terça-feira, 26 de julho de 2011

DO GÊNIO DA ULTRADIREITA

 "São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar!" 

 (Nicolau

BOA, BOA!

 Começa em Fortaleza um CURSO de formação de mão-de-obra para construção civil, voltado para as mulheres. Maravilha!

A VELHA ELITE QUE FOI POSTA NOS NOSSOS COSTADOS...

 "Teodorico Menezes acumula dois salários de forma ilícita há quase 12 anos, diz MPF"

 

 (Blogue do Eliomar)

Fanatismo

“Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida! 
 
Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim

E, olhos postos em ti, digo de rastros:  
Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!"


 
 (Florbela Espanca, in “Livro de Soror Saudade”)
 Raimundo Fagner cantou.



  SOBRE A POETISA


 FLORBELA ESPANCA
 Vila Viçosa
 1894 - 1930

 Portugal

 Época:

 Simbolismo
 "Poetisa portuguesa (Simbolista), natural de Vila Viçosa (Alentejo). Nasceu filha ilegítima de João Maria Espanca e de Antônia da Conceição Lobo, criada de servir (como se dizia na época), que morreu com apenas 36 anos, 'de uma doença que ninguém entendeu'.
 A poesia de Florbela caracteriza-se pela recorrência dos temas do sofrimento, da solidão, do desencanto, aliados a uma imensa ternura e a um desejo de felicidade e plenitude que só poderão ser alcançados no absoluto, no infinito.
 A veemência passional da sua linguagem, marcadamente pessoal, centrada nas suas próprias frustrações e anseios, é de um sensualismo muitas vezes erótico."
 FONTE: www.astormentas.com/florbela.htm

  (Fernando Deda colaborou) 

NOVO (?)

  Os deputados estaduais Osmar Baquit, Nenen Coelho, Rogério Aguiar, Professor Teodoro Soares, Moésio Loyola e Teo Menezes vão deixar o PSDB, rumo ao PSD, de Gilberto Kassab. No Ceará o novo (?) partido será uma das siglas alternativas de Cid Gomes (existe isso!)

DE QUEM ELE ESTÁ FALANDO?

  "O PSDB cearense vai morrer por inanição! Desse jeito, aqui a pouco O Príncipe será consagrado Monarca Absoluto da Capitania Hereditária do Ceará. Aliás, do jeito que ele é megalomaníaco, vai querer a independência do Ceará e criar o Reino dos ..., tendo ele como monarca vitalício. E do jeito que o povo está inebriado com suas obras, é capaz de isso tudo acontecer e ninguém se dar conta!"

  (De um leitor do Blogue Sobral em Revista)

JÁ NA TV...

 ... RODAVA AQUELE RECLAME:

 "Papai para a nossa segurança, deposite na caderneta de poupança Terra!"

NO CENTRO DE FORTALEZA...

... Já teve Mesbla, Lobrás (Lojas Brasileiras), Casas Pernambucanas, Mercantil São José e Romcy. Mas tudo acabou! A máquina implacável do tempo passou por cima de tudo!

ELES PODEM!

  Obama pede aos congressistas autorização para elevar o endividamento dos EUA, para além dos já inacreditáveis 14 trilhões de dólares. A imprensa brasileira trata o caso com o olhar completamente diferente, caso a crise fosse por aqui e o presidente não fosse de seu agrado. Esquisito isso. Esquisito, mas compreensível. A mídia brasileira sempre foi americanizada. Sempre!

COISAS DO RÁDIO

  Nos meus tempos de frangote (tinha o time do Flamengo todo na cabeça!) não existia Galvão ufanista. Era Luciano do Vale... Mas me contentava com Jorge Curi (no Rio de Janeiro - o maior narrador de rádio que este País já pariu) e Zé Maria Félix (em Sobral). É deste o grito: - Cícero agaarra a maricota!

AINDA LEMBRO!

 Quando cheguei a Maracanaú e esticava à Fortaleza, ainda dava pra curtir o estúdio do FM do Povo, na Volta da Jurema. Bons tempos... quanta saudade... Viva a poesia!

#COREAÚ ANTIGA

  Fui ao sr. Chico Doca e tomei quissuco com solda do "Seu" Quico. No troco, veio aquela meia dúzia de píper... "'Seu' Chico, troque dois por azedinhas..."

A ACIDEZ DE UMA CHARGE...

miseriaa

PÉSSIMO EXEMPLO!

  Sobral vai inaugurar a primeira etapa do Conjunto Habitacional Padre José Linhares Ponte, localizado à margem do Parque Mucambinho. Um ridículo exemplo dessas homenagens pouco inteligentes e convincentes a pessoas (geralmente deslumbradas) vivas. Um dia ainda vamos aplaudir o mérito...

CIC 92 ANOS!

  "O Centro Industrial do Ceara (CIC) vai comemorar 92 de fundação nesta quinta-feira, durante jantar marcado para a cobertura do prédio-sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiec).
  A solenidade terá à frente Roseane Medeiros, atual presidente do CIC, que, na ocasião, apresentará um conjunto de propostas para a cidade de Fortaleza e que foi elaborado por universidades.
Roseane, que deixará o comando do CIC no fim deste ano, diz que quer assim dar uma contribuição para a concretização de uma Fortaleza moderna e que atenda às expectativas da sua população. O conjunto de propostas será endereçado futuramente aos 'prefeituráveis'." (Blogue do Eliomar)


 DESTE BLOGUE: O CIC é o destacado berço do sr. Tasso Ribeiro Jereissati e reúne a nata da economia do Estado. Foi de lá que Tasso partiu, para derrotar as "forças do atraso" (coronéis).

COMO NO PASSADO...

 E no Junco (Sobral)...

 "Pelo meio... Barrote, toca a Tangerina, Teco-teco olha, Osmani levanta os braços, desesperado! Entra na roda o Valdir. Perde a bola, olha o goool. Fuzila o Ceará! Cícero agaaarra a maricota!"

ISMÁLIA


Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
   Versos do mineiro Afonso de Guimarães (1870-1921).

MAIS UM!

 Mais um detento amanheceu morto no IPOO I, um presídio/matadouro que tem aqui perto de casa. A Justiça já mandou fechar a espelunca. Mas como a Justiça (quase sempre) não se faz não justa nem consigo mesma...

ASSUMINDO-SE...

  "Um post do prefeito Gilberto Kassab (PSD) no Twitter gerou polêmica na rede social. Depois de visitar um albergue para moradores de rua no bairro do Braz, região central de São Paulo, Kassab escreveu que 'o astral dos moradores de rua está muito bom, acho que é porque o frio deu uma trégua hoje'.

 A frase gerou muita polêmica (...). Diversos internautas comentaram a declaração do prefeito. 'Kassab não tem 'falta de sensibilidade social' não, ele é apenas um higienista se assumindo.'" (Yahoo)

 DO BLOGUE: Que vá ele viver num albergue por dez anos. Depois, a gente conversa!

FEUDOS MODERNOSOS

 Fui a um cartório hoje de manhã e pude ver como tem gente neles e como entra dinheiro no caixa! As licenças para abrir um cartório, geralmente, são concedidas pela via familiar (em meio a muito segredo). Verdadeiros vespeiros! Um grande negócio, sem dúvida!

O ESTADO REAL!

  "Cheio de infiltrações e com o sistema de refrigeração quebrado. Eis a situação em que se encontra o Museu do Ceará (Centro). A última reforma ali realizada foi na Era Tasso Jereissati.", diz o Blogue do Eliomar. O secretário estadual de Cultura e historiador, Francisco Pinheiro, onde andará?

COISAS DO RÁDIO

 Nada mais desanimador, pra quem gosta do rádio, do que  abrir os Blogues e ver colegas de microfone digladiando-se e, inclusive, postando fotos de colegas de cabeça pra baixo! Triste isso!

NÓS PAGAMOS A CONTA!

  Veja as altas despesas dos deputados estaduais do Ceará. Tem até licenciados na história. Muitos deles discursando de boas marias por aí!

 http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1016786

VALE O REPETECO!

 O poeta popular e a visão perdida:

"Quem nasceu cego da vista/ E dela não se lucrou/ Não se sente tanto cego/ Como quem VIU e cegou!"

 E sobre quem fala sem pensar:

 "Não diga palavra azeda/ Escolha a palavra boa/ Na palavra que é dita/ Se reconhece a pessoa!"

"RETALHOS DO COTIDIANO"

  Já agradeço publicamente ao Prof. Davi Portela, por ter aceito confeccionar a capa do nosso próximo livreto de cordel, mais uma singela obra nossa, que faz parte do ideário do Projeto Confraria de Leitura. Os versos falam do dia-a-dia, das coisas do povo, do imaginário, da Política e suas sem-vergonhices, da escola, do nosso mundo velho cheio de peripécias e traquinagens.

 É bom lembrar: o cordel já saiu, provisoriamente, com uma capinha arranjada. Já enviei, inclusive,  dois livretos para o garoto Gustavo, filho do conterrâneo Chiquinho Abreu, de Coreaú. Caso deseje, o Davi pode dar uma olhada nele por lá! Obrigado!

SATISFAÇÃO NO EMPREGO

 O Bom Dia, Brasil mostrou que o que dá mais prazer às pessoas no emprego é, pela ordem:

1. Bom relacionamento com os colegas; 2. Reconhecimento por parte da empresa; 3. Prazer pelo que faz e 4. Dinheiro.

Se a maioria dos empregadores, fosse menos azeda e visse isso...

VAI, VAI, VAI!!

 Bem que esse Partido da República (deles) poderia sumir da vida partidária brasileira... Seria um favor! Um a menos...

MAIS UM CASO (VELHO E) ESCABROSO!

  "Tramita há mais de três anos, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), denúncia contra o ex-deputado estadual Francisco Aguiar, conselheiro de outra corte – o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ele foi governador por 83 dias em 1994. Completou o mandato de Ciro Gomes, afastado para exercer o cargo de ministro da Fazenda. Em função disso, recebe pensão de R$ 24 mil. Mas Aguiar se tornou, posteriormente, conselheiro do TCM. Recebe outro salário, do mesmo valor. Em 2008, o TCE recebeu denúncia, apresentada pelo deputado Heitor Férrer (PDT), pelo fato de o conselheiro acumular as remunerações. O teto salarial do serviço público no Brasil é de R$ 27,7 mil, remuneração de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). No serviço público estadual, o limite é de R$ 24 mil. Mas há quem consiga, com decisões judiciais, ultrapassar o limite constitucional. Chico Aguiar é um desses casos. (...)"

  (O Povo)

INDIGENTES DE VOLTA?


 "Gostaria, como sugestão, de colocar em discussão a privatização da saúde no Brasil e a volta dos indigentes. A maior necessidade do ser humano é o direito à saúde e estão tirando este direito no Brasil."


  (Zé Maria é presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará e Petista)

VOVÓS

 A paterna se chamava Raimunda Ferreira Cardoso (irmã do Meton, do Araquém) e nunca conheci. Dizem que era forte como um touro! Já a materna, era Marinha Maria Marques de Sousa e era (também) uma fortaleza. Cada palavra dita por ela era uma lição de vida. Até no pentado e no pente arqueado, demonstrava sapiência e ternura. Um BEIJO, vovós!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...