domingo, 3 de novembro de 2013

CORDEL AM ALTA!

 Um dos cordéis mostrados hoje no programa global Esquenta. Deu pra visualizar também um de Guaipuan Vieira.

ELE VIBRA. JÁ O POVO...

  "Chovendo forte agora em Sobral. (...) Tomara que volte a ver muitas destas no ano que vem! Viva São Pedro!"

 (Cid Gomes)

MESMICE!

  "É lamentável observar a forma como se desenrola os bastidores da sucessão cearense do ano que vem. Não há debates sobre um projeto para o Ceará, apenas discutem-se nomes na intenção de manter as estruturas vigentes. O projeto (industrialista) do Ceará de hoje data dos anos 1960 (com JK, Virgílio Távora, Sudene, BNB) e, no que pese a economia ter crescido (não se pode negar), ele já demonstrou que é insuficiente para mudar radicalmente a realidade social cearense (o Bolsa Família desconcentrou mais renda em 8 anos que em 40 do modelo). O caos social, a violência e a explosão urbana são as consequências mais nítidas disso. Não é uma questão de nomes, mas de projeto de sociedade. Não precisa ser nenhum gênio para perceber que tem algo de errado com nossa sociedade. Olhe para as grades de sua janela. É preciso debater o Ceará com seriedade."

  (AIRTON DE FARIAS)

ATÉ ELE! - III

  "(... ) Outro severo entrave a uma boa Educação é o constantemente deficiente sistema universitário estadual, que provoca intermináveis greves. Como aceitar que faltem 268 professores nos quadros da Uece? Creio que chegou a hora de nos convencermos que o Estado do Ceará é financeiramente inapto a manter três universidades de qualidade e que é preciso federalizar, senão duas, pelo menos uma dessas três. O governador Cid, capaz de tantas piruetas para se aproximar da presidência, deveria poder obter, pelo menos, essa graça. Assim vai nosso sistema educacional: é capenga, torto, inconsistente. Não se consegue jamais fechar o ciclo da qualidade. Boas iniciativas são obstaculizadas pela inconsistência do restante e o resultado geral é medíocre. Por que não conseguimos escolarizar nosso povo, quando outras nações conseguem? Qual pecado original, qual herança maldita nos mantém escravos do analfabetismo e nos impede de ser uma nação, não digo culta, mas escolarizada?"
  (AH)

COISAS DO SERTÃO!

 
 "Li hoje, da primeira à última página, e considero um livro bastante esclarecedor. Excelente pesquisa bibliográfica, com base em obras de Teófilo Braga, Câmara Cascudo, Gustavo Barroso, Leonardo Mota, Humberto Peregrino, Veríssimo de Melo, Orígenes Lessa, Manuel Diegues Jr., só para citar alguns dos grandes escritores que pesquisaram o cordel no passado ou o citaram em seus livros. Marco Haurélio aborda temas polêmicos e, entre outras coisas, faz um contraponto da visão desses estudiosos com seu próprio olhar contemporâneo e, muito bem embasado. Procura (sem desmerecer tais pesquisadores) reparar os equívocos de alguns desses estudiosos.
  Enfim, este livro é leitura obrigatória para todos os que amam o cordel e querem conhecer melhor seus temas, seus poetas e sua história. Aqueles poetas que palestram, ministram oficinas, e os professores que desejam utilizar o cordel em sala de aula devem lê-lo com atenção!
Eu recomendo a todos!

  Rouxinol do Rinaré, poeta e escritor

OS ÓRFÃOS DA PRIVATARIA!

  Os ex-becistas resistem às injustiças dos governos!
  Leia-se "Paulo Soriano", cover de "Waldick Soriano".

ATÉ ELE! - II

  "O segundo entrave a uma boa qualidade da educação, entrave que tudo mundo finge desconhecer: a existência e a multiplicação na capital e no interior de faculdades de baixíssima qualidade, muitas delas caça-níquel. Até quando essas faculdades serão toleradas? Hoje, são elas que formam a maioria dos professores de ensino médio do interior, exercendo, portanto, uma enorme influência sobre os rumos da educação básica. Iludidos, esses professores clamam por uma melhor formação, menor número de alunos na sala de aula e melhores salários. O trabalho desses professores com autoestima ferida e confessadamente despreparados é tornado ainda mais complexo pelos problemas sociais vividos por seus alunos e sua cultura inóspita ao trabalho intelectual. Sim, os problemas sociais se acumulam na periferia das cidades interioranas onde se constata desagregação familiar, uso de drogas, violência e uma cultura que valoriza a vaquejada, o forró, o namoro, a cidade grande, a internet e o Facebook. Está se tornando cada vez mais difícil escolarizar as crianças e os adolescentes do interior! Logo retornaremos à ideologia dos anos 60 quando se dizia ser impossível escolarizar sem antes ter uma revolução social! (...)."

  (AH)

ATÉ ELE?!

  "(...) são mantidas práticas e culturas escolares inibidoras da qualidade escolar, o que faz que o Estado não possua um quadro uniformemente favorável a uma boa educação pública. Uma dessas práticas é a do professor temporário. São milhares deles espalhados por todas as escolas estaduais. Há escolas no Interior sem nenhum professor efetivo, sendo os professores todos temporários, o que causa uma grande insegurança pessoal e institucional e uma rotatividade prejudicial à qualidade do ensino, além de dificultar a formação contínua do professor. Dizem-se despreparados esses professores por ter frequentado faculdades medíocres, incapazes de proporcionar uma prática escolar e ensinamentos sobre como ensinar. A situação é alarmante: professores com formação universitária, sendo mal preparados e temporários! (...)."
  André Haguette, sociólogo, no O Povo)
  DO BLOGUE: Haguette é dos intelectuais mais antenados com o poder local. Imagine os outros...

EU ME AMARRO É NO NÍVEL DE COGNIÇÃO