segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

UM COLUNISTA SALTITANTE!

   Cid não vibra TANTO com o Governo Roberto Cláudio, Roberto Cláudio também não! Quem faz isso é o blogueiro Roberto Moreira, ora!

CARTA NELE! OU NELA!

   O Professor e ambientalista Ednaldo Vieira, de Maranguape, que esteve recentemente com os confrades e confreiras (do Confraria de Leitura), arranjou uma forma bem moderna de exigir do futuro prefeito do município aquilo que ele (Ednaldo) julga ser justo. A primeira carta já está no ponto! O cabeçalho é:

"CARTA AO PREFEITO Átila Câmara - Nº 01"
 

"GOSTO DE POESIA POPULAR!" DE QUE JEITO?

   A pessoa diz que adora poesia popular, valoriza, isso e adquilo... Mas adquire, compra, banca alguma coisa? Ou é mais um bem-intencionado? Que procure comprar alguma, de qualquer autor, de qualquer tipo. Assim, estará apoiando a difusão de trabalhos, na prática!

IMPÉRIO DA RUINDADE!

  Os prefeitos andam tão mal das pernas que precisam pagar a velha poita a profissionais de imprensa, para serem destacados! É o velho e conhecido toco! Ora, de prefeito bom quem entende mesmo é a população... nas praças, ruas, bares, becos e bibocas!

DESPREZO NELE!

  Quem só tira o pão da boca/ Do pobre que pouco tem/ Não merece complacência/ Sei que não vale um vintém/ É figura pra desprezo/ Aplaudir não me convém// Notadamente se for/ Uma figura de proa/ A quem o povo, tão bom/ Enviou já toda broa/ E ficando ele ao relento/ Na desgraça da garoa! 

ELA EXISTE!

  CONFRARIA CHAPÉU DE COURO 
  A entidade cultural foi fundada no dia 4 de julho de 2009. O patrono é Patativa do Assaré. A irmandade se propõe a conhecer e divulgar a gastronomia nativa (nordestina), promover filantropia e outros afazeres mas, principalmente, ouvir e discutir nossa cultura de raiz.

Leia um tópico do Site da Assembléia Legislativa sobre a CCC:
  
  "(...) Confraria do Chapéu de Couro, um grupo que se reúne sempre nos segundos sábados de cada mês, para discutir sobre cultura nordestina. Fundado em 2009 e contando com cerca de 30 membros. Atualmente, a confraria mantém sócios correspondentes em diversos estados, como Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Brasília."
  

NEPOTISMO NA PRINCESA DO NORTE

  "(...) Entre os nomes que chamaram atenção está o irmão mais novo do próprio prefeito, Luciano de Arruda Coelho Filho. Ele atuava como assessor especial da Cia Docas do Ceará, em Fortaleza, e agora vai comandar a chefia de Gabinete do prefeito de Sobral. (...)."

 (Jangadeiro Online, sobre o secretariado de Veveu Arruda)

MUITO ATUAL!

  Um dia perguntaram a um velho coroné: - Quem é seu advogado?
  - Dr. Juca da Mata?
 
Era uma referência aos velhos lucás (de madeira) de antanho. Nos tempos em que tudo era resolvido no cacete.

REGRAS DE ESCRITA DE CORDEL (RESUMO)

"Meu verso inda é do tempo 
Que as coisas eram de graça:  
Pano medido por vara,
Terra medida por braça,
E um cabelo da barba 

Era uma letra na praça."

 (Leandro Gomes de Barros, grande escritor da Literatura de Cordel, filho de Pombal, Estado da Paraíba).

"Já tive muito prazer,
Hoje só tenho agonia!
Não sinto porque sou cego,
Eu sinto é falta do guia!
Quando mamãe era viva,
Eu era um cego que via!"


(De um ceguinho anônimo)  


 Para o principiantes, como eu, aqui estão as regras:  

 http://www.compadrelemos.com/visualizar.php?idt=1020574

LUIZIANNE LINS NA CBN (FORTALEZA)

  "Deixo o governo com grande alegria no coração!". Ela foi entrevistada agora a pouco, onde fez um balanço de seus governos.

SAMPA E SEUS REAÇAS

  "Os Professores de São Paulo ganham salários de fome, as empresas de merenda escolar superfaturam contratos. Falam de corrupção... Deviam ver SP! Qualquer chuvinha deixa SP sem semáforos, a cidade está submersa em lixo, a gente tropeça na população de rua. E nem vou falar da bandidagem! 
  Semana passada, o Estadão teve que reconhecer que Kassab (Serra) deixa o poder com a pior avaliação de um prefeito na história da cidade. Corrupção do governo Kassab fez proliferar permissões para construir arranha-céus em regiões onde construí-los é ambientalmente criminoso. 

  Imagine você, que não é de Sampa, que as subprefeituras todas, aqui, são administradas por militares oriundos da ditadura. Vai vendo... Enfim, quando esses trolls de m* que infestam o Twitter vierem encher a paciência, lembre-se de que são expressões da derrota reacionária. 
  Enfim, estou exultante. Com Haddad, posso pensar em não terminar meus dias longe da cidade que me viu nascer, e a meus pais, avós e tetravós.
  Haddad encarna com perfeição a fragorosa derrota dessa mídia que em seu currículo ostenta uma das ditaduras mais sangrentas da história!" 

  (Eduardo Guimarães, comerciante e blogueiro)

POR QUE A NOSSA PALMA NÃO SE DESENVOLVE!?

  "Atento ao questionamento acima, que infelizmente é uma verdade clara, real e patente, desde de outrora, dos idos dos anos setenta (ou até antes disso), certamente há uma razão (ou razões) e também um responsável (ou responsáveis) por isso.
  Vivi até quase os 15 anos na velha Palma, quando fui pra capital estudar e realizar meu sonho de ser engenheiro (em 1983). Desde 1984 estou no Norte do Brasil (Amazônia), onde me tornei advogado em 2001, mas sempre presente na terrinha e torrão de berço. Antigamente Coreaú até tinha uma produção considerável, com relação à agricultura (milho, feijão, algodão, mandioca, etc), pecuária, extrativismo vegetal (carnaúba), confeção de chapéus, tijolos, telhas, etc., sem olvidar da importância do setor comercial. Naquela época, o setor público municipal não tinha tanta representação e/ou interferência na vida econômica do município. A não ser a busca por um emprego de professora para as filhas de algumas famílias, para as alunas que concluíssem a Escola Normal. Afinal, não era exigido o concurso público. Mas com o passar dos anos e das décadas, a coisa/situação mudou de figura, e digamos assim, se inverteu; e acho que para pior, pelo menos até os dias atuais do ano 2012 do século XXI.
  Hoje, Coreaú não produz quase nada e por isso, não há como gerar empregos, melhorar renda, a qualidade de vida das pessoas, a esperança pro jovens, etc., salvo o comércio, que sempre merecerá destaque. Não esqueçamos a Educação, que apesar de todo tipo de dificuldade, vem avançando a passos lentos.
  No entanto, à medida que aquela produção foi definhando (e a culpada não é a seca do semi-árido, que sempre existiu), parte significativa do povo de Coreaú se acostumou mal a querer e esperar tudo do poder público (municipal, estadual e federal). Foi a partir daí que a nossa Prefeitura Municipal tornou-se a 'galinha-dos-ovos-de-ouro' para resolver ou amenizar os seus problemas das pessoas e suas necessidades. Mas os recursos são limitados e a cobiça é grande e o poder municipal perdeu a capacidade de ser o mentor/motor que alanvanca (junto e com o apoio da iniciativa privada) o crescimento e o desenvolvimento que tanto Coreaú precisa, para o bem-comum de sua população. Tanto é verdade, por ser notório, que há vários anos, o paço municipal e a Câmara de Vereadores são muito disputados, e a Prefeitura e a Câmara têm servido basicamente a poucos ('os amigos do 'rei' não coroado', por empréstimo). É essa população que há muitos anos, na sua 'ignorância política' só tem servido como 'massa-de-manobra' ou como membro de 'curral eleitoral' para alguns políticos, de 4 em 4 anos, em troca de favores questionáveis e impublicáveis, conforme amplamente divulgado pelos blogues de Coreaú. O que aconteceu recentemente na montagem da nova mesa diretora da Câmara Municipal só corrobora com o dito aqui. Lamentavelmente, a 'Casa do Povo' parece que não é mais do POVO, e parece ser um 'departamento', a serviço da prefeitura, opinião essa em consonância com as de alguns blogueiros de Coreaú. É preciso mudar isso para o bem do povo, da democracia e do Estado democrático de direito, que a população brasileira tanto lutou para obter! Não é nada salutar o Poder Legislativo 'se curvar' ao Executivo, vez que os poderes são harmônicos e independentes. Quem perde é a população e o município, que vem marcando o passo há décadas e não sai do canto. É só tentar verificar o que foi feito/realizado nos últimos 20 (vinte) anos, (a partir de 1992), por exemplo, e vai verificar que MUITO POUCO ou QUASE NADA foi realizado pelo poder municipal em prol do município e de sua população. A carência é grande. Mas o FPM chega mensalmente, sem falar nos convênios. Mas, cadê os bons projetos para Coreaú sair do marasmo? Algum candidato apresentou, fez promessas? Portanto, pelo jeito, NADA MUDOU e nem NADA VAI MUDAR, enquanto as cabeças pensantes, cívicas, éticas e conscientes de Coreaú não despertarem do sono profundo de décadas, e quando acordarem, devem defender com garra e determinação os valores éticos e morais, da cidadania e da dignidade da pessoa humana, aliados à plena liberdade de escolher os seus legítimos representantes para a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Para o bem das crianças, jovens, adultos e idosos de nossa velha PALMA. Espero, desejo, rogo e torço que esse dia chegue o mais rápido possível.

  Por fim, deixo para cada cidadão de Coreaú que, querendo, tire as suas conclusões, com relação aos temas ora discorridos.

  PAZ, SAÚDE e PROTEÇÃO A TODOS.

  Boas Festas e Feliz Ano Novo de 2013!"

  (COSMO CARVALHO, engenheiro e advogado)

ESPERANÇA. SEMPRE!

 
Charge do Lute para o jornal Hoje em Dia 31/12/2012
QUE A ESPERANÇA SE CONVERTA EM BELA REALIDADE,
EM BOA COMPANHIA, EM PURA POESIA! FELIZ 2013! 
 
 

COMO SER CRENTE!?

   Amanhã toma posse em Fortaleza um prefeito que tem um pé numa oligarquia do Cariri, outro numa da Zona Norte do Estado. E não querem que sejamos céticos? Nem que estejamos sempre com o retrovisor na mão? Como acreditar cegamente nisso! Como desertar da análise histórica? Se jogaram os pés até no "pai" e velho aliado Tasso, o que não farão conosco (enquanto povo)? Torcer contra jamais! Mas, espelho retrovisor numa mão e caderneta de anotações na outra... Cobrar, exigir trabalho, denodo e respeito é nossa obrigação!

"TOMA QUE O FILHO É TEU!"


FELIZ 2013!

  Que 2013 seja como um bom livro: em cada página uma palavra doce, uma imagem gostosa, um lugar pitoresco, uma pessoa meiga, um sorriso largo,...

SE FOSSE SÓ LÁ!

  Desassossego

   "Viçosa do Ceará, um dia, foi pacata e bucólica. Por suas ruas as horas passavam serenas, os dias corriam tranquilos, na maior placidez de que se tinha notícia. Ficavam as cadeiras nas calçadas, crianças brincavam pelas ruas, em folguedos intermináveis. Assim caminhava a antiga Aldeia da Ibiapaba, até que, de uma hora para outra, a começar de 1997, a cidade transformou-se num caos. A velha Vila Viçosa Real está um puro estacionamento. Não há qualquer sinalização em prol dos pedestres. Motos e carros em disparada, ameaçando os transeuntes. Parece que essa situação permanece omissa por quem de direito, simplesmente porque ainda não aconteceu um acidente fatal. E não bastasse o trânsito caótico, desembestou-se de vez a barulheira infernal das caixas de som, numa ignorância uníssona. E ninguém diz nada. A impressão que nos dá é a de que Viçosa ficou entregue à lei do mais forte ou aos novos costumes da permissividade, pura e simples."

   Valdemir Pacheco de Castro
   Viçosa do Ceará-CE., no DN e no Face

OS CULPADOS (?)

  Dizem que a maioria dos vereadores age como calango, diante do amigos prefeitos. Um dia ainda vão respeitar mais os animais (que dizem ser irracionais). Eles não são culpados pelo mal-caratismo de ninguém!

GENERALIDADES

    Sagitário

  Para a primeira semana de 2013
 
  "Novos tempos exigem novas atitudes, coloque uma pitada a mais de responsabilidade nas suas decisões e quem sabe assim coisas melhores acabam acontecendo."


  DO BLOGUE: Se os astros pensam, pensam tão ruim assim!?

O QUE ESPERA VER?

  Dizem que o prefeito eleito de Fortaleza pretende, logo de imediato, visitar todos os postos de saúde da capital. É a visita pra saber se aquele velho doente está... doente! Se mandasse pelo menos dois médicos pra cada um...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...