9 de fev. de 2013

CANELADA!

  "Como todos sabem, a rede municipal de ensino de Fortaleza ficou na penúltima posição no ranking da educação no estado, divulgado em 2012. Das 184 cidades avaliadas, só ganhou de Parambu. Portanto, é de se esperar que os vereadores empossados em janeiro de 2013 dediquem especial atenção ao problema. Por isso mesmo o Projeto de Lei 23/2013 – de autoria do vereador Evaldo Lima, do PC do B, sigla que tem como modelo de educação a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung na China – causa estranheza. De acordo com o parlamentar, ex-secretário de Esportes na gestão de Luizianne Lins (PT) e agora líder do prefeito Roberto Cláudio (PSB) na Câmara (é a dialética, diriam os marxistas…), além de ajudar no cumprimento das promessas da atual gestão, faz-se mister criar a Sexta do Futebol nas escolas da capital.

  O que é isso?

  Segundo o vereador Evaldo Lima, que já foi professor de História, o projeto 'dispõe sobre o uso facultativo de camisas de seleções que participarão da Copa do Mundo de Futebol de 2014, para o funcionalismo público e estudantes de escolas públicas municipais de Fortaleza às sextas-feiras'.

  Qual a importância da iniciativa?

  Ainda de acordo com o parlamentar, apesar de outras demandas, é preciso 'contemplar e estimular também o lado lúdico que as grandes comemorações mundiais permitem'. (...)."

  DO BLOGUE: Como se diz, gostosamente, por aí: Agora vai!

O BRASIL NAS MÃOS DO PMDB

  "Como diz Zé Bedeu, 'Agora lascou o Procópio!'. O Brasil está nas mãos do PMDB!  Por que esta exclamação? No Congresso Brasileiro as duas cadeiras mais importantes são ocupadas hoje por dois peemedebistas, com suas fichas 'mais sujas que poleiro de galinha'. E lembramos que as decisões tomadas pelo Poder Executivo tem, necessariamente, que passar pelo aprovo dessas duas cadeiras' – Câmara e Senado.
  Aí cabe uma pergunta simples: Como fica o Partido dos Trabalhadores, do qual a nossa presidenta é filiada, no tocante a seu poder de decisão? Simplesmente será uma cumpridora de ordens dos peemedebistas? Ou manterá sua autonomia?
  O PMDB tem a maior bancada do Congresso, mas nunca teve a intenção de ocupar o cargo majoritário brasileiro. Isto está muito claro porque: é mais lucrativo sobreviver à sombra do Palácio da Alvorada. E o mais importante: dessa forma decide-se, mas não se tem notoriedade nas ilicitudes tramadas no submundo político brasileiro.
  O povo brasileiro tem que pintar a cara, de novo, e ir pras ruas, com o intuito de banir estes políticos que entram na política com objetivos próprios e predefinidos. Ou seja, entram para se dar bem! Esta espécie de políticos existe em todos os partidos! Lamentavelmente! E, hoje, o partido ocupante do Planalto da Alvorada é um fomentador dessa classe. Os dois peemedebista foram colocados lá por orientação do PT. Arrisco-me a dizer que a negociação foi do tipo 'toma--da-'. E o povo como fica? Com o dedo na boca!"

   Carlos Teles

SEM CARNAVALIZAÇÃO DA VIDA!

Eu também!

O PAULO FREIRE POETA

Canção Óbvia (Paulo Freire)
 
"Escolhi a sombra desta árvore para
repousar do muito que farei,
enquanto esperarei por ti.
Quem espera na pura espera
vive um tempo de espera vã.
Por isto, enquanto te espero
trabalharei os campos e
conversarei com os homens e mulheres
Suarei meu corpo, que o sol queimará;
minhas mãos ficarão calejadas;
meu pés aprenderão o mistério dos caminhos;
meus ouvidos ouvirão mais,
meus olhos verão o que antes não viam,
enquanto esperarei por ti.
Não te esperarei na pura espera
porque o meu tempo de espera é um
tempo de que-fazer.
Desconfiarei daqueles que virão dizer-me,
em voz baixa e precavidos:
É perigoso agir
É perigoso falar
É perigoso andar
É perigoso, esperar, na forma que esperas,
porque esses recusam a alegria de tua chegada.
Desconfiarei também daqueles que virão dizer-me,
com palavras fáceis, que já chegaste,
porque esses, ao anunciar-te ingenuamente,
antes te denunciam.
Estarei preparando a tua chegada
como o jardineiro prepara o jardim
para a rosa que se abrirá na primavera."

UM TEXTO (NOSSO) DE INSPIRAÇÃO CIRCENSE

 Veja esse texto na linha do "E o palhaço o que é? É ladrão de mulher!"
VENDA DE OURO

PERSONAGEM 1: - Ouro. Vendo ouro!

PERSONAGEM 2: Ele é um tolo!

PERSONAGEM 1: Vendo ouro! Ouro bom!

PERSONAGEM 2: Ele vende é bombom!

PERSONAGEM 1: Ouro, quem quer?

PERSONAGEM 3: Ele tem é chulé!

