quinta-feira, 17 de maio de 2012

OS HOMENS DAS LETRAS



  "Uma foto muito rara sobre a poesia no Brasil. Da esquerda para a direita: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Mário Quintana e Paulo Mendes Campos."
 
  (Do Facebook do sr. Galba Gomes)

DA SÉRIE "EU JÁ SABIA"!









   "No mesmo dia que o Ministério da Saúde divulgou balanço sobre a situação da dengue em Fortaleza com relação ao Brasil, a Prefeitura de Fortaleza reconheceu que o município entrou  em estado de epidemia. A prefeita Luizianne Lins admitiu o quadro após assinatura de decreto que permite os agentes de endemias a atuarem em domicílios desocupados e disse que vai dialogar junto ao Ministério da Saúde para adquirir recursos adicionais para o combate à doença.
   'Estamos em epidemia e iremos já a partir de segunda-feira negociar com o Ministerio da Saúde para recebermos mais aportes de recursos', confirmou a prefeita. (...)." (DN)

NO RASTRO DA SECA


  "Tempo quente. Mais nada de chuva. Até o corpo e alma do sertanejo já andam fadigados com a seca. O bom sertanejo está em sintonia com a terra, com os animais e as plantas. Percebe nos ninhos, que já começam a ser feitos nos tocos, o anúncio de fim do inverno, mal começado. Há uma resistência que se acostumou em persistir. Morar no sertão é estar submetido às condições deste meio, ora de fartura, ora de sequidão. Quem tem de se adaptar somos nós e nossas comunidades. Nós é que somos os intrusos aqui, nós e nossos animais exóticos para este ambiente, nossas invenções, nossos excessos...
  As intempéries da seca, aparecendo na televisão e demais meios sensacionalistas, como uma aberração, não são novidades por aqui. Adaptação é fundamental, ainda mais em tempos de aquecimento global gerando expectativa de potencialização dos eventos climáticos extremos.
  Nos roçados queimados, escassa produção... Nos poucos agroecológicos, sem queima, com muita cobertura morta, nenhum agrotóxico, há de se ter uma produção, minimamente, razoável. Há diversas soluções, não para a seca, mas para como nos portamos perante ela."

  (Benedito Gomes Rodrigues)

FOLGA. PROS OUTROS, NÃO!

  O pessoal do Facebook vibra com a chegada das sextas-feiras. O que todo mundo faz! Mas você sabia que existe até tese acadêmica sobre escolas, que condena o Professor por só viver pensando em fim de semana, feriado e feriadão? Pois bem. Um famoso sociólogo do Ceará tripudia em cima do Professor por gostar tanto de viver de pernas pro ar e de trabalhar pouco, tendo pouco tempo para ensinar os alunos. O dito-cujo considera que isso é a principal causa do fracasso escolar dos alunos. Se o famoso acadêmico também é Professor, qual a prática dele? Irá ele trabalhar nos feriadões!?

DESCOBRIRAM AS ESCOLAS!?

   As escolas do município de Fortaleza estrão sendo arregimentadas contra a dengue. Ou seja, a campanha eleitoral começou e os Distritos de Educação das Regionais da Prefeitura começaram a se mexer (em sua vidinha de dormente de trem). Oh, turma sem jeito!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...