quarta-feira, 27 de julho de 2011

MENINA DANISCA!

É FACIL FAZER EDUCAÇÃO. PARA OS OUTROS!

 Quando a discussão sobre Educação é levantada aqui no Ceará, sempre aparece o caso do Liceu do Ceará, como exemplo histórico de eficácia. É! O Liceu continua lá! Sucateado e com sérios problemas. O que mudou daqueles tempos pra hoje? Ora, a elite correu de lá! Nesses tempos bicudos, é melhor ir pros escolões... Que fiquem no Liceu os filhos dos trabalhadores... A escola da elite está ótima. Se ela está esta ótima, dane-se o resto!

DE UM DESSES LAUREADOS HUMORISTAS:

  Num contexto de aula de golfe:

  - Pra mulher é fácil pegar no taco. Acostumadas com as vassouras (e fez o gesto)! Quero ser humorista. Está fácil!

O CHICO E SEU "CADERNO"



  Composição: Toquinho/Mutinho

 Afinal, está quase na hora de retomar o gostoso rame-rame...

SEM CREDIBILIDADE!

 A politicagem, de mãos dadas com a politicalha, quase liquidaram com a credibilidade das associações de moradores, que continuam tendo um trabalho meritório, quando sérias. Mas o que tem de cafetão da miséria alheia nesse meio é uma grandeza!

"SE VOCÊ ME ABANDONAR" - CARNEIRO PORTELA

 "Se você não me quiser/ Arranco o rabo do peba/ A galinha se amanceba/ Com outro bicho qualquer/ Não dá um adeus sequer/ Com vergonha do preá/ E na hora de acordar/ Fica tocando clarim/ Eu vou mudar de camim/ Se você me abandonar. (...)"

MONOPÓLIO

  "Passageiros da Expresso Guanabara viveram um dia de sufoco nesta quarta-feira. Deu pane no sistema de informática da empresa, o que provocou a suspensão  de viagens. Ninguém da empresa apareceu para dar explicações à clientela. A Expresso Guanabara detém a maioria das linhas do transporte intermunicipal  no Ceará. Ou seja, se houvesse concorrênia maior…"

 (Eliomar)

À MESTRA, COM CARINHO...

 "HOMENAGEM À PROFESSORA ROSÁRIO LEITE



 A professora Maria do Rosário Leite Fernandes foi minha professora de Português sete anos ininterruptos, nas Escolas Vilebaldo Aguiar e Normal Nossa Senhora da Piedade, mais precisamente de 1980 a 1986, na cidade de Coreaú.

  Pubescente, ávido pelo conhecimento, contava eu, quando tive a primeira aula da mestra Rosário, poéticos onze anos de idade. Era uma 5.ª série de um ensino fundamental profícuo.

  O tempo foi passando. Paulatinamente eu era conduzido por uma estrada. A estrada do saber. No meio do caminho, Escola Normal. Ali estava ela, teimosamente em minha vida, sim, ela, professora Rosário, enxertando-me de novo com segredos da 'Última Flor do Lácio'. Leitura, redação, gramática, literatura. Quinze anos de idade. Que mundo fascinante! A adolescência foi se esvaindo. Esvaiu-se. Todavia, indeléveis ficaram aquelas aulas magistrais de língua portuguesa da inesquecível Rosário.

  Década de 90, Universidade, graduação, concursos públicos. Metamorfoses.

  São João de 2007. São João levou a minha professora Rosário para uma festa no Céu. Levou consigo uma alma guerreira, esposa, mãe, avó.

  Como disse, eu sou professor. Professor de Português. Professor da Escola Vilebaldo Aguiar. Discípulo de Rosário Leite, com prazer."

  Coreaú-CE, 27 de julho de 2011.


  FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
  Professor

SÓ OS UDENISTAS ACREDITAM...


