domingo, 9 de outubro de 2011

NOTINHA SOCIAL

  Quem esteve neste fim de semana na fazenda Arranca-toco foi Chico das Varas. Comeu e bebeu feito uma novilha aremada faminta e se foi, esgravatando os dentes com um fino cipó de marmeleiro. Por lá também Maria Trôpega. Dançou forró com as comadres e, pra variar, largou o rabo no chão! Quando os cabocos quiseram ver a coisa feia, o marido da simpática gritou: - A Maria tá de sunga, magote de cabra safados! Quem também deu o ar de sua graça por lá foi Vitorina Perna-torta. Manca e safa, jantou junto à trempe do fogo, escolhendo os melhores pedaços do capote. Quando alguém reclamou da intrusão, ela foi cirúrgica: - Sou da alcova da casa, bando de bestas! Chico dos Ovos também apareceu por lá. Metida no braço direito sua eterna companheira: uma cestinha de ovos, que ele reza pra não vender! Se vender, tem que voltar pra casa... E consumir o próprio café! Tudo que ele não quer na vida! Severino Rega-bofes, dono do latifúndio,  agradeceu a presença de todos e, de chicote, na mão botou pra correr os galos-cegos. Indecisos como são...

AS DUAS IRMÃS




  Fotos: Google Imagens


   Os governos e desgovernos teimam em separar aquelas duas irmãs, que deveriam andar juntas, tropeçar, cair e se levantar juntas. Deveriam comer melado juntas, repartir entre si a mesma mariola. Rir, cantar e chorar juntas. Comemorar os bons resultados de seus feitos juntas. Deveriam viver unidas, atadas uma à outra, como grandes irmãs que são! Uma deveria ir para os mesmos lugares que a outra vai! Gemer e caxingar juntas, unidas, amarradas pelas mãos e pelos calcanhares... Por que teimam em separá-las!? Tem gente ganhando o que com isso? Se berram separadas e gargalham em cantos diferentes de seu imenso mundo, como vão se curtir!?

  Por que não deixam a Educação e a Cultura se flertarem? Por que não as querem em paz!?

LEITURA E ESCRITA


   "Algumas frases sobre o tema :

 1 - 'De todas as companhias para um escritor, nenhuma é mais valiosa do que um dicionário.'

 Vitor Hugo ( 1802/1885)

  2 - 'Reescrevo sempre. Anúncio, livro ou conto. Não há linha no mundo que não possa ser melhorada.'

 Orígenes Lessa (1903/1986)

  3 - 'A história deve ter um começo, um meio e um fim, mas não necessariamente nessa ordem.'

 Jean-Luc Goddard (1930)

  4 - 'Toda minha vida olhei para as palavras como se as estivesse vendo pela primeira vez.'

 Ernest Hemingway (1899/1961)

   5 - 'Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.'"

 Clarice Lispector (1920/1977) 


  (Interessante compilação do Blogue do intelectual Lúcio Alcântara)

Quem há Agora de Cuidar dos Mestres?

  "Ferocidade e inépcia governamentais, armadas do braço policial, levaram de novo o Ceará à cena nacional. O Executivo Estadual, que já levou sogra e nora em turismo à Europa com recursos do Governo, desta vez DESSANGROU PROFESSORES grevistas.

  Acossou, alcançou, feriu, aliado a uma ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MUITO AMISTOSA, quase nada autônoma. LIMITADÍSSIMO, O EXECUTIVO ESTADUAL só responde às justas reivindicações dos Professores com umas reuniões ociosas, muito autoritarismo e aviltamento. Contra a INSENSATEZ DO GOVERNO, covarde, criminosa contra os Professores, era de esperar se seguisse o repúdio de toda a sociedade."

  (Célio Facó - Fortaleza)

EXCESSO DE INFORMAÇÃO NOS TORNA IDIOTAS


   "Quando o escritor norte-americano Nicholas Carr começou a pesquisar se a internet estava arruinando nossas mentes, assunto de seu novo livro, ele restringiu seu acesso à internet, deu um tempo no e-mail e desligou suas contas no Twitter e no Facebook.


