quarta-feira, 20 de julho de 2016

HISTÓRIAS (ATERRORIZANTES) DO PASSADO

 Os trabalhadores chegavam (à casa do patrão) no fim da tarde, suados, exauridos. Espalhavam-se pelo pequeno alpendre com uns mapas de sal de suor nos lombos. Aos poucos iam pro riacho tomar banho. De volta, faziam uma roda pra esperar o de comer. E comiam com voracidade. Saciados, espalhavam-se pelo ambiente. Muitos deles cortando fumo e palha de milho pra fazer os cigarros ("braços de Judas"). A maioria usava mesmo papelim. Demorava pouco e começavam as histórias que falavam de homens que vinham de outro mundo, em troços voadores: - Pareciam uma peneira grande! - dizia um.
  Quando alguém era avistado em terra, os ocupantes dos bichos voadores jogavam uma grande rede em cima dos desafortunados escolhidos: - Eu achava parecido era com uma tarrafa grande! - falava outro, com sua experiência de homem socó.
 Quem era pego era levado pro estrangeiro, pra virar picadinho: - Eles queriam aproveitar cada parte do corpo! - dizia um velhinho do canto do alpendre, com ar professoral.
 - E preferiam gente nova. Velho pra quê? - emendava um senhor de bigode ralo, que fazia um cigarro pau-ronca quase sambar de canto a canto da boca.
  Dizia-se que aconteciam barbaridades com quem era escolhido pro terrível sacrifício. Os columins que escutavam tudo, tremendo que nem vara verde, iam dormir se pelando de medo. Se depois de um tempo desse vontade de ir no mato (pra alguma necessidade), deixavam-se ficar plantados nos fundos das redes e acordavam "só o pirão" (de mijo)!

BONITA IMAGEM

 Do Arievaldo Viana

FALAM DE AMIGOS, AMIGOS...

 Mas por que falam tanto? O mercado não anda bem? Por que a necessidade do pregão?!

"QUEM NEM CEGO EM..."

 CLAYTON, do O Povo

OH, POVO RUIM!

 Do Facebook

TÁ FEIA A COISA!

  "Uma denúncia bombástica foi revelada à Polícia Federal no Ceará por um homem preso  pelo envolvimento com o tráfico de drogas e armas no eixo Rio Grande do Norte-Ceará e conexões no Paraguai. Em declarações na sede da PF, após a deflagração da 'Operação Cardume', em setembro do ano passado, o bandido, que é um dos dirigentes da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital, o PCC, revelou uma rede de pagamento de propina milionária a  delegados e coronéis -  agentes da Segurança Pública do Estado. Os nomes apontados pelo suspeito permanecem em sigilo, mas a delação implodirá o Governo Camilo Santana. (...)."
  DO CEARÁ NEWS 7
  http://cearanews7.com/chefe-do-pcc-no-ceara-revela-na-policia-federal-ter-pago-propina-a-delegados-e-oficiais

TEM JEITO NÃO!

 O sujeito vive gritando as belezas oficiais da cidade. Mas a cidade real geme, geme sua (histórica) dor. Dor que não (nunca) sensibiliza o paço...

DEVOREI SÓ O PÃO!

  No saco que trouxe o pão de hoje não tinha poesia impressa. Que desperdício!

AINDA SOBRE A OBRA DE GALBA GOMES

 Foto de Eliton Meneses

MILITÂNCIA

  "Cada vez mais convencido de que os professores precisam dizer em sala de aula como se faz, se pesquisa, se escreve História. Pra evitar a barbárie de nossos tempos, de distorções absurdas do conhecimento historiográfico e do ensino, a ponto de tentarem censurar professores, como acontece com esse infantil Escola Sem Partido."
 Airton de Farias

TECNOLOGIA E... ISOLAMENTO - II

 Do Bol

TECNOLOGIA E... ISOLAMENTO - I

 Do Bol

VOLTANDO AO TEMA...

 Fica a dica!
 #paocompoesia

SEGURANÇA INEXISTENTE

 Na campanha eleitoral passada pra prefeito de Fortaleza o debate sobre segurança/insegurança se deu normalmente. Foi uma chuva de promessas. Prova disso é que o prefeito eleito criou a Secretaria de Segurança Pública Municipal. E, pra variar, entregou a "capitania" a um partido (tido como de esquerda, inclusive). Secretaria peito de homem. Não serve de nada!

O APRESENTADOR (E ÓTIMO ORADOR) DA OBRA DO CONFRADE GALBA GOMES

 João de Paula Monteiro Ferreira (em foto dele). Posso dizer que ontem foi uma noite de Coreaú no auditório da Associação Brasileira de Odontologia. O município foi citado várias vezes!

LITERATURA E MEMÓRIAS

  Ontem foi o laureado lançamento do livro Sonho é Realidade, do odontólogo coreauense e membro da Academia Palmense de Letras (APL), Galba Gomes. Muitas pessoas presentes, inclusive do meio artístico, como Fausto Nilo. Por lá também gente de meio político e universitário. Depois trago outras informações!

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!