   Só mudam os objetivos
 
  "Não houve novidade na denúncia da Procuradoria Geral da República, em relação aos acusados no chamado Caso Mensalão. O que se fez, agora, fora feito no passado, sob pressão colossal dos meios de comunicação, empenhados em derrubar o presidente Lula, desgastar o PT e impedir sua reeleição. O Supremo teve de aceitar a denúncia, por medo da mídia, o que levou um de seus ministros a dizer ao telefone: 'estávamos com a faca no pescoço'.

 Reeleito
 Como ninguém acredita na mídia, vinculada ao tucanato e aos interesses antissociais, Mensalão é uma potoca, na qual só acredita quem sempre foi contra o presidente Lula. O povo, não. Tanto é verdade que ele foi reeleito, derrotou seus principais adversários e o PT engrossou suas fileiras.

 Descrédito
 Aí, os jornalões ligados aos interesses de Daniel Dantas e outros megaguabirus das privatizações, passaram a falar da insensibilidade do País. O povão não acredita nas mentiras dos meios de comunicação, segundo as quais o apoio é só por causa do auxílio do Bolsa-Família e das subvenções que a UNE embolsa do governo.
  Sem revolta
  Não há revolta nas ruas, embora ela tenha sido estimulada pelas televisões, porque a população não crê nas falsidades da mídia, iguais às lançadas contra Getúlio Vargas e João Goulart. Ninguém leva a sério denúncias de jornalões, revistas de chantagem e outros alunos de Murdoch.
 Europa
 Por isso, ninguém se revolta, principalmente contra um governo que superou airosamente a crise econômica mundial, enquanto parte da Europa está na bancarrota, de joelhos diante da finança que engendrou os golpes que quase levaram o mundo à falência. O Brasil vai bem. Os brasileiros também. Só vão mal os que difundem mentiras e calúnias, todos os dias, todas as noites, porque nelas a sociedade não crê. Daí, seu amargor."

 (Lustosa da Costa)
 Matéria indicada por Eliton Meneses

LÍNGUA DE TRAPO!

  A família do sr. Francisco Cristino Moreira (Chico da Bomba) convida para a missa de dois anos de saudade do ex-prefeito (conforme leio no Coreaú em Revista). Agora assalta-me uma perguntinha indigesta: o atual prefeito, que discursou na igreja, na presença do corpo do ex-líder, vai à missa? Por questão de gratidão e da lhaneza...

"ENGUIÇOU, MEU!"

 Quando pergunto a um colega quixadaense, marceneiro dos bons, porque ele não vai embora pro seu Quixadá, uma vez que já está idoso e cansado das coisas da metrópole, ele me diz com ar professoral:

  - Lá também enguiçou, meu!

 Contexto: violência no interior.

NÓS, OS BOQUIRROTOS!

  Falamos dos políticos porque somos linguarudos! Eles trabalham muito, gastam dinheiro nas campanhas, arranjam emprego pra família, vêem nela toda a competência do mundo e ainda levam a mamãe e a vovó pros palanques! Nós é que somos boca rota!

COREAÚ: DENÚNCIA GRAVE. MAIS UMA!

 A TV Verdes Mares mandou a Coreaú sua repórter da sucursal de Sobral, Tereza Tavares. Resultado: mais uma denúncia grave sobre a falta de esgotamanto sanitário e de urbanização. O problema existiria há 30 anos, prejudica moradores em geral e uma escola particular. Na matéria, um secretário da administração é citado. Veja!



http://g1.globo.com/videos/ceara/v/moradores-de-coreau-no-norte-do-ceara-sofrem-com-esgoto-a-ceu-aberto/1577961/#/Todos%20os%20v%C3%ADdeos/page/1

E COMEÇARAM A APARECER...

 Quando mais se aproxima das eleições do ano que vem, mas surgirão a nossa frente os construtores do BEM! Ventará fresco e chuverá bonança. A família será destacada, as boas ações trazidas à baila... O inferno sumirá! Pra depois,... na cadeira da viúva, fazerem tudo que, em verdade, tem em mente!