  Em seu novo livro The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains, ele diz que a rede está nos privando da capacidade aprofundada de raciocínio.

  Carr levantou em 2008 a questão controversa de que 'o Google estaria nos deixando idiotas' e decidiu aprofundar sua pesquisa sobre como a rede afeta nosso cérebro. Seu livro examina a história da leitura e a ciência de como o uso de diferentes mídias afeta nossa mente. Explorando como a sociedade passou da tradição oral para a palavra escrita e depois para a internet, ele detalha como nosso cérebro se reprograma para se ajustar às novas fontes de informação. Ler na internet mudou fundamentalmente a forma como usamos nosso cérebro.

  A quantidade de textos, fotos, vídeos, músicas e links para outras páginas combinada com incessantes interrupções na forma de mensagens de texto, e-mails, atualizações do Facebook e feeds de RSS fez com que nossas mentes se acostumassem a catalogar, arquivar e pesquisar informações. Desta forma, desenvolvemos habilidades para tomar decisões rapidamente, especialmente visuais. Por outro lado, cada vez lemos menos livros, ensaios e textos longos – que nos ajudariam a ter foco, concentração, introspecção e contemplação. Ele diz que estamos nos tornando mais bibliotecários – aptos a encontrar informações de forma rápida e escolher as melhores partes – do que acadêmicos que podem analisar e interpretar dados.

  A ausência de foco obstrui nossa memória de longo prazo e nos torna mais distraídos. 'Nós não nos envolvemos com as funções de interpretação de nossos cérebros', diz. Ele ainda afirma que, por séculos, os livros protegeram nossos cérebros de distrações, ao fazer nossas mentes focalizarem um tema por vez.

  Mas com aparelhos como o Kindle e o iPad tornando-se comuns, Carr prevê que os livros também mudarão. 'Novas formas de leitura requerem novas formas de escrita'.

  Se escritores suprem a necessidade crônica de uma sociedade distraída, eles inevitavelmente evitarão argumentos complexos que requerem atenção prolongada e escreverão de forma concisa e aos pedaços, Carr prevê. Ele inclusive sugere um exercício para aqueles que sentem que a internet os tornou incapazes de se concentrarem: diminuam o ritmo, desliguem a web e pratiquem habilidades de contemplação, introspecção e reflexão.
   É bem claro pelo que já sabemos sobre a ciência do cérebro que, se você não exercita habilidades cognitivas específicas, você acaba as perdendo. Se você se distrai facilmente, não pensará da mesma forma que pensa se você presta atenção."
 
  (Nicholas Carr)

   Fonte:  http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2011/02/excesso_de_info.html


  (COLABORAÇÃO: MANUEL DE JESUS)

O ALERTA DO AIRTON!

   
  Por Airton de Farias
 
 "A sociedade tem que se ligar - inúmeros professores com mestrado e doutorado (chamados por Ciro de penduricalhos) estão se preparando para deixar o Estado!"

ENQUETE DO SISSI

  Se Coreaú tivesse um Orçamento Participativo pra valer (não desses que saem dos estojos de maquiagem!), o que você solicitaria para construção imediata (mas planejada!), se lhe dessem direito de voz?

O HISTÓRICO LICEU

 "PRÉDIO ANTIGO - ANTES DA AMPLIAÇÃO

DÉCADA DE 30.

LICEU DO CEARÁ: 166 ANOS DE HISTÓRIA

DIA 19 DE OUTUBRO É O ANIVERSÁRIO."


A divulgação é do Professor Auriberto Cavalcante.

A VIÚVA COBIÇADA



  Na foto do naablogopinio.blogspot.com, a vista aérea do hospital e, ao fundo, parte do Grande Jereissati
  
  Edson Silva, Gorete Pereira e José Airton Cirilo, todos deputados federais; Júlio César Costa Lima (ex-prefeito), Firmo Camurça (vice-prefeito) e Professor Vasconcelos, todos de olho num paraíso chamado Prefeitura de Maracanaú! A viúva ali é gorda e tem largas ancas! E, claro, todos eles morrem de amor pelo município!

O HOMEM E O MACHADO


  Fábula de ESOPO, fabulista grego do século VI a.C.