PERSONAGEM 1: Olha o ouro, sem cobiça!

PERSONAGEM 4: Ele tem é preguiça!

PERSONAGEM 1: Eu quero é vender!

PERSONAGEM 2: Começou a feder!

PERSONAGEM 1: Ouro quem quer?

PERSONAGEM 3: Apanhou da mulher!

PERSONAGEM 1: Ouro bom. E novo!

PERSONAGEM 4: Ih, já apanhou de novo!

PERSONAGEM 1: Ouro barato!

PERSONAGEM 2: E ainda tem carrapato!

PERSONAGEM 1: Compre ouro, sua tola!

PERSONAGEM 3: Comedor de cebola!

PERSONAGEM 1: Ouro, Seu Zé!

PERSONAGEM 4: Tem ferida no pé!

PERSONAGEM 1: Quero vender e ir embora!

PERSONAGEM 2: Se vestir de senhora!

PERSONAGEM 3: Ajude esse trabalhador!

PERSONAGEM 4: Esse ouro é um horror!

PERSONAGEM 1: Eu pego um chato. Agora!

PERSONAGENS 2, 3 e 4: Nós já tamos indo embora!

PLAC, PLAC!

  "Sem a presença de um só trio elétrico, o Carnaval de Recife e de Olinda é um dos mais apreciados do Brasil. Parabéns, Pernambuco por não permitir invasão cultural no seu território e primar por uma das suas tradições, que já completou cem anos: O FREVO."
  (Do Face Aliança Francesa Recife)
O CARNAVAL NO RECIFE !!

Galo da Madrugada.

FAZ LEMBRAR O MURINHO BENEVIDES

Foto

A HISTÓRIA QUE A TURMA DO CIRCO DESCONHECE!

  "A mim preocupa o povo durante três séculos capado e recapado, sangrado e ressangrado (...).” 
 (Capistrano de Abreu, historiador maranguapense)

NÃO FAÇA ISSO!

  Não procure conexão entre as bandas que aparecem por aí e a história do carnaval. Seus fios podem encontrar um (mal cheiroso) focinho de porco!

A PALAVRA DO HISTORIADOR

  "(...) a Constituição Federal, a LDB e as Leis Trabalhistas ainda valem para o Ceará? O que a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado estão propondo - reduzir o ano letivo - é um absurdo jurídico e pedagógico e um precedente perigosíssimo. Fere várias leis e terá prejuízos irreparáveis para os alunos. O ano letivo termina agora e o resto do conteúdo o aluno verá quando, se temos uma escola seriada, na qual o conteúdo da série seguinte é outro? Ou a prefeitura e o governo vão ofertar aulas para todas as disciplinas no ano seguinte? E se o ano letivo seguinte será maior, isso não vai atrasar de novo o calendário escolar, em relação ao calendário civil? Vão colocar professores para trabalhar nove, dez horas por dia? Isso não fere à CLT? Que condições esses profissionais terão para dar uma boa aula? Os burocratas da educação ainda sabem como é desgastante dar uma aula, sem falar no tempo gasto para preparar conteúdos, exercícios, corrigir provas, etc?
  Beira a irresponsabilidade o que estão fazendo! E ainda é mais estranho a aceitação, pelo que diz a imprensa, do Ministério Público e dos sindicatos!"
 (AIRTON DE FARIAS)

SABEDORIA FREIREANA

  "'A elevação urgente da qualidade de nossa educação passa pelo respeito aos educadores e educadoras, mediante substantiva melhora de seus salários, pela sua formação permanente e reformulação dos cursos de magistério.' Tudo isso implica a indispensável participação das universidades brasileiras, já que essa tarefa formadora não se restringe às Faculdades de Educação. Foi o que fizemos, minha equipe e eu, quando secretário de Educação da cidade de São Paulo. Conversei longamente com os reitores da PUC, Unicamp e USP e depois assinamos convênios. Contamos com a ajuda de linguistas, arte- educadores, professores de língua portuguesa, físicos, matemáticos, especialistas em informática, filósofos, especialistas em teoria do currículo, em formação sexual... Um dos problemas cruciais da educação brasileira - erroneamente chamado de evasão escolar, na verdade expulsão escolar - é político-ideológico. Sua solução passa pela formação do educador e implica uma compreensão política e ideológica da linguagem que o capacite a perceber o caráter de classe da fala. Os alarmantes índices de reprovação nas turmas de alfabetização relacionam-se ao despreparo científico dos educadores e educadoras e, também à ideologia elitista que discrimina meninos e meninas populares. Daí se explica, em parte, o descaso da escola pela identidade cultural dos educandos, o desrespeito pela sintaxe popular, a quase nenhuma atenção pelos conhecimentos feitos de experiência, que os educandos trazem em sua bagagem”.

  PAULO FREIRE - À SOMBRA DA MANGUEIRA
  DO BLOGUE: Difícil, muito difícil são os "catedráticos" descerem nos seus altares e perceberem tudo isso!

NAMORO NOVO!

  O Blogue do nosso rapaz, João Pedro, está de cara nova. Veja! http://joaopedrocar.blogspot.com.br

30

DESCATITOU