Hoje deu um giro pela cidade atrás de uma vaga no ensino fundamental 2 para um familiar. Visitei escolas municipais e estaduais. Na maioria, abandono, sucateamento. Onde está a ilha da fantasia pintada pelos governos?
OH, COREAÚ Tuas margens denunciam O marasmo em que estás De ti tiram toda vida Juazeiros e juçás Paus-do-rio, mutambeiras, Teus angicos, jatobás! Baobá da minha terra Teu destino é um espanto Sei de todo sofrimento Reconheço todo o pranto Que corre em teu rosto raso Que retrata o desencanto! Inimigos, sei, tu tens Declarados, sim ou não Pouco fazem por teu leito Mas és bem um panteão Onde deuses do cultivo Fazem redes que armarão!
RIO DOCE Não rio. Sinto tristeza, Ó, Rio Doce saudoso Berço da mãe natureza, Vítima do lucro e do gozo! Antes eras caudaloso, Fonte de grande riqueza Hoje não és mais piscoso, Jaz, sem tempo pra defesa! Tirarei os meus antolhos Pra uma fonte ser meus olhos Que te recuperará! Pois sei, se todos chorarem, Contra o capital lutarem, Toda a vida brotará!
...de novo. Camilo vive dias difíceis. Nos hospitais faltam até insumos básicos, como luvas cirúrgicas. Um médico (Weiber Xavier, intensivista) ouvido pelo O Povo Online fala em "embrutecimento" no setor!
...a secretária de educação visitou Fortaleza (a cidade real). Ela foi numa daquelas escolas mais arrumadinhas. O pessoal da secretaria foi à frente, pra preparar o terreno, claro. E o prefeito quando aparecerá?
Briga no interior, chamego na capital. Ou o contrário. Além (da praga) do voto de cabresto. Daí vem o descrédito e a desesperança do eleitor de formação mais ideológica. A tal representatividade é mesmo uma FARSA!