  "Um homem certa vez mandou forjar um machado e foi à floresta pedir às árvores que fornecessem um cabo para ele. As árvores decidiram que a oliveira deveria fornecer-lhe um bom cabo; o homem pegou-o, colocou no machado e começou a derrubar as árvores e cortar seus galhos. Disse o carvalho às outras árvores: 
 - Bem feito para nós. Somos culpadas de nosso infortúnio, porque ajudamos nosso inimigo a arranjar o cabo. Somos a causa da nossa ruína."

A IMPARCIALIDADE INEXISTENTE



   Por Airton de Farias
  "Não há pensamento imparcial, nem neutro: as palavras que se usa, a abordagem e até o silêncio expressam uma ideologia, uma opinião, um modo de ver o mundo! (...)
 Se existem pavões que pousam de neutro, ingenuidade deles. Podem me acusar de tudo, menos de não ser sincero. Não nasci pra ser murista!"
 DO BLOGUE: O historiador refere-se aos boatos de que seria a favor da continuidade da greve dos Professores do Estado. Ele reafirma que sim e lembra que a greve não acabou! Foi apenas suspensa.

FRAGMENTOS IMPORTANTES DA MATÉRIA

  "Um Professor da rede pública da Finlândia ganha, em média, 40 mil euros por ano. Um médico no mesmo país recebe cerca de o dobro do salário.

  (...) Os Docentes têm autonomia para trabalhar, podem criar seu próprio currículo sem controle do Estado, principalmente no ensino fundamental. (...)

  Muitos alunos querem ser Professores porque veem a carreira como algo estável. (...)

  Na Finlândia, todos os Professores da rede pública têm no mínimo mestrado e a carreira é muito valorizada, inclusive pelos jovens. 'Os Professores têm uma reputação boa', é cultural. (...)." (G1)

  DO BLOGUE: Seria muito bom se a prefeita e Professora Luizianne Lins e o sr. Cid Gomes enviassem pra lá os seus secretários de Educação (os mudos das greves!), para aprender o bê-a-bá! Porque, por aqui, o rame-rame é um só!

E POR AQUI...



   ... O ensino técnico, no geral, tem a visão fabril e medíocre de preparar mão-de-obra barata, para produzir mais riqueza para quem já tem tudo na vida! E quem tem tudo, vive com os pés aqui e o coração na Europa e nos States, renegando o povo e as conquistas de seu próprio País. Em resumo: a elite brasileira só quer o povo por perto, se for para aumentar seu já largo e farto paiol!

UM EXEMPLO QUE A MEDIOCRIDADE BRASILEIRA NÃO COPIA!

Estudante de ensino profissionalizante da Finlândia (Foto: Divulgação/World Skills) 
  Estudante de ensino profissionalizante da Finlândia
(Foto: Divulgação/World Skills)
  "No país campeão do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) por dez anos consecutivos, a Finlândia, 80% dos jovens que concluem o ensino médio optam por um curso de educação profissionalizante, chamada de educação vocacional, e não seguem para a universidade. O curso tem duração de três anos e é oferecido em tempo integral. Os estudantes que querem seguir carreira no ensino técnico podem ainda optar por uma especialização depois de três anos e uma espécie de mestrado após cinco anos da conclusão do ensino técnico. (...)."

 Para ler toda a matéria:

  http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/10/pais-modelo-em-educacao-finlandia-tem-mestrado-em-ensino-tecnico.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

O PERIGO DA "TIA" NET!

"Pesquisa revela que 21% dos pais ou responsáveis por crianças de cinco a nove anos não controlam nem restringem o uso que os filhos fazem da Internet. A falta de mediação pode representar grande perigo."

O SONETO DA ANGÚSTIA... E DA PAZ!


   Depois de quase 30 anos quebrando cabeça com minhas pobres poesias, hoje aventurei-me na construção de um sonteto. Tomei como Professor o nobre Barros Alves e confesso: foi dureza! Como não tenho ainda coragem para mostrá-lo, foi poupar-lhes de tamanho vexame! Após a correção do Professor, vou ver se o publico aqui. O tema já pode ser adiantado: paz. A gente está precisando dela!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...