terça-feira, 20 de março de 2012

CUIDANDO DO CORPO


   Deepak Chopra é médico formado na Índia, com especialização em Endocrinologia nos Estados Unidos, onde está radicado desde a década de setenta.

  Filósofo de reputação internacional, já escreveu mais de três dezenas de livros, sendo um dos mais respeitados pensadores da atualidade.

  A respeito do ser humano saudável, ele escreveu: Somos as únicas criaturas na face da Terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!
  Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificadas por eles.

  Um surto de depressão pode arrasar nosso sistema imunológico.

  Apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.

  A alegria e a realização nos mantêm saudáveis e prolongam a vida.

  A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

  Nossas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as, de acordo com nossos pontos de vista pessoais.

  Quando nos deprimimos por causa da perda de um emprego, projetamos tristeza por toda parte no corpo. A produção de neurotransmissores, por parte do cérebro, se reduz. Baixa o nível de hormônios. O ciclo de sono é interrompido.

  As plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos. Os receptores neuropeptídicos, na superfície externa das células da pele, se tornam distorcidos.

  E, até nossas lágrimas passam a conter traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

  Contudo, nosso perfil bioquímico é alterado, quando nos encontramos em nova posição.

  A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido.

  Assim, se desejamos saber como está nosso corpo hoje, basta que nos recordemos do que pensamos ontem.

  Se desejamos saber como estará nosso corpo amanhã, será suficiente que examinemos nossos pensamentos hoje.

  Abrir nosso coração para a alegria, às coisas positivas é medida salutar. Se desejamos gozar de saúde física, principiemos a mudar nossa maneira de pensar. Não foi por outro motivo que o Celeste Médico das nossas almas, conhecedor profundo de todas as leis que regem nosso planeta, foi pródigo em exortações como:

  Não vos inquieteis, dizendo: 'Que comeremos' ou 'Que beberemos', ou 'Que vestiremos'?

  Pois estas coisas os gentios buscam. De fato, vosso Pai Celestial sabe que necessitais de todas estas coisas.

  Portanto, não vos inquieteis com o amanhã, pois o amanhã se inquietará consigo mesmo! Basta a cada dia o seu mal. Com isso, recomendava que não nos deixássemos abraçar pela ansiedade.

  E mais: Andai como filhos da luz.

  Ora, os filhos da luz iluminam, vibram positivamente, porque luz tem a ver com tudo de bom.

  Pensemos nisso e cultivemos saúde física. Afinal, necessitamos de um corpo saudável para bem atender os compromissos que nos cabem.

Que se diria de quem não cuidasse de seu instrumento de trabalho?"

  Redação do Momento Espírita, com dizeres do texto Mutantes, de Deepak Chopra e dos versículos 31, 32 e 34 do cap. 6 do.
  Evangelho de Mateus.

  Em 19.03.2012.

  (COLABORAÇÃO: MANUEL DE JESUS)

O FARDO DOS TOLOS

  "Eu decidi ficar com o amor. Ódio é um fardo muito grande para suportar." (Martin Luther King)

O CONFRARIA NO O POVO

   DAVI PORTELA, no Blogue Educação, do O Povo, 09.01.10

   "Tenho a convicção de que o Confraria de Leitura, sob a engenhosidade do professor João Teles, meu conterrâneo, já mudou muitas vidas, já proporcionou aos alunos muitas viagens inesquecíveis. Há 13 anos, o vocacionado Professor, com muito esforço e dedicação, tem feito um trabalho excelente, sobre todos os aspectos: bem planejado, bem fundamentado. Vem formando leitores, vem criando no alunado o hábito de ler, algo tão imprescindível para quem quer se aventurar no mundo da escrita. Como diz o ditado: 'Só escreve quem ler.' Dizem que os livros tem o seu destino e o Confraria também tem sua distinta missão, sem falar que, diante de muito caminho percorrido, ele já é consagrado no espaço, por excelência, de formadores de opinião. Já deixou muitas crianças maluquinhas pelo fantástico universo da escrita da palavra-mundo. Trata-se de um projeto com muito sucesso e com muita repercussão e que, por isso, os comentários elogiosos se sucedem. Parabéns aos alunos e ao mentor-mor deste magnífico projeto."

  (Davi Portela, Coreaú – CE.)

O ESCRITOR SÂNZIO DE AZEVEDO HOMENAGEIA

POETAS ESQUECIDOS/PIAUÍ

ALCIDES FREITAS (1890-19130

COQUEIRO

Alto, cifoso, esguio, entre relvas e arbustos
Aos ósculos do sol que os flabelos lhe envidra,
Balouçando no espaço os seus leques venustos,
Levanta-se o coqueiro, em plena terra anidra.

Nem um só vegetal destes sertões adustos
Sonha a angústia que o prende em torcicolos de hidra
E lhe imagina a mágoa, e a ânsia do céu dos justos,
Quando ao vento ele agita a copa verde-cidra.

É o espectro ancestral de um bandeirante ousado!
O vate que da brisa as queixas interpreta!
O poema evocativo e triste do passado!

Lembras – velho coqueiro -, em tão grande ansiedade,
O fantasma do amor de um solitário poeta,
Agitando ao luar as palmas da saudade!

O MELHOR

 
  "O livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, pode ser considerado o exemplar mais bem acabado dos romances de cavalaria. Em 2002, o livro foi escolhido como a melhor obra de ficção de todos os tempos. (...)." 


  Agora, anuncia-se a versão digital da obra. Veja mais no: br.noticias.yahoo.com

CORONEL É A OUTRA!

  Como um 'coronel'
   No PSB, o ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, irmão de Cid, é o porta-voz da tese da candidatura própria. 'Há necessidade de um debate sobre a cidade, que tem apresentado péssimo desempenho em educação e saúde e está afundando os indicadores do Ceará. A Luizianne quer interditar o debate e controla do PT de Fortaleza como um coronel. Eu acho que o PSB deveria lançar um candidato e fazer um debate profundo sobre Fortaleza no primeiro turno. Mas a última palavra é do Cid e eu acato. Não vejo problema em apoiar o PT, desde que a prefeita não queira impor um continuísmo silencioso', diz Ciro. (...)."

  (JANGADEIRO ONLINE)

  DO BLOGUE: 1. O discurso de Ciro, com relação à Loura, cai como uma luva pra ele e seu grupo político e 2. O doutor não deve gostar de espelhos!

LIVROS À MANCHEIA! SEMPRE!



FÓRUM COREAÚ

  Que rumo o município de Coreaú quer tomar? Quer se destacar na cultura, no turismo, no comércio, nos serviços? Na agropecuária, na piscicultura? Pra onde quer ir? De onde quer partir? O que vai usar, para atingir tais objetivos? Investir em gestão pública, a partir das escolas? Ou vai ficar nesse eterno rame-rame de oposição versus situação, se as duas são irmãs siamesas? Se tudo é tão igual!? Pra onde caminha minha terra? Se o cidadão não se preocupa com isso, a maioria dos políticos tem mais o que fazer!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...