O QUE O JANGADEIRO ONLINE CHAMOU DE "DEMAGOGIA"


 Charge de Newton Silva

QUER MELHOR EXEMPLO?

 Quer saber a quantas anda a criatividade na TV brasileira? Pois saiba que o seriado Chaves é um dos trunfos do SBT! Precisa dizer mais alguma coisa!?

DIA 30: PASSEATA NACIONAL PELA EDUCAÇÃO

  "O grupo Política Ideal e o Movimento Educacionista organizam no dia 30 manifestações em Brasília, São Paulo, Rio, Salvador, Curitiba e Recife por um ensino de melhor qualidade.
  No próximo sábado (30), mais uma vez será testada a capacidade de mobilização da sociedade, via internet. Organizada a partir das redes sociais, acontecerá em seis capitais brasileiras a I Passeata Nacional por uma Educação Melhor. O movimento é uma iniciativa do grupo Política Ideal, que usa a internet como ferramenta para mobilizar pessoas para causas sociais, e conta com o apoio do Movimento Educacionista, movimento criado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que prega que é a educação é a mais importante ferramenta necessária para que o país atinja um novo patamar de desenvolvimento. A passeata acontecerá simultaneamente em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Recife. O objetivo é mostrar às autoridades que a educação pública de qualidade é uma exigência da sociedade. A passeata acontecerá a partir das 14h. (...)"
  
 (Site do Movimento Educacionista)

RESISTÊNCIA POPULAR

  O /CE, que fica na Avenida Imperador, 1397, no Centro de Fortaleza, vai realizar HOJE uma palestra, às 19h, com o deputado estadual (Psol/Rio). Ele vai falar sobre megaeventos e resistência popular. O desencanto da gente com Política é tão grande, que me deu vontade de ir. Mas...

O QUE DIZEM PRO SR. RICARDO:

 "Larga o osso!", "Pega o beco!", "Capa o gato!", "Pede pra c... e sai!"

#FORA, RICARDO TEIXEIRA!

 Tuiteiros abrem campanha contra Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que o Neno Cavalcante chama de Central Brasileira de Falcatruas. Será?

UM TEXTO DE INTERNET, QUE BRINCA COM A "VENALIDADE" DOS ADVOGADOS

 "Um advogado estacionou seu Mercedes novo em folha na frente de seu escritório, pronto para mostrá-lo para seus colegas.

 Logo que ele abriu a porta para sair, um caminhão passou raspando e arrancou completamente a porta.

 O advogado atordoado usou imediatamente o seu telefone celular, discou 190 e dentro de minutos um policial chegou.

 Antes que o policial tivesse uma oportunidade o advogado começou a gritar histericamente que a Mercedes, que ele a tinha comprado no dia anterior e que agora ela estava totalmente arruinada e nunca mais seria a mesma.

 Por conta disso, iria processar o motorista, Deus e o mundo, fazer e acontecer afinal era doutor, etc, etc...

 Quando o advogado finalmente se acalmou, o policial agitou sua cabeça em desgosto e descrença... e disse:

- Eu não posso acreditar no quão materialistas vocês advogados são! E disse mais:


- Vocês são tão focados em suas posses que não notam mais nada.

 - Como você pode dizer tal coisa? O sr. tem noção do valor de uma Mercedes? - Pergunta o advogado.

 O policial respondeu:
 - O sr. não percebeu que perdeu seu braço esquerdo? Está faltando do cotovelo pra baixo. Ele deve ter sido arrancado quando o caminhão bateu no senhor!

 - Pqp! - Grita o advogado. - Cadê meu
Rolex????"

MOLECAGEM CEARENSE

 "Na onda do 'Um dia os cearenses ainda vão dominar o mundo!', o pessoal do Blogue 'Cearenses Internacionais' imaginou onde teriam nascidos alguns astros e estrelas:

 Nicko McBrain (Frecheirinha, 1954). Baterista do Iron Maiden.

 James Newell Osterberg, Jr. (Sobral, 1947). Ex-vocalista dos Stooges.

 Juan Pablo Sorín (Tianguá, 1976). Jogador de futebol.

 Frank Zappa (Meruoca, 1940-1993). Compositor e guitarrista. 

 Fred Astaire (Granja, 1899-Fortaleza, 1987). Dançarino, cantor e ator. (...)"

UM CEARENSE NA FOLHA

 Ele é amado e odiado. É acusado ser um machista empedernido. Xico Sá. Agora com Blogue na Folha (de São Paulo) Online:


 http://xicosa.folha.blog.uol.com.br/

SE VOCÊ ME ABANDONAR

  (Carneiro Portela)

  "Se você não me quiser/ Tomo licor de pimenta/ Bebo leite de jumenta/ Num lhe dou mais cafuné/ Desembrabeço a maré/ Pra ver a praia endoidar/ Eu faço a cobra fumar/ Se você fugir de mim/ Eu vou mudar de camim/ Se você me abandonar.//
  Se você não me quiser/ Bebo chumbo derretido/ E nunca mais lhe convido/ Para ser minha mulher/ Num tem mais lua de mé/ Nem faço o sino tocar/ Nos lugares que eu pisar/ Num pode nascer capim/ Eu vou mudar de camim/ Se você me abandonar. 

  (...)"

De Coreaú para Maracanaú

07.07.10 21:10
  Publicado por Herbert Lobo, do extinto Blogue Zona Norte, do O Povo

Nasci na Zona Norte. Sou de Coreaú. Em busca de dias melhores parti para Maracanaú. Já naquela época uma cidade afamada pela violência. Como meus pais foram, fui também, temeroso de que as coisas não dessem certo. Comecei a trabalhar em comércio. Sem dinheiro, desisti e parti para o serviço público. Passei em dois concursos. Um para Maracanaú e outro para Fortaleza. Fui ser professor. No Conjunto Timbó, uma região muito pobre e carente, fundei um grupo de incentivo à leitura. As crianças naqueles tempos já liam pouco e se liam não sabiam interpretar o que liam. Assim nasceu o Grupo ABC de Leitura, no dia 10 de abril de 1996. Hoje, esse grupo que se chama Confraria de Leitura, é destaque nacional. Já foi o centro de uma teleconferência do MEC e, mais recentemente, teve seu trabalho divulgado pela revista eletrônica Leitura Crítica, mantida pelo professor-doutor e escritor Ezequiel Theodoro da Silva. Atualmente o projeto está em Fortaleza nas EMEIFs Maria Bezerra Quevedo e Padre Antônio Monteiro da Cruz, onde juntamente com a professora Maria Anir da Silva, eu toco o barco! Parabéns a todos os confrades!  Parabéns a todos os pais de alunos! Valeu à pena largar Coreaú e ir para Maracanaú. Valeu acreditar na força e no potencial do aluno da rede pública de ensino. Valeu tudo!"


 Por João Teles de Aguiar – Fortaleza – CE.


 Coordenador do Projeto Confraria de Leitura

VOCÊ JÁ VIU UM PREFEITO...

 ... 1. Acordar às 5 da matina, para dar um bordo pela cidade? 

  2. Visitar uma escola, na hora da merenda ou do recreio?

  3. Conversar com seus funcionários, mesmo nos momentos mais agudos de reivindicações?

  4. Chamar a comunidade para conversas periódicas, incluindo a dos largados distritos?
  5. Visitar hospitais nas madrugadas ou fins de semana?

  6. Agradecer a oposição por, às vezes, lhe abrir os olhos?

  7. Convidar o ex-prefeito para a inauguração da escola iniciada ou pensada na adminstração do citado cidadão?
  8. Conovacar professores, alunos, pais e sindicatos para a comemoração de resultados oficiais positivos na área de Educação?

  9. Dividir com os operários e engenheiros da obra o bolo das comemorações?

10. Convocar os servidores ao final da cada ano, para aplaudir a eles e aos resultados positivos obtidos no ano que está sendo encerrado?

  Não! O desprazer não é só seu!

NOSSA OPOSIÇÃO

 Nossa oposição comemora o fato de o ministro da Defesa, Nelson Jobim ter votado no Serra em 2010. Ora, ora! Jobim é livre pra votar até no Tiririca ou bode Ioiô! Ah, o ócio...

UM EXEMPLO CONTRA O BAIRRISMO BOBO DE ALGUNS

  Tadashi Enomoto é um cidadão que mora em Fortaleza e coordena o Movimento Amigos da Beira- Mar. Ele tem se detacado pela luta em prol daquela bela área de nossa capital. Não conheço sua biografia. Mas o vejo lutando, sem parar! Pelo nome, dá pra gente perceber suas origens orientais. Mas isso não o tem tirado da luta. De jeito nenhum! Enomoto é um cidadão... do mundo!

RESCALDO DA GREVE

  O Professor e presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Acrísio Sena (PT) esteve hoje na Rádio O Povo/ CBN, para participar dos Debates do Povo, do qual nós já participamos esse ano. Pois sim. O aliado da prefeita não teve sossego! A enxurrada de perguntas e reprimendas foi intensa! Os Professores da capital não perdoam o festival de trairagem que ouve por aqui, na greve passada. E, no ano que vem, boa parte dos mestres vai às ruas! Será a hora do TROCO!

VAMOS TODOS NESSA ONDA!

ASSALTO NO ARAQUÉM!

 Nem foi inaugurada ainda e já foi vítima de assalto a Escola de Ensino Médio Maria Menezes Cristino. Os mãos-de-seda já estiveram por lá! Onde andará o pequeno destacamento de Coreaú? Xilindró nos meninos!

 (Com informações do parceiro Araquém News)

"MACHISTAS"!

 A Lourizianne Lins, em seu último artigo, no O Povo (ela é Professora de Comunicação Social), reclamou dos "machistas", que realizaram protestos contra sua administração. Em seu sectarismo, a prefeita não faz auto-crítica e culpa a "direita" e os "machistas" pelas críticas a seu trabalho. Será que a prefeita não sabe que a gente sabe que o PT de hoje vive encangado com todo tipo de gente!?

PRAÇA DESTROÇADA!

 Hoje atravessei, de novo, a Praça Clóvis Beviláqua, na Faculdade de Direito, ao lado do IJF, no Centro de Fortaleza. A estátua do velho jurista viçosense está lá, meio corcunda. Ali perto, ficam as famosas Caixas D'água, ponto de referência importante. À frente,  fica a fervilhante rua Clarindo de Queiroz, point dos motoqueiros. A praça está destroçada! Desrespeito a Clóvis, à escola de Direito e a toda a popuação que, por razões óbvias, evita a praça.

VALE QUANTO PESA!

 Os Professores Raimundo Eliano e Anatália Carvalho (Coreaú) e Gentil Teles (Tianguá), estão entre os que curtem esse Blogue. Audiência qualificada. Nossa responsabilidade aumenta!

VELHACADA EM TODO CANTO!

  Comprei um controle remoto para uma TV Sony e o sujeito (vendedor de rua) me empurrou um para uma Philco. Na hora da troca, hoje, no Centro de Fortaleza, o camarada virou o rosto ao me ver, para depois dizer que não tinha sido ele o vendedor. Nem só os políticos vivem de velhacada!

FECHA-SE O CERCO!

  "MP pede que Teodorico (Menezes) devolva aposentadoria", é a manchete principal do O Povo de hoje. Pede ou exige?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...