; e por desenfado ao bico enorme,
Enquanto um grupo de gazelas dorme,
Folga arrancando os olhos aos leões.
(Da compilação do poeta Sânzio de Azevedo)

MANHAS IDEOLÓGICAS

  Se a Professora "é tia", é "da família", não reclama, faz greve ou esperneia; se a empregada doméstica "é uma das nossas", pode contentar-se com um pouco mais ou nada; se o dia é do trabalhador, destaquemos o trabalho, afinal "é ele que nos traz riqueza." Cuidado com o que há por trás dessas escorregadias convenções!

FALTA AMOR (?)

  Num Estado em que se torra dinheiro para safisfazer megalomanias grupais e regionais, "Cerca de um milhão de cearenses nunca frequentaram uma escola, segundo os dados do Censo Demográfico 2010 divulgado na última sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)." E todos os doutores continuam soltos e ainda são recebidos como "salvadores", por onde passam!

FESTA DO TRABALHADOR

  "A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) realiza no Dia do Trabalhador (1º de maio) ato na Praça do Ferreira, a partir das 15 horas. Este ano, a CUT-CE e as entidades filiadas discutem um modelo desenvolvimento sustentável no País com soberania popular, igualdade e valorização do trabalho. Para o presidente da CUT-CE, Jerônimo do Nascimento, o 1º de Maio é historicamente um dia de luta para a classe trabalhadora. 
  Shows
   O ato contará com show de Chico Pessoa. Também se apresentarão no palco montado na Praça do Ferreira o grupo Feito em Casa – com releituras de sucessos da Música Popular Brasileira -, Pingo de Fortaleza e Sávio Leão.
  Serviço
 Ato em homenagem ao Dia do Trabalhador
Data: 1º de maio
Local: Praça do Ferreira
Hora: concentração a partir das 15 horas
Atrações: Chico Pessoa, Grupo Feito em Casa, Pingo de Fortaleza e Sávio Leão."

  (Jangadeiro Online)

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!