quinta-feira, 20 de novembro de 2014

AINDA O NEGRO

  
  
 Foto do site Bahia.com

  "(...) Calculo que o Brasil, no seu fazimento, gastou cerca de 12 milhões de negros, desgastados como a principal força de trabalho de tudo o que se produziu aqui e de tudo que aqui se edificou. Ao fim do período colonial, constituía uma das maiores massas negras do mundo moderno. Sua abolição, a mais tardia da história, foi a causa principal da queda do Império e da proclamação da República. Mas as classes dominantes reestruturaram eficazmente seu sistema de recrutamento da força de trabalho, substituindo a mão de obra escrava por imigrantes importados da Europa, cuja população se tornara excedente e exportável a baixo preço. O negro, sentindo-se aliviado da brutalidade que o mantinha trabalhando no eito, sob a mais dura repressão – inclusive as punições preventivas, que não castigavam culpas ou preguiças, mas só visavam dissuadir o negro de fugir – só queria a liberdade. Em consequência, os ex-escravos abandonam as fazendas em que labutavam, ganham as estradas à procura de terrenos baldios em que pudessem acampar, para viverem livres como se estivessem nos quilombos, plantando milho e mandioca para comer. Caíram, então, em tal condição de miserabilidade que a população negra reduziu-se substancialmente. Menos pela supressão da importação anual de novas massas de escravos para repor o estoque, porque essas já vinham diminuindo há décadas; muito mais pela terrível miséria a que foram atirados. Não podiam estar em lugar algum, porque cada vez que acampavam, os fazendeiros vizinhos se organizavam e convocavam forças policiais para expulsá-los, uma vez que toda a terra estava possuída e, saindo de uma fazenda, se caía fatalmente em outra. (...)."
  http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/o-pensamento-de-darcy-ribeiro-sobre-o-negro-brasileiro.html
  Parte do pensamento do prof. Darcy Ribeiro sobre o negro, reproduzido pelo site Pragmatismo Político.

NEOLIBERALISMO, ESSA PRAGA MODERNOSA!

  O futuro governo do Ceará diz que vai premiar os melhores hospitais. Pra descobrir isso realizará enquetes juntos aos pacientes. Mas não fala em formação, incentivo, bons salários,... Ou seja, se num hospital tiver 20 servidores e 10 deles forem bons profissionais, os dez que não atenderem bem os cidadãos, por "n" razões, puxarão o conceito do hospital pra baixo e ninguém ali será bonificado? 
  Neoliberalismo cínico!


TAÍ, GOSTEI!

 O neoliberalismo, essa praga modernosa, é isso!
  Imagem do Facebook

RECADO DADO!


UM GÊNIO BRASILEIRO II

  Geógrafo a professor Milton Santos 
  Imagem do Google

O NEGRO...

  ... e a dívida que o Brasil tem com ele (sequer reconhecida):

  Meu caro irmão, amigo/ Não importa sua cor/ Tenho respeito e carinho/ Pela história de dor/ Que carrega em tuas costas/ Fruto de tanto labor!// Um labor que produziu/ Tanta riqueza e bonança/ Pra quem nunca se importou/ Com sua vida e andança/ Homem preto (mulher negra)/ Sua fibra é confiança!// Confiança renegada/ Pelos donos do poder/ Que feriram tua honra/ A gente sabe porque/ Pra arrancar teu vigor físico/ De uma forma demodê!

UM GÊNIO BRASILEIRO

 Imagem do Google

CONVERSA. COM QUEM?

  Camilo Santana fala o tempo todo em diálogo. Através de que canais? Mais uma abstração? Os professores vão conversar com o governo, via sindicato aparelhado (como é o caso da Apeoc, chamada ridiculamente de Apegov), que tem o comando dentro do governo? 

É PRECISO COMENTAR ESSE ABSURDO?

  Camilo Santana diz que vai aumentar pra 1,5% o orçamento da Cultura. Se na Educação fazem o que fazem e ainda tentar nos empurrar tudo isso como a oitava maravilha do mundo...

CAMILO É VC?