domingo, 22 de janeiro de 2012

O LIVRETO DE CORDEL QUE IRRITOU A REDE GLOBO

E COM RAZÃO!

  Reclamam, com razão, que o Governo Federal não fez a devida intervenção nesse clamoroso caso de São Paulo. No da greve da PM do Ceará, também!

A VÍTIMA FOI VÍTIMA!

  Nos dois casos de conciliação mostrados pelo Fantástico, as vítimas levaram a pior. Assim é fácil!

SUPERFICIALIDADE COMPROMETEDORA!

  O Fantástico mostrou o Caso Pinheirinho (SP) de forma superficial. Só pra variar! Tem jeito não!

LEONEL (BRAVO) DE MOURA BRIZOLA

   "Uma missa ocorrida neste domingo (22), 10 horas, na Igreja do Carmo, no Centro de Fortaleza, homenageou o gaúcho Leonel Brizola, que estaria completando 90 anos de idade neste domingo. Nascido em 22 de janeiro de 1922, no vilarejo gaúcho de Cruzinha (atualmente município de Carazinho, a 292 quilômetros de Porto Alegre), Leonel Brizola foi o único político eleito a governar dois Estados: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro."
  Brizola foi um ferrenho defensor da Educação, como foi seu amigo Darcy Ribeiro. Hoje seu PDT é um partido de muitos. No Ceará, vive nos braços dos Ferreira Gomes... calado, diante da bancarrota do setor, que vive de números fantasiosos, pintados pela força-tarefa midiática oficial.

  (Em parceira com o Blogue do Eliomar)

IMPRENSA. A QUE TEMOS!

  "Enquanto o cacete come em Pinheirinho, na Record News passa programa de culinária e a Globo News discute vestuário de atores. Jornalismo 24h.?" (Twitter)

LI POR AÍ!

  "O governo Geraldo Alckmin hoje inscreveu seu nome no panteão dos governos de SP: agora ele também tem o seu Carandiru." (TWITTER)

GENIAL!!

QUEM REAGE

  Nota Oficial da Direção Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL): Parem a desocupação do #Pinheirinho!

  "Na manhã deste domingo, 22 de janeiro, a Polícia Militar deu cumprimento à decisão da Justiça de São Paulo e iniciou a desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, onde vivem mais de 6 mil pessoas. A operação da PM, legitimada pelo Tribunal de Justiça, ignora uma decisão liminar do Tribunal Regional Federal, que havia determinado a paralisação da ação. A presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, no entanto, ordenou sua continuidade.
  Diante do claro conflito jurídico instalado, o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) apela para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) se posicione rapidamente e impeça que esta violência continue. O direito à propriedade não pode estar acima do direito à vida desta população, sobretudo num momento em que há uma negociação em curso, envolvendo os governos municipal, estadual e federal, os poderes legislativos estadual e federal, a massa falida da Selecta e o próprio Tribunal de Justiça.
  Uma vez mais, os interesses da especulação imobiliária estão falando mais alto, numa clara violação do direito à moradia daquela população, que simplesmente não tem para onde ir. É uma vergonha, que depois de oito anos, a Prefeitura de São José dos Campos, privilegiando interesses do mercado imobiliário e de nomes como Naji Nahas, e o governo estadual, que poderia suspender a ação da PM e afirmar a necessidade da continudade da negociação, como prometeu, prefiram que o povo sofra violências e perdas de direitos com a ação da polícia militar.
  Neste momento, em que a desocupação está em curso e que os moradores denunciam todos os tipos de agressão, é necessária uma intervenção imediata da Justiça e do governo federal, que também demorou para agir diante da iminência deste conflito. É preciso afirmar que os governos municipal, estadual e federal e a Justiça serão os responsáveis pela ocorrência de mortos e feridos durante a operação, e também por violar o direito à moradia de milhares de brasileiros e brasileiras.
  O PSOL reafirma seu compromisso com o povo do Pinheirinho, se somando às vozes que, no país inteiro, entendem que esta é uma questão social, que não deve ser tratada com ação policial.
  Pedimos justiça, o fim da repressão ao moradores e a paralisação da desocupação do Pinheirinho."
  Direção Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), 22 de janeiro de 2012.

B. C. NETO PODERÁ IR AO CONFRARIA DE LEITURA

  "Estou à disposição do prezado amigo. E-mail: bcneto@globo.com."

HERÓIS DE BARRO

  "Nenhuma angústia embrionária/ Te fez animal torturado/ Olhando da curva suspensa/ Onde pendias na gravidez/ Gritavam as misérias de tantas lutas mundo afora.../ Estendido num imenso salão de ceu aberto - nasceste, como um grito lírico/ E uma esperança arquejada na boca do povo// Filho martirizantes preces/ Apesar de muito silêncio terás de superar as portas frias do mundo/ Onde caminharás magro, continuamente magro."
  (CÂNDIDO B. C. NETO)

ATUALÍSSIMO!

´

REPERCUTINDO (MAL)

  "Juiz que conduz a invasão do (SP), Rodrigo Capez, é irmão do deputado estadual pelo PSDB, Fernando Capez." (Tuíter)

CANTO CAMPONÊS

 
   "(...) será do teu grito franco/ Que colheremos frutos/ Brotados de uma nova colheita/ Ninguém mais regará as terras da dor/ Onde o filho nasce, cresce, vive e tomba...
  Mas, depois de mortos, nascerão/ Por amor aos filhos/ E nenhuma razão cantará mais forte
que este amor/ E ninguém poderá mais que teu hino/
Que cantará no sul os feitos do norte/ E nos ventos do norte, os feitos do sul..."
  (Cândido B. C. Neto, poeta e Prof. da UECE)

IDIOTA. QUEM?

  Tem (na Net) um texto do sr. Arnaldo Jabor pedindo para que sejamos todos idiotas ("e aproveitemos as coisas simples do cotidiano"). É o tipo do texto recheado de manha ideológica... O que quer o Jabor? Mais leitores? Ou que engulamos as realidades que ficam por trás de sua personalidade direitosa/ udenista!?

A HISTÓRIA... QUE QUEREM QUE ESQUEÇAMOS...

  "No Twitter, amigo lamenta a pouca atenção dada agora à História, Geografia e Literatura regionais, especialmente do Ceará (nosso caso). Pouca gente sabe que em 1912 houve essa revolta popular que derrubou o Accioly. Pouca gente sabe que em 1914 houve uma outra revolta que derrubou o governador Franco Rabelo (Sedição de Juazeiro). E o índio Kanindé? E Jovita Feitosa? E a Padaria Espiritual? E o Caldeirão? E os cearenses que foram à Guerra do Paraguai? LEC? LCT? Anarquistas no Ceará? E os coroneis e a modernização conservadora do Ceará? E a Confederação do Equador? Bárbara, Tristão, Pereira Filgueiras? Abolição, fugas, revoltas, quilombos? Tanta coisa para contar..."
  (AIRTON DE FARIAS, Professor de História do tipo que rema contra a maré)

QUANDO MARX INTERESSA...

   "Se Marx vivesse diria: indignados do mundo, uni-vos!"

ELEIÇÕES 2012: A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA!

PERGUNTAS PARA O ELEITOR DE FORTALEZA...

  "Estamos vivendo um ano eleitoral e algumas perguntas devem ser feitas:
   1. Quem esbanjou como o cartão corporativo?
   2. Quem mandou agredir Professores?
   3. Quem não paga o Piso Salarial a Professores?
   4. Quem deixou seus auxiliares responderem inquéritos sobre mal uso do dinheiro público?
   5. Quem se esconde do povo?
   6. Quem deixou a cidade exposta aos buracos, lama e destruição?
   7. Quem deixou obras para a véspera da eleição."
  (DJACYR DE SOUZA)

POEMINHAS NA TARDE

Jesus Cristo, o meu Senhor,
Curou cego, surdo, mudo...
Não por fé ele fez tudo,
Mas pelo seu muito AMOR!

Disse Paulo, com louvor,
Na Escritura Sagrada:
- Se eu não tiver AMOR
Serei pouco mais que NADA.
  (...)
Nunca caia n'armadilha
E atente bem para o mote:
- Quem não pode com o pote
Deixe pra lá a rodilha.
  (BARROS ALVES)
 

A FORÇA DO ARAQUÉM!

   "Parabéns aos vitoriosos estudantes de Araquém

   Parabenizamos aos estudantes de Araquém que, com garra, motivação e coragem conseguiram êxito ao concluir o ensino médio. Aos 14 alunos que chegaram a UVA em 2012, classificados no último vestibular. São eles: Ana Paula, Antônio Teles, Benedita, Fernando Lima, Galbelita, Janaele Alves, José Aldy, Josiane Alves, Kiko, Marcela, Maxuel, Moronne, Osmarina e Sebastião Aguiar. E aos que foram aprovados no IFCE: Ana Paula, Antônio Teles, Bruno, Fernando, Isamara, Jamília, Juciêr, Kiko, Marcela, Raiane e Tubias.

  Desejamos a todos muito sucesso e que (eles) sirvam de exemplo aos nossos outros estudantes. Que eles possam ver que, acreditando nos estudos, é possível alcançar o sucesso esperado.

  Nossos estudantes vitoriosos já são exemplo, não apenas porque chegaram à universidade estudando em escola pública, mas porque a escola na qual estudam não oferece nenhuma estrutura adequada ao ensino e a aprendizagem, e ainda assim assim eles persistem e chegam lá. A escola na qual estudam, sem mencionar a falta até de banheiros ou mesmo sala de aula adequada com o básico quadro negro ou branco, não dispõe, como a grande maioria das atuais escolas estaduais, de biblioteca, laboratório de informática ou um computador que seja, espaço para estudos, pesquisas e de lazer. É um local mal cuidado e qualquer pessoa que possa visitar o prédio onde funciona a atual extensão da nossa escola, duvida da capacidade de êxito de nossos alunos. Mas o sonho e a vontade de vencer, aliados ao apoio dos pais e de nossos grandes Professores, os levaram, levam e levarão à vitória. Parabéns a todos que fazem a nossa Escola Flora Teles – Extensão de Araquém. Nos últimos 8 anos já são cerca de 200 aprovações em vestibulares.

  As aprovações também ocorrem em concursos públicos estaduais e municipais. No último concurso público para Professor da rede estadual de ensino tivemos 4 (Galba, Maria das Dores, Paulo e Raimundo) ex-alunos da Extensão de Araquém aprovados. Em concurso realizado recentemente pelo município de Coreaú o desempenho de nossos alunos e ex-alunos foi fantástico. Também já tivemos aprovações de nossos guerreiros em concursos do Banco do Brasil (Jaqueline Teles), do Detran (Aprígio), da Secretaria de Educação de Sobral (Márcio) e várias aprovações no município de Tianguá.

  No entanto, diante de tanto sucesso da nossa escola, que já se mostrou não ser uma simples extensão cujo objetivo maior é apenas outorgar certificados de conclusão do ensino médio, pois aprova em cada vestibular mais alunos do que grandes escolas públicas preparadas para oferecer um ensino melhor, a inauguração da escola estadual, conquista da comunidade araquenhense, ainda não foi realizada, e as esperanças de que em tão pouco tempo teremos a escola que realmente merecemos começam a agonizar."

  (Joziane Albuquerque, no Blogue Coreaú Petista)



  DO BLOGUE: Se a colega (autora do texto) me permite a intromissão... plac, plac, plac pros meninos!!

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  ESTOU EM MARACANAÚ
  "'Onde a tirania municipal fechou a Previdência Municipal e voltou todos os servidores para o INSS. De novo! Novamente. Na calada da noite! Como sempre! Roberto (má) Pessoa continua por aqui!'
  'Pois bem: E agora? Para onde terão ido os recursos do fundo próprio de previdência dos munícipes? Isso é o grande problema... Pois bem 2: Imagine: o cidadão contribuiu uns vinta anos para um fundo municipal de previdência e este depois muda as regras do jogo, abandonandos-os os relento da previdência social. Como será esta migração? Como sempre ocorre com o 'cidadão-eleitor-contribuinte' (royalties) para Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, é bem provável que estes fiquem no preju... Pois bem 3: E é quase certo que as baleias famintas da politicalha avancem sobre os recursos deste fundo, com se sobre um cardume de sardinha o mesmo parecesse. Tenho dito... E sempre!!!'"

  (MANUEL DE JESUS)

  DO BLOGUE: Se o ex-prefeito fez a tal mudança e o atual idem, não foi para levar moedinhas pra igreja!

PRA ONDE EU CORRO!?

   Eu não sei se fujo do Teló, de uma nota só ou do UFC (imbecil), que não tem Professor, livro, debate, sapiência, massa cinzenta. Oh, diá!

ESTOU EM MARACANAÚ...

  ... Onde a tirania municipal fechou a Previdência Municipal e voltou todos os servidores para o INSS. De novo! Novamente. Na calada da noite! Como sempre! Roberto (má) Pessoa continua por aqui!

O ESTADO PALERMA

Marcio Pochmann

   "A saída da crise do capitalismo global implica recuperação renovada do papel do Estado. A liberal revista The economist já se deu conta."
  (Márcio Pochmann - Presidente do Ipea e Professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp)

ELEIÇÕES 2012

   "A eleição municipal deste ano será acirrada e imprevisível. Não bastarão obras, máquinas pública e Copa do Mundo para candidato do governo vencer. Há possibilidade de vitória de candidato da oposição. Internamente, os petistas sabem disso. Temem Renato Roseno, especialmente." (AF)

  DO BLOGUE: Como eu queria acreditar nisso, Professor! Estou cheio de tantos farsantes esquerdosos!

CEARÁ: ONTEM E HOJE

   De: Airton de Farias, historiador
  "Entre 21e 24 de janeiro de 1912 - portanto, há 100 anos - Fortaleza vivia uma revolta que acabou derrubando a oligarquia de Nogueira Accioly. A queda de Accioly se liga à chamada Política das Salvações, movimento ocorrido no governo do presidente Hermes da Fonseca (1910-14). Nas Salvações, oligarquias estaduais eram derrubadas por militares e classes médias Brasil, afora - em Pernambuco, caíram os Rosas e Silva. Um traço da política cearense é o reflexo local de episódios nacionais e a submissão aos interesses do poder central. O Ceará continua a ser um estado periférico, de economia frágil e elites fracas, cuja influência nacional é quase zero. 
  Vejo muitos dizendo que seria ótimo Cid romper com Luizianne Lins - ora, não é o PT que precisa de Cid, é Cid que precisa do PT! De onde vocês acham que vem parte dos recursos para as obras do governo Cid, senão de Brasília, do governo Dilma? O curioso é que Cid omite isso! As gestões Cid e de Luizianne estão agastadas com parte da classe média, especialmente com o servidores públicos, que têm peso nas eleições."
 
  DO BLOGUE: Meu caro Airton, Lula e Dilma são pai e mãe de muitos falsos profetas desse Ceará de meu Deus!

A PRAGA DO SENSO-COMUM!

  Na cabeleireira, um senhor aborda-me, com uma chacota? - Vida boa é de Professor! E ainda faz greve, para não dar aulas pros meninos!
  Pronto! Todos os problemas da Educação foram personificados na figura do Professor... O réu... eterno!

Ação Covarde e Ilegal no Pinheirinho

   "Das redes sociais chega a revoltante notícia de que soldados da Polícia Militar de São Paulo iniciaram a desocupação violenta do Pinheirinho, em São José dos Campos. Há depoimentos sobre o uso da tropa de choque e de helicópteros na repressão. O UOL-Notícias chegou a especular sobre três mortes no local. Os moradores foram pegos de surpresa, foram apunhalhados pelas costas numa ação traiçoeira e ilegal do governo tucano de Geraldo Alckmin. Na sexta-feira, dia 20, o Tribunal Regional Federal – 3ª. Região suspendeu a ordem de reintegração de posse da ocupação. A decisão foi tomada pelo desembargador federal Antonio Cedenho, da 5ª Turma do TRF. Ele determinou ainda que a União passe a integrar o processo por conta do interesse do governo federal na área.  Com essa decisão, festejada pelos moradores, o processo seria deslocado da Justiça Estadual (da juíza Márcia Loureiro) para a Justiça Federal. Além disso, não caberia recurso às instâncias superiores, enquanto a turma de desembargadores do Tribunal não analisasse a decisão. (...)."

  (Altamiro Borges, blogueiro)

OUTRAS DENÚNCIAS DOS TUITEIROS!

  "Polícia de Alckmin desrespeita liminar da Justiça Federal e, neste momento, avança contra moradores de . Moradia popular, já!"
  "Gravissimo: Alckmin-Cury/PSDB-SP mandam PM desocupar mesmo com ordem Justiça ordenando contrário! Ilegalidade!"

TUCANALHA!

   Denúncias dão conta da invasão pela polícia da Comunidade Pinheirinho, em São Paulo. "Apelo para que se impeça um MASSACRE de mulheres e crianças pobres!", diz uma Nota. O interessado na desocupação da área seria o doleiro Naji Nahas.

  "Barbárie! PM joga bombas e atira contra moradores do entorno do Pinheirinho!" (outro protesto no Twitter)

  DO BLOGUE: É assim que querem resolver os dramas das ocupações urbanas? Que Estado é esse?

OLIGARQUIA ACIOLLYNA

  "O caderno de Política do Jornal O Povo de hoje traz edição histórica com excelentes artigos sobre os '100 anos da Oligarquia Accioly'." (TWITTER